
Futebol
Francisco Trincão no topo do mundo! Vive grande momento no Sporting e é líder destacado nas...
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting regressou às vitórias no campeonato, este sábado, com o triunfo frente ao Santa Clara, nos Açores, por 1-0. Ainda assim, o empate caseiro (1-1) diante do Braga, na jornada anterior, continua a dar que falar no universo leonino. Manuel Moura dos Santos, conhecido adepto do Clube de Alvalade, lamentou esse resultado e criticou Rui Borges.
“O Sporting poderá ter entregue o campeonato ao Benfica após o empate (derrota) em casa com o Braga. Mais uma vez Rui Borges entregou a 2.ª parte ao adversário para defender um resultado de 1-0. O Braga chegou ao empate aos 87 minutos, tornando praticamente impossível qualquer hipótese de recuperação”, começou por afirmar Manuel Moura dos Santos, num texto de opinião publicado no jornal O Jogo.
De seguida, o adepto do Sporting recordou outros encontros em que a equipa leonina perdeu pontos – Guimarães, Porto, Aves SAD e Arouca – e criticou Rui Borges, questionando se é o treinador certo para orientar os leões: “Rui Borges não consegue mudar o chip, e perceber que é treinador de equipa grande que não joga para segurar resultados, mas sim para dominar e ganhar os jogos que disputa. Bem sei que Rui Borges enfrentou muitas dificuldades, com castigos e lesões de jogadores nucleares, que custaram 10 pontos ao Sporting. Não sei se era possível fazer melhor, mas tenho muitas dúvidas que Rui Borges seja o treinador que o Sporting precisa”.
Lembrando o excelente início de campeonato da equipa verde e branca – com 11 vitórias nas primeiras 11 jornadas - Manuel Moura dos Santos considera que, se o Sporting falhar a conquista do campeonato, “será provavelmente um dos mais mal perdidos da sua história”. E destaca os pontos perdidos pela formação leonina desde novembro: “Desde essa altura até hoje, não fizemos outra coisa que não fosse entregar “o ouro ao bandido”. Equipas como o Sporting, Benfica e Porto, quando empatam, perdem. O empate é uma derrota mitigada”.
Por fim, o comentador mostrou-se satisfeito com o triunfo dos leões frente ao Santa Clara. Para Manuel Moura dos Santos, a vitória do Sporting foi “justa”, num jogo “difícil, intenso e nem sempre bem jogado” e no qual a turma leonina “não foi capaz de matar o jogo”, apesar dos açorianos não terem criado “uma única oportunidade de golo”. O adepto do Clube de Alvalade destaca ainda o regresso à competição de Pote, após lesão: “Saúda-se o seu regresso pela importância que tem no jogo do Sporting. Vamos ver se face à carreira da equipa não chega tarde demais”.
Dada a onda de lesões que tem afetado plantel verde e branco, comentadora visa técnico dos leões por ainda não ter lançado futebolista leonino
|
Manuel Mendonça, jovem médio que atua na equipa B do Sporting, onde é capitão, bem como na equipa sub-19 que disputou a UEFA Youth League, ainda não foi aposta esta temporada para Rui Borges. Sofia Oliveira critica o técnico por ainda não ter lançado o jogador.
"A percepção de talento que Rui Borges tem deixado é outro dos motivos da desilusão. Alexandre Brito e Felicíssimo à frente de Henrique Arreiol e os zero minutos de Manuel Mendonça na equipa principal - quando é o único médio disponível com um perfil diferente - não se entende", pode ler-se na rede social 'X'.
Certo é que, este domingo, dia 13 de abril, o Sporting B recebeu e venceu o Atlético por 2-1, em jogo da nona jornada da fase de subida da Liga 3. Os leões inauguraram o marcador precisamente por Manuel Mendonça, aos 38 minutos, num grande golo de pé direito.
O médio de 20 anos já foi, inclusive, chamado a cinco convocatórias da equipa A, um deles precisamente no embate frente ao Borussia Dortmund, a contar para a Liga dos Campeões (0-0). Contudo, o futebolista ainda não soma qualquer minuto pela formação principal.
Natural do Algarve, Manuel Mendonça representa o Sporting desde 2014 e tem vindo a consolidar a sua evolução no Clube de Alvalade. No último mercado de inverno, clubes de Espanha e Alemanha demonstraram interesse com contratar o internacional sub-20 português.
Veja o tweet de Sofia Oliveira:
Com mais três golos marcados, jogador que se sagrou campeão no Clube de Alvalade segue num grande momento de forma no campeonato
|
Paulinho está a realizar uma grande temporada nos mexicanos do Toluca. O ex-avançado do Sporting é o melhor marcador do campeonato do México e, neste madrugada de sábado para domingo, assinou mais três golos, na vitória (3-2) da sua equipa frente ao Atlas.
A noite de sonho para o internacional português começou a ser construída logo aos 15 minutos de jogo, com um grande remate de fora da área, que resultou no primeiro golo do encontro. Apenas nove minutos depois, surgiu o 2-0: na ressaca de um livre cobrado por Alexis Veja que bateu na barreira, Paulinho, solto de marcação, só teve de encostar para o fundo da baliza, num lance que até foi inicialmente anulado por fora de jogo – o VAR reverteu a decisão e validou o golo.
O “hat-trick” do atacante de 32 anos ficou consumado já na segunda parte. Depois do Atlas ter chegado ao empate (2-2), Paulinho recolocou o Toluca em vantagem no marcador, com um cabeceamento certeiro, aos 77 minutos. Apesar de pressionado pelo central do Atlas, Hugo Nervo, o jogador português conseguiu responder da melhor maneira ao cruzamento de Jesús Angulo.
Contas feitas, Paulinho já soma 26 golos e oito assistências, em 35 jogos com a camisola do Toluca. O avançado – contratado ao Sporting, no verão passado, a troco de 7,75 milhões de euros – tem dado um grande contributo para a temporada muito positiva que o Toluca está a realizar. A equipa orientada pelo treinador argentino Antônio Mohamed é líder da liga mexicana, com 33 pontos, mais dois que o segundo classificado Club América.
Em três temporadas e meia no Sporting – entre janeiro de 2021 e 2024 - Paulinho participou em 145 partidas, tendo anotado 53 remates certeiros e 21 assistências. Pelo Clube de Alvalade, o avançado português conquistou dois Campeonatos, uma Taça da Liga e uma Supertaça.
Formação verde e branca disputou, este domingo, dia 13 de abril, o jogo contra a equipa da capital de Portugal, e conseguiu uma vitória difícil
|
A equipa B do Sporting venceu, este domingo, dia 13 de abril, frente ao Atlético CP (2-1), em partida a contar para a nona jornada da Fase de Apuramento de Campeão da Liga 3. João Gião - que substituiu João Pereira - somou a segunda vitória ao serviço dos leões, depois de ter perdido a última partida com o Lusitânia.
Numa partida disputada no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, foi o Sporting a entrar melhor. Os verdes e brancos tentaram muito durante o primeiro tempo, mas só conseguiram inaugurar o marcador à passagem do minuto 39, por Manuel Mendonça. O resultado seguiu com essa vantagem mínima dos leões para o intervalo.
Na etapa complementar, um jogo complicado, que o Sporting tentava gerir perante as ameaças do Atlético. Os visitantes chegaram mesmo ao empate, aos 73 minutos. Mas os leões responderam muito bem ao golo sofrido, e partiram para os últimos minutos focados em conseguir a vitória. Finalmente, aos 89 minutos de encontro, Mauro Couto assinou um golo incrível que sentenciou o resultado final a favor dos verdes e brancos.
Com esta vitória – o 13º em 32 jogos na presente temporada – os agora comandados de João Gião - estão no segundo lugar da tabela classificativa, com 15 pontos amealhados. O Lusitânia é primeiro com 19 pontos. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 20 de abril, às 18h00, diante do Belenenses, no Restelo.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco na partida foi composto por: Diego Calai, David Moreira, João Muniz, José Silva, Rodrigo Dias, Rafael Besugo, Henrique Arreiol, Manuel Mendonça, Mauro Couto, Lucas Anjos e Afonso Moreira. No banco de suplentes começaram Diogo Pinto, Flávio Gonçalves, Kauã Oliveira, Lucas Taibo, Denilson Tavares, Salvador Blopa, Rodrigo Marquês, Luís Gomes e Gabriel Silva.