
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting CP foi esta sexta-feira (17 de janeiro) derrotado, por 2-0, pelo SL Benfica. Em jogo a contar para a 20.ª jornada da Liga NOS, foi já perto do fim que os golos apareceram. Poucos minutos depois de ter entrado, Rafa, aos 80 minutos, fez o 1-0. Já ao cair do pano, o mesmo Rafa voltou a fazer o gosto ao pé e ampliou a vantagem encarnada. Após esta derrota, os leões continuam no quarto lugar da Liga NOS, com 29 pontos, e podem ver o Famalicão FC distanciar-se ainda mais.
Logo aos dois minutos, ocasião de golo para o SL Benfica. Depois de ter tirado Luís Maximiano do caminho, Carlos Vinícius ainda cruzou, mas Ilori tirou o pão da boca a Franco Cervi. No seguimento da jogada, Wendel perdeu o esférico e Vinícius voltou a estar perto do golo.
Os jogadores do Sporting CP pareceram entrar algo nervosos em campo e eram várias as más decisões que iam tomando. Os comandados de Silas perdiam muitas bolas, neste aspeto Doumbia era rei, e davam demasiado espaço aos encarnados.
Por sua vez, o conjunto de Bruno Lage continuava a criar perigo junto da baliza verde e branca. Aos 12 minutos, Pizzi rematou para defesa segura de Max. Contra a corrente do jogo, e após uma falha tremenda de Ferro, Rafael Camacho ficou na cara de Odysseas Vlachodimos. O extremo leonino rematou com violência, mas teve pontaria em demasia e acertou no poste.
Aos 21 minutos, Grimaldo bateu o canto e Gabriel cabeceou para mais uma boa intervenção do jovem guardião do Sporting CP. Dez minutos depois, Acuña fez falta sobre André Almeida e viu o cartão amarelo. Decisão correta do árbitro da partida, Hugo Miguel. No pontapé livre subsequente, ao segundo poste, André Almeida esteve perto de inaugurar o marcador.
Já perto do intervalo, o leão voltou a rugir. Camacho, outra vez, a testar o guarda-redes alemão. Acuña cruzou e o extremo verde e branco cabeceou com relativo perigo. Pouco depois, Luiz Phellype ainda introduziu a bola dentro da baliza, mas estava em posição irregular.
Porém, a figura maior do Sporting CP ainda não tinha dado um ar da sua graça. Aos 38 minutos, arrancada incrível do inevitável Bruno Fernandes. O capitão leonino, mesmo carregado em falta por Pizzi, soltou para Yannick Bolasie, que ainda tentou o remate, mas sem sucesso. Pizzi deveria ter visto o cartão amarelo pela entrada sobre o médio leonino.
Ao fim dos primeiros 45 minutos, o dérbi eterno continuava sem golos. Pela produção das duas equipas, o resultado aceitava-se. O SL Benfica tinha mais bola, mas o Sporting CP era mais perigoso.
No recomeço da partida, o jogo esteve interrompido cerca de cinco minutos devido ao arremesso de artefactos pirotécnicos por parte das claques leoninas para o relvado. Depois de estarem reunidas as condições para o reatar do jogo, as equipas pareceram ter arrefecido. O jogo entrou então numa fase mais combativa e foram inúmeras as ações disciplinares por parte de Hugo Miguel. Luiz Phellype, primeiro, e Chiquinho, depois, viram o cartão amarelo por entradas mais violentas.
No entanto, na segunda parte, haveria de ser mesmo o Sporting CP a criar a primeira ocasião de perigo. Após um canto, a bola sobrou para Idrissa Doumbia, que, em arco, rematou com perigo. Os comandados de Silas entraram melhor no segundo tempo e estavam claramente por cima do encontro.
Curiosamente, só aos 73 minutos é que um dos treinadores decidiu mexer no jogo. Bruno Lage retirou Chiquinho e lançou Rafa. Logo de seguida, Silas respondeu. Gonzalo Plata entrou para o lugar de Yannick Bolasie. Por esta altura, nenhuma das equipas estava a ser capaz de criar situações de perigo.
No entanto, na luta dos bancos, foi mesmo o treinador encarnado a levar a melhor. Aos 80 minutos, Rafa, poucos depois de ter entrado, fez o 1-0. A defesa leonina foi incapaz de afastar a bola da sua grande área e a mesma acabaria por sobrar para o internacional português, que não desperdiçou. Estava inaugurado o marcador.
Na procura do empate, Silas ainda retirou Doumbia e lançou Pedro Mendes, que se estreava em dérbis. Fruto da longa paragem no início da segunda parte, Hugo Miguel deu dez minutos de compensação, mas os leões não foram capazes de os aproveitar.
Já ao cair do pano, e com os verdes e brancos completamente desequilibrados, foi mesmo o SL Benfica que voltou a marcar. Rafa recebeu, com a parte de dentro do pé, e rematou de trivela para o 2-0.
Foi, desta forma, que o Sporting CP acabou derrotado, por 2-0, diante dos encarnados. Apesar de uma segunda parte mais equilibrada e de as grandes ocasiões de golo pertencerem aos leões, o SL Benfica foi mais eficaz e sai de Alvalade com os três pontos. Os rapazes de verde e branco voltam a entrar em campo no próximo dia 21 de janeiro, pelas 19h45, frente ao SC Braga, em jogo a contar para as meias-finais da Taça da Liga.
Ficha de Jogo Sporting CP:
Luís Maximiano (GR), Stefan Ristovski, Tiago Ilori, Jérémy Mathieu, Marcos Acuña; Idrissa Doumbia (Pedro Mendes – 86´), Wendel, Bruno Fernandes (C); Rafael Camacho (Cristian Borja – 92´), Yannick Bolasie (Gonzalo Plata – 79´) e Luiz Phellype.
Disciplina:
Marcus Acuña (A – 30´), Luiz Phellype (A – 57´), Gonzalo Plata (A – 90´), Jérémy Mathieu (a – 92´)
Ficha de Jogo SL Benfica:
Odysseas Vlachodimos, André Almeida, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo, Gabriel, Julian Weigl, Pizzi, Franco Cervi (Adel Taarabt – 95´); Chiquinho (Rafa Silva – 80´) e Carlos Vinícius (Haris Seferović – 99´).
Disciplina: Gabriel (A – 26´), Chiquinho (A – 58´), Franco Cervi (A – 95´), Odysseas Vlachodimos (A – 99´)
Golo: Rafa (80 e 99´).
Jogador foi muito observado pelo departamento de scouting do Clube de Alvalade e agora pode rumar à equipa orientada pelo técnico português
|
José Mourinho quer levar Jota Silva para o Fenerbahçe. O jogador do Nottingham Forest que esteve na mira do Sporting - e já revelou que gostaria de voltar a trabalhar com Rui Borges - pode rumar à formação turca por empréstimo com opção de compra.
Segundo informações avançadas pelo jornal A Bola, a equipa orientada por Nuno Espírito Santo pode ceder o extremo internacional português, num negócio que será vantajoso para as duas partes. O avançado procura ter mais tempo de jogo, depois de uma temporada onde não teve a utilização desejada.
Já do lado da equipa de José Mourinho, o Fenerbahçe tenta evitar que o seu maior rival, Galatasaray, alcance o tetracampeonato na próxima temporada e procura compensar as saídas de Dusan Tadic e Allan Saint-Maximin do seu plantel.
Vale a pena recordar que o extremo-direito fez parte da lista de alvos do Sporting, depois de ser uma das figuras de maior destaque da equipa do Vitória Guimarães na época 2023/24, que foi merecedora de uma chamada à Seleção Nacional por parte de Roberto Martínez.
Depois de uma brilhante prestação na equipa da cidade berço, Jota Silva transferiu-se para o Nottingham Forest, a troco de 7 milhões de euros. Em 2024/25, o avançado cumpriu 1.226 minutos de utilização distribuídos por 38 jogos, nos quais conseguiu contribuir com cinco golos e três assistências.
Grego assume novo projeto na Liga Portugal, despede-se de jogador desejado pelos verdes e brancos e vai substituir Petit no comando técnico dos vilacondenses
|
Sotiris Silaidopoulos vai ser o novo treinador do Rio Ave. O Olympiacos já se despediu do seu antigo técnico adjunto, que irá abandonar Costinha - jogador que é interesse do Sporting, tal como avançado num Exclusivo Leonino - na equipa de Atenas.
Olympiacos: "Muito obrigado, Sotiris, pelo contributo durante estes quatro anos"
Através de uma publicação nas redes sociais, o clube helénico disse ‘adeus’ ao treinador de 46 anos, deixando uma mensagem de agradecimento: “Muito obrigado, Sotiris, pelo contributo durante estes quatro anos no Olympiacos! Deste o melhor na conquista dos dois primeiros títulos europeus da nossa equipa, na dobradinha em 100 anos da história gloriosa do clube, e no desenvolvimento dos atletas da academia”.
“Serás sempre um membro da nossa família e desejamos-lhe tudo de bom na carreira”, assim mencionado o futuro de Sotiris que, segundo informações avançadas pelo jornal A Bola, deverá passar por substituir Petit no comando técnico da equipa do Rio Ave.
Desta forma, o treinador natural da cidade de Kos vai abandonar Costinha, que é interesse do Sporting neste mercado de transferências. Frederico Varandas pretende apresentar uma proposta de 5 milhões de euros pelo internacional jovem português, que poderá ser a alternativa a Georgios Vagiannidis.
Em 2024/25, Costinha - avaliado em 5 milhões - participou em 39 jogos pelo Olympiacos, sendo um titular habitual na equipa orientada pelo treinador espanhol José Luis Mendilibar. O defesa somou três assistências para golo, além de ter conquistado a dobradinha pelo clube do Pireu, ao vencer um campeonato e a Taça da Grécia.
Comentador desportivo fala sobre tema que tem marcado a atualidade do Clube de Alvalade e deixa fortes críticas à forma como assunto tem sido tratado
|
O futuro de Viktor Gyokeres no Sporting é uma incógnita e a situação do goleador continua a dar muito que falar. André Pinotes Batista, conhecido adepto do Clube de Alvalade, destaca a abundância de "boatos" e "rumores" que circulam sobre o internacional sueco e recusa antecipar cenários sobre a eventual transferência.
Pinotes Batista: "A cacofonia sueca instalou-se: a venda de Gyokeres – até à náusea"
“Na última semana, a cacofonia sueca instalou-se: a venda de Gyokeres – até à náusea. Faz eco nos jornais, nos telejornais, nas rádios, nas redes e nos cafés. E o curioso – e digno de alarme – é que muito do que se dá como certo acaba por nunca se confirmar. Os protagonistas acabam a reagira boatos, a desmentir rumores, a discutir cenários imaginários – quando não mesmo a reagir à reação”, começa por afirmar André Pinotes Batista, num artigo de opinião publicado no jornal Record.
O comentador admite todos as possibilidades quanto ao futuro de Gyokeres – que parece estar mais perto de rumar ao Arsenal: “Numa metáfora futebolística simples: quem confunde perceção com realidade inicia a partida a perder. Um absurdo. Todos sabemos que ele faz falta a qualquer clube da Europa e, caso se torne inevitável, cá estaremos para lidar com a situação. Se ficar, nenhum Sportinguista se lamentará”.
Pinotes Batista: "Se [Gyokeres] ficar, nenhum Sportinguista se lamentará”
Em seguida, André Pinotes Batista aborda a contratação de reforços para equipa verde e branca, tendo em vista a próxima temporada: “A chegada de Giorgi Kochorashvili enquadra-se numa receita que tão bons resultados tem dado. Com o meio-campo mais composto, e a renovação de Morita a ganhar nova esperança, o foco deve agora virar-se para o que continua a falhar: a lateral direita – para a qual necessitamos de alternativas fiáveis […]. O Sporting compra pouco, caro e bom”.
A terminar, André Pinotes Batista refere que o Sporting “dá espaço a boas ideias para que ascendam ao topo”, destacando a aposta em jovens atletas: “Pensamos no futuro, sem pressas ou abdicar do espaço para a nossa prodigiosa formação, mas olhando também para jogadores promissores como Roger Fernandes ou Tiago Silva: jovens com talento, fome de afirmação e provas dadas no nosso campeonato, que olham o Sporting como ele é hoje – bicampeão, com presença regular na Champions e um clube atrativo como nenhum outro em Portugal”.