Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A equipa principal de futebol do Sporting CP voltou, este domingo, 19 de julho, ao trabalho, na Academia de Alcochete. Os leões continuam, assim, a preparar o jogo frente ao Vitória FC, que se realiza na próxima terça-feira, 21 de julho, pelas 19h00, no Estádio José Alvalade. Rúben Amorim orientou a sessão de treino e não contou apenas com Luiz Phellype, que continua a recuperar da lesão sofrida no passado mês de janeiro. Os leões voltam a treinar esta segunda-feira, 20 de julho, na Academia Sporting. No mesmo dia, pelas 18h30, Rúben Amorim fará a habitual antevisão da partida diante dos sadinos, no Auditório Artur Agostinho.
Fotografia de Sporting CP
Ala dos leões vive bom momento no Clube de Alvalade, mas verdes e brancos têm situação muito complicada para resolver nos próximos meses
|
0O futuro de Geny Catamo no Sporting continua em aberto. Neste Exclusivo Leonino, revelamos que as negociações com o Amora pelos 75% do passe do internaciona por Moçambique - que ainda hoje somou mais uma vitória - não estão nada fáceis, sendo que Frederico Varandas equaciona deixar as mesmas para mais tarde.
Ao que o nosso Jornal apurou, o Presidente do Clube de Alvalade mantém-se irredutível em chegar aos valores pedidos pelo emblema da Liga 3, uma vez que os responsáveis pedem aos verdes e brancos qualquer coisa como 5 milhões de euros - valor que a SAD leonina acredita conseguir negociar nos próximos meses.
O futebolista chegou ao Sporting a custo zero, com possibilidade de os leões resgatarem os 75% ao clube da Medideira por 600 mil euros, de forma faseada. No entanto, o prazo expirou e o 'camisola 21' ganhou destaque na equipa. Agora com cláusula de 60 milhões de euros, em caso de saída, os leões só têm direito a 25%.
Na temporada atual, Geny Catamo – avaliado em 10 milhões de euros – foi aposta em cinco partidas, e já contabilizou um golo (frente ao Porto), somando ainda uma assistência ao longo dos 454 minutos em que foi opção para Rúben Amorim dentro das quatro linhas.
Já em 2023/24, disputou 41 jogos ao serviço do Sporting. Durante os 2.401 minutos em que esteve em campo, o extremo marcou seis golos e realizou cinco assistências. O jogador foi o grande herói dos verdes e brancos frente ao Benfica (2-0), ao bisar e arrecadar três pontos importantes para as contas do título.
Pupilo de Rúben Amorim muito criticado após derrota da turma de Domenico Tedesco; Jogador leonino ouve críticas à sua exibição
|
0A França regressou esta segunda-feira, dia 9 de setembro, às vitórias, batendo a Bélgica por 2-0, para a Liga das Nações. A exibição de Zeno Debast tem sido muito criticada pelo lance que deu origem ao primeiro golo de Kolo Muani. O selecionador Domenico Tedesco fez questão de sair em defesa do central do Sporting.
"Estou muito surpreendido de me dizerem que ele não não pareceu confortável. Na minha opinião foi um dos melhores em campo. Ele teve a iniciativa e jogou com os alas em várias ocasiões e esteve bem nos duelos", afirmou o técnico que ainda justificou o facto de ter colocado o jovem como central à esquerda:
"Talvez ele não esteja tão confortável com o pé esquerdo, mas se o trocar com o Wout Faes vão dizer-me a mesma coisa. É claro que podemos ter análises diferentes da partida". Apesar das palavras de Tedesco, Kevin De Bruyne lamentou os erros cometidos pelos colegas, tendo inclusive comentado na flash-interview - que não ia repetir as palavras referidas no balneário.
Recorde-se que a Bélgica iniciou a participação com um triunfo diante de Israel, por 3-1, sendo que na passada segunda-feira, os comandados de Domenico Tedesco voltaram a perder frente à França, depois de terem sido eliminados pelos franceses nos oitavos-de-final do Euro 2024.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast - avaliado em 18 milhões de euros - cumpriu quatro encontros. Nos 141 minutos dentro das quatro linhas, o central fez uma assistência, diante do Nacional. O jogador chegou ao Sporting oriundo do Anderlecht, a troco de 15,5 milhões de euros, a que se podem juntar mais 5,5 milhões de euros, caso atinja determinados objetivos desportivos. O central tem contrato até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
Leões venceram apenas dois dos últimos dez encontros apitados pelo árbitro eborense
|
0No dia 5 de dezembro de 2020, o Sporting CP empatou a dois golos em Famalicão, existindo várias críticas à arbitragem de Luís Godinho. Recorde-se que o árbitro alentejano esteve envolvido nos únicos desaires desta época leonina – FC Porto (2-2) e FC Famalicão (2-2) -, sendo também o primeiro árbitro a expulsar Rúben Amorim em toda a sua carreira (LER AQUI).
Frederico Varandas disse, após o empate dos leões em Famalicão, que o golo de Coates no último minuto “jamais seria anulado aos nossos rivais” (LER AQUI). Tendo em conta estas declarações, o Leonino decidiu observar as arbitragens de Luís Godinho em jogos do Sporting CP, SL Benfica e FC Porto.
Observando toda a história dos leões, o árbitro de Évora apitou os homens de verde e branco um total de 16 vezes. De todos esses encontros, a turma leonina apenas triunfou por seis vezes, tendo registado cinco derrotas, e cinco empates. Dessas cinco igualdades, duas registaram-se esta época, sendo os únicos pontos perdidos pelos leões.
O historial arbitral de Luís Godinho em partidas do FC Porto é algo diferente do dos leões. Num total de 14 partidas disputadas sob a arbitragem do alentejano, os dragões apenas perderam duas vezes, empatando uma partida, saindo vencedor dos restantes 11 encontros.
Relativamente à história que tem com o SL Benfica, a mesma é bastante positiva para os encarnados. Nas 13 partidas apitadas por Luís Godinho, as águias somam apenas um empate, justamente contra o Sporting CP. Os restantes 12 encontros da turma encarnada foram vitórias.