Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Novo Pote? Amorim encantado com médio que pode chegar aos grandes palcos com o Sporting

Futebolista que pisa terrenos semelhantes aos do 'camisola 8' dos verdes e brancos tem merecido uma atenção especial por parte do técnico leonino

João Simões pode ser novo Pote no Sporting de Rúben Amorim
João Simões pode ser novo Pote no Sporting de Rúben Amorim

  |

Icon Comentário0

João Simões foi convocado pela primeira vez para a equipa principal do Sporting. Apesar de não ter saído do banco, diante do AVS (vitória por 3-0), o médio já entrou na mira de Rúben Amorim, que poderá ter no internacional jovem português um novo Pote, apesar de o plano do técnico ser diferente.


“O Simões tem jogado a ala, mas eu acho que ele é médio centro. Acho que é um jogador que têm uma grande capacidade física, não sendo muito rápido, é muito resistente. O João [Pereira, treinador da equipa B] mete-o a jogar de costas para a baliza e eu acho que é um grande trabalho que ele está a fazer, porque se o João vier para aqui poderá fazer a posição do Morita ou do Dani, que às vezes tem de jogar entre-linhas e passa a vida a fazer isso na equipa B”, disse Amorim, no final da partida.


Ora, apesar de, no escalão secundário dos leões ter funções semelhantes às de Pote, o técnico verde e branco parece ter outros planos para João Simões. Ainda assim, a possibilidade de pisar terrenos semelhantes aos do 'camisola 8' torna-o um jogador polivalente, bem à imagem de Rúben Amorim.


O jovem futebolista tem nos seus ídolos um pouco do que pode oferecer ao jogo - capacidade de controlar o centro do terreno e chegada ao último terço: "Tenho Bruno Fernandes e N'Golo Kanté como referências. O Kanté pela boa qualidade técnica e humilde história de vida", disse, em 2021, quando assinou contrato de formação.

Esta temporada, João Simões leva seis jogos pela equipa B, nos quais disputou 434 minutos, marcando por duas vezes e assistido os companheiros noutra ocasião. O jovem fez ainda 66 minutos pelos sub-19, na Youth League, tendo feito o último passe para um dos golos.



Futebol

Palmeiras de Abel Ferreira, ex Sporting, vence e continua na luta do Brasileirão

Antigo técnico do Clube de Alvalade continua a subir e vê melhores dias ao leme do emblema canarinha e pela conquista da prova

Abel Ferreira, ex Sporting, somou uma vitória pelo Palmeiras
Abel Ferreira, ex Sporting, somou uma vitória pelo Palmeiras

  |

Icon Comentário0

Abel Ferreira, antigo jogador e treinador do Sporting e atual técnico do Palmeiras, venceu no domingo (22) o Vasco da Gama, por 1-0. O clube paulista é atualmente vice-líder do Brasileirão, a três pontos do Botafogo, mantendo a luta pelo tricampeonato, com 53 pontos.


O jogo a contar para a 27.ª jornada, disputado no Mané Garrincha em Brasília, resultou numa vitória com um golo de Flaco López, na primeira parte. O atacante argentino que decidiu o encontro, soma agora nove golos no campeonato. Atrás no marcador, o Vasco não ofereceu muito perigo ao Palmeiras, já que a primeira tentativa de empate só saiu aos 33' e Weverton defendeu o remate à baliza.


Na segunda parte, o Vasco esforçou-se por uma performance superior no jogo, mas as suas tentativas de ataque não resultaram em vantagem no marcador. Com esta vitória, Abel Ferreira atinge a 16ª no campeonato e leva o Palmeiras ao segundo lugar da tabela, somando 53 pontos.


A tabela classificativa continua a ter o Botafogo na liderança, seguido de perto pelo Palmeiras. Em terceiro lugar, com 52 pontos, está o Fortaleza, que conseguiu uma goleada em casa sobre o Bahia, vencendo por 4-1. Com a derrota de domingo, o Vasco da Gama desceu para o 10º lugar, somando agora 35 pontos, o que aumenta a pressão para os próximos jogos na busca por uma posição melhor na tabela.

De recordar que Abel Ferreira jogou com a Listada verde e branca entre 2005 e 2011. Enquanto treinador, esteve ao serviço do Clube de Alvalade entre 2012 e 2014, liderando os juniores e a equipa B do Sporting. O técnico português conquistou as duas últimas edições do Brasileirão (2022 e 2023), duas Taças Libertadores (2020 e 2021), além de uma Supertaça sul-americana (2022), uma Taça do Brasil (2020), uma Supertaça brasileira (2023) e três campeonatos paulistas (2022, 2023 e 2024).



Futebol

Golo a golo enche Cristiano Ronaldo o papo! Astro já aponta a nova meta

Internacional português, formado no Sporting, é o detentor do título de melhor marcador da história de futebol, graças ao golo marcado por Portugal frente à Croácia (2-1)

Cristiano Ronaldo é o melhor marcador da história do futebol e ruma já para os 1000 golos
Cristiano Ronaldo é o melhor marcador da história do futebol e ruma já para os 1000 golos

  |

Icon Comentário0

Cristiano Ronaldo é sinónimo de golos, reservando para si o título de melhor marcador da história do futebol, conseguido depois de ter alcançado icónica meta dos 900 golos, no passado dia 5 de setembro, na partida de Portugal frente à Croácia (2-1). Como é hábito do astro português o próximo objetivo do jogador são os 1.000.


O craque formado no Sporting contou com a primeira centésima de remates certeiros, em 2008, ao serviço do Manchester United. Os 200 contaram-se pelo Real Madrid, em 2010, seguindo-se em 2012, os 300, em 2014, os 400, e em 2015 a metade da milésima. Foi ao serviço da Juventus, que o capitão da seleção nacional contou com os 600 golos, em 2017.


Os 700 já se celebraram com a camisola de Portugal, em 2019, na partida frente à Ucrânia. Em 2021, novamente ao serviço do Manchester, Ronaldo somou o 800º golo ao marcador pessoal. E finalmente, em 2024, aos 39 anos, e novamente pela seleção nacional, o avançado do Al Nassr alcançou a marca dos 900 golos.


Cristiano Ronaldo – depois de ter realizado 51 partidas ao serviço do Al Nassr - com uns impressionantes 50 golos e 13 assistências em 2023/24 –, contabiliza cinco encontros na nova temporada desportiva e já soma quatro golos e duas assistências pela equipa de Riade.

Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo, que ainda está avaliado em 15 milhões de euros, entrou assim em grande, em termos individuais, apesar dos resultados coletivos menos positivos. O Al Nassr vira agora atenções para o campeonato da Arábia Saudita e vai medir forças com o Al Ettifaq, pelas 19h00 do próximo dia 20 de setembro, sexta-feira.



Futebol

"Muitas vezes apanha Gyokeres" - Amorim revela trunfo do Sporting para o futuro (vídeo)

Técnico do emblema verde e branco justificou a chamada de jogadores para o banco da partida frente aos AVS (3-0)

Rúben Amorim justifica com Gyokeres chamada de dupla da equipa B do Sporting para o banco frente ao AVS
Rúben Amorim justifica com Gyokeres chamada de dupla da equipa B do Sporting para o banco frente ao AVS

  |

Icon Comentário0

Depois da vitória do Sporting frente ao AVS, por 3-0, neste domingo, dia 22 de setembro, Rúben Amorim falou sobre a convocatória de Bruno Ramos e de João Simões, atletas da equipa B, que estiveram no banco durante a partida e não hesitou em afirmar: “São os jogadores em que nós acreditamos”.


O Bruno Ramos, de pé direito, foi ele que foi o central do meio da nossa equipa. É um jogador muito rápido. Apesar de não estar a ser titular na equipa B, porque nota-se e o João Pereira falou comigo sobre isso, a sua forma de jogar com a bola em ataque organizado, ainda lhe falta qualquer coisa o que tira algumas rotinas. Eu gostei muito. É muito forte, muito rápido”, começou por dizer.


É um jogador que muitas vezes no treino apanha o Viktor Gyokeres e isso não é fácil. É forte fisicamente, é difícil ultrapassar no um para um. Estamos juntamente com o João a tentar trabalhar a sua forma de entender o jogo com a bola, porque sem a bola eu acho que ele tem as características perfeitas para ser um central duma equipa subida”, acrescentou o técnico leonino.


O João Simões tem jogado a ala, mas eu acho que ele é médio centro. Acho que é um jogador que têm uma grande capacidade física, não sendo muito rápido, é muito resistente. O João [treinador da equipa B] mete-o a jogar de costas para a baliza e eu acho que é um grande trabalho que ele está a fazer. Porque se o João vier para aqui poderá fazer a posição do Hidemasa Morita ou do Dani, que às vezes tem de jogar entre linhas e passa a vida a fazer isso na equipa B”, rematou Amorim.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 27 de setembro, frente ao Estoril, em jogo relativo à sétima jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por Ian Cathro jogar-se-á no reduto dos canarinhos, às 20h15.


Assista aqui às declarações na íntegra: 


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Antigo candidato à presidência do Porto não se aguenta com este Sporting e até critica... Gyokeres
Futebol

Antigo candidato à presidência do Porto não se aguenta com este Sporting e até critica... Gyokeres

 

Icon Comentário0
Afastamento de St Juste volta a gerar controvérsia: central do Sporting não esteve…
Futebol

Afastamento de St Juste volta a gerar controvérsia: central do Sporting não esteve…

 

Icon Comentário0
Azia de Nuno Santos é tema e motivo problemático no Sporting é razão de falatório
Futebol

Azia de Nuno Santos é tema e motivo problemático no Sporting é razão de falatório

 

Icon Comentário0