
Começa quarta-feira a caminhada europeia do voleibol do Sporting CP esta temporada, na Taça Challenge, a terceira competição europeia. Esta é, portanto, uma boa altura para relembrar a história leonina nas competições europeias. A história do Sporting CP na Europa do voleibol é, relativamente, curta e recente.
A estreia aconteceu apenas na temporada 1989/1990, na Taça das Taças, atual CEV Cup. O adversário dos Leões foi o A.S.U. Lyon e os verdes e brancos perderam os dois jogos por 3-0. No ano seguinte, o Sporting CP disputou a Taça CEV, atual Taça Challenge, mas acabou eliminado novamente na 1.ª eliminatória, conseguindo, no entanto, a primeira vitória na Europa, ao vencer em casa, por 3-2, o Noliko, da Bélgica. A temporada seguinte fica marcada pelo regresso à Taça das Taças e, pela primeira vez, o Sporting CP conseguiu passar uma eliminatória, ao derrotar o Rentokil ZVH, da Holanda, perdendo, na segunda eliminatória, para o Mediolanum, de Itália.
A temporada de 1992/1993 foi o primeiro ano em que os leões rugiram na principal competição europeia da modalidade. O primeiro jogo foi, curiosamente, contra o Rentokil ZVH, só que, desta vez, os atletas leoninos foram eliminados, isto apesar de terem ganho por 3-0 no jogo fora, sendo que, posteriormente, em casa, perderam pelo mesmo resultado. No ano seguinte, a equipa de Alvalade foi novamente eliminada na 1.ª eliminatória, após duas derrotas com o Piet Zoomers Eerbeek, também da Holanda. Na terceira participação na competição, no ano seguinte, o Sporting CP voltou a não conseguir passar o seu primeiro adversário, no caso os polacos do AZS Czestochowa, tendo ganho em casa 3-2, mas perdido fora por 3-1.
Esta última participação na Liga dos Campeões ocorreu no último ano da modalidade, em Alvalade, até ao regresso, em 2017/2018. Logo no ano seguinte, o regresso à Europa e com a melhor temporada até agora, ao terminar apenas nas meias-finais, conseguindo seis vitórias em dez jogos, incluindo uma na meia-final, em Itália, com o Vero Vollei Monza. No total, o Sporting CP fez 24 jogos na Europa, ganhando 10 e perdendo os restantes.
Esta temporada começa na Eslovénia contra o Calcit Kamnik e os comandados de Gersinho, para atingirem a glória, vão ter de disputar dez jogos, visto terem entrado uma ronda mais à frente do que na temporada passada.









