Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Fev 2024 | 07:23 |
O dérbi entre Sporting e Benfica - marcado para as 20h45 da próxima quinta-feira, dia 29 de fevereiro - promete ser de emoções quentes e muita cobiça. Além de vários jogadores, Rúben Amorim estará sob o olhar atento de vários tubarões europeus, que vão estar no Estádio José Alvalade, prontos a negociar com Frederico Varandas, Presidente do Clube.
Nas bancadas do reduto verde e branco, Liverpool, Chelsea, PSG e Manchester United são nomes que não vão faltar, segundo avança o jornal Record. O trio britânico e os franceses vão, sobretudo, observar Rúben Amorim, mas não descartam vários jogadores dos leões.
Apesar de Viktor Gyokeres, Morten Hjulmand, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande e muitos outros fazerem as delícias dos grandes clubes - principalmente os mencionados -, o comando técnico das equipas tem sido tema muito badalado.
Jurgen Klopp já confirmou a saída dos reds, no final da temporada, abrindo uma vaga. O emblema de Merseyside procura Xabi Alonso para o lugar, mas a tarefa parece complicada. Os blues, apesar dos muitos milhões de euros gastos, não encontraram em Mauricio Pochettino o que procuravam, tal como o Manchester United, que não tem tido sucesso com Erik Ten Hag. Já o PSG, apesar de Luis Enrique parecer seguro ao leme do plantel, tem na falta de uma Liga dos Campeões a grande motivação para procurar melhorar.
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, a troco de uma verba a rondar os 10 milhões de euros. Desde então, o técnico liderou os leões em 196 encontros, tendo vencido 136, empatado 30, perdido 30 e conquistado um Campeonato Nacional (2020/21), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021).
Incidente no último encontro da Liga já foi analisado com base no Regulamento Disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol
09 Jan 2026 | 09:40 |
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol aplicou uma multa de 1.530 euros a Luis Suárez, na sequência dos incidentes ocorridos no final do jogo entre Gil Vicente e Sporting, no Estádio Cidade de Barcelos, que terminou em empate a uma bola na 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Segundo o Mapa de Castigos, divulgado na quinta-feira, o avançado leonino foi punido após um momento de exaltação, situação descrita no relatório dos delegados ao encontro: "No final da partida, aquando do regresso das equipas aos balneários, o atleta do clube visitante, com camisola número 97, Suárez, deu uma pancada forte com a sua mão num vidro de separação da zona técnica (não tendo causado danos neste momento), pontapeando de seguida uma porta de vidro, tendo partido o material constituinte da mesma".
O processo enquadrou-se no Artigo 167.º do Regulamento Disciplinar, relativo à inobservância de outros deveres, sendo que, como já tinha sido antecipado, o jogador do Sporting arriscava apenas uma sanção pecuniária, entre os 360 e os 2.550 euros.
Recorde-se que o encontro terminou empatado (1-1) e ficou marcado por um ambiente tenso, com Luis Suárez a sair de campo visivelmente irritado, após sucessivas provocações e insultos vindos da bancada. O Sporting deverá ainda assumir os custos da reparação da porta danificada.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 28 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.109 minutos que esteve em campo, o ponta-de-lança marcou 19 golos e fez três assistências.
Internacional português vestiu capa de herói em San Siro e garante ponto precioso para a equipa de Massimiliano Allegri num duelo de cortar a respiração
09 Jan 2026 | 09:38 |
Rafael Leão assumiu o papel principal no Milan – Genoa, um duelo vibrante que terminou com uma igualdade a um golo. O avançado luso foi decisivo ao evitar a derrota caseira em San Siro, resgatando um empate valioso para a equipa de Massimiliano Allegri num jogo marcado pelo sofrimento até ao fim.
O golo salvador surgiu apenas no tempo de compensação, ao minuto 90+2. Com o Milan em desvantagem no marcador, Rafael Leão respondeu da melhor forma a um pontapé de canto e enviou a bola para o fundo das redes. O lance, pleno de oportunidade, impediu a festa do adversário.
Olhando para a classificação, o Milan segue na perseguição ao líder. A equipa ocupa atualmente o segundo lugar da Serie A, com 39 pontos conquistados, estando a três pontos de distância do primeiro classificado, o Inter. O Napoli, com 38 pontos, está no terceiro posto.
Os rossoneri viram já as atenções para o próximo desafio, agendado para domingo, dia 11 de janeiro. A equipa visita a Fiorentina no Stadio Artemio Franchi, num encontro marcado para as 14h00. O jogo é relativo à 20.ª jornada da Serie A e a turma do antigo jogador do Sporting procurará regressar às vitórias.
Na temporada 2025/26, ao serviço do Milan, Rafael Leão – avaliado em 70 milhões de euros – leva 14 encontros disputados: 12 na Serie A e dois na Taça de Itália. Nos 926 minutos em que foi opção de Massimiliano Allegri, o antigo jogador do Sporting - que está prestes a garantir reforço - marcou oito golos e fez uma assistência.
Recentes afirmações do presidente do Clube de Alvalade não terão caído bem junto do emblema liderado por André Villas-Boas
09 Jan 2026 | 09:23 |
O Porto apresentou uma queixa formal contra Frederico Varandas junto do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência das declarações do presidente do Sporting após o triunfo frente ao Vitória de Guimarães (4-1), a 23 de dezembro.
Na zona mista do Estádio D. Afonso Henriques, o líder leonino deixou duras críticas ao passado da arbitragem nacional, apontando responsabilidades aos principais rivais e aos seus antigos presidentes, algo que não terá caído bem a André Villas Boas.
“Durante décadas, a arbitragem não era independente, tinha um dono. Porto e Benfica. Décadas. Com nomes. Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira. Eu tenho 46 anos, vocês são da minha geração e crescemos assim”, afirmou Frederico Varandas no momento em questão.
Segundo informação revelada pelo jornal Record, a direção portista estranhou a ausência de qualquer reação por parte do Conselho de Disciplina da FPF e da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, o que terá motivado a formalização da queixa contra o presidente do Sporting.
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela classificativa do Campeonato Nacional, com 42 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 39, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 49 pontos.