
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Alexandre Baptista, antigo defesa do Sporting e da Seleção Nacional, morreu, este domingo aos 83 anos de idade. O ex-central, natural do Barreiro, representou o Clube de Alvalade durante 11 temporadas, tendo conquistado dois campeonatos, uma Taça de Portugal e uma Taça das Taças.
O emblema verde e branco já manifestou o seu pesar pelo falecimento do antigo futebolista e Sócio número 584-0, que chegou a vestir também a camisola da Seleção Nacional em 11 ocasiões, incluindo no Mundial de 1966 que se realizou em Inglaterra e onde Portugal conseguiu aquela que é ainda hoje a melhor classificação de sempre na prova (terceiro lugar após derrota nas meias com a Inglaterra).
Depois de ter feito a formação nos leões, Alexandre Baptista foi jogador da equipa principal do Sporting durante toda a década de 60 do século passado. Na equipa A dos verdes e brancos, o defesa realizou 163 jogos oficiais e conquistou vários títulos, entre os quais a icónica Taça das Taças. Retirou-se do futebol aos 30 anos, tendo chegado ainda a praticar ténis de mesa.
Ao mesmo tempo que se destacava nos relvados, Alexandre Baptista ficou também conhecido por ser um dos poucos jogadores da sua geração a nunca deixar os estudos para trás, concluindo o seu curso de Economia que iria seguir depois de terminar a carreira com apenas 30 anos, depois de ter sido cumprir serviço militar obrigatório para África.
O ex-leão voltou mais tarde aos verdes e brancos para ser vice-presidente da última direção de João Rocha, entre 1984 e1986, foi vogal do Conselho Fiscal e fez também parte da Comissão de Honra do Centenário do Sporting. Em 2010, foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Saudade.
Avançado dinamarquês dos leões esteve envolvido em momento de muita tensão no final da partida entre verdes e brancos e insulares
|
O Sporting entrou em campo no passado sábado, dia 12 de abril, para defrontar o conjunto do Santa Clara, em partida referente à 29ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram, nos Açores, por 1-0, numa partida que acabou marcada por momentos de muita tensão entre as duas equipas depois do apito final do árbitro da partida.
Muita confusão entre vários jogadores e elementos das equipas técnicas das duas equipas, que resultaram em Cláudio Pereira, juiz da partida, a mostrar quatro cartões vermelhos - dois para cada lado. Conrad Harder, do Sporting, e Rocha, do Santa Clara, foram os jogadores que viram os cartões, com os restantes a irem para outros membros dos emblemas.
Frederico Varandas e o Sporting já decidiram como vão agir em relação à situação. O Clube de Alvalade admite que pode recorrer da expulsão de Conrad Harder no final da partida contra o Santa Clara, mas tal não é certo que aconteça.
A SAD verde e branca quer, antes de tomar uma decisão final acerca do assunto, saber o que Cláudio Pereira irá escrever no relatório do árbitro para justificar a expulsão do dinamarquês, passo que os leões consideram importante antes de qualquer tomada de lado.
Só depois de perceberem os motivos invocados por Cláudio Pereira para dar ordem de expulsão a Conrad Harder é que será tomada a decisão em Alvalade. Até lá, o Sporting também espera para saber se o castigo ao jogador é só de um jogo - a cumprir no próximo desafio, frente ao Moreirense - ou se haverá partidas adicionais de suspensão para o jogador dos leões.
Extremo internacional por Portugal tem sido um dos grandes destaques da equipa, mas há preocupação com problema que trouxe dos Açores
|
Francisco Trincão tem sido um dos grandes destaques da temporada do Sporting. Manteve um rendimento de alto nível com cada um dos três treinadores que passaram em Alvalade esta época e nunca perdeu o estatuto de titular, que assumiu de novo na última partida com o Santa Clara. No entanto, trouxe dos Açores um problema que merece máxima atenção dos leões.
A situação aconteceu ainda na primeira parte da partida contra o conjunto insular. Francisco Trincão chocou de frente, com alguma violência, contra um jogador adversário, e rapidamente se começou a queixar do pulso, queixas essa que se estenderam durante algum tempo, obrigando a equipa médica a verificar a situação do jogador.
Voltou para campo, e na segunda parte veio a jogo com uma proteção à volta do pulso esquerdo. Esta terá sido uma medida preventiva tomada pela equipa médica do Sporting, para garantir que o jogador poderia competir sem agravar qualquer tipo de problema que se tivesse criado no choque com o jogador do Santa Clara.
Chegado a Portugal, o extremo do Sporting já foi reavaliado pelo departamento médico do Sporting. Parece existir motivo para desconforto, mas nada mais. Não passando, então, de uma mazela, Francisco Trincão está apto para a próxima parte dos leões, não sendo necessária, à partida, paragem para recuperação.
Rui Borges, e a equipa médica, continuarão, no entanto, atentos ao desenvolver da situação. Relembrar que o próximo encontro do Sporting está marcado para a próxima sexta feira, dia 18 de abril. Disputa-se em Alvalade, contra o Moreirense, e conta para a 30ª. jornada da Liga Portugal Betclic.
Presidente dos leões está muito agradado com o que tem visto nos últimos meses, e já se decidiu por avançar para a compra do valor total
|
Frederico Varandas prepara-se para um verão intenso em Alvalade, e vai tentando adiantar vários dossiers no que toca ao mercado de transferências. Um dos assuntos que ocupa o tempo do Presidente do Sporting é a questão de Geny Catamo, jogador que tem estado em destaque desde a chegada de Rui Borges ao Clube.
Segundo o jornal A Bola, Frederico Varandas já decidiu e o Sporting vai mesmo avançar para a compra do remanescente do passe do internacional moçambicano. Relembrar que, quando os leões contrataram Geny Catamo ao Amora, em 2019, ficaram detentores de apenas 25% do passe do extremo verde e branco.
Os restantes 75% do passe ficaram na mão do Amora - sendo que dessa percentagem, 85% pertence, na verdade, à academia de futebol que formou Geny Catamo em Moçambique: a Academia Black Bulls, onde o jogador nasceu para o desporto. O Sporting não está para meias medidas e pretende adquirir os 75% do passe que não detém neste momento.
Relembrar que Geny Catamo chegou a reunir algum interesse no mercado de verão, com o Sporting a receber propostas de vários milhões de euros. O jogador tinha o seu lugar no plantel verde e branco, mas com Ruben Amorim a sua importância não era tão grande como é com o novo treinador dos leões, Rui Borges.
No verão passado, chegaram mesmo, pelo menos, duas propostas concretas por Geny Catamo a Alvalade, segundo conta o jornal A Bola. Da Arábia Saudita, uma oferta de 15 milhões de euros, e outra de 12, por parte do Valência. Frederico Varandas recusou as duas e apontou para a fasquia dos 25 milhões de euros para iniciar qualquer tipo de conversa.