
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting entrou em campo, no passado domingo, dia 4 de maio, para defrontar a equipa do Gil Vicente, em encontro a contar para a 32ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Antes do apito inicial, houve homenagem do Clube de Alvalade a José Carlos, um dos grandes jogadores da história verde e branca.
José Carlos faleceu no passado dia 26 de abril, com 83 anos. Antigo jogador do Sporting, fez parte da equipa dos 'Magriços' que encantou o mundo, e assumiu-se como figura histórica do Clube de Alvalade, depois de vencer três campeonatos nacionais, quatro Taças de Portugal, e uma Taça das Taças de leão ao peito.
O Sporting fez questão de demonstrar o seu carinho por José Carlos, antes da partida frente ao Gil Vicente. Prévio ao apito inicial de Tiago Martins, cumpriu-se um minuto de silêncio em honra do antigo jogador, onde os adeptos corresponderam, com uma enorme salva de palmas, em homenagem à vida de José Carlos.
Relembrar que José Carlos fez parte da equipa principal do Sporting durante 12 anos, entre 1962 e 1974. Foi capitão de uma grande equipa dos leões, e internacional pela seleção nacional por 36 vezes, fazendo parte da equipa dos 'Magriços' que cumpriu uma tremenda campanha no campeonato do mundo de 1966.
Um último adeus a José Carlos, figura histórica do Clube de Alvalade, que conseguiu transcender o emblema que trazia ao peito, e tornar-se também um dos maiores nomes do futebol português, devido aos desempenhos na equipa das Quinas.
Presidente verde e branco esteve presente em Alvalade no encontro frente à formação de Barcelos, mas não lhe foi permitido descer ao relvado
|
O Sporting entrou em campo no passado domingo, dia 4 de maio, para defrontar a equipa do Gil Vicente, em encontro a contar para a 32ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os verdes e brancos venceram por 2-1, mas antes do encontro houve direito a uma homenagem, de todo o estádio de Alvalade, a Francisco Trincão.
O jogador cumpriu, recentemente, 150 jogos de leão ao peito. Como é habitual, foi homenageado perante os seus adeptos, no estádio de Alvalade, com a entrega de prendas por parte do Clube, e um breve discurso para os adeptos presentes no estádio.
No entanto, desta feita, houve um pormenor ligeiramente diferente. Em virtude do castigo do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, Frederico Varandas não pode descer ao relvado para ser ele a entregar as prendas a Francisco Trincão, como costuma acontecer habitualmente nos leões.
Sendo assim, antes do Sporting - Gil Vicente, foi Pedro Lencastre, vice-presidente do Sporting de Frederico Varandas, a assumir a responsabilidade, e a entregar a lembrança ao internacional pela seleção de Portugal.
Em relação a cerimónia durante o encontro, destaque também para a equipa de hóquei em patins do Sporting, que subiu ao relvado para mostrar a Taça de Portugal da modalidade, conquistada recentemente ao rival de Lisboa, o Benfica.
Reveja, aqui, o momento da homenagem:
Clube de Alvalade tem, na próxima jornada, o jogo mais importante da temporada, e não quis deixar nada ao acaso na sua preparação
|
O Sporting entrou em campo no passado domingo, dia 4 de maio, para defrontar a equipa do Gil Vicente, em encontro a contar para a 32ª jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 2-1, num jogo que ficou marcado por muita emoção, e gestão de várias frentes por parte dos responsáveis leoninos.
Começar por dizer que Morten Hjulmand começou o jogo no banco. O médio defensivo, capitão verde e branco, estava a um amarelo de ser suspenso para a partida seguinte, e Rui Borges não quis correr qualquer risco, deixando o importante jogador no banco de suplentes no início do encontro.
Com o Sporting a perder, foi preciso arriscar, e o treinador leonino colocou o dinamarquês em campo. A gestão não acabou aí: Morten Hjulmand parecia, claramente, empenhado em garantir que o árbitro não tinha hipótese de lhe mostrar qualquer cartão, evitando faltas ao máximo e comunicando sempre com o juiz da partida.
A aposta foi ganha: os leões deram a volta com Hjulmand em campo, mas nem por isso a proteção parou com o apito final. Logo depois do fim do jogo, o capitão leonino recolheu imediatamente à cabina, de modo a não poder fazer parte de qualquer confusão, ou algo do género, que pudesse justificar um cartão amarelo. O dinamarquês vai poder alinhar na luz, onde deverá regressar à titularidade.
Quem também foi protegido foi Matheus Reis. O lateral e central brasileiro estava em situação semelhante à de Morten Hjulmand, e só foi lançado por Rui Borges muito perto do final do encontro, já depois do Sporting ter conseguido a reviravolta.
Avançado sueco dos leões tem sido o grande destaque de uma época onde não para de marcar golos. Em branco ontem, recebeu novidades positivas
|
Viktor Gyokeres tem sido figura de destaque no Sporting esta temporada, com um registo de golos inacreditável. O avançado sueco ficou em branco no jogo contra o Gil Vicente, fruto de um esforço coletivo da equipa de Barcelos para anular o Viking de Alvalade. No entanto, nem tudo foram más notícias este fim de semana.
Com a época prestes a terminar, Viktor Gyokeres encontra-se como uma das figuras centrais numa corrida emocionante à bota de ouro, prémio entregue ao melhor marcador das ligas europeias. O avançado sueco vai, de momento, liderando a lista cheia de nomes grandes do futebol mundial.
O facto de ter ficado em branco contra o Gil Vicente podia ser preocupante para Viktor Gyokeres, ainda para mais tendo em contra que os golos do sueco só valem 1,5 pontos, contra os 2 pontos que valem os golos dos rivais (por jogarem em ligas com quocientes mais altos). No entanto, tal acabou por não acontecer.
Isto porque os rivais de Viktor Gyokeres... também ficaram em branco. Mohammed Salah, Robert Lewandowski e Harry Kane, os jogadores que se encontram mais perto do sueco, não marcaram esta jornada, nos seus respetivos jogos. O mesmo aconteceu com o italiano Retegui.
Sendo assim, mesmo após uma semana negativa e incomum, na qual acabou sem qualquer golo ou assistência, Viktor Gyokeres vê tudo permanecer na mesma em relação à corrida pela bora de ouro. O sueco segue na frente, com 57 pontos, contra os 56 de Salah.