Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0João Pereira está sob grande pressão no Sporting. Jaime Marta Soares, antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube, pediu, esta segunda-feira, a Frederico Varandas que rompa com o "silêncio ensurdecedor" em torno da crise que envolve o treinador. A declaração foi feita durante uma entrevista concedida à Antena 1, onde o antigo dirigente deixou críticas à opção do dirigente máximo pelo atual técnico.
"Há a necessidade de acabar com este silêncio ensurdecedor. Se sentirem que houve erros, terão de pedir desculpa e dizer que também se aprende com os erros, dando a terapêutica adequada para que esses erros desapareçam imediatamente", afirmou Jaime Marta Soares.
O antigo dirigente reforçou que é necessário um balanço sobre o momento atual do clube, aprendendo com o passado para que se possa construir um futuro mais promissor. "Que se diga o que se pensou sobre o passado recente e o que é que com ele se aprendeu para se projetar o futuro", apelou.
Ainda durante a entrevista, Jaime Marta Soares expressou dúvidas sobre a capacidade de João Pereira para inverter a situação delicada em que o Sporting se encontra. Frisou ainda que não tem receio de abordar assuntos incómodos, preferindo uma abordagem franca. "É chamar as coisas pelos nomes, e dentro desse aspeto, não gosto de ficar com as coisas cá dentro", explicou.
Por fim, ainda sobre João Pereira, o antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do emblema verde e branco deixou uma declaração marcante: "Só me apetece dizer que, como se diz há muitos anos... Desde criança que ouço que não é fadista quem quer.”
Jogador que pertenceu aos quadros da Equipa Leonina, saiu do Clube de Alvalade no inicio deste ano, tem demonstrado a sua qualidade
|
0Chico Lamba, jogador formado no Sporting, de onde se transferiu para a equipa da Liga Betclic o Arouca, tem provado que tomou o passo certo na carreira, ao encontrar um patamar competido para poder ter minutos e continuar a progredir nas suas exibições.
Este sábado, dia 18 de janeiro, foi mais um exemplo dessa progressão, tendo mesmo marcado o segundo golo dos Arouquenses, ajudando à assinalável recuperação da equipa na cidade berço, frente à sempre complicada equipa do Vitória de Guimarães.
As exibições do jogador luso-guineense, tem vindo em crescente, principalmente nos últimos jogos, já com Vasco Seabra ao leme da equipa da Serra da Freita, tendo somando inclusive, sete jogos seguidos, onde somou a totalidade dos minutos realizados, consolidando a sua posição na equipa do Arouca.
O jogador que no Sporting, apenas realizou um jogo pela equipa principal, em outubro de 2022, tendo realizado maioritariamente jogos pela equipa B dos Leões, é mesmo um dos jogadores mais utilizados da equipa orientada por Vasco Seabra.
Chico Lamba parece ser mais um caso de um jogador que saiu dos chamados três grandes para poderem ter mais utilização, num patamar competitivo inferior, de forma a poder ganhar ritmo e qualidade para poder regressar a palcos de maior exigência, que pode passar no futuro por um regresso ao Clube de Alvalade.
Clube italiano está bastante interessado em levar para Turim antigo atleta dos leões que não têm tido os minutos pretendidos recentemente
|
0Renato Veiga, ex-jogador do Sporting, tem atraído a atenção de vários clubes europeus nos últimos dias. Recentemente, a Juventus entrou na corrida para contratar o defesa-central, iniciando negociações com o Chelsea.
Além disso, o Borussia Dortmund também manifestou interesse, apresentando uma proposta de empréstimo com opção de compra. No entanto, o Chelsea prefere uma venda permanente, avaliando o jogador em cerca de 20 milhões de libras.
Recorde-se que outro clube bastante interessado no antigo jogador do Sporting é o Olympique de Marselha, de França, que inclusive já formalizou uma proposta ao Chelsea, conforme foi noticiado pelo jornal francês L'Équipe.
Renato Veiga - avaliado em 10 milhões de euros - deixou o Sporting rumo ao Basileia em 2023/24. O clube helvético passou por grandes dificuldades, tendo, inclusivamente, de disputar a fase de manutenção nos 'play-off', mas a época foi bastante positiva para o jogador, que se estabeleceu como pedra basilar da equipa e fez 26 jogos, nos quais marcou dois golos.
Apesar de nunca ter jogado na equipa A dos leões, Renato Veiga sempre deu boas indicações nos escalões jovens do Sporting, exibições essas que mereceram ao jogador ser convocado por algumas vezes por Ruben Amorim para alguns jogos da equipa principal, mas nunca foi aposta para o agora treinador do Manchester United.
O treinador leonino ficou a saber que tem mais um atleta para o centro do terreno que promete ser uma mais valia neste setor no que resta da temporada
|
0Rui Borges encontrou no jovem belga de 20 anos, Zeno Debast - que teoricamente é central mas que recentemente tem sido adaptado ao meio campo - uma nova solução para o meio campo, como aconteceu em Vila do Conde, onde foi inclusivamente titular ao lado de Morten Hjulmand, com bons resultados.
A mais recente vitória por 3-0 do Sporting sobre o Rio Ave, no passado dia 18 de janeiro, em jogo a contar para a Liga Betclic, manteve a liderança Leonina, que desde ontem, devido à derrota do Porto em Barcelos, foi reforçada. Os leões têm agora 44 pontos, mais três que o Benfica, e mais quatro que o Porto, que tem 40.
Zeno Debast surgiu, para espanto de alguns, ao lado do capitão Hjulmand no meio campo escolhido por Rui Borges. É certo que Daniel Bragança e Morita estão de volta após lesão e ainda estão a ganhar ritmo, mas João Simões, que tinha sido titular na final da Taça da Liga, era opção para o técnico verde e branco. Porém o escolhido foi o belga, que mostrou boas indicações e parece ter ganho o lugar ao jovem formado em Alvalade.
Zeno Debast chegou ao Sporting no inicio da época proveniente do Anderlecht, o seu clube de formação a troco de 16 milhões de euros. Recorde-se que na sua estreia oficial na Supertaça Cândido de Oliveira, foi muito criticado e comprometeu na derrota dos Leões desta prova, tendo perdido a titularidade.
Desde esse momento, a sua utilização tem sido intermitente, com destaque para o grande golo que marcou na sua estreia na Champions League frente ao Lille, mas parece agora que ganhou um lugar ao solo na turma ver e branca...no meio campo.