
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O futebol é feito de paixão e poucos clubes têm adeptos tão fiéis como os do Sporting. No Dia dos Namorados, recordamos aqueles que mais vezes entraram em campo com a Listada verde e branca, tornando-se ídolos eternos. Eis os 10 nomes que marcaram a história do Clube de Alvalade, desde Manuel Fernandes até Sebastián Coates:
1. Hilário (474 jogos)
O lateral esquerdo Hilário foi um dos grandes símbolos do Sporting entre as décadas de 1950 e 1970. Com 474 jogos, destacou-se pela regularidade e pela garra em campo, sendo peça-chave nas conquistas nacionais e internacionais do clube, nomeadamente uma Taça das Taças (1963/64) e três Campeonatos Nacionais (1961/62, 1965/66, 1969/70)
2. Vítor Damas (444 jogos)
Considerado um dos melhores guarda-redes portugueses de sempre, Vítor Damas brilhou na baliza do Sporting durante duas passagens pelo Clube de Alvalade. Foi uma figura mítica e deixou uma marca inesquecível, conquistando seis títulos pelos verdes e brancos (dois Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira).
3. Manuel Fernandes (433 jogos)
O eterno capitão leonino é um dos maiores símbolos da história do Sporting. Conhecido pela sua veia goleadora e liderança em campo, marcou 258 golos pelo Clube e foi fundamental em várias conquistas (oito títulos pelos leões). Morreu em 2024, mas ficará, para sempre, na memória dos adeptos verdes e brancos.
4. João Azevedo (408 jogos)
Ícone dos anos 30 e 40, João Azevedo foi um dos melhores guarda-redes da história do Sporting. A sua segurança entre os postes ajudou os leões a dominarem o futebol português durante duas décadas. Ficou conhecido como o Violino das Balizas e conquistou 14 títulos (!) pelo Clube de Alvalade.
5. Oceano (401 jogos)
Médio combativo e líder nato, Oceano jogou mais de 400 vezes pelo Sporting. O seu espírito de luta e dedicação fizeram dele um dos jogadores mais respeitados pelos adeptos. Com a Listada verde e branca, o agora treinador - que chegou a orientar os leões - marcou 47 golos e conquistou três títulos.
6. Sebastián Coates (369 jogos)
O central uruguaio foi o último jogador desta lista a deixar os leões. Coates tornou-se um símbolo de compromisso e liderança no Sporting. Capitão de 2018 a 2024, foi peça-chave na conquista do título de campeão nacional em 2020/21, acabando a época como melhor jogador da Liga. Além disso, foi fundamental nas vitórias na Taça da Liga, na Supertaça e do último Campeonato Nacional em 2023/2024, destacando-se pela solidez defensiva e pelos golos decisivos.
7. Manuel Marques (351 jogos)
Menos recordado do que outros nomes desta lista, Manuel Marques foi um dos pilares defensivos do Sporting nos anos 40 e 50, conquistando o respeito dos Sportinguistas. Fez parte da mítica equipa dos Cinco Violinos, garantindo a segurança defensiva que permitiu ao Clube dominar o futebol português nessa época. Com seis campeonatos nacionais conquistados, deixou uma marca profunda na história leonina.
8. José Carlos (352 jogos)
Versátil e talentoso, José Carlos foi um jogador fundamental entre as décadas de 60 e 70. Tanto podia atuar como defesa-central ou lateral-direito, garantindo sempre qualidade e segurança à defesa do Sporting. Foi capitão da equipa e conquistou três campeonatos nacionais, tornando-se uma referência de lealdade e entrega. Participou também na histórica caminhada do Sporting até às meias-finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1973/74.
9. Anderson Polga (342 jogos)
O primeiro campeão do mundo a jogar em Portugal chegou ao Sporting em 2003, após vencer o Mundial pela seleção brasileira. Durante quase uma década, Polga foi um dos pilares da defesa leonina, destacando-se pela sua capacidade de antecipação e jogo aéreo. Venceu duas Taças de Portugal e duas Supertaças, tornando-se um dos estrangeiros mais marcantes da história do clube.
10. Pedro Barbosa (339 jogos)
Com classe e inteligência acima da média, Pedro Barbosa foi um dos jogadores mais talentosos a vestir a camisola leonina. A sua visão de jogo e capacidade de decisão faziam dele um verdadeiro maestro em campo. Capitão do Sporting durante várias épocas, conquistou dois campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e três Supertaças. Foi, também, um dos líderes da equipa que chegou à final da Taça UEFA em 2004/05.
Médio internacional sub-20 pelo Brasil renovou contrato no início do ano e está ligado ao timão até dezembro de 2029, com cláusula milionária
|
Breno Bidon, médio do Corinthians, está referenciado pelo Sporting. O timão está aberto a vender o médio, embora tivesse decidido no início da temporada que o internacional sub-20 do Brasil seria um dos indispensáveis. Agora, a direção pede 15 milhões de euros.
Além do Sporting, também o Benfica tem Breno Bidon bem referenciado. Fora de Portugal, Arsenal e Brighton chegaram a fazer propostas pelo futebolista, que também é altamente cotado nos campeonatos italiano e alemão, podendo valer bom encaixe ao Corinthians.
A possível venda de Breno Bidon servirá para equilibrar as contas do Corinthians, que já decidiu manter os três principais ativos do plantel. Rodrigo Garro, Memphis Depay e Yuri Alberto - cobiçado pelo Sporting - não devem deixar a Neo Química Arena.
Vale recordar que, no início de 2025, Breno Bidon renovou contrato com o Corinthians. O novo vínculo do médio é válido até dezembro de 2029 e ficou blindado com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros para clubes estrangeiros e cerca de 58M para emblemas brasileiros.
No ano civil de 2025, com a camisola do Corinthians, Breno Bidon - atualmente avaliado em 12 milhões de euros - disputou 26 partidas. Durante os 1.592 minutos em que foi utilizado, o médio brasileiro de 20 anos marcou um golo e fez uma assistência para os companheiros.
Antiga estrela do futebol francês acredita o ponta-de-lança sueco dos leões pode não ser o melhor encaixe e deixa sugestão de jogador
|
William Gallas acredita que Viktor Gyokeres pode não ser o jogador mais indicado para o Arsenal. Não é a primeira vez que a antiga estrela do futebol francês, que teve passagem pelos gunners, fala negativamente do avançado dos leões, aproveitando também para deixar outra sugestão para a frente de ataque da sua antiga equipa.
William Gallas: "Gyokeres? Arsenal precisa de vencer a Premier League"
William Gallas abordou a possível transferência do sueco do goleador do Sporting para o emblema londrino, falando de outros possíveis alvos para a linha mais avançada de Mikel Arteta: “Osimhen é um avançado de topo, mas vejo-o a chocar com Arteta. Gyokeres encaixaria melhor, mas o Arsenal precisa de vencer a Premier League”.
“Para isso, precisa de contratar Alexander Isak. Isak é perfeito para o Arsenal, é o avançado que garante a melhor hipótese de vencer o título”, acrescentou William Gallas, fazendo referência ao companheiro de Gyokeres na seleção da Suécia.
Vale a pena recordar que esta não é a primeira vez que o antigo defesa internacional pela seleção gaulesa não se mostra convencido pelas exibições de Viktor Gyokeres: “Pode adaptar-se à Premier League? Essa é a grande questão. Tem 26 anos, não sei se pode ser um dos grandes pontas de lança da Europa”, disse, recentemente.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Partida válida para a terceira jornada do Mundial de Clubes viu substituições do ex-treinador do Sporting darem frutos na segunda parte
|
O Inter Miami - Palmeiras terminou 2-2. O empate permitiu que ambas as formações garantissem apuramento para os oitavos-de-final do Mundial de Clubes, visto que o Porto e Al Ahly também dividiram pontos (4-4). Desta forma, as equipas de Abel Ferreira e Lionel Messi continuam em prova.
O duelo começou favorável aos norte-americanos, com Tadeo Allende a abrir o marcador aos 16 minutos. O Palmeiras ainda dispôs de algumas oportunidades para faturar, mas os comandados de Abel Ferreira não conseguiram visar a baliza de Óscar Ustari.
O segundo tempo começou com Abel Ferreira a tentar dar alento à equipa. Maurício e Paulinho entraram para os lugares de Raphael Veiga e Facundo Torres. O Palmeiras foi continuando por cima do Inter Miami, mas viria a sofrer novamente.
Num lance de pura magia, Luis Suárez ultrapassou vários jogadores do verdão e atirou a contar para o 2-0. O resultado era pesado e não espelhava o que vinha a ser produzido pelas equipas. Foi então que as substituições de Abel Ferreira deram resultado, com Paulinho (80') e Maurício (87') a igualarem o placard.
Com o grupo B definido, já são conhecidos os adversários para a próxima ronda. O Palmeiras de Abel Ferreira vai enfrentar o Botafogo, no próximo dia 28 de julho, enquanto o Inter Miami, de Lionel Messi, encontra o PSG do ex Sporting Nuno Mendes - que venceu os Seattle Sounders -, naquele será um reencontro entre o argentino e os franceses.