
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
José Alexandre Baptista, nascido a 17 de fevereiro de 1941 no Barreiro, foi um dos maiores defesas da história do futebol português. Morreu no dia 3 de março de 2024, aos 83 anos, deixando um legado marcante no Sporting e na Seleção Nacional.
Produto das camadas jovens do Sporting, Alexandre Baptista estreou-se na equipa principal do clube em 1961, com apenas 20 anos. A sua qualidade, técnica e liderança no setor defensivo rapidamente o tornaram num dos jogadores mais importantes do plantel leonino. Com o Sporting, conquistou títulos como a Taça dos Clubes Vencedores de Taças (1964) e dois campeonatos nacionais
Baptista também teve uma carreira notável na Seleção Nacional, onde fez 11 jogos. A sua estreia aconteceu em 1964, na Taça das Nações, frente à Inglaterra. Contudo, foi no Mundial de 1966 que o seu nome ficou gravado na história do futebol português. Como parte da defesa titular de Portugal, foi peça essencial na brilhante campanha que levou o país até o terceiro lugar, jogando em cinco dos seis jogos da competição.
Além do futebol, Baptista foi um desportista versátil, destacando-se em várias modalidades, como ténis, basquetebol e ténis de mesa. Inclusive, foi campeão em algumas delas. Enquanto jogava futebol, também concluiu o curso de Economia, mostrando uma impressionante capacidade de conciliar a sua vida desportiva com os estudos, algo pouco comum entre os atletas da sua geração.
A carreira de Baptista como futebolista terminou cedo, aos 30 anos, após o cumprimento do serviço militar, em África. Antes de pendurar as botas, conquistou ainda mais títulos, incluindo uma Taça de Portugal com o Sporting. Após a sua reforma, manteve-se ligado ao clube, ocupando cargos de liderança. Foi vice-presidente durante a última direção de João Rocha e membro do Conselho Fiscal do clube, contribuindo para o seu crescimento institucional. Pertence, ainda, à Comissão de Honra do Primeiro Centenário do Sporting.
José Alexandre Baptista será sempre lembrado não só pela sua competência em campo, mas também pela sua postura exemplar e carácter fora dele. Em 2010, foi distinguido com o Prémio Stromp, na categoria Saudade, um reconhecimento merecido pela sua contribuição ao Sporting e ao futebol português. O seu falecimento a 3 de março de 2024 representou uma grande perda para o desporto, com o Presidente dos leões, Frederico Varandas, a fazer questão de prestar homenagem ao antigo jogador
Extremo internacional português foi o mais recente convidado da rubrica "Um dia com...", onde falou da convivência com os colegas de balneário
|
Francisco Trincão foi o protagonista de mais um episódio de "Um dia com...". O jogador do Sporting abordou a sua rotina diária em Alvalade, nomeadamente a relação com os colegas. O pupilo de Rui Borges diz ser o segundo melhor jogador do Mundo a seguir ao pai e que Viktor Gyokeres (que pode sair no verão) é o jogador que demora mais tempo a arranjar o cabelo.
No que diz respeito à rotina diária, o atleta diz ser o "segundo melhor do Mundo", já que, na sua ótica, o "primeiro é o pai" - admitiu que chega bem cedo à Academia em dias de trabalho e tem logo hábitos definidos. "De manhã, chego à Academia, como o pequeno almoço, peso-me e depois tenho o treino", referiu.
O internacional português de 25 anos destaca ainda como é o ambiente no Clube de Alvalade e fez uma confissão sobre Eduardo Quaresma: "O pior vizinho no balneário é o Eduardo Quaresma. Depois do treino, tem sempre todas as coisas espalhadas", assegura.
Francisco Trincão fez ainda uma comparação particular e diz que Viktor Gyokeres é o atleta que demora mais tempo a arranjar o cabelo. "O Viktor [Gyökeres] é o que demora mais a arranjar o cabelo. Eu toco mais no cabelo, mas o Viktor demora mais tempo e retoca mais, porque mete gel mais vezes", completou Francisco Trincão.
Em 2024/25, Francisco Trincão – avaliado em 27 milhões de euros – já leva nove golos e 11 assistências em 38 encontros na conta pessoal. O extremo dos verdes e brancos é, de momento, o futebolista mais utilizado de todo o plantel, tendo cumprido 3.290 minutos
Futebolista que esteve na lista de possíveis alvos do emblema verde e branco esteve nas imediações do reduto da turma encarnada
|
Al Musrati, antigo alvo do Sporting e atual futebolista do Mónaco, foi expulso no jogo da primeira mão da turma francesa frente ao Benfica (1-0) e não vai poder jogar na segunda partida da eliminatória. No entanto, o médio de 28 anos foi visto, esta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, no estádio da Luz.
De recordar que, ao minuto 52, o jogador foi expulso com duplo cartão amarelo. O atleta pediu um cartão amarelo por falta de Álvaro Carreras, que já tinha um cartão, mas o árbitro decidiu punir o internacional líbio com a segunda cartolina e o consequente vermelho
A turma de Adi Hutter divulgou os 21 jogadores disponíveis para a segunda mão do 'play-off' de acesso aos oitavos de final da UEFA Champions League. A nota de destaque vai para o regresso de Wilfried Singo aos convocados do Mónaco, jogador que falhou o encontro no Stade Louis II.
A turma monegasca não treinou no palco do seu próximo jogo para a Champions League, mas pisaram apenas o relvado para cumprirem as obrigações da UEFA, isto antes da conferência de imprensa. Na primeira mão, as águias venceram por 1-0 e estão em vantagem.
Al Musrati foi durante muito tempo uma prioridade para o Sporting, na altura orientado por Ruben Amorim tentou mesmo levar o jogador para Alvalade, como confidenciou António Salvador, presidente do Braga, em declarações no passado mês de outubro (Recorde AQUI). Em janeiro de 2024, o futebolista assinou pelos turcos do Besiktas, mas no último defeso foi emprestado aos monegascos
Antigo jogador e treinador adjunto do Porto deixou palavras muito duras na direção do Clube de Alvalade a propósito da morte de Pinto da Costa
|
Rodolfo Reis foi uma das personalidades do universo do Porto que marcou presença na Igreja das Antas, onde decorreu o funeral de Pinto da Costa. O antigo jogador azul e branco não escondeu a mágoa perante o silêncio de Sporting e Benfica. O ex-jogador diz que os dois clubes "são estúpidos".
"É um momento que ninguém queria viver, nenhum portista. Sinto-me, na realidade, muito, muito, muito mal, muito triste. Não tenho muitas palavras", começou por dizer à porta da igreja da Antas. O agora comentador da CMTV não poupou, de seguida, nas críticas aos rivais.
"Acho que é uma falta muito grande para o Porto, para a cidade do Porto. E, na realidade, estou magoadíssimo com o Benfica e com o Sporting, porque não têm de respeitar, se não quisessem, o homem, tinham de respeitar a instituição. Não vou dizer mais, porque, se não, sou capaz de dizer muitas coisas aqui, que depois, mais tarde, fico arrependido", referiu.
No entanto, Rodolfo Reis acabou por exceder-se nas palavras proferidas e insultou os dois rivais do Porto: "Há quem já tenha dito que é uma pequeneza os clubes de Lisboa estarem calados? "O meu amigo disse tudo. Uma pequenez e não só. São muito estúpidos".
Também Paulo Futre, antigo jogador de Sporting e Porto, esteve no funeral de Pinto da Costa, esta manhã de segunda-feira, dia 17 de janeiro, visivelmente emocionado, e diz não entender o silêncio de leões e águias sobre a morte do ex-líder máximo dos dragões (Recorde AQUI).