Futebol
Indecisões de Rui Borges? Quem segue na frente para ser titular no Sporting
05 Dez 2025 | 07:17
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
02 Mar 2020 | 14:14 |
O Sporting CP defronta esta terça-feira, 3 de março, pelas 20h00, o FC Famalicão. Em jogo relativo à 23.ª jornada da Liga NOS, os leões vão tentar regressar às vitórias depois da derrota diante do Istanbul Başakşehir, por 4-1, que ditou a eliminação da Liga Europa.
Na antevisão ao encontro, Jorge Silas foi, naturalmente, questionado sobre as notícias que davam conta de que poderia estar de saída do Sporting CP. Na resposta, o treinador verde e branco garantiu que nunca será um problema para o Clube: "O mais importante é focarmo-nos no jogo. Tudo o que se diz, se fosse comentar não faria outra coisa.... Há uma coisa que é verdade: entrei no Sporting CP com 10 anos pela porta 10A e jamais quero prejudicar o Sporting CP. O mais importante para mim, é soberano, é o bem do Sporting CP. O momento é de me virar para o jogo, não vou falar de situações pontuais que todos os dias saem nos jornais".
O treinador do Sporting CP esclareceu também que está em constante contacto com os responsáveis leoninos, nomeadamente com Hugo Viana: “Falo constantemente com o Hugo Viana. Sinto da parte do Sporting CP honestidade e lealdade. Eu também sou assim, a minha relação com o Presidente e com o Hugo é baseada nisso. Quando vim já sabia que era até ao final da temporada. Não temos de andar a falar todos os dias se sigo ou não. Há pouco tempo perguntaram-me sobre votos de confiança: a maior confiança que o Sporting CP podia ter em mim foi convidar-me para vir. Temos uma relação muito honesta porque já nos conhecemos há mais tempo, eu e o Hugo, e ambos queremos o bem do Sporting CP”.
Relativamente à eliminação da Liga Europa, o comandante do futebol do Sporting CP não escondeu que a mesma foi um rude golpe na motivação do grupo de trabalho: “Há sempre frustração de sermos eliminados, não estávamos à espera. Claro que temos de fazer uma análise do jogo e da eliminatória, rematámos 37 vezes em dois jogos, fizemos 4 golos e fomos eliminados. Eles [Basaksehir] têm jogadores muito bons ao nível individual, que já passaram por grandes clubes, mas acho que ao nível coletivo somos mais fortes e acabámos eliminados num jogo em que não esperávamos que isso acontecesse. Aqui em casa deveríamos ter dizimado o nosso adversário e resolvido logo a eliminatória. Lá foi muito dividido, 21 remates para eles e 20 para nós. Mas 37 remates e 4 golos não é de uma equipa que joga mal. Olhando para os dois jogos não fomos inferiores. Tivemos pontos negativos que já tínhamos evidenciado em outros jogos, sobretudo fora de casa, ao nível da concentração que temos de melhorar. Não consigo explicar por que em casa é de uma forma e fora é outra. E essas situações são de bola parada. Precisamos desse 'plus' de concentração que os jogadores têm tido noutros momentos”.
Sobre o jogo com o FC Famalicão, Silas considerou que é uma excelente oportunidade para regressar aos triunfos: “Acho que é um bom desafio [para voltar ao campeonato]. O Famalicão é uma das melhores equipas a jogar em Portugal, apesar de não estar a passar por uma fase tão positiva. Mas acho que isso é mais ao nível de resultados, porque mantém um futebol muito atrativo. Trata-se de uma equipa que seguramente vai criar-nos muitas dificuldades, mas queremos voltar às vitórias”.
O treinador português revelou que Jérémy Mathieu ainda não está disponível: “O Mathieu ainda não está apto. Já começou a fazer alguma coisa, mas tem 36 anos e é preciso que esteja a 100 por cento para enfrentar um jogo de grande intensidade. Acredito que no próximo fim-de-semana já esteja bem. Só não contamos com ele quando não podemos”.
Por fim, Jorge Silas deixou rasgados elogios a Bruno Fernandes, que este fim de semana voltou a marcar pelo Manchester United: “Havia alguma dúvida de que Bruno Fernandes ia chegar ao Manchester United e ser o que é? Ainda vai fazer mais. Imagine daqui a uns meses, quando estiver mais integrado. Via-o treinar todos os dias, honestamente nunca vi nenhum jogador como o Bruno, que ficava uma hora a treinar remates depois do treino. Tinha de dizer 'Bruno, já chega'. Quando chega a uma equipa destas Manchester United], que também é boa, é normal. Ele é muito extrovertido, facilmente se ambienta”.
O Sporting CP defronta, esta terça-feira, 3 de março, pelas 20h00, o FC Famalicão, no Estádio Municipal de Famalicão.
Clube de Alvalade ficou a conhecer o seu adversário das meias-finais da competição, além das datas e horários desta fase
05 Dez 2025 | 08:12 |
Com o triunfo do Vitória de Guimarães sobre o Porto, por 3-1, na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, o Sporting ficou a conhecer o seu adversário para as meias-finais da Allianz Cup. Além disso, já todas as informações relativas à final four da competição foram divulgadas.
Assim sendo, de um lado os leões vão defrontar os vimaranenses - últimos a garantir um lugar nesta fase da competição -, enquanto Benfica e Braga medem forças do outro. Na final, em caso de vitória, a turma de Rui Borges pode vir a encontrar as águias ou minhotos.
Para já, aquilo de que o Sporting tem a certeza é de que a meia-final diante do Vitória de Guimarães é disputada a 6 de janeiro, uma terça-feira, pelas 20h00. O Benfica - Braga é no dia seguinte, pelo mesmo horário. A final da competição está marcada para 10 de janeiro (sábado), também às 20h00. Todos estes jogos serão disputados em Leiria.
Vale lembrar que, para chegar a esta fase da competição, os comandados de Rui Borges eliminaram o Alverca, com um triunfo caseiro, por 5-1. Geovany Quenda (21' e 58'), Salvador Blopa (30' e 70') e Fotis Ioannidis (81') foram dos autores dos golos do Sporting.
O Sporting volta a entrar em campo esta sexta-feira, dia 5 de dezembro, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Mourinho, jogar-se-á no Estádio da Luz, pelas 20h15.
Mapa de castigos dos jogos referentes à 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic já foi divulgado e os leões terão muito que pagar
05 Dez 2025 | 07:56 |
Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) publicou o mapa de castigos dos jogos referentes à 12ª jornada do campeonato. Pedro Proença decidiu fazer do Sporting exemplo e multar os leões antes do dérbi frente ao Benfica por mensagens para o rival no decorrer da partida diante do Estrela da Amadora.
Contas feitas, a Direção de Frederico Varandas foi sancionada em 9.183 euros. Neste bolo, grande parte das multas estão relacionadas com o comportamento dos adeptos leoninos, sobretudo devido a mensagens para o Benfica, em tom pré-dérbi.
Mais especificamente, o Sporting vai desembolsar 683 euros devido a cânticos considerados insultuosos para com os encarnados - "adeptos afectos ao clube Sporting CP, entoaram em uníssono, de forma clara, audível e perceptível, a seguinte frase: "Benfica é merda, filhos da p***"", afirma o CD - e ainda 3.825 euros por faixas com provocações.
"De referenciar também que os artefactos pirotécnicos despoletados não atingiram qualquer agente desportivo nem fizeram interromper o jogo. (...) Ao minuto 26, na Bancada Topo Sul, Setor A14 - fora da ZCEAP, ocupada exclusivamente por adeptos da equipa Sporting CP identificados através de indumentária alusiva ao clube, exibiram duas tarjas por breves minutos com as seguintes inscrições: "Aceitam-se Apostas..." e "Esta semana haverá quantos comunicados??". Não sendo possível aferir a dimensão exata das tarjas referidas, as mesmas teriam medidas superiores às regulamentas (1m x 1m). (...) Após o final do jogo, na Bancada Topo Sul, Setor A14 - fora da ZCEAP, ocupada exclusivamente por adeptos da equipa Sporting CP identificados através de indumentária alusiva ao clube, exibiram uma tarja por breves minutos com a seguinte inscrição: "Na 6a, nós e vocês de garras afiadas!! JL76" Não sendo possível aferir a dimensão exata da tarja referida, a mesma teria medidas superiores às regulamentas"", justifica ainda o organismo da FPF.
A acrescer ao total, o Sporting ainda recebeu uma multa de 3.190 euros pela utilização de pirotecnia por parte dos adeptos, além de 1.530 euros de atraso no regresso dos balneários para a segunda parte do encontro diante do Estrela da Amadora - a quem os leões acabaram por vencer, por 4-0.
Jogador português continua a tentar regressar às opções de Rui Borges após mais de um ano parado devido a lesão grave no joelho direito
05 Dez 2025 | 07:43 |
Nuno Santos continua a dar passos em frente na sua recuperação. Depois de ter iniciado corrida e sprints no relvado, o jogador já incluiu bola nos exercícios que tem vindo a realizar, continuando a fazer esta espécie de 'pré-temporada' antes de entrar nas opções do Sporting.
Segundo revela o jornal Record, o 'camisola 11' dos leões está confortável nos sprints e não demonstra ter perdido a confiança nem medo de recaída com a introdução do esférico nos seus mais recentes exercícios. Nuno Santos mostra, no entanto, alguma ansiedade para voltar a jogar.
No que diz respeito à Unidade de Performance do Sporting, esta pretende que o jogador leve todo o tempo necessário nesta fase da recuperação, para que não corra o risco de regressar demasiado cedo e voltar à estaca zero. No entanto, a confiança de ambas as partes está nos píncaros.
Vale lembrar que o ala se lesionou há já mais de um ano, a 27 de outubro de 2024, no decorrer do jogo da 9.ª jornada da Liga 2024/25, em Famalicão. Nuno Santos acabou por contrair uma rotura do tendão rotuliano do joelho direito e foi sujeito a intervenção cirúrgica.
Nuno Santos – avaliado em 7 milhões de euros – chegou ao Sporting em 2020, oriundo do Rio Ave, a troco de 4,15 milhões de euros (dados Transfermarkt). Desde então, o ala de 30 anos contabiliza 196 encontros, 34 golos, 42 assistências e sete títulos conquistados (três Campeonatos Nacionais, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga).