
Modalidades
Oficial! Benfica contrata jogador que passou pelo Sporting em 2023/24: "Espero ser campeão"
21 Ago 2025 | 20:42
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
09 Mai 2020 | 10:33 |
As modalidades do Sporting CP – andebol, basquetebol, hóquei em patins, futsal e voleibol – terão um corte orçamental na ordem dos 50% para a próxima temporada. Ao que o Leonino apurou, este corte justifica-se pelo impacto que o novo coronavírus está a ter nos cofres leoninos, nomeadamente no que à entrada de receitas concerne.
Nos últimos dias, além de Léo Jaraguá (LER AQUI), Raul Marín (LER AQUI), Deo (LER AQUI) e Lourenço Martins, têm sido inúmeros os rumores sobre eventuais saídas de atletas verdes e brancos, como por exemplo Miguel Maia (LER AQUI) e Ángel Dennis, do voleibol, Tiago Rocha, do andebol, ou até de Alex, do futsal. De acordo com informação recolhida pelo Leonino, os orçamentos das modalidades sofrerão mesmo um corte significativo e, portanto, nas próximas semanas será muito provável que sejam anunciadas mais algumas saídas de jogadores do Sporting CP.
Neste contexto, a solução passará, tal como na equipa principal de futebol, por uma clara aposta na formação. Assim sendo, nomes como Tomás e Bernardo Paço, do futsal, Salvador Salvador, do andebol, entre muitos outros, ganharão maior relevância nas respetivas equipas principais do Sporting CP.
Até ao momento, e em sentido contrário, de acordo com informação veiculada pelos diários desportivos nacionais, o Clube prepara-se para contratar cinco voleibolistas brasileiros, entre eles Paulo Victor, Victor Hugo, Éder Levi, Robinson Dvoranen e Bruno Canhoto. Gersinho, treinador contrato pela direção liderada por Frederico Varandas, terá apontado a contratação destes atletas como essenciais para a conquista de títulos pelo voleibol dos leões.
Atleta que venceu vários títulos pelo emblema verde e branco está de regresso ao Clube de Alvalade, dois anos depois de ter abandonado plantel
02 Set 2025 | 22:15 |
É oficial. João Fernandes está de regresso à equipa de basquetebol do Sporting, anunciou o Clube de Alvalade, esta terça-feira, dia 2 de setembro. O extremo/poste angolano de 32 anos representou a Oliveirense nas últimas duas temporadas e mostrou-se satisfeito por voltar a vestir de verde e branco.
João Fernandes: "Tive momentos muito felizes com este emblema ao peito"
"Sinto-me bem. Tive momentos muito felizes com este emblema ao peito e tinha saudades. Por isso, estou aqui para voltar a representar o Sporting da melhor forma. Tive momentos muito bons a Oliveirense, o que me fez crescer. Foi importante", disse aos meios de comunicação do emblema leonino.
João Fernandes: "Prometo dar-vos momentos muito felizes"
O jogador traçou os objetivos para a próxima temporada desportiva: "Estarmos o melhor possível e representarmos o Sporting da melhor forma. Para isso, temos de conquistar taças e tenho 100% de certeza que o grupo pensa da mesma forma que eu", referiu. O atleta deixou uma mensagem aos adeptos: "Sportinguistas, não se esqueçam de vir ao Pavilhão João Rocha acompanhar o basquetebol. Prometo dar-vos momentos muito felizes", terminou.
O luso-angolano, de 32 anos, volta assim a um Clube onde foi feliz. A ligação aos leões chegou ao fim em 2023, depois de oito títulos conquistados: um Campeonato Nacional (2020/21), três Taças de Portugal (2019/20, 2020/21, 2021/22), duas Supertaças (2021 e 2022) e duas Taças da Liga (21/22 e 2022/23). Também Claude Robinson foi recentemente apresentado.
Formado no Benfica, João Fernandes chegou a Alvalade em 2019 proveniente da Ovarense. Em quatro temporadas, o atleta somou 174 jogos, com 1.036 pontos marcados. Em 2024/25, o basquetebolista somou uma média de 9,6 pontos, 5,4 ressaltos e 2,2 assistências em 34 partidas pelo emblema de Oliveira de Azeméis.
Veja a publicação:
Com atletas leoninos, os Linces entraram como pé direito na competição e conquistaram o seu primeiro triunfo na prova em 18 anos
27 Ago 2025 | 17:52 |
Portugal entrou com o pé direito no Eurobasket 2025 ao vencer a Chéquia por 62-50. Apesar de contar com a presença de Diogo Ventura e Francisco Amarante, a maior figura do encontro acabou por ser mesmo Neemias Queta. A impressionante prestação do poste dos Boston Celtics ajudou a confirmar o primeiro triunfo dos linces nesta competição em 18 anos.
Apesar de uma diferença de 12 pontos no resultado final, a partida foi marcada pelo equilíbrio no marcador. Apesar de várias tentativas lusitanas em descolar no marcador, a formação do centro da Europa conseguia sempre acompanhar os pupilos de Mário Gomes, muito por culpa de Vit Krejci. O base dos Atlanta Hawks somou 10 pontos, quatro ressaltos e três assistências.
Indiscutivelmente, Neemias Queta foi o homem do jogo. O poste de 2,11m dos Boston Celtics registou um duplo duplo com 18 pontos e 15 ressaltos. Contou também com a ajuda de Rafael Lisboa com 15 pontos, dois ressaltos e duas assistências e o ex-Sporting Travante Williams com 10 pontos, cinco ressaltos e uma assistência.
Nesta partida, Diogo Ventura foi opção no cinco inicial de Mário Gomes. O capitão do Sporting - que já foi perfilado pelo nosso Jornal - somou 18 minutos de utilização, onde apontou dois pontos, um ressalto e uma assistência. O reforço leonino Francisco Amarante teve uma participação, sem qualquer estatística na partida.
A Seleção Nacional de basquetebol regressa às quadras, onde terá a difícil missão de enfrentar a equipa da Sérvia, formação que foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2024. O jogo está marcado para as 19h00 da próxima sexta-feira, dia 29 de agosto.
Atleta representou Clube de Alvalade por uma temporada e torna-se agora no mais recente reforço assegurado por António Salvador
23 Ago 2025 | 16:30 |
É oficial! Mike Fofana é reforço da equipa de basquetebol do Braga. O jogador chegou a representar a equipa do Sporting - que também tem feito uma série de investimentos na modalidade - por uma temporada, quando esteve ao serviço de Luís Magalhães, em 2021/22.
Mike Fofana: "Quero, simplesmentem melhorar a cada dia"
“Sinto que consigo fazer um pouco de tudo. Não me limito a uma única função porque acredito que os meus pontos fortes me permitem contribuir para a equipa de diversas formas dentro de campo”, disse o poste de 27 anos internacional pela Costa do Marfim aos meios de comunicação bracarenses.
“Quero, simplesmente, melhorar a cada dia. Acredito que, ao evoluir diariamente, contribuo não só para o meu crescimento pessoal, mas também para o fortalecimento da equipa. As minhas expetativas são claras: melhorar todos os dias, individualmente e em equipa. Ao adotarmos esta mentalidade, os resultados positivos acabam por surgir naturalmente”, concluiu Mike Fofana.
Depois de sair do Sporting, em 2022, o poste de 2,06m representou equipas como os ABC Fighters (Costa do Marfim), Feurs (França), Esgueira, Douanes (Senegal), Osorno (Chile), Rabat ( Marrocos) até ser anunciado como o mais recente reforço do Braga para a época 2025/26.
Vale a pena recordar que na sua passagem pelo Pavilhão João Rocha, Mike Fofana alcançou a marca dos 43 jogos de leão ao peito, onde as suas médias por jogo de 6,2 pontos, 1,0 assistências e 3,1 ressaltos contribuíram para a conquista de uma Taça de Portugal e uma Taça Hugo dos Santos para o Museu de Alvalade.
Recorde um triplo de Fofana pelo Sporting: