Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

NUNO SOUSA: "ESTA DIREÇÃO É PARTE DO PROBLEMA"

Em entrevista ao jornal ‘O Jogo’, candidato à presidência do Sporting deixa duras críticas a Varandas e apresenta as principais bandeiras do seu projeto para o Clube de Alvalade

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

15 Jan 2022 | 14:13 |

Icon Comentário0

Nuno Sousa considera que a Direção de Frederico Varandas “deixou de ser parte da solução e é parte do problema”. Em entrevista ao jornal ‘O Jogo’, o candidato à presidência do Sporting deixa duras críticas a Varandas e apresenta as principais bandeiras do seu projeto para o Clube de Alvalade, nomeadamente a recompra dos VMOC.


“Há problemas graves destes órgãos sociais com os Sócios, há desigualdades evidentes de tratamento”



  • “Há problemas graves destes órgãos sociais com os Sócios, há desigualdades evidentes de tratamento. O mote do atual Presidente era unir o Sporting. Pergunto-me se os Sportinguistas estão unidos e, estando, se o devem ao Presidente. O Presidente disse que iria evitar a chacota no Clube, mas teve mulheres, idosos e crianças descalços num chão de cimento para entrar no estádio. Isto não é pacificar coisa nenhuma. Não sou contra as medidas de segurança, mas sim contra a discriminação”.


“Esta Direção deixou de ser parte da solução e é parte do problema”

  • “Esta Direção deixou de ser parte da solução e é parte do problema. Queimou qualquer hipótese de diálogo. Impediu Sócios de entrar em Alvalade com o cachecol do Clube. Nem seria compreensível na Luz ou no Dragão, quanto mais em nossa casa. Tenho empatia por pessoas. Todos os grupos são da família leonina”.

“Nunca pode prejudicar por sermos campeões”

  • “Nunca pode prejudicar por sermos campeões. Seria errado acharmos que os Sócios do Sporting só conseguem avaliar a nossa proposta se a bola não tivesse entrado. Em 2019/20, o Sporting teve quatro treinadores. Passámos de uma das piores épocas da história ao título. Não me parece que tenha sido estratégico, não podemos ganhar por um ato de fé. Houve decisões sem sentido até Rúben Amorim ter encarreirado o Clube. Temos de lembrar as contratações disparatadas, a sucessão de treinadores…”.

“Rúben Amorim tem um trabalho à vista de todos. Não vimos é coerência no Presidente”

  • “O Rúben Amorim tem um trabalho à vista de todos. Até pode não ganhar o campeonato. É coerente com a tática, com os jogadores que procura. Não vimos é coerência no Presidente: o despedimento de José Peseiro, a premiação de Tiago Fernandes, que depois ganha, mas sai para vir o Keizer. Keizer fez uma época com resultados bons. No 5-0, com o Benfica, o Presidente diz que está tudo bem e despede-o 20 dias depois. Fica o interino Leonel Pontes demasiado tempo”.
  • “Não se arrasa tudo por mudar o Presidente. Rúben Amorim tem três anos de contrato, enquanto ele achar que pode contribuir, e que também é vantajoso para nós, é para continuar. Temos de ver a função o Hugo Viana, se se enquadra na estrutura. Se se encaixar, muito bem. Faremos o mínimo de alterações”.

VMOC: “Passaram oito anos e nada foi feito”

  • “Temos de resolver a reestruturação e recomprar os VMOC. Passaram oito anos e nada foi feito. Se nada for feito até dezembro de 2026, o Sporting perde a maioria do capital, o que é muito preocupante. Ficaria reduzido a 33% da SAD e o futebol seria um organismo autónomo, no qual alguém poderia decidir a seu belo prazer”.
  • “Os empréstimos obrigacionistas são normais num âmbito de investimento, ou seja, o Sporting deve ir buscar dinheiro fresco para recuperar os VMOC. Não o pode é utilizar para evitar problemas de tesouraria. O endividamento não pode pagar salários”.
  • “Numa segunda fase, pode pensar-se (vender parte do capital social da SAD), mas, até 2026, temos de recomprar os VMOC. Temos o objetivo de chegar a um capital social de 90%. Em momento algum serei favorável â perda da maioria da SAD e até acho que devia haver regulamentação governamental para que tal não fosse possível. Sou desfavorável ao facto de clubes trocarem de mãos como projetos pessoais de milionários”.

Bruno de Carvalho? “Há um mérito óbvio”

  • “Qualquer tentativa de colagem é errada. Quem critica a Direção tem logo um cognome. Temos de discutir ideias, fazer pontes. Quem me tenta colar à figura do ex-presidente tem receio de falar das ideias e o que quer é inquinar o debate. Agora, se a minha visão daquilo que deve ser um clube se aproxima de João Rocha, de Sousa Cintra, de Bruno de Carvalho? Sim, sem dúvida. A base é o adepto. Qual é a razão de os clubes existirem sem fãs, a pensarem só no negócio?”.
  • “Há um mérito óbvio de Bruno de Carvalho em construir o Pavilhão. Desde que João Rocha saiu que ninguém fez nada. Bruno de Carvalho apostou e viu que as modalidades fazem parte do ADN do Sporting”.


Clube

Conhecidos resultados oficiais da AG do Sporting: Adepto castigado 20 meses

Associados estiveram reunidos este domingo, 11 de outubro, na reunião magna, realizada no Multidesportivo do Estádio José Alvalade

Sócios do Sporting estiveram reunidos este domingo, 11 de outubro, na Assembleia Geral Comum Ordinária e Extraordinária
Sócios do Sporting estiveram reunidos este domingo, 11 de outubro, na Assembleia Geral Comum Ordinária e Extraordinária

11 Out 2026 | 22:35 |

Icon Comentário0

Os sócios do Sporting aprovaram o relatório e contas relativo à temporada 2025/26, com 86,02% dos votos favoráveis, na Assembleia Geral ordinária e extraordinária realizada este domingo. A reunião magna ficou também marcada pela rejeição do recurso de Tiago Vila Nova, cuja suspensão disciplinar de 20 meses, aplicada pelo Conselho Fiscal e Disciplinar, se mantém.


Dos 568 associados que se deslocaram para votar, num total de 3722 votos, 86,02% manifestaram-se a favor do relatório e contas do último exercício financeiro. Em sentido contrário, 11,61% votaram contra o documento apresentado, que acabou por receber uma aprovação expressiva dos sportinguistas.


O segundo ponto da ordem de trabalhos dizia respeito ao recurso interposto por Tiago João do Carmo Vila Nova contra a sanção disciplinar que lhe foi aplicada pelo Conselho Fiscal e Disciplinar. Neste caso, 60,48% dos votos foram contra a revogação da suspensão, enquanto 32,80% se pronunciaram a favor. A decisão dos associados confirmou, assim, a manutenção do castigo de 20 meses.


O caso remonta a 29 de março de 2025, antes do encontro entre Sporting e Estrela da Amadora, nas imediações do Estádio José Gomes, na Reboleira. O associado foi alvo de um processo disciplinar na sequência de uma tentativa de agressão a um agente da polícia, alegadamente com uma cabeçada.

Já Pedro Almeida Cabral, Presidente da Mesa da AG, fez um balanço positivo, destacando a participação dos associados e o diálogo com os órgãos sociais. "Foi um dia de Sporting, em que os Sócios puderam participar na Assembleia Geral, colocando questões aos Órgãos Sociais, em especial ao Conselho Diretivo e ao Conselho Fiscal e Disciplinar e a Assembleia decorreu de forma ordeira, pacífica, livre e democrática. Acho que, quando as Assembleias Gerais decorrem desta maneira, só podemos esperar que o Clube fique prestigiado e que os seus valores sejam mais uma vez engrandecidos", sublinhou. 



Clube

Varandas esteve com Obama e conta que achou que podia ficar apenas 6 meses no Sporting

Presidente marcou presença no Fórum VI da Game Changers, realizado na MEO Arena, onde partilhou a sua visão sobre liderança e gestão

Frederico Varandas, Presidente do Sporting, marcou presença no Fórum VI da Game Changers, realizado na MEO Arena, juntamente com Barack Obama
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, marcou presença no Fórum VI da Game Changers, realizado na MEO Arena, juntamente com Barack Obama

11 Out 2026 | 10:43 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas marcou presença no Fórum VI da Game Changers, realizado na MEO Arena, onde partilhou a sua visão sobre liderança e gestão. O Presidente do Sporting recordou que, logo após ser eleito em 2018, admitiu aos elementos da sua direção que o mandato poderia durar apenas seis meses, caso fosse necessário tomar decisões difíceis.


F. Varandas: "Meus senhores, não sei se vamos durar seis meses ou seis anos"


"A primeira vez que reunimos depois de eleitos em 2018, todos os meus colegas de Conselho Directivo estavam muito felizes, orgulhosos, mas estraguei aquele ambiente de festa logo aos três minutos. Disse-lhes: Meus senhores, não sei se vamos durar seis meses ou seis anos, porque vamos fazer o que tem de ser feito", contou.


O dirigente, que participou num painel sobre liderança antes da intervenção do antigo presidente dos Estados Unidos Barack Obama, recorreu também à experiência militar para explicar a importância de conhecer os próprios limites e decidir sob pressão. Varandas recordou a missão no Afeganistão e a forma como essas vivências influenciaram a sua maneira de liderar: "Mais do que os resultados, as pessoas seguem valores. O que tiro da minha formação militar (ainda sou capitão do exército com muito orgulho) e da experiência da missão no Afeganistão, com os comandos, é a capacidade de conhecer os meus limites. Somos testados em condições altamente desfavoráveis, tendo de continuar a trabalhar, a decidir sob pressão, muitas vezes nesse limite", afirmou.

Além do mais, relatou ainda um episódio vivido durante uma missão em Kandahar, quando um oficial demonstrou nervosismo antes de uma patrulha numa zona dominada pelos talibãs. "Aprendi que nós, líderes, temos de tomar decisões difíceis. Quando premimos o gatilho, temos medo? Temos. Mas temos, sobretudo, de não transmitir esse medo aos nossos colaboradores, aos nossos soldados", sublinhou.


Varandas - que recentemente deu um estouro em Luís Montenegro - abordou também a sua perspetiva sobre as características necessárias para liderar, afastando a ideia de que a vontade, por si só, permite alcançar qualquer objetivo: "A liderança penso-a exatamente da mesma maneira: temos de ter características inatas para ser um líder com competências e resultados. Todos melhoramos, sim, com treino, mas um verdadeiro líder, que aguenta momentos difíceis... isso nasce connosco".


Clube

Varandas dá estouro em Montenegro; Líder do Sporting mete primeiro-ministro no bolso e arrasa Porto

Durante debate no Parlamento, chefe do Governo utilizou uma metáfora com Clube de Alvalade para visar críticos do seu mandato

Frederico Varandas respondeu à provocação de Luís Montenegro sobre o passado do Sporting e aproveitou para deixar uma indireta ao Porto
Frederico Varandas respondeu à provocação de Luís Montenegro sobre o passado do Sporting e aproveitou para deixar uma indireta ao Porto

10 Out 2026 | 09:47 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas respondeu à provocação de Luís Montenegro sobre o passado do Sporting e aproveitou para deixar uma indireta ao Porto. No final da vitória dos leões por 3-1 frente ao Braga, o Presidente leonino comentou as palavras do primeiro-ministro durante o debate do Orçamento do Estado.


Montenegro, adepto dos dragões, tinha recorrido à história do Sporting para ilustrar a ideia de que as previsões de défice feitas pela oposição poderiam não se concretizar no imediato. O chefe do Governo aludiu à expressão "para o ano é que vai ser", numa referência ao longo período que os leões passaram sem conquistar o título nacional.


Varandas revelou que recebeu várias mensagens sobre o episódio e explicou que só tomou conhecimento exato das declarações durante a deslocação para o jogo com o Braga. "Realmente recebi muitas mensagens sobre o debate quinzenal. Tanto que, na viagem para cá, tive de ver o que realmente tinha sido dito. Não houve nada. Foi uma graçola. Eu não a teria feito, tendo em conta que há milhões de eleitores Sportinguistas", afirmou.


F. Varandas: "Preferia estar mais 19 anos sem vencer a ser presidente de uma coletividade vencedora que tivesse sido apanhado em escutas a corromper árbitros"

O líder do Sporting não ficou, porém, por aí e aproveitou a ocasião para lançar uma farpa ao rival portista, recorrendo à polémica das escutas relacionadas com o Apito Dourado. "Mas essa do clube que ganhava quase, quase... Só queria dizer que estivemos 18 ou 19 anos sem vencer. Mas posso dizer que preferia estar mais 19 sem vencer a ser presidente de uma coletividade vencedora que tivesse sido apanhado em escutas a corromper árbitros", declarou.


Quanto ao jogo, o Sporting venceu o Braga por 3-1 na 8.ª jornada da Liga, depois de ter chegado ao intervalo em desvantagem, graças a um autogolo de Rui Silva, aos 41 minutos. Na segunda parte, Luis Suárez restabeleceu a igualdade aos 66’, de cabeça, e um autogolo de Bernardo Fontes, aos 70’, consumou a reviravolta leonina. Rodrigo Zalazar fechou o resultado aos 81 minutos, com um remate de fora da área.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Villas-Boas admite semelhanças entre Porto e Sporting e afirma 'confronto' com Varandas
Clube

Villas-Boas admite semelhanças entre Porto e Sporting e afirma 'confronto' com Varandas

09 Out 2026 | 16:05

Icon Comentário0
João Maria Jonet explode contra bicadas de Luís Montenegro sobre o Sporting: "Cobarde"
Clube

João Maria Jonet explode contra bicadas de Luís Montenegro sobre o Sporting: "Cobarde"

09 Out 2026 | 13:31

Icon Comentário0
Luís Montenegro faz figura deprimente no Parlamento e goza com o Sporting (vídeo)
Clube

Luís Montenegro faz figura deprimente no Parlamento e goza com o Sporting (vídeo)

09 Out 2026 | 13:04

Icon Comentário0