LEÕES DERROTADOS PELA FONTE BASTARDO
Voleibol do Sporting CP foi derrotado pelos açorianos e marca encontro com o SL Benfica nas meias finais da Supertaça
Duarte Pereira da Silva
Texto
13 de Setembro 2020, 21:41
summary_large_image

A equipa de voleibol do Sporting CP foi este domingo, 13 de setembro, derrotada, por 3-2, pela AJ Fonte Bastardo. Os leões saíram derrotados com os parciais de 28-26, 18-25, 20-25, 25,20 e 13-15. Desta forma, o conjunto de Gersinho marca encontro com o SL Benfica nas meias finais da Supertaça, que se realizam no próximo fim de semana.

Os leões não arrancaram o jogo da melhor maneira e, fruto de erros na receção e também na distribuição, a AJ Fonte Bastardo saltou para a frente do marcador (8-6). No capítulo do serviço, o Sporting CP não estava a conseguir dificultar a receção dos açorianos. Para lá destes aspetos, o bloco do conjunto orientado por João Coelho ia travando diversos ataques dos leões.

Com a avolumar da vantagem da AJ Fonte Bastardo (15-10), Gersinho foi obrigado a pedir um desconto de tempo. Porém, se, numa fase inicial, pouco ou nada mudou, o final do parcial acabou por ser mais equilibrado, com destaque para André Saliba. Os leões cortaram nos erros e estavam a ser capazes de se aproximar no marcador (22-20). Naturalmente, o treinador dos açorianos pediu um desconto de tempo.

Num final de set impróprio para cardíacos, o Sporting CP acabou mesmo por conseguir resgatar o primeiro parcial, por 28-26. Os rapazes de verde e branco tiveram um péssimo arranque de jogo, mas elevaram o nível e saíram vencedores.

No segundo parcial, a turma de Gersinho voltou a repetir o mau arranque do set anterior, com a AJ Fonte Bastardo a liderar por 10-6. Perante este cenário, o técnico Leonino parou o encontro. Porém, a equipa não foi capaz de reagir e os açorianos foram superiores aos leões, vencendo o segundo set por 25-18.

O terceiro parcial começou equilibrado, contrariamente ao que tinha acontecido anteriormente. Por esta altura (5-5), já com Miguel Maia em campo, as equipas iam fazendo valer o seu serviço. No entanto, a AJ Fonte Bastardo conseguiu uma ligeira vantagem (8-5), mas os leões responderam com dois pontos consecutivos, fazendo o 8-7.

Fruto de alguns erros no ataque verde e branco, os comandados de João Coelho voltaram a distanciar-se no marcador (10-7). No imediato, Gersinho pediu um time-out e a verdade é que a equipa voltou a aproximar-se dos açorianos (10-9).

Porém, haveria de ser solo de pouca dura. A AJ Fonte Bastardo elevou os níveis de eficácia do seu bloco, bem como de agressividade do serviço, e, consequentemente, colocou-se a vencer por 14-11. Apesar de uma ligeira aproximação dos leões, a AJ Fonte Bastardo venceria o terceiro set por 25-20.

No quarto parcial, os leões voltaram a impor a sua lei. Apesar do conjunto de João Coelho ter voltado a sair na frente (3-1), os rapazes de verde e branco souberam responder às adversidades e, sensivelmente a meio do set, já lideravam por 11-9. Apercebendo-se do domínio Leonino, o técnico da AJ Fonte Bastardo pediu um desconto de tempo. Contudo, de pouco ou nada serviu. O Sporting CP voltou a estar mais concentrado, com a qualidade da distribuição e do ataque a subirem consideravelmente.

Foi, assim, sem surpresa, que os leões conquistaram o quarto set e forçaram a “negra”. Uma bela recuperação por parte dos comandados de Gersinho, que venceram o parcial por 25-20.

Por fim, no quinto set, e num jogo já com mais de duas horas de duração, o Sporting CP até foi a primeira equipa a pontuar, mas a AJ Fonte Bastardo respondeu com quatro pontos consecutivos (4-1). Naturalmente, o treinador dos leões foi obrigado a parar a contenda.

No reatar, Paulo Victor – PV como é conhecido no mundo do voleibol – reduziu a desvantagem. A equipa pareceu empolgada e chegou mesmo igualar o marcador (4-4), mas a AJ Fonte Bastardo aproveitou alguns erros do ataque Leonino e somou três pontos consecutivos (7-4).

Até final, o Sporting CP chegou a estar a apenas um ponto (14-13), mas a turma de João Coelho haveria mesmo de se superiorizar aos leões e triunfar no encontro, por 15-13.

Assim sendo, os leões terminaram no segundo lugar, com três pontos, e irão defrontar o SL Benfica nas meias finais da Supertaça, que se realizam no próximo fim de semana.

O dérbi frente ao SL Benfica realiza-se no próximo sábado, 19 de Setembro, pelas 16h00, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

Fotografia de Sporting CP

  Comentários