Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

NUNO SOUSA: "ESTA DIREÇÃO É PARTE DO PROBLEMA"

Em entrevista ao jornal ‘O Jogo’, candidato à presidência do Sporting deixa duras críticas a Varandas e apresenta as principais bandeiras do seu projeto para o Clube de Alvalade

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

15 Jan 2022 | 14:13 |

Icon Comentário0

Nuno Sousa considera que a Direção de Frederico Varandas “deixou de ser parte da solução e é parte do problema”. Em entrevista ao jornal ‘O Jogo’, o candidato à presidência do Sporting deixa duras críticas a Varandas e apresenta as principais bandeiras do seu projeto para o Clube de Alvalade, nomeadamente a recompra dos VMOC.


“Há problemas graves destes órgãos sociais com os Sócios, há desigualdades evidentes de tratamento”



  • “Há problemas graves destes órgãos sociais com os Sócios, há desigualdades evidentes de tratamento. O mote do atual Presidente era unir o Sporting. Pergunto-me se os Sportinguistas estão unidos e, estando, se o devem ao Presidente. O Presidente disse que iria evitar a chacota no Clube, mas teve mulheres, idosos e crianças descalços num chão de cimento para entrar no estádio. Isto não é pacificar coisa nenhuma. Não sou contra as medidas de segurança, mas sim contra a discriminação”.


“Esta Direção deixou de ser parte da solução e é parte do problema”

  • “Esta Direção deixou de ser parte da solução e é parte do problema. Queimou qualquer hipótese de diálogo. Impediu Sócios de entrar em Alvalade com o cachecol do Clube. Nem seria compreensível na Luz ou no Dragão, quanto mais em nossa casa. Tenho empatia por pessoas. Todos os grupos são da família leonina”.

“Nunca pode prejudicar por sermos campeões”

  • “Nunca pode prejudicar por sermos campeões. Seria errado acharmos que os Sócios do Sporting só conseguem avaliar a nossa proposta se a bola não tivesse entrado. Em 2019/20, o Sporting teve quatro treinadores. Passámos de uma das piores épocas da história ao título. Não me parece que tenha sido estratégico, não podemos ganhar por um ato de fé. Houve decisões sem sentido até Rúben Amorim ter encarreirado o Clube. Temos de lembrar as contratações disparatadas, a sucessão de treinadores…”.

“Rúben Amorim tem um trabalho à vista de todos. Não vimos é coerência no Presidente”

  • “O Rúben Amorim tem um trabalho à vista de todos. Até pode não ganhar o campeonato. É coerente com a tática, com os jogadores que procura. Não vimos é coerência no Presidente: o despedimento de José Peseiro, a premiação de Tiago Fernandes, que depois ganha, mas sai para vir o Keizer. Keizer fez uma época com resultados bons. No 5-0, com o Benfica, o Presidente diz que está tudo bem e despede-o 20 dias depois. Fica o interino Leonel Pontes demasiado tempo”.
  • “Não se arrasa tudo por mudar o Presidente. Rúben Amorim tem três anos de contrato, enquanto ele achar que pode contribuir, e que também é vantajoso para nós, é para continuar. Temos de ver a função o Hugo Viana, se se enquadra na estrutura. Se se encaixar, muito bem. Faremos o mínimo de alterações”.

VMOC: “Passaram oito anos e nada foi feito”

  • “Temos de resolver a reestruturação e recomprar os VMOC. Passaram oito anos e nada foi feito. Se nada for feito até dezembro de 2026, o Sporting perde a maioria do capital, o que é muito preocupante. Ficaria reduzido a 33% da SAD e o futebol seria um organismo autónomo, no qual alguém poderia decidir a seu belo prazer”.
  • “Os empréstimos obrigacionistas são normais num âmbito de investimento, ou seja, o Sporting deve ir buscar dinheiro fresco para recuperar os VMOC. Não o pode é utilizar para evitar problemas de tesouraria. O endividamento não pode pagar salários”.
  • “Numa segunda fase, pode pensar-se (vender parte do capital social da SAD), mas, até 2026, temos de recomprar os VMOC. Temos o objetivo de chegar a um capital social de 90%. Em momento algum serei favorável â perda da maioria da SAD e até acho que devia haver regulamentação governamental para que tal não fosse possível. Sou desfavorável ao facto de clubes trocarem de mãos como projetos pessoais de milionários”.

Bruno de Carvalho? “Há um mérito óbvio”

  • “Qualquer tentativa de colagem é errada. Quem critica a Direção tem logo um cognome. Temos de discutir ideias, fazer pontes. Quem me tenta colar à figura do ex-presidente tem receio de falar das ideias e o que quer é inquinar o debate. Agora, se a minha visão daquilo que deve ser um clube se aproxima de João Rocha, de Sousa Cintra, de Bruno de Carvalho? Sim, sem dúvida. A base é o adepto. Qual é a razão de os clubes existirem sem fãs, a pensarem só no negócio?”.
  • “Há um mérito óbvio de Bruno de Carvalho em construir o Pavilhão. Desde que João Rocha saiu que ninguém fez nada. Bruno de Carvalho apostou e viu que as modalidades fazem parte do ADN do Sporting”.


Clube

Bruno Sá explica intenção com candidatura: "A favor de um Sporting de sócios, e não de clientes"

Proprietário do restaurante ‘Cantinho do Sá’ recorreu às redes sociais para explicar à massa adepta leonina os motivos de entrar na corrida à presidência

Proprietário do ‘Cantinho do Sá’ recorreu às redes sociais para oficializar a sua candidatura à presidência do Sporting. Fotografia do Facebook de Bruno Sá
Proprietário do ‘Cantinho do Sá’ recorreu às redes sociais para oficializar a sua candidatura à presidência do Sporting. Fotografia do Facebook de Bruno Sá

12 Fev 2026 | 12:51 |

Icon Comentário0

Bruno Sá recorreu, ao final da manhã desta quinta-feira, às redes sociais para oficializar a sua candidatura à presidência do Sporting - depois de já ter criado as suas páginas oficiais -, tendo em vista as eleições marcadas para 14 de março. O empresário desafia assim o atual Presidente, Frederico Varandas.


"Acredito que é possível construir um Sporting que volte a colocar os Sócios no centro"


"Sportinguistas, depois de refletir profundamente, decidi avançar com a minha candidatura à Presidência do Sporting Clube de Portugal. Porque acredito que é possível construir um Sporting que volte a colocar os sócios no centro, que preserve a sua essência e projete um futuro sólido", escreveu.


"Esta não é uma candidatura contra alguém"

"Esta não é uma candidatura contra alguém. É uma candidatura a favor de um Sporting de sócios, e não de clientes, fiel ao seu ADN, com rumo, identidade, ambição e que pretende reunir a família sportinguista. E, sim, é possível", acrescentou o proprietário do restaurante ‘Cantinho do Sá’, localizado nas imediações do Pavilhão João Rocha.


A formalização da candidatura deverá acontecer ainda esta quinta-feira, com Bruno Sá a deslocar-se ao Estádio José Alvalade pelas 14h30, para proceder à entrega das listas aos órgãos sociais dos bicampeões nacionais junto da Mesa da Assembleia Geral.

As eleições do Sporting terão lugar no Pavilhão João Rocha, entre as 09h00 e as 20h00, no próximo dia 14 de março. Esta calendarização decisiva foi anunciada formalmente pelo órgão da Mesa da Assembleia Geral, através do jornal oficial do Clube.

Confira a publicação:


Clube

Eleições Sporting: Movimento toma decisão sobre Frederico Varandas e Bruno Sá

Grupo de Sócios chegou a uma conclusão oficial para as próximas eleições do Clube, num momento em que duas candidaturas já começaram a avançar

Movimento Hoje e Sempre Sporting não apoia Frederico Varandas nem Bruno Sá nas eleições mas admite rever decisão
Movimento Hoje e Sempre Sporting não apoia Frederico Varandas nem Bruno Sá nas eleições mas admite rever decisão

12 Fev 2026 | 12:25 |

Icon Comentário0

O Movimento Hoje e Sempre Sporting (MHSS) anunciou, após consulta interna (com participação de 87,5% dos seus membros), manter uma posição de neutralidade relativamente às candidaturas já conhecidas, de Frederico Varandas e Bruno Sá – e não irá concorrer com projeto próprio. Afonso Pinto Coelho, um dos integrantes da organização, explicou as razões desta decisão.


A. P. Coelho: "Não conseguimos visualizar"


"Tendo em consideração a estratégia e os projetos concretos que defendemos, amplamente difundidas em sede de SAD e clube, não esquecendo as intervenções que temos assumido na Comunicação Social, não conseguimos visualizar, em função da informação disponível até ao momento, que as anunciadas candidaturas garantam que vão defender a visão e o modelo de governance que temos para o clube”, explicou, em entrevista ao jornal Record.


Porém, uma mudança de posição ainda pode acontecer, mas depende de vários fatores. "Nesta altura, ainda é muito difícil antever cenários sobre o que vai acontecer até ao dia das eleições, e como tal uma eventual mudança de posição está condicionada a fatores externos ao MHSS, que não controlamos, nomeadamente os programas eleitorais, listas de candidatos, e principalmente a evolução da própria campanha eleitoral até à data das eleições”, disse.

Vale lembrar que Bruno Sá apresentou esta quinta- feira a sua candidatura, assinalando o arranque oficial. No lançamento das páginas no Instagram, Facebook e TikTok, o empresário de 45 anos divulgou um vídeo sob o lema “é possível”.


O próximo ato eleitoral do Clube de Alvalade terá lugar no Pavilhão João Rocha no sábado, dia 14 de março, entre as 09h00 e as 20h00. As candidaturas devem ser apresentadas até às 18h00 desta quinta-feira, dia 12 de fevereiro.


Clube

Eleições Sporting: Bruno Sá apresenta candidatura e atira: "É possível..."

Está previsto que o empresário e conhecido adepto dos leões realize a entrega das listas esta quinta-feira para o ato de 14 de março

Bruno Sá apresentou-se esta quarta-feira, 11 de fevereiro, aos Sócios do Sporting através das redes sociais
Bruno Sá apresentou-se esta quarta-feira, 11 de fevereiro, aos Sócios do Sporting através das redes sociais

12 Fev 2026 | 11:10 |

Icon Comentário0

Bruno Sá apresentou-se esta quarta-feira, 11 de fevereiro, aos Sócios do Sporting através das redes sociais, assinalando o arranque oficial da sua candidatura. No lançamento das páginas no Instagram, Facebook e TikTok, o empresário de 45 anos divulgou um vídeo sob o lema “é possível”.


É possível continuar a ganhar e respeitar os Sócios. É possível ser presidente da SAD e presidente do clube. É possível ser transparente nas decisões. É possível ter um projeto desportivo pensado pelo clube. É possível valorizar os núcleos. É possível premiar as nossas modalidades pelos seus feitos. É possível”, afirma Bruno Sá na mensagem partilhada nas plataformas digitais.


O proprietário do restaurante ‘O Cantinho do Sá’, situado junto ao Pavilhão João Rocha, deverá entregar as listas esta quinta-feira, em Alvalade, no último dia do prazo estatutário para formalização das candidaturas. O também antigo atleta do Sporting, Bruno Sá perfila-se, para já, como o único adversário de Frederico Varandas nas eleições agendadas para 14 de março.


Vale lembrar que o atual Presidente do Clube de Alvalade já formalizou a sua candidatura. Frederico Varandas foi recebido por João Palma, presidente da Mesa da Assembleia Geral, na última quarta-feira, dia 11 de fevereiro, tendo também apresentado o seu novo mandatário.

As eleições do Sporting terão lugar no Pavilhão João Rocha, entre as 09h00 e as 20h00, no próximo dia 14 de março. Esta calendarização decisiva foi anunciada formalmente pelo órgão da Mesa da Assembleia Geral, através do jornal oficial do Clube.


Confira a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Eleições Sporting: Frederico Varandas já formalizou recandidatura e apresentou novo mandatário
Clube

Eleições Sporting: Frederico Varandas já formalizou recandidatura e apresentou novo mandatário

12 Fev 2026 | 09:21

Icon Comentário0
Após recente acusação, Sporting responde com clareza: "Estranho não se ter..."
Clube

Após recente acusação, Sporting responde com clareza: "Estranho não se ter..."

11 Fev 2026 | 12:29

Icon Comentário0
Eleições Sporting: Lista de Bruno Sá está preparada e pronta a ser apresentada
Clube

Eleições Sporting: Lista de Bruno Sá está preparada e pronta a ser apresentada

11 Fev 2026 | 11:27

Icon Comentário0