
Futebol
Ex Sporting revela motivação para ganhar o Mundial após o Hungria - Portugal: "Não é preciso..."
10 Set 2025 | 08:37
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
10 Set 2025 | 11:52 |
Luis Suárez admitiu estar muito orgulhoso pelo seu desempenho no Venezuela - Colombia, a contar para a qualificação sul-americana para o Mundial 2026. O ponta-de-lança, reforço do Sporting para a temporada 2025/26, assinou um magnífico poker, e ajudou a sua equipa a conquistar os três pontos com vitória por 6-3.
Luis Suárez: "Sabíamos ao que vínhamos, para uma guerra e estávamos preparados"
"Sabíamos ao que vínhamos, para uma guerra e estávamos preparados", começou por explicar o avançado do Sporting. O cafetero tornou-se o primeiro jogador a assinar quatro golos numa partida de qualificação para um campeonato do mundo desde Luis Suárez - o uruguaio - em 2011.
O ponta-de-lança do Sporting prosseguiu: "Muito trabalho. Entrar, com estes quatro golos, na história das eliminatórias e do meu país é um orgulho muito grande, mas fica em segundo plano. Mas é segundo plano, porque queremos é acrescentar. Essa é a mensagem principal, acima de um jogador está a seleção".
"É um sonho, esperava há muito por esta oportunidade. Foi-me dada e soube aproveitá-la", atirou Luis Suárez que, aos 27 anos de idade, parece estar a viver uma das melhores fases da sua carreira, depois de ter trocado a segunda divisão espanhola pelo Sporting, bicampeão em Portugal.
Terminou, com uma mensagem para os colombianos, que espelha bem as pretensões da seleção sul-amerciana para o Mundial que se disputa em 2026: "Temos que começar a acreditar nisso, temos que manter o país unido. Temos uma equipa capaz de alcançar grandes coisas".
Clube de Alvalade vai enfrentar rivais muito complicados na prova milionária, e a estreia dos verdes e brancos está cada vez mais perto
10 Set 2025 | 10:31 |
Jorginho, jogador do Kairat Almaty, não esconde o desejo de vir a Alvalade bater o Sporting para a Liga dos Campeões. O português é um dos grandes destaques da equipa cazaque, que conseguiu um apuramento inédito para a prova milionária após ultrapassar quatro fases de apuramento. Não é o primeiro a lançar o encontro com os leões.
Jorginho: "Eu quero jogar contra o Sporting e ir lá ganhar"
O avançado português, que admite que o Sporting é o seu "amor de infância", concedeu uma entrevista exclusivo ao Notícias ao Minuto, onde abordou esse encontro com os bicampeões nacionais: "É impossível esconder que já estamos a pensar nisso. Sou ambicioso e quero que isto seja uma coisa regular. Vou encarar esse jogo com a maior naturalidade, porque quero habituar-me a jogar nestes palcos, a ouvir o hino [da Liga dos Campeões]".
"Sim, vou desfrutar porque esta qualificação saiu-nos do corpo, só nós sabemos o que custou para estar aqui. Vou ser sério e mostrar que quero ser melhor do que eles", atirou, de seguida, Jorginho, do Kairat Almaty, ambicioso em relação às pretensões da equipa do Cazaquistão na Liga dos Campeões.
Jorginho prosseguiu, com algumas palavras sobre a partida frente aos leões: "Já temos a certeza de como iremos abordar o jogo, sobre as funções que vou ter em campo, mas não quero entrar em detalhes porque as pessoas vão perceber a nossa estratégia. Eu quero jogar contra o Sporting e ir lá ganhar. Não podemos pensar em outra coisa. Eu não vou para a Liga dos Campeões cumprir calendário. Se for para isso, não me levem".
"O objetivo é jogo a jogo e depois pensar na qualificação para a fase seguinte, quer pela via dos playoffs ou do oito primeiros lugares. Vamos à procura da nossa sorte, sabendo que não somos favoritos em nada, e que toda a gente pensa que vamos fazer zero pontos. Vamos ver...", atirou o jogador que se chegou a cruzar com Pedro Gonçalves na formação do Sporting de Braga.
Reforço do Clube de Alvalade foi a principal estrela da companhia cafetera que venceu de remontada e mantém viva a esperança de estar no Mundial
10 Set 2025 | 09:48 |
A Colômbia de Luis Suárez venceu a Venezuela por 6-3, numa noite de futebol que teve direito a tudo e mais alguma coisa. O ponta de lança, que é reforço do Sporting, ajudou os cafeteros a levar de vencida a formação da casa ao apontar um poker que foi essencial na remontada. Desta forma, o seu país mantém vivas as esperanças de ir ao próximo Mundial.
Foi mesmo a Venezuela a entrar no jogo da melhor forma, chegando a estar na vantagem do encontro por duas vezes: Segovia fez o 1-0 aos 3 minutos de jogo, Yerry Mina empatou aos 10’, e Josef Martínez recolocou a formação da casa de novo na liderança aos 12’. Ainda assim, as equipas foram para intervalo com um igualdade a dois , uma vez que o ‘camisola 97’ dos leões nivelou as contas aos 42’ (2-2).
Quando as duas seleções regressaram dos balneários, Luis Suárez mostrou que aquela era mesmo a sua noite. Depois de ter feito o gosto ao pé pela primeira vez, o avançado do Sporting voltou a marcar aos 50’, 59’ e 67’, completando assim o seu primeiro poker pela seleção colombiana. Com o resultado nos 5-2, o avançado acabou por ser substituído aos 69 minutos, como recompensa do seu grande trabalho.
Antes do final da partida, existiu ainda mais um remate certeiro para cada formação. Aos 76 minutos, Salomón Rondón marcou o golo de honra da seleção da Venezuela, mas antes do árbitro apitar para o final do encontro, Jhon Córdoba voltou a repor a diferença no marcador nos três golos e estabeleceu o 6-3 final. O ex-Sporting, Santiago Arias esteve presente na convocatória colombiana mas não saiu do banco de suplentes.
Depois de uma grande exibição a nível individual e coletivo, Luis Suárez dá por terminada a sua paragem para compromissos de seleções e regressa ao Sporting. O ‘camisola 97’ deve ser o último jogador a estar ao serviço de Rui Borges, visto que apenas regressa na véspera do jogo contra o Famalicão, que será disputado no dia 13 de setembro, às 20h30.
Confira o quarto golo de Luis Suárez:
Astro português foi titular pela seleção nacional, e voltou a ser muito importante na missão da equipa das quinas em trazer os três pontos para casa
10 Set 2025 | 08:56 |
Cristiano Ronaldo igualou o recorde de mais golos marcados em jogos de qualificação para campeonatos do mundo. O astro português foi titular no Hungria - Portugal, e voltou a deixar o seu nome na lista de marcadores, através de uma grande penalidade batida com sucesso.
Com este golo apontado no Hungria - Portugal, Cristiano Ronaldo igualou Carlos Ruiz, da Guatemala, com 39 tentos concretizados em jogos a contar para a qualificação para Mundiais. Relembrar que o capitão da seleção nacional já tinha marcado dois na primeira jornada, frente a Arménia, atirando o total para três festejos durante a presente pausa de seleções FIFA.
Cristiano Ronaldo segue, assim, atrás de um dos grandes objetivos de carreira: atingir a marca de 1000 golos em jogos oficiais por clube ou seleção. O astro português soma, nesta momento, 943 tentos no total do seu percurso no futebol prodissional, e aproxima-se a passos largos da marca redonda que vem procurando nos últimos anos.
Em relação à Seleção nacional, foi uma pausa de seleções FIFA com saldo muito positivo. A equipa das quinas arrancou a qualificação europeia para o Mundial 2026 com duas vitórias, uma goleada por 5-0 frente à Arménia, e uma vitória difícil em casa da Hungria, por 3-2, num campo onde, em 2024, tanto Alemanha como os Países Baixos não foram além de um empate.
A vitória de Portugal frente à Hungria contou com um fator de destaque: foi conseguida através de uma reviravolta, algo que só aconteceu por quatro vezes no reinador de Roberto Martínez: para além do jogo da última terça-feira, a equipa das quinas consegui-o contra a Alemanha (2-1 em 2024), Escócia (2-1 em 2024) e Chéquia (2-1 em 2024).