Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

"Não está totalmente confortável": Ex Benfica faz reparo à gestão de Varandas no Sporting

Futebolista que representou os encarnados é agora consultor financeiro e analisou o mais recente exercício do Relatório & Contas leonino

Diogo Luís, ex Benfica, deixa reparo a Varandas, Presidente do Sporting
Diogo Luís, ex Benfica, deixa reparo a Varandas, Presidente do Sporting

  |

Icon Comentário0

Frederico Varandas apresentou, na passada terça-feira, o mais recente exercício do Relatório & Contas do Sporting. Com lucro histórico para a SAD, a última temporada voltou a trazer boas indicações aos leões. Diogo Luís, ex Benfica e atualmente consultor financeiro, fez um reparo aos números do Clube de Alvalade.


"Comecemos pela parte do resultado líquido. Nos últimos cinco anos tiveram quatro positivos, isto mostra uma tendência. O efeito do trabalho da equipa de Administração só se vê no médio/longo prazo. Estamos a falar de uma equipa que entrou já há quatro ou cinco anos e efetivamente já começamos a ver o trabalho feito. Diria que o Sporting não está totalmente confortável, mas começa, ano após ano, a demonstrar que tem muita disciplina e está a fazer bem o seu trabalho", disse ao jornal A Bola.


"Nos rendimentos operacionais perderam 30 milhões de euros por não estarem na Champions, estiveram na Liga Europa e a diferença entre as provas foi mais ou menos de 50 milhões de euros, compensaram com aumento de 7,7 euros milhões no merchandising", acrescentou.


Diogo Luís faz questão de mencionar que os responsáveis do Sporting "Gastaram 1,8 milhões de euros com a fanzone da Taça de Portugal e a festa do título, é uma despesa que acaba por ter lucro, beneficia de outra forma, como na apresentação da equipa, da marca e das animações dos jogos, porque o futebol já não é só um jogo é também entretenimento".

"(Despesas com pessoal) Esses gastos aumentaram 14 milhões de euros, sendo que uma parte foi variável em função dos objetivos de terem sido campeões e outra parte em salários fixos. Ou seja, o Sporting, de um ano para o outro, passou de 57 milhões de euros fixos para 64 milhões fixos. Porquê? É uma aposta na qualidade. Aqui destacar que este aumento de 7,7 milhões não é momentâneo. Ao dar este passo tem de estar consciente do que vai fazer para ser capaz de cumprir com este compromisso durante três/quatro anos, a duração dos contratos dos jogadores", admitiu.


Para terminar, o ex Benfica deixa um aviso a Frederico Varandas: "O ativo corrente é de 93 milhões e o passivo corrente 176 milhões, é uma grande diferença e isto coloca alguma pressão sobre o Sporting, mas arriscou e acredita que pode gerir isto a curto prazo, sabendo que também vai receber os montantes da Liga dos Campeões".


Futebol

Não é só Gyokeres! Varandas vai pôr cláusula de 100 milhões em mais um futebolista do Sporting

Presidente dos leões tem ideias bem vincadas e negociações com craque da formação de Alvalade já estão bastante avançadas

Varandas, Presidente do Sporting, aumenta cláusula de Quenda para ser igual à de Gyokeres
Varandas, Presidente do Sporting, aumenta cláusula de Quenda para ser igual à de Gyokeres

  |

Icon Comentário0

Geovany Quenda é, de momento, o maior diamante do Sporting. Com apenas 17 anos, o virtuoso extremo tem sido titular de Rúben Amorim no plantel principal dos leões, o que desperta cobiça do estrangeiro. Nesse sentido, Frederico Varandas iniciou um processo de renovação contratual e a cláusula de rescisão ficará igual à de Viktor Gyokeres.


O valor que liga o internacional português ao Clube de Alvalade irá disparar dos atuais 45 milhões de euros para os 100M, tornando-o, a par do sueco, o mais caro da equipa verde e branca. O novo vínculo - fechado até ao jogo com o Lille, na próxima terça-feira (17 de setembro) - prevê ainda um aumento salarial, revela o jornal Record, mas a duração não irá mudar, por questões legais.


Quenda está ligado ao Sporting até 2027, numa renovação que se deu ainda este ano. Uma vez que é menor de idade, não é permitido que a entidade patronal celebre um contrato de trabalho com duração superior a três anos. Em abril de 2025, se ainda estiver em Alvalade, é praticamente certa a extensão da duração do vínculo.


Geovany Quenda marcou na estreia oficial com a camisola da equipa A dos verdes e brancos, na derrota frente ao Porto na Supertaça (4-3, após prolongamento). Com 17 anos, três meses e cinco dias, o jovem tornou-se no mais jovem a conseguir tal feito pelo Clube de Alvalade. Em 2024/25, o ala soma já um golo em cinco encontros, num total de 443 minutos dentro das quatro linhas, que lhe valem muita cobiça. No entanto, tal como noticiou em Exclusivo o Leonino, a SAD não ouve propostas.

Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências.



Futebol

"Se não precisa dele, não o chame": Convocatória de titular do Sporting gera problemas

Futebolista de Rúben Amorim não tem sido utilizado e há quem mostre revolta perante tratamento dado ao jogador do Clube de Alvalade

Diomande, central do Sporting de Amorim, não joga na seleção
Diomande, central do Sporting de Amorim, não joga na seleção

  |

Icon Comentário0

Ousmane Diomande - que terá o seu contrato revisto pela SADvoltou a ser convocado para os compromissos internacionais da Costa do Marfim. No entanto, o central titular do Sporting não saiu do banco, como tem sido habitual, não tendo qualquer minuto sob ordens do selecionador, Emerse Faé. A gestão do defesa gera controvérsia.


“Sr. selecionador, tem algum problema com o Ousmane? Se não precisa dele, não o chame”, disse, citado pelo jornal Record, Amza Gamal, presidente do Olympic Sport Abobo, primeiro clube de Diomande. O dirigente mostra revolta pelo facto de Faé ignorar o craque de Rúben Amorim.


A situação começou durante a última edição do CAN (Campeonato Africano de Nações). Jean-Louis Gasset foi despedido do cargo se selecionador costa-marfinense nas rondas inaugurais da prova. O antigo futebolista assumiu o comando técnico e o central do Sporting não mais voltou a jogar.


Na presente temporada, Ousmane Diomande - atualmente avaliado em 40 milhões de euros - marcou presença em cinco partias: quatro na Liga Portugal Betclic e uma na Supertaça. O jovem de 26 anos não soma, para já, qualquer golo ou assistência, nos 381 minutos disputados.

O central costa-marfinense chegou a Alvalade em janeiro de 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra), a troco de 7,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos, mais 5 por objetivos, sendo que os dinamarqueses têm 20% de uma futura mais-valia.



Futebol

MILHÕES DE EUROS DE LUCRO! VARANDAS ANUNCIA RELATÓRIO & CONTAS DO SPORTING COM NÚMEROS AVASSALADORES

Valores atingidos pelo Clube de Alvalade durante o período em avaliação são os melhores alguma vez registados

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

A SAD do Sporting, liderada por Frederico Varandas, apresentou esta quarta-feira, dia 21 de fevereiro, o Relatório & Contas referente ao primeiro semestre desta temporada, revelando um lucro de 58,3 milhões de euros, o melhor resultado semestral de sempre do Clube. Segundo a os verdes e brancos, este valor representa um acréscimo de 10,8 milhões em relação ao mesmo período do ano anterior.


No comunicado enviado à CMVM, a SAD dos leões destaca, ainda , um volume de negócios recorde de 178,1 milhões de euros, que se deve, de acordo com a os responsáveis leoninos, a uma "boa performance operacional e rendimentos de transações de jogadores, mesmo num ano sem as receitas da Liga dos Campeões".


O Relatório destacou as transações de jogadores realizadas durante o período, que totalizaram 122,8 milhões de euros, com nomes como Manuel Ugarte,  Pedro Porro, Youssef Chermiti e Tiago Tomás. O valor de mercado do plantel leonino atingiu os 120,1 milhões de euros nesta época, devido às "compras efetuadas no final da época 2022/23 e do mercado de transferências de 2023/24".


Entre as contratações mencionadas estão Viktor Gyökeres (20 milhões de euros fixos, mais 4 milhões em objetivos), Morten Hjulmand (18 milhões de euros fixos, mais 3 milhões em objetivos) e Iván Fresneda (9 milhões de euros fixos, mais 2 M€ em objetivos), todas realizadas no último mercado de verão.

No que diz respeito ao merchandising, a SAD leonina também teve um desempenho notável, com uma receita de 9,2 milhões de euros apenas neste primeiro semestre de 2023/24, igualando o total da época anterior. Este resultado representa o dobro do alcançado no mesmo período da temporada passada, impulsionado em parte pelas vendas do terceiro equipamento, feito em parceria com Cristiano Ronaldo.


Por último, a Sporting SAD salientou ainda no mesmo comunicado, a importância da reestruturação financeira e da gestão da dívida, que permitiu ao Clube adquirir a maioria dos VMOCs, passando a deter 88% da sociedade leonina.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Imprensa garante! Jogador sem minutos esta época será titular no Arouca - Sporting
Futebol

Imprensa garante! Jogador sem minutos esta época será titular no Arouca - Sporting

 

Icon Comentário0
"Uma pechincha": Ingleses deliram com cláusula de craque do Sporting
Futebol

"Uma pechincha": Ingleses deliram com cláusula de craque do Sporting

 

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Sporting quer assinar com central que venceu duas Champions e jogou com Haaland
Futebol

Exclusivo Leonino - Sporting quer assinar com central que venceu duas Champions e jogou com Haaland

 

Icon Comentário0