
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting CP foi esta sexta-feira (17 de janeiro) derrotado, por 2-0, pelo SL Benfica. Em jogo a contar para a 20.ª jornada da Liga NOS, foi já perto do fim que os golos apareceram. Poucos minutos depois de ter entrado, Rafa, aos 80 minutos, fez o 1-0. Já ao cair do pano, o mesmo Rafa voltou a fazer o gosto ao pé e ampliou a vantagem encarnada. Após esta derrota, os leões continuam no quarto lugar da Liga NOS, com 29 pontos, e podem ver o Famalicão FC distanciar-se ainda mais.
Logo aos dois minutos, ocasião de golo para o SL Benfica. Depois de ter tirado Luís Maximiano do caminho, Carlos Vinícius ainda cruzou, mas Ilori tirou o pão da boca a Franco Cervi. No seguimento da jogada, Wendel perdeu o esférico e Vinícius voltou a estar perto do golo.
Os jogadores do Sporting CP pareceram entrar algo nervosos em campo e eram várias as más decisões que iam tomando. Os comandados de Silas perdiam muitas bolas, neste aspeto Doumbia era rei, e davam demasiado espaço aos encarnados.
Por sua vez, o conjunto de Bruno Lage continuava a criar perigo junto da baliza verde e branca. Aos 12 minutos, Pizzi rematou para defesa segura de Max. Contra a corrente do jogo, e após uma falha tremenda de Ferro, Rafael Camacho ficou na cara de Odysseas Vlachodimos. O extremo leonino rematou com violência, mas teve pontaria em demasia e acertou no poste.
Aos 21 minutos, Grimaldo bateu o canto e Gabriel cabeceou para mais uma boa intervenção do jovem guardião do Sporting CP. Dez minutos depois, Acuña fez falta sobre André Almeida e viu o cartão amarelo. Decisão correta do árbitro da partida, Hugo Miguel. No pontapé livre subsequente, ao segundo poste, André Almeida esteve perto de inaugurar o marcador.
Já perto do intervalo, o leão voltou a rugir. Camacho, outra vez, a testar o guarda-redes alemão. Acuña cruzou e o extremo verde e branco cabeceou com relativo perigo. Pouco depois, Luiz Phellype ainda introduziu a bola dentro da baliza, mas estava em posição irregular.
Porém, a figura maior do Sporting CP ainda não tinha dado um ar da sua graça. Aos 38 minutos, arrancada incrível do inevitável Bruno Fernandes. O capitão leonino, mesmo carregado em falta por Pizzi, soltou para Yannick Bolasie, que ainda tentou o remate, mas sem sucesso. Pizzi deveria ter visto o cartão amarelo pela entrada sobre o médio leonino.
Ao fim dos primeiros 45 minutos, o dérbi eterno continuava sem golos. Pela produção das duas equipas, o resultado aceitava-se. O SL Benfica tinha mais bola, mas o Sporting CP era mais perigoso.
No recomeço da partida, o jogo esteve interrompido cerca de cinco minutos devido ao arremesso de artefactos pirotécnicos por parte das claques leoninas para o relvado. Depois de estarem reunidas as condições para o reatar do jogo, as equipas pareceram ter arrefecido. O jogo entrou então numa fase mais combativa e foram inúmeras as ações disciplinares por parte de Hugo Miguel. Luiz Phellype, primeiro, e Chiquinho, depois, viram o cartão amarelo por entradas mais violentas.
No entanto, na segunda parte, haveria de ser mesmo o Sporting CP a criar a primeira ocasião de perigo. Após um canto, a bola sobrou para Idrissa Doumbia, que, em arco, rematou com perigo. Os comandados de Silas entraram melhor no segundo tempo e estavam claramente por cima do encontro.
Curiosamente, só aos 73 minutos é que um dos treinadores decidiu mexer no jogo. Bruno Lage retirou Chiquinho e lançou Rafa. Logo de seguida, Silas respondeu. Gonzalo Plata entrou para o lugar de Yannick Bolasie. Por esta altura, nenhuma das equipas estava a ser capaz de criar situações de perigo.
No entanto, na luta dos bancos, foi mesmo o treinador encarnado a levar a melhor. Aos 80 minutos, Rafa, poucos depois de ter entrado, fez o 1-0. A defesa leonina foi incapaz de afastar a bola da sua grande área e a mesma acabaria por sobrar para o internacional português, que não desperdiçou. Estava inaugurado o marcador.
Na procura do empate, Silas ainda retirou Doumbia e lançou Pedro Mendes, que se estreava em dérbis. Fruto da longa paragem no início da segunda parte, Hugo Miguel deu dez minutos de compensação, mas os leões não foram capazes de os aproveitar.
Já ao cair do pano, e com os verdes e brancos completamente desequilibrados, foi mesmo o SL Benfica que voltou a marcar. Rafa recebeu, com a parte de dentro do pé, e rematou de trivela para o 2-0.
Foi, desta forma, que o Sporting CP acabou derrotado, por 2-0, diante dos encarnados. Apesar de uma segunda parte mais equilibrada e de as grandes ocasiões de golo pertencerem aos leões, o SL Benfica foi mais eficaz e sai de Alvalade com os três pontos. Os rapazes de verde e branco voltam a entrar em campo no próximo dia 21 de janeiro, pelas 19h45, frente ao SC Braga, em jogo a contar para as meias-finais da Taça da Liga.
Ficha de Jogo Sporting CP:
Luís Maximiano (GR), Stefan Ristovski, Tiago Ilori, Jérémy Mathieu, Marcos Acuña; Idrissa Doumbia (Pedro Mendes – 86´), Wendel, Bruno Fernandes (C); Rafael Camacho (Cristian Borja – 92´), Yannick Bolasie (Gonzalo Plata – 79´) e Luiz Phellype.
Disciplina:
Marcus Acuña (A – 30´), Luiz Phellype (A – 57´), Gonzalo Plata (A – 90´), Jérémy Mathieu (a – 92´)
Ficha de Jogo SL Benfica:
Odysseas Vlachodimos, André Almeida, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo, Gabriel, Julian Weigl, Pizzi, Franco Cervi (Adel Taarabt – 95´); Chiquinho (Rafa Silva – 80´) e Carlos Vinícius (Haris Seferović – 99´).
Disciplina: Gabriel (A – 26´), Chiquinho (A – 58´), Franco Cervi (A – 95´), Odysseas Vlachodimos (A – 99´)
Golo: Rafa (80 e 99´).
Depois de conquistar a Liga Europa ao serviço do Tottenham, antigo espanhol dos Clube leonino mostrou-se de língua afiada
|
Após conquistar a Liga Europa ao serviço do Tottenham, Pedro Porro deixou recados aos críticos do spurs, numa extensa entrevista. O antigo lateral-direito espanhol do Sporting não poupou nas palavras depois de conquistar o primeiro em 17 anos pelo clube londrino.
Pedro Porro:"Deixem-nos falar e fazer 'memes', agora"
Pedro Porro concedeu uma entrevista ao jornal britânico The Guardian, após o Tottenham vencer a Liga Europa contra o Manchester United, por 1-0. Na peça em questão, o antigo lateral do Sporting atacou quem, durante tantos anos, fez pouco do clube londrino:”É a opinião das pessoas... É claro que isso te chega, mas nós não queremos saber. Na verdade, eu até lhes agradeceria, porque pode servir como motivação extra, como gasolina para te alimentar. E vencemos. Deixem-nos falar e fazer 'memes', agora”
“Há mais de 40 anos que não conquistávamos um troféu europeu. A reação das pessoas foi adorável. Quando entras no autocarro e dás a volta a Londres, sentes quão importante é. Mudas a vida de famílias. Elas tinham sofrido. Nós também sofremos, no dia a dia”, acrescentou o espanhol do Tottenham.
Pedro Porro terminou a entrevista falando sobre o sentimento após a conquista neste final de temporada: ”Agora as pessoas têm de respeitar um pouco mais o Tottenham, porque somos campeões da Liga Europa. A temporada tinha sido muito má, na Premier League, e conquistar a Liga Europa trouxe muita felicidade. Os adeptos tinham sofrido, e nós também”.
Esta temporada, com a camisola do Tottenham, Pedro Porro – avaliado em 45 milhões de euros – leva 50 encontros: 32 na Premier League, 13 na Liga Europa, três na Taça de Inglaterra e dois na Taça da Liga inglesa. Ao todo, o lateral espanhol contabiliza 4.010 minutos, com quatro golos e nove assistências.
Após colaboração através de consultoria estratégica, emblema quer 'promover' antigo dirigente do emblema verde e branco a alto cargo
|
André Geraldes, antigo team manager do Sporting, assumiu recentemente funções no Alcochetense com vista a potenciar o clube no processo de crescimento e reestruturação. O emblema da Margem Sul pretende agora alargar as funções do dirigente para CEO.
Após uma colaboração através de consultoria estratégica, com foco na angariação de investimento e na consolidação de um modelo de gestão profissional e moderno, o clube quer 'promover' o ex-leão. O até agora consultor desportivo foi o responsável pela criação do projeto no emblema setubalense, conseguindo a subida de divisão e a conquista do título.
O dirigente português ainda não decidiu sobre o futuro uma vez que poderá ter abordagens de clubes de ligas profissionais no imediato. André Geraldes começou a colaborar com o Alcochetense na época passada, com vista a apoiar o clube no processo de crescimento e, logo no primeiro ano de trabalho, com êxito.
No último mercado de verão, André Geraldes esteve em negociações para rumar ao Athletico Paranaense. O dirigente era visto como a escolha ideal para elevar a profissionalização da estrutura do emblema canarinho, mas as conversações acabaram por não ter luz verde.
O primeiro cargo de André Geraldes no mundo do futebol foi precisamente ao serviço do Sporting, tendo estado presente nas conquistas de uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e ainda uma Supertaça. Depois disso, seguiram-se as subidas de divisão de Farense e Estrela da Amadora, como maiores marcos da sua carreira. O ex-leão deixou o cargo de diretor geral do Varzim, no final de 2023.
Avançado internacional pela Suécia faz furor entre os clubes de grande poderio financeiro e leões já definiram preço para libertar o jogador
|
O Sporting não recebeu qualquer proposta oficial para a contratação de Viktor Gyokeres. Apesar do crescente interesse de vários clubes com elevado poderio financeiro, Frederico Varandas não foi confrontado com uma oferta concreta pelos serviços do sueco.
A informação é avançada pelo jornal A Bola, garantindo que, até ao momento, há várias abordagens pelo goleador e bastantes "contactos exploratórios", de forma a apurar as várias condições financeiras - do Sporting e do jogador - para efetivar uma mudança.
No entanto, a mesma fonte adianta que, entre os vários clubes interessados, nenhum fez uma oferta concreta por Viktor Gyokeres, que pretende rumar à Premier League, numa fase em que o nome do 'camisola 9' de Rui Borges vai fazendo correr muita tinta em Itália, com Nápoles e Juventus na corrida.
Em Inglaterra, são vários os emblemas dispostos a receber Gyokeres. Arsenal, Liverpool, Chelsea e Manchester United analisam o avançado há vários meses, sendo que os gunners têm sido o destino mais apontado ao internacional sueco desde a última época.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.