Futebol
Próximo reforço do Sporting elogia Richard Ríos: "É um grande jogador"
04 Jan 2026 | 11:10
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Fev 2025 | 12:14 |
O futebol é feito de paixão e poucos clubes têm adeptos tão fiéis como os do Sporting. No Dia dos Namorados, recordamos aqueles que mais vezes entraram em campo com a Listada verde e branca, tornando-se ídolos eternos. Eis os 10 nomes que marcaram a história do Clube de Alvalade, desde Manuel Fernandes até Sebastián Coates:
1. Hilário (474 jogos)
O lateral esquerdo Hilário foi um dos grandes símbolos do Sporting entre as décadas de 1950 e 1970. Com 474 jogos, destacou-se pela regularidade e pela garra em campo, sendo peça-chave nas conquistas nacionais e internacionais do clube, nomeadamente uma Taça das Taças (1963/64) e três Campeonatos Nacionais (1961/62, 1965/66, 1969/70)
2. Vítor Damas (444 jogos)
Considerado um dos melhores guarda-redes portugueses de sempre, Vítor Damas brilhou na baliza do Sporting durante duas passagens pelo Clube de Alvalade. Foi uma figura mítica e deixou uma marca inesquecível, conquistando seis títulos pelos verdes e brancos (dois Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira).
3. Manuel Fernandes (433 jogos)
O eterno capitão leonino é um dos maiores símbolos da história do Sporting. Conhecido pela sua veia goleadora e liderança em campo, marcou 258 golos pelo Clube e foi fundamental em várias conquistas (oito títulos pelos leões). Morreu em 2024, mas ficará, para sempre, na memória dos adeptos verdes e brancos.
4. João Azevedo (408 jogos)
Ícone dos anos 30 e 40, João Azevedo foi um dos melhores guarda-redes da história do Sporting. A sua segurança entre os postes ajudou os leões a dominarem o futebol português durante duas décadas. Ficou conhecido como o Violino das Balizas e conquistou 14 títulos (!) pelo Clube de Alvalade.
5. Oceano (401 jogos)
Médio combativo e líder nato, Oceano jogou mais de 400 vezes pelo Sporting. O seu espírito de luta e dedicação fizeram dele um dos jogadores mais respeitados pelos adeptos. Com a Listada verde e branca, o agora treinador - que chegou a orientar os leões - marcou 47 golos e conquistou três títulos.
6. Sebastián Coates (369 jogos)
O central uruguaio foi o último jogador desta lista a deixar os leões. Coates tornou-se um símbolo de compromisso e liderança no Sporting. Capitão de 2018 a 2024, foi peça-chave na conquista do título de campeão nacional em 2020/21, acabando a época como melhor jogador da Liga. Além disso, foi fundamental nas vitórias na Taça da Liga, na Supertaça e do último Campeonato Nacional em 2023/2024, destacando-se pela solidez defensiva e pelos golos decisivos.
7. Manuel Marques (351 jogos)
Menos recordado do que outros nomes desta lista, Manuel Marques foi um dos pilares defensivos do Sporting nos anos 40 e 50, conquistando o respeito dos Sportinguistas. Fez parte da mítica equipa dos Cinco Violinos, garantindo a segurança defensiva que permitiu ao Clube dominar o futebol português nessa época. Com seis campeonatos nacionais conquistados, deixou uma marca profunda na história leonina.
8. José Carlos (352 jogos)
Versátil e talentoso, José Carlos foi um jogador fundamental entre as décadas de 60 e 70. Tanto podia atuar como defesa-central ou lateral-direito, garantindo sempre qualidade e segurança à defesa do Sporting. Foi capitão da equipa e conquistou três campeonatos nacionais, tornando-se uma referência de lealdade e entrega. Participou também na histórica caminhada do Sporting até às meias-finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1973/74.
9. Anderson Polga (342 jogos)
O primeiro campeão do mundo a jogar em Portugal chegou ao Sporting em 2003, após vencer o Mundial pela seleção brasileira. Durante quase uma década, Polga foi um dos pilares da defesa leonina, destacando-se pela sua capacidade de antecipação e jogo aéreo. Venceu duas Taças de Portugal e duas Supertaças, tornando-se um dos estrangeiros mais marcantes da história do clube.
10. Pedro Barbosa (339 jogos)
Com classe e inteligência acima da média, Pedro Barbosa foi um dos jogadores mais talentosos a vestir a camisola leonina. A sua visão de jogo e capacidade de decisão faziam dele um verdadeiro maestro em campo. Capitão do Sporting durante várias épocas, conquistou dois campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e três Supertaças. Foi, também, um dos líderes da equipa que chegou à final da Taça UEFA em 2004/05.
Clube de Alvalade voltou a somar novo desaire e cai para o terceiro lugar da tabela classificativa; Leões averbaram terceiro deslize consecutivo
04 Jan 2026 | 13:01 |
A equipa B do Sporting perdeu (2-1) frente ao Académico de Viseu, este domingo, dia 4 de janeiro, em partida a contar para a 17.ª jornada da Liga 2. Os verdes e brancos voltaram a ser derrotados, depois de também terem perdido no encontro da última ronda diante do Benfica. A boa notícia foi o regresso aos relvados de Daniel Bragança, quase um ano depois.
Numa partida disputada no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, foram os leões a entrar melhor. Aos 8', após combinação entre Manuel Mendonça e Rafael Nel, a bola sobrou para Paulo Cardoso que, em grande velocidade, recebeu de forma orientada e finalizou de pé direito para o 1-0. O golo dos visitantes apareceu aos 14'. David Moreira fez um mau passe, a bola sobrou para André Clóvis, que à meia volta rematou para defesa de Diego Callai e, na recarga, Cihan Kahraman atirou para o empate.
Na segunda parte, destaque para o minuto 62, marcado pela entrada de Daniel Bragança para o lugar de Manuel Mendonça, tendo sido muito aplaudido por parte das bancadas. Apesar da entrada em campo, foi o Académico de Viseu a marcar. Aos 70', João Guilherme apareceu ao segundo poste para finalizar um cruzamento rasteiro de Messeguem, mas ficam muitas dúvidas em relação a um toque com a mão do jogador que faz a assistência.
Com esta derrota – a quinta em 16 jogos na presente temporada – os comandados de João Gião estão no terceiro lugar da tabela classificativa, com 29 pontos, os mesmos do Académico de Viseu. Em primeiro está o Marítimo, com 33 pontos. A próxima partida está marcada para domingo, dia 11 de janeiro, frente ao Porto B, às 15h30, no Estádio Luís Filipe Menezes, em Vila Nova de Gaia.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco na partida foi composto por: Diego Callai (Guarda-redes), José Silva, Rafael Mota, Lucas Taibo, David Moreira, Eduardo Felicíssimo, Kauã Oliveira, Manuel Mendonça, Mauro Couto, Paulo Cardoso e Rafael Nel.
Leões acreditam no potencial do jogador, mas existe uma distância significativa entre valor pedido e aquilo que Clube de Alvalade está disposto a pagar
04 Jan 2026 | 11:54 |
O Sporting está ativo no mercado de inverno a tentar reforçar o ataque e tem colocado os olhos em Souleymane Faye, extremo de 22 anos que representa atualmente o Granada, clube espanhol da Segunda Divisão. O jogador tem-se destacado na equipa andaluza.
Nas últimas semanas, Bernardo Palmeiro tem mantido contactos na tentativa de aproximar posições, mas as negociações têm esbarrado nos valores pedidos pelo clube espanhol. Enquanto o Granada exige cerca de 10 milhões de euros pela transferência do senegalês, o Sporting não tem intenção de ir muito além dos 5,5.
Apesar disso, o emblema verde e branco não pretende inflacionar demasiado a operação, sobretudo num mercado de inverno em que já assegurou a contratação de Luís Guilherme para a frente ofensiva, numa negociação com o West Ham que poderá chegar aos 17 milhões de euros.
A possível chegada do driblador a Alvalade está, por isso, dependente de um entendimento entre clubes. O Sporting acredita no potencial do extremo, mas, neste momento, há uma distância significativa entre o que os espanhóis pedem e aquilo que os leões estão dispostos a pagar, deixando o futuro da transferência em aberto.
Na presente temporada, Souleymane Faye — avaliado em 1,5 milhões de euros — já conta com 20 partidas oficiais com a camisola do Granada: 18 na segunda divisão espanhola e dois na Taça do Rey. Nos 1.574 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou dois golos e seis assistências.
Italianos do Lecce já definiram preço do passe do jogador de 21 anos que contratou em janeiro do ano passado ao Estrela da Amadora
04 Jan 2026 | 11:35 |
O Sporting tem Tiago Gabriel bem referenciado, mas a operação promete ser tudo menos simples. O jovem defesa central, que atua no Lecce, da Serie A, tem vindo a despertar a atenção de vários emblemas europeus, fruto das boas exibições que tem realizado no campeonato italiano.
Tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo (Saiba mais AQUI), os leões seguem o jogador há vários meses e valorizam o seu perfil físico, maturidade competitiva e margem de progressão. A SAD verde e branca vê no internacional sub-21 português uma opção válida.
No entanto, o Clube de Alvalade enfrenta concorrência de peso. Segundo o 'Footmercato', Bayern Munique e Barcelona também estão atentos à evolução do defesa, sendo que, no caso dos catalães, o próprio Hansi Flick está atento ao atleta como solução futura para o setor defensivo.
O emblema transalpino já definiu o preço do passe do jogador de 21 anos que contratou em janeiro do ano passado ao Estrela da Amadora por 1,25M. O atual 16.º classificado da Serie A só deixará sair o futebolista por 25 milhões de euros, tendo já rejeitado uma oferta de 18M do West Ham.
Na presente temporada desportiva, Tiago Gabriel - avaliado em 15 milhões de euros - conta com 19 partidas oficiais com a camisola do Lecce: 17 na Serie A e duas na Taça de Itália. Nos 1.631 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador apontou um golo.
Próximo reforço do Sporting elogia Richard Ríos: "É um grande jogador"
04 Jan 2026 | 11:10
Emprestado pelo Sporting marca ao AVS SAD e adeptos pedem o seu regresso (Vídeo)
04 Jan 2026 | 10:48
Lesionado do Sporting regressa 15 jogos depois e dá algum alívio a Rui Borges
04 Jan 2026 | 10:26