Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O encontro entre Sporting e Estrela da Amadora (5-1), da última sexta-feira, dia 2 de novembro, ficou marcado por situação calorosa nas bancadas do Estádio José Alvalade. Um sócio do emblema verde e branco dirigiu duras críticas na direção de Frederico Varandas
Em causa, estará uma alteração que o Sporting vai fazer para “reinventar a experiência em Alvalade”: os VIP Lion Seats, os lugares Deluxe, e os lugares Premium. Estes novos lugares devem implicar mudanças para os Sócios que já tinham os seus lugares marcados em algumas zonas do Estádio.
Os visados são contra esta medida, uma vez que, se não aderirem, ficarão sem lugar fixo no reduto dos leões. Na partida contra a formação da Reboleira, foi possível ouvir queixas direcionadas ao Presidente do Sporting, com um Sócio a visar o líder máximo dos leões: “Isto não é teu”, “Respeita os sócios daqui, queremos os nossos lugares” e “respeita as pessoas”, sendo mesmo aplaudido por outros adeptos que estavam perto de si. “Estas pessoas tiram-te daqui num ápice”, ouviu-se.
Ficou, então, patente o descontentamento dos adeptos e Sócios em relação às mudanças projetadas para o estádio de Alvalade que, segundo o Sporting, querem “reinventar a experiência em dia de jogo em Portugal”, com a criação de três novos tipos de lugares que oferecem condições especiais e uma experiência VIP aos adeptos, com acesso a estacionamento, lounges, ou a possibilidade de ver de perto a entrada da equipa no estádio.
Esta é, então, mais uma crise para Frederico Varandas, que certamente viverá dias complicados depois da transferência do seu treinador Rúben Amorim para o Manchester United, e da confirmação da saída do seu diretor desportivo Hugo Viana para o Manchester City no final da época.
Jornalista do Record alerta para os riscos que a saída do treinador de 39 anos, enfatizando a importância da continuidade do técnico em momentos decisivos
|
0Na sua mais recente crónica para o Record, Vítor Pinto sublinha o impacto que a saída de Rúben Amorim poderá ter no Sporting, num período decisivo da temporada. O autor foca-se na influência de Dave Brailsford, o novo “patrão” de Amorim e homem-forte das operações desportivas da Ineos, reconhecido pela aplicação da Teoria dos Ganhos Marginais no ciclismo, especialmente com a equipa Sky.
Amorim anunciou recentemente que assumirá o cargo de treinador do Manchester United, embora continue a liderar o Sporting até o jogo contra o Braga. Esta situação criou uma espécie de “novela”, aumentando o risco de perdas marginais. Uma leve quebra na concentração, no foco, no empenho e na confiança do grupo pode comprometer a estabilidade da equipa neste momento crucial da competição, levando a uma performance abaixo do esperado.
Pinto ressalta a importância da química entre Rúben Amorim e o balneário, que estará sob pressão nas próximas semanas e será o fator decisivo para o sucesso imediato do grupo. Se essa relação se deteriorar, existe o perigo de que o treinador saia de Alvalade de maneira dissonante, prejudicando o legado que ele merece deixar, numa história escrita a letras de ouro.
Noutro segmento da crónica, Vítor Pinto elogia a atuação do Porto, que recentemente eliminou o Moreirense e garantiu um lugar na final four da Allianz Cup, agora composta pelos quatro favoritos ao troféu. Pinto enfatiza que esta configuração aumenta o entusiasmo na competição e permite que uma prova excedentária continue a respirar, numa crítica implícita à relevância deste torneio no calendário desportivo nacional.
Desta forma, Vítor Pinto antecipa os desafios que Rúben Amorim enfrentará em Alvalade, onde será crucial evitar que o anúncio da sua saída origine perdas marginais que possam comprometer o legado e a reputação que o treinador construiu até ao momento. A continuidade de Amorim poderá determinar não apenas o futuro do Sporting, mas também a forma como os adeptos recordarão a sua passagem pelo clube.
Clube de Alvalade regressou às sessões de trabalho, após triunfo diante do Estrela da Amadora (5-1), em jogo da 10.ª jornada do Campeonato
|
0O Sporting regressou este sábado, dia 2 de novembro, ao trabalho, na Academia Cristiano Ronaldo, poucas horas depois de ter somado o décimo triunfo consecutivo na Liga, diante do Estrela da Amadora (5-1), mas já com o foco na receção na próxima partida.
Os titulares na partida diante dos tricolores fizeram trabalho de recuperação, mas os restantes membros do plantel trabalharam como habitual no relvado. Rúben Amorim vai orientar um novo treino na manhã do próximo domingo, dia 3 de novembro, em Alcochete.
O jogo com o Man City será a última partida do ainda treinador dos leões no Estádio de Alvalade, mas, ainda antes de rumar aos ingleses do Manchester United, o treinador vai ainda comandar a visita do Clube de Alvalade a Braga, na próxima jornada do Campeonato Nacional, no dia 10 de novembro.
Neste momento, os verdes e brancos seguem na liderança da Liga Portugal Betclic, com 30 pontos, e estão na luta pela conquista do bicampeonato. O segundo lugar é ocupado pelo Porto, que tem 24 pontos, mas menos um jogo. No terceiro posto, está o Benfica com 19 (menos dois jogos).
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 5 de novembro, frente ao Manchester City, em jogo relativo à quarta jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Pep Guardiola jogar-se-á às 20h00, em Alvalade.
Clube de Alvalade vai perder o seu treinador a 11 de novembro, e agora surgem notícias de Inglaterra de que o técnico pode não ser o único a sair
|
0O Sporting, que ainda vive a ressaca da transferência de Rúben Amorim - já oficializada, o treinador fará o último jogo contra o Sporting de Braga a 10 de novembro – pode estar sujeito a mais problemas em janeiro de 2025, uma vez que o Manchester City estará a tentar antecipar a ida de Hugo Viana para Inglaterra.
O clube de Manchester, comandado por Pep Guardiola, oficializou a contratação do diretor desportivo do Sporting, Hugo Viana, a 12 de outubro. A ligação entre as duas partes era para acontecer apenas a partir da época 25/26, mas segundo avança o jornalista Bruno Andrade, da CNN Portugal, os azuis de Manchester estarão interessados em antecipar a chegada de Viana.
O Sporting arrisca-se, então, a perder duas peças fulcrais para o projeto do futebol do Clube em pouco mais de dois meses, e os dois com a mesma cidade de destino: Manchester vai ser a cidade que vai receber Rúben Amorim, para treinar o United, e Hugo Viana, para ser diretor desportivo do City. Resta saber se os dois se mudam para Inglaterra durante a temporada 24/25, ou se Hugo Viana só chegará em 25/26.
O diretor desportivo, natural de Barcelos, exerce as funções de dirigente no Sporting desde a época 18/19 - foi Frederico Varandas que trouxe Hugo Viana para o Clube quando venceu as eleições para Presidente em 2018. Desde então, realizou um trabalho notável que viu o Manchester City interessar-se nos seus serviços.
Desde que está no Sporting, o diretor desportivo de 41 anos não foi só responsável pelas maiores compras da história dos leões (com destaque óbvio para Gyokeres e Hjulmand), e também valorizou muito o plantel leonino: avaliado em 161,6 milhões na altura, valorizou 282 milhões para valer hoje 443,5 milhões. Desde 2018, o Sporting foi o oito clube no mundo cujo plantel mais valorizou, estando atrás de seis clubes da Premier League e do Real Madrid.