
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Foi ainda este mês que Miguel Veloso, médio de 33 anos formado no Sporting CP, deu uma entrevista na qual recordou a sua vida enquanto leão e, como tal, esta é a escolha do Leonino para o Onde Anda O Leão desta semana.
No passado dia 21 de abril, o antigo número 24 dos leões relembrou o carinho pelo seu Clube do coração e, além disso, não deixou de referir os bons momentos que passou de leão ao peito e das oportunidades que o Sporting CP lhe proporcionou:
“Guardo boas recordações, porque foi uma fase muito importante na minha vida. No Sporting foi onde eu cresci desde menino, foi lá que eu realizei o meu sonho de poder ser futebolista e fazer o que mais gosto e lembro-me das pessoas importantes no trajeto. Recordo-me do senhor Aurélio [Pereira] que me deu essa oportunidade ao resgatar-me no Cultural da Pontinha e são memórias inesquecíveis porque passei a minha juventude lá”, contou.
Depois de ter passado 11 épocas de leão ao peito (entre camadas jovens e plantel principal), o médio natural de Coimbra sublinhou que “quem joga no Sporting CP tem de estar sempre pronto para lutar por títulos” e que “todos os momentos no Sporting CP foram importantes para mim”.
A verdade é que, como ressalvamos no título, o que a maioria dos Sportinguistas recorda de Miguel Veloso – além da sua panóplia de penteados originais – é mesmo o seu pé esquerdo e os seus passes, centros, cantos e livres totalmente teleguiados e fortes. O ponto fulcral do jogador passava, nos leões, exatamente por isso, e foi por esse motivo que se tem vindo a destacar em Itália.
A sua melhor época de leão peito foi mesmo a que se transferiu para o Genova, num negócio que envolveu a vinda Alberto Zapater, na qual Miguel Veloso marcou 11 golos em 45 partidas.
O internacional português joga, atualmente, no Hellas Verona, de Itália, equipa da qual é capitão, encontrando-se, portanto, no foco da pandemia que tem estado a abalar o mundo neste momento, mas não vamos por aí. Esta época, até ao campeonato parar, Veloso levava dois golos em 22 jogos, nesta que é a terceira vez que se encontra a jogar num clube italiano, sendo que as outras duas foram no Génova, primeiro de 2010 a 2012 – momento em que saiu de Alvalade – e, mais tarde, de 2016 a 2019. Pelo meio, fez uma interessante passagem pelo Dínamo de Kiev, entre 2012 e 2016, plantel no qual se assumiu como titular indiscutível.
Pedro Gonçalves é uma das figuras maiores da equipa verde e branca, apesar de ter passado grande parte da temporada lesionado até ao momento
|
Pedro Gonçalves é uma das figuras maiores do Sporting, apesar de ter passado grande parte da época de fora por lesão, até ao momento. O extremo está em Alvalade desde o verão de 2020 - chegou proveniente do Famalicão - e tem brilhado no Clube verde e branco. A Direção dos leões, liderada por Frederico Varandas, quer avançar para a renovação do contrato.
Pote tem-se assumido, cada vez mais, como um dos líderes do balneário do Sporting, uma voz que se foi tornando gradualmente mais ativa entre os companheiros. Frederico Varandas quer utilizar essa importância como trunfo para iniciar as conversas da renovação. Neste momento, Pedro Gonçalves está contratualmente ligado aos leões até 2027.
Quem avança esta informação é o jornal O Jogo. A mesma fonte informa que o Presidente do Sporting só quer, no entanto, começar as conversas para a prolongação do vínculo depois de disputada a última jornada da Liga Portugal Betclic e a final da Taça de Portugal, caso os verdes e brancos lá cheguem, de modo a não desconcentrar os jogadores, de maneira nenhum, do foco na luta pelos títulos onde ainda estão inseridos.
Relembrar que o Sporting pagou, inicialmente, 6,5 milhões de euros ao Famalicão para garantir 50% do passe de Pote, em 2020. Mais tarde, avançaram para a compra de mais 40% do passe do jogador, por mais sete milhões de euros (um total de 13,5 milhões a troco de 90% do passe de Pedro Gonçalves, sendo que os famalicenses reservam para si 10% de uma futura mais valia).
Apesar de não ser dos nomes mais badalados, Pote tem muito mercado. Tanto Bayer Leverkusen, como Aston Villa, por exemplo, já se chegaram á frente pelo médio português. Os alemães, por exemplo, ofereceram 30 milhões por Pedro Gonçalves, valor que foi prontamente recusado por Frederico Varandas, uma vez que o jogador ter uma cláusula de 80 milhões de euros no contrato e é um dos que mais rendimento desportivo traz ao Sporting.
Liga dos Campeões continua a todo o gás esta quarta-feira e todas as equipas ainda em provam vão dar tudo pelo bilhete para as meias-finais
|
A agenda de quarta-feira, 16 de abril, arranca com atenção ao futebol de formação em solo português. Pelas 12:00, na Liga Revelação (fase da Taça), o Santa Clara recebe o Portimonense. Mais tarde, às 16:30, será a vez da seleção feminina sub-16 de Portugal medir forças com o Japão, no Torneio de Montaigu. Esta competição internacional serve de palco privilegiado para a afirmação de futuras estrelas e a presença portuguesa reflete o crescimento e aposta no futebol feminino de base.
Ao cair da noite, o futebol inglês oferece um confronto da Premier League entre Newcastle e Crystal Palace, às 19:30. Em Portugal, a Liga 3 continua com o jogo entre o SC Covilhã e o Lusitânia dos Açores, às 19:45, a contar para a série de manutenção.
O grande destaque da noite recai, naturalmente, sobre a Liga dos Campeões, que traz dois jogos de alto calibre nos quartos-de-final. Às 20:00, o Internazionale recebe o Bayern Munique, num duelo de gigantes europeus que continua com tudo em aberto, tendo em conta a vitória de 2-1 dos italianos na primeira mão. Em simultâneo, o Real Madrid enfrenta o Arsenal, no Santiago Bernabéu, ainda que os merengues tenham a difícil tarefa de tentar recuperar da desvantagem de três golos sem resposta registada em Inglaterra.
Confira, abaixo, a lista de jogos agendados para esta quarta-feira, bem como canal em que poderá vê-los:
• Santa Clara - Portimonense: 12:00, Liga Revelação (Taça), Canal 11 Stream;
• Portugal - Japão: 16:30, Torneio Montaigu Sub-16 Feminino, Canal 11;
• Newcastle - Crystal Palace: 19:30, Premier League, DAZN 2;
• SC Covilhã - Lusitânia dos Açores: 19:45, Liga 3 Manutenção Série 2, Canal 11;
• Internazionale - Bayern Munique: 20:00, Liga dos Campeões, DAZN 1;
• Real Madrid - Arsenal: 20:00, Liga dos Campeões, SportTV 5;
Aproveite e carregue aqui para ver a programação semanal completa.
Figura relacionada com a medicina desportiva deu novidades positivas aos adeptos dos leões quando falou do médio português, recentemente
|
Estava a ser uma das figuras da época do Sporting, até uma lesão grave o tirar das opções de Rui Borges até ao final da temporada. A ocupar duas posições importantes no xadrez verde e branco, Daniel Bragança vinha a ser muito útil para todos os treinadores que passaram em Alvalade na época 24/25. Recentemente, recebeu boas notícias acerca da sua recuperação.
Depois de já se ter lesionado com muita gravidade no seu joelho direito (entorse traumática com lesão do ligamento cruzado anterior), em 2022, voltou a magoar-se na mesma área do corpo, desta feita do lado esquerdo. O médio contraiu uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, há dois meses, que o deixou de fora até ao fim da temporada.
O jornal Record falou com Bertrand Sonnery-Cottet, reputado ortopedista - uma espécie de 'Dr. Milagres' francês que já trabalhou com grandes nomes do desporto. Questionaram se Daniel Bragança poderia voltar ao seu melhor nível e a resposta foi perentória.
"Claro que pode voltar ao seu melhor nível", disse o médico, antes de explicar que "nos atletas profissionais a incidência de roturas de ligamento cruzado contralateral é de 15%, sem explicação específica", sendo que foi esta mesma tendência que Daniel Bragança acabou por confirmar.
O médico contou, ainda ao jornal português, o porquê de tantas lesões recentemente: "Uma das explicações é o aumento do número de jogos. O risco é definitivamente maior. A boa notícia para a maioria dos jovens jogadores é que voltarão ao mesmo nível, o que não acontecia há 10 ou 15 anos. Atingem o mesmo nível, mas numa população jovem sabemos que existe um risco elevado de fracasso do enxerto ou de lesão contralateral. É por isso que tentamos melhorar a nossa técnica cirúrgica e o protocolo de reabilitação", explicou.
Foi orientado por Rui Borges antes do Sporting e abre o livro: "É um treinador que gosta de..."