
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O conhecido ortopedista Artur Pereira de Castro falou, ao jornal A Bola, sobre os problemas físicos que têm assumido como a principal dor de cabeça de Rui Borges no Sporting. O especialista, antes de explicar as leões do Clube de Alvalade, não deixou passar em branco o elevado número de jogos impostos pela UEFA, situação que lhe mereceu várias críticas.
Artur Pereira sobre lesões no Sporting: "Jogadores são seres humanos""Os artistas [jogadores] são seres humanos e as capacidades físicas têm limites", começou por referir Artur Pereira, que continuou a apontar o dedo ao organismo que tutela o futebol europeu: "Depois de um esforço é necessário um período de recuperação. Esses períodos são cada vez mais pequenos, o que faz com que haja uma sobrecarga de treinos e de jogos, no fundo, de trabalho, do qual os jogadores não conseguem recuperar".
Ao mesmo jornal, o ortopedista explico que a eliminação do Sporting da Liga dos Campeões, apesar de "no aspeto desportivo ser mau", também irá permitir "uma maior recuperação entre jogos e, naturalmente, fará com que não haja uma carga muscular tão evidente, reduzindo assim a probabilidade e o risco de lesões musculares".
O especialista comentou, também, a opção do Sporting em fazer regressar os atletas vindos de lesão com tempo e sem pressas. "Já me apercebi de que existe um certo cuidado em fazer com que os jogadores não regressem rapidamente e de qualquer maneira, mas apenas quando estiverem totalmente recuperados. As recidivas são um dos maiores riscos das lesões".
Vale lembrar que as muitas lesões que se têm sentido em Alvalade não têm condicionado apenas o planeamento das partidas, com muitas condicionantes mesmo antes dos jogos começarem. O mais recente problema no plantel está relacionado com Morten Hjulmand, que regressou a Portugal, depois do jogo em Dortmund, de muletas.
Lateral direita é uma das prioridades do Presidente Frederico Varandas para a próxima época e as abordagens vão ser iniciadas o quanto antes
|
Georgios Vagiannidis é o principal alvo definido por Frederico Varandas para reforçar o Sporting já no próximo mercado de verão. A olhar já para a época 2025/26, a Direção leonina quer evitar imprevistos como os que se verificaram no defeso de inverno e, por isso, as abordagens por novos jogadores já estão a ser feitas.
De acordo com o jornal A Bola, o interesse do emblema de Alvalade pelo jovem lateral-direito continua bem vivo e as negociações mantêm-se ativas, de forma regular. Nesse sentido, o homem escolhido para as conversações com o Panathinaikos foi Bernardo Palmeiro, que assumiu funções imediatamente após a saída de Hugo Viana.
O Sporting tem como objetivo jogar na antecipação e, desse modo, evitar que outros clubes levem a melhor na disputa pelo jogador. O emblema grego, segundo se sabe, recusou três propostas em janeiro por Vagiannidis: uma do Botafogo, de 6 milhões, outra do Ajax, de 7 milhões, e uma última do Zenit, que apesar de ser a melhor em termos financeiros, 10 milhões, não apresentava o projeto mais aliciante para o próprio.
Importa lembrar que também o Sporting sondou o Panathinaikos, embora tenha a opção tenha passado por dar uma nova oportunidade a Iván Fresneda, com este a acabar por dar uma resposta muito positiva que lhe tem valido, até, a titularidade.
Vagiannidis, vale notar, tem contrato válido com o Panathinaikos até junho de 2028, estando avaliado em 6 milhões de euros. Esta época já apontou um golo e uma assistência em 28 jogos disputados pelo clube, números que se somam a mais três partidas realizadas pela seleção grega, a contar para a Liga das Nações.
Avançado brasileiro que passou por Alvalade ia trocar Cruzeiro pelo Zenit e SAD verde e branca contava com um encaixe financeiro importante
|
O Sporting estava pronto para lucrar com a transferência de Matheus Pereira, antigo jogador do Clube, para o Zenit, no último dia do mercado de transferências na Rússia, mas as negociações não correram de feição e a mudança, que era até já dada como certa, acabou por cair.
Segundo a imprensa brasileira, nem o avançado nem o conjunto de São Petersburgo quiseram dar continuidade às conversações, ainda que o jogador já tivesse, até, realizado os habituais exames médicos numa clínica privada em Belo Horizonte.
Assim sendo, o Sporting já não irá receber os 667 mil euros relacionados com o Mecanismo de Solidariedade da FIFA, valor derivado dos 16,7 milhões de euros que o Zenit estava disposto a pagar. Também o Al Hilal, de Jorge Jesus, iria receber dinheiro com a mudança em causa, tendo em conta que o emblema saudita detém 50% do passe do jogador.
Vale recordar que os últimos meses da relação entre Matheus Pereira e o Cruzeiro têm sido algo conturbados. O internacional canarinho chegou mesmo a expressar a sua vontade de deixar o clube para, por outro lado, poder iniciar um novo desafio.
No período em que esteve ligado ao Sporting, durante 11 épocas, Matheus Pereira alinhou 27 vezes pela equipa A, tendo marcado seis golos e feito quatro assistências. No Cruzeiro, onde está desde 2023, apontou 12 golos e 17 assistências em 81 jogos pelo emblema de Belo Horizonte.
Médio português dos leões sofreu uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo na partida diante do Arouca, em Alvalade
|
Daniel Bragança sofreu uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo no jogo do passado sábado, dia 19 de fevereiro, frente ao Arouca, que terminou empatado a dois golos, mas ainda não foi submetido a nenhuma cirurgia.
De acordo com o jornal Record, e apesar da intervenção cirúrgica ter sido apontada até ao final da presente semana, esta ainda não foi realizada, o que significa que poderá ser atrasado o consequente período de recuperação. Ao que tudo indica, o departamento médico dos leões está a aguardar que a inflamação esteja controlada.
Esta é, como se sabe, uma situação que Bragança bem conhece, pela lesão ligamentar no joelho direito que sofreu durante toda uma temporada, em 2022/23. Desta vez, o médio apresentou queixas logo nos primeiros 15 minutos do duelo com os arouquenses e teve mesmo de sair do relvado de imediato.
Entretanto, o jovem jogador luso já recebeu várias mensagens de apoio. Pedro Gonçalves, por exemplo, recorreu às redes sociais para escrever: "Nós e os teus, vamos lá estar para ti, amigo!". João Simões, por outro lado, lembrou uma das frases mais emblemáticas do Clube de Alvalade: "Nós somos da raça que nunca se vergará".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Daniel Bragança – avaliado em 14 milhões de euros – realizou 29 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e um na Supertaça. Nos 1.590 minutos disputados, marcou quatro golos e fez nove assistências.