Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Morten Hjulmand terá sido um dos jogadores que confrontou Rúben Amorim após a decisão de o técnico em deixar o Sporting a meio da temporada. O capitão dos leões fez a antevisão ao duelo da Liga dos Campeões, diante do Manchester City (20h00 de terça-feira, dia 5 de novembro) e comentou a saída do treinador.
"Também para mim foi difícil. Fiquei triste quando ouvi dizer que me ia deixar a mim e ao Sporting, mas no futebol oportunidades como estas acontecem. É uma parte normal do futebol, espero que sinta orgulho por sentir uma oferta deste tipo", começou por dizer o dinamarquês.
"É um desafio positivo ganhar o campeonato sem o Rúben, será o objetivo. Queremos mostrar que já não precisamos do Rúben", garantiu Morten Hjulmand, mostrando-se bastante motivado, tal como o resto do plantel, para alcançar o grande objetivo da temporada.
Esta temporada, Morten Hjulmand soma 14 partidas, tendo feito um golo e uma assistência. Em 2023/24, com a camisola do Sporting, realizou o total de 49 encontros: 30 no Campeonato Nacional, 10 na Liga Europa, sete na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga.
Morten Hjulmand - avaliado em 40 milhões de euros - chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Lecce, a troco de 18 milhões de euros, mais 3 por objetivos, tornando-se na, na altura, a segunda contratação mais cara a história do Clube de Alvalade, sendo superado apenas por Viktor Gyokeres (20 milhões, mais 4M por objetivos).
Guarda-redes dos leões vem sendo muito importante na baliza verde e branca, sofrendo apenas dois golos na presente temporada desportiva
|
0Concluídos os meses de setembro e agosto, foi altura de a Liga Portugal distinguir os melhores jogadores durante o período em questão. Em comunicado emitido no canais oficiais, os responsáveis revelaram o prémio de melhor guarda redes do período mencionado foi atribuído a... Diogo Costa, guardião do Porto, com Franco Israel, agora titular indiscutível do Sporting, em segundo.
O uruguaio viu o prémio escapar-lhe por muito pouco: Diogo Costa foi eleito o melhor guarda redes de setembro e outubro com 22,22% dos votos, contra os 21,37% de Franco Israel. Ivan Zlobin, guarda redes do Famalicão, teve os mesmos 21,37% dos votos que Israel atingiu.
No período entre setembro e outubro, o Porto realizou cinco jogos para a liga, em que venceu por cinco vezes. Diogo Costa sofreu apenas dois golos nesse período (vitória por 2-1 frente ao Farense, e por vitória também por 2-1 frente ao Braga). Já o Sporting realizou os mesmos cinco jogos, com as mesmas cinco vitórias - mas Franco Israel não concedeu qualquer remate certeiro aos adversários.
O Sporting é, neste momento, a defesa menos batida do campeonato, com apenas três golos encaixados em 10 jogos realizados – sofreu apenas na vitória por 3-1 frente ao Rio Ave, na vitória por 6-1 frente ao Nacional, e na vitória por 5-1 frente ao Estrela da Amadora. Os dois primeiros jogos ainda em agosto, e o último já em novembro. O Porto é a segunda melhor defesa, com quatro golos sofridos nos mesmos 10 encontros realizados – dois deles na derrota frente aos leões.
Os verdes e brancos seguem na liderança da Liga Portugal Betclic, com 30 pontos, e estão na luta pela conquista do bicampeonato. O segundo lugar é ocupado pelo Porto, que tem 27, com o Benfica a fechar o pódio do campeonato nacional (22), com uma partida a menos.
Internacional sueco tem sido dos nomes mais falados dos últimos meses, somando vários emblemas que querem garantir a sua transferência
|
0O Al Nassr de Cristiano Ronaldo tem demonstrado o seu interesse em Viktor Gyokeres. No entanto, são vários os 'problemas' para o avançado do Sporting em rumar à Arábia Saudita, liga pela qual não tem particular fascínio nesta fase do seu percurso.
Segundo avança o jornal O Jogo, já há algum tempo que a equipa do Médio Oriente tem estado de olho no 'camisola 9' dos verdes e brancos para substituir Talisca, mas tal tem agora vindo a ganhar alguma força. Ainda assim, nem tudo são más notícias: ao que parece, o Al Nassr não está disposto a pagar 100 milhões de euros pelo internacional sueco, valor da cláusula de rescisão que é pedido pelos leões para libertar o jogador.
Fora isso, apesar de a mesma fonte referir que ainda não existiu qualquer contacto entre os dois clubes, a equipa de CR7 vê ainda outro problema na aquisição de Gyokeres. É que, mesmo considerando que o valor é negociável, os árabes acreditam que o jogador possa estar mais inclinado a aceitar projetos na Europa, privilegiando a evolução da sua carreira ao dinheiro. Por seu turno, o avançado continua a ser cobiçado por vários emblemas.
Viktor Gyokeres - avaliado em 70 milhões de euros – foi utilizado em 16 encontros (1.346 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 20 golos e fez quatro assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Antigo dirigente do Clube de Alvalade falou sobre as mais recentes alterações no comando técnico da equipa principal dos leões
|
0André Geraldes, antigo diretor desportivo do Sporting durante a Direção de Bruno de Carvalho, falou sobre a saída de Rúben Amorim do Clube de Alvalade e a opção da estrutura em João Pereira. Além de considerar duvidosa a permanência do técnico até 11 de novembro, o ex-dirigente abordou a situação.
“Tenho sérias dúvidas sobre a permanência de Rúben Amorim até à pausa para as seleções. Os jogadores aparentam estar algo apreensivos e nervosos com esta alteração inesperada”, começou por dizer André Geraldes, em declarações ao jornal O Jogo.
O antigo diretor desportivo prosseguiu: “Embora o clube deseje uma transição calma e tranquila, especialmente para alguém [João Pereira] que já conhece a realidade interna, nunca será o mesmo ter definitivamente um novo treinador, com ideias definidas, do que ficar nesse limbo de indefinição e aumentar os níveis de nervosismo”, atirou, deixando, então, espelhada a sua desconfiança em relação à permanência de Amorim em Alvalade, devido aos possíveis impactos negativos que essa permanência pode ter na equipa.
André Geraldes confessou, no entanto, perceber o lado do técnico português: “Deve respeitar-se profissionalmente a decisão de Rúben Amorim. Oportunidades destas não aparecem todos os dias, como tal tinha de dar-se ao treinador campeão pelo Sporting todas as condições para que este abraçasse o sonho”, explicou o antigo dirigente, mostrando-se empático para com a situação de Rúben Amorim.
Relembre-se que André Geraldes foi diretor desportivo do Sporting entre 2013 e 2018. Nesses cinco anos de leão ao peito, o antigo dirigente venceu uma Taça de Portugal (14/15), uma Supertaça (15/16), e uma Taça da Liga (17/18). Depois de sair de Alvalade, Geraldes exerceu funções semelhantes no Farense, onde conseguiu a subida à primeira divisão; no Estrela da Amadora, onde conseguiu a subida à segunda divisão; e no Varzim, cargo que abandonou no fim de 2023. Está sem clube desde então.
Rúben Amorim já tinha avisado Frederico Varandas que esta seria a sua última temporada no Sporting. Confira aqui as declarações do técnico: