Modalidades
Sporting 'despacha' gigante europeu e já pensa na próxima fase da Liga dos Campeões
30 Out 2025 | 17:28
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
                                        22 Mar 2020 | 11:23 |
Gonçalo Portugal, guarda-redes da equipa principal de futsal do Sporting CP, concedeu uma entrevista ao Jornal Sporting na qual falou um pouco sobre tudo. A eliminação da Liga dos Campeões, a competição com Guitta, a paragem das competições devido ao Covid-19, entre muitas outras coisas.
Começando pela atualidade, Gonçalo Portugal contou como foi disputar um dérbi sem público nas bancadas: “Foi estranho em alguns momentos, por exemplo na altura dos festejos, mas, sinceramente, não senti muita diferença porque estava muito focado no jogo. Talvez também porque, devido a todo o contexto, já sabia que ia ser assim. A grande diferença foi o facto de nos ouvirmos perfeitamente uns aos outros dentro da quadra”. Apesar disso, o guardião leonino confessou que “o facto de estarmos sozinhos acho que fez com que estivéssemos ainda mais unidos como equipa. Ainda assim, claro, é sempre melhor jogar com casa cheia, e nos dérbis estamos habituados a isso, mas neste momento a preocupação é outra”.
Relativamente á situação atual, ou seja, a pausa nas competições devido ao coronavírus, Gonçalo Portugal disse que os jogadores ainda se estão a habituar, mas têm tentado seguir o plano físico traçado pelo Sporting CP: “É uma novidade para todos, passaram poucos dias e ainda nos estamos a habituar, mas o Sporting CP deu-nos um plano de trabalho diário para mantermos a forma física e não só”. Sobre o plano de trabalho indicado pelo Clube, Gonçalo Portugal referiu que passa muito por “trabalho muscular e de força para mantermos o nível cardiovascular correto e para ver se o corpo não se habitua ao descanso. É importante descansar, mas, como atletas de alta competição, temos de manter o nosso corpo ativo”. Todavia, e apesar da situação não ser positiva, o jogador leonino confessou que tem aproveitado esta pausa para “estar com a família e descansar. Sabemos que tem de ser assim e não sabemos até quando, mas agora é necessário e, por isso, obviamente, cumpro. Se todos cumprirmos, em breve, poderemos voltar à normalidade”.
Por fim, quanto à competição com os outros guarda-redes do plantel principal – Guitta e Bernardo Paçó – Gonçalo Portugal não tem dúvidas de que “a concorrência é grande, mas sei o meu valor e trabalhar com um dos melhores guarda-redes do mundo ajuda-me imenso”. O guardião verde e branco confessa dá o máximo nos treinos para ter oportunidade de defender as redes leoninas: “Quando tenho oportunidade, tento aproveitar e penso que tenho vindo a demonstrar isso mesmo. Felizmente, ganhei a confiança do Nuno, mas tenho de continuar a dar o meu melhor para continuar a ser aposta. Já joguei mais do que na temporada passada, por isso tem sido uma boa época para mim”.
Sobre a prestação da equipa, Gonçalo Portugal considera que, apesar de tudo, tem sido positiva: “Em termos de equipa, o saldo também é positivo, apesar dos percalços. Não foi fácil digerir a eliminação da Liga dos Campeões, mas os últimos jogos têm demonstrado que estamos vivos e a lutar pelo que é nosso. Estamos em primeiro no Campeonato Nacional e nas meias-finais da Taça de Portugal e queremos conquistar esses troféus”.
Gonçalo Portugal está no Sporting CP desde 2007. Desde então, para lá do percurso nas camadas jovens, envergou o leão rampante em 125 ocasiões, tendo marcado, inclusive, três golos. Na presente temporada, o guarda-redes de 29 anos já leva 22 jogos e dois golos marcados.
Guardião internacional brasileiro dos verdes e brancos termina contrato no final da presente temporada e tem perdido espaço nas escolhas de Nuno Dias
                                03 Nov 2025 | 12:11 |
Henrique Rafagnin não tem tido vida fácil no futsal do Sporting, tendo caído nas escolhas de Nuno Dias. Neste Exclusivo Leonino, o nosso Jornal revela que o guardião internacional pelo Brasil não deverá continuar no Clube de Alvalade para lá do final do contrato, que termina esta temporada.
Henrique Rafagnin chegou ao Sporting para substituir Guitta, na temporada 2023/24, assumindo a titularidade. No entanto, o desempenho do ex-Jaén levantou algumas questões, tendo em conta que os leões tinham, nos últimos largos anos, o melhor guarda-redes do mundo.
Ainda durante a época passada, Henrique Rafagnin perdeu lugar para Bernardo Paçó. O brasileiro também sofreu uma lesão que o impossibilitou de jogar, mas, mesmo totalmente recuperado, o 'camisola 16' vem sendo a escolha principal de Nuno Dias.
Assim sendo e visto que Henrique Rafagnin ocupa uma vaga de jogador Não Formado Localmente - NFL - na ficha de jogo, o Sporting poderá deixar sair o guardião, de modo a reforçar outras posições mais adiantadas do terreno, com atletas estrangeiros.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Henrique Rafagnin leva cinco jogos, tendo marcado um golo, diante do Novo Vrijeme, na Liga dos Campeões. No total, desde que chegou ao Pavilhão João Rocha, o guarda-redes fez 76 jogos e ajudou a conquistar um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga.
Responsáveis verdes e brancos estão a avaliar situação do jogador, uma vez que espaço na equipa ficou reduzido nos últimos tempos
                                03 Nov 2025 | 03:00 |
Henrique Rafagnin pode deixar o Sporting no final da temporada. Tal como revela o nosso Jornal neste Exclusivo Leonino, o 'camisola 92' da equipa de futsal dos verdes e brancos poderá estar a cumprir a última época no plantel de Nuno Dias.
Henrique chegou ao Sporting para substituir Guitta, na temporada 2023/24, assumindo a titularidade. No entanto, o desempenho do ex-Jaén levantou algumas questões, tendo em conta que os leões tinham, nos últimos largos anos, o melhor guarda-redes do mundo.
Ainda durante a época passada, Henrique perdeu lugar para Bernardo Paçó. O brasileiro também sofreu uma lesão que o impossibilitou de jogar, mas, mesmo totalmente recuperado, o 'camisola 16' vem sendo a escolha principal de Nuno Dias.
Assim sendo e visto que Henrique ocupa uma vaga de jogador Não Formado Localmente - NFL - na ficha de jogo, o Sporting poderá deixar sair o guardião, de modo a reforçar outras posições mais adiantadas do terreno, com atletas estrangeiros.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Henrique Rafagnin leva cinco jogos, tendo marcado um golo, diante do Novo Vrijeme, na Liga dos Campeões. No total, desde que chegou ao Pavilhão João Rocha, o guarda-redes fez 76 jogos e ajudou a conquistar um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga.
Clube de Alvalade disputou o terceiro, e derradeiro jogo da fase de grupos da competição continental, e voltou a vencer, tal como já tinha feito por duas vezes
                                01 Nov 2025 | 20:38 |
A equipa de futsal do Sporting venceu frente ao Novo Vrijeme (4-0), este sábado, dia 1 de novembro, em jogo da terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Num duelo disputado na Croácia, os leões deram seguimento à vitória frente ao Kairat Almaty, e garantiram o primeiro lugar do seu grupo na prova continental.
O jogo começou da melhor forma para o Sporting. Os leões viram o guardião Henrique inaugurar o marcador logo à passagem do segundo minuto do encontro. Depois disso, Allan Guilherme, aos 13', e Bruno Pinto, aos 15', dilataram a vantagem verde e branca para 3-0. O encontro chegou ao intervalo com esse resultado no marcador.
A etapa complementar foi de gestão para o Sporting, que estava prestes a completar a fase de grupos da Liga dos Campeões apenas com vitórias. Alex Merlim ainda marcou mais um golo para os leões, aos 31', para fechar o resultado final em 4-0.
Com esta vitória – a oitava em nove jogos nesta temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias somam o terceiro triunfo em três jogos nesta edição da Liga dos Campeões, e garantem a passagem à próxima fase da competição, no primeiro lugar do seu grupo.
O emblema verde e branco vira, agora, atenções para o campeonato nacional de futsal. O Clube de Alvalade vai defrontar o Fundão. O encontro diante da turma orientada por Nuno Couto está marcado para a próxima quarta-feira, dia 5 de novembro, às 20h15, no Pavilhão João Rocha.
                        
                        Sporting 'despacha' gigante europeu e já pensa na próxima fase da Liga dos Campeões
30 Out 2025 | 17:28
                        
                        Sporting 'espeta' goleada das antigas na estreia na Liga dos Campeões
29 Out 2025 | 17:30
                        
                        UEFA Futsal Champions League | Sporting - Prishtina (Jornada 1) ao minuto
29 Out 2025 | 15:44