
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Bruno Fernandes recebeu o Record de Ouro e deu uma longa entrevista a este jornal desportivo português. O capitão do Sporting CP falou de todos os assuntos, desde a possibilidade de sair do Clube ao momento atual do futebol leonino.
“Para mim, receber este prémio é um orgulho e estar no topo da pontuação que é dada jogo a jogo e ano a ano é igualmente um orgulho muito grande. Vou continuar a trabalhar para repetir todos os prémios que tenho recebido ao longo das últimas épocas”, disse o jogador sobre o prémio recebido.
O número 8 verde e branco falou também sobre a possibilidade de ir para o Tottenham, tendo dito também que recebeu propostas de clubes espanhóis, franceses, ingleses e chineses.
“No verão achei que poderia sair, acreditei que era um bom momento. Fiz a melhor época da minha carreira até hoje e depois da Liga das Nações havia muitos contatos, principalmente do Tottenham. Foi o clube que mais me quis e o único com o qual aceitei falar, porque houve outros cujo projeto não era de acordo com as minhas expetativas. O Tottenham enquadrava-se em tudo o que queria naquele momento. Não sei qual foi o budget que deram ao mister Mourinho, nem estou a par do que quer, mas a verdade é que o interesse do Tottenham era o interesse do treinador que já não está lá. O Real Madrid, ao longo destes anos todos, é o melhor clube do mundo, os títulos falam por si. A resposta é óbvia e fácil, claro que interessa a qualquer jogar, dificilmente alguém rejeita representar um clube como o Real Madrid. Pelo que sei, houve interesse, mas não de todas as partes”, referiu.
Sobre a sua renovação, Bruno Fernandes diz que o Sporting CP poupou muito dinheiro.
“Transparece para fora que o Sporting CP está a viver um momento negativo, a nível financeiro e as pessoas interrogavam-se como era possível a renovação [do meu contrato]. Foi isso que quis explicar. Toda a gente falava que o Bruno ganhava 1,2 milhões de euros e passou a ganhar 2 milhões de euros [por época]. É uma diferença de 800 mil euros que, para o Sporting, são 1,6 milhões por ano brutos. O Sporting CP teria de pagar 5 milhões, que seriam 10 milhões brutos, o Sporting CP ficou a ganhar e bastante com a minha renovação. O Sporting CP deu-me muito. A maneira de um jogador retribuir é sempre difícil, porque depende dos resultados que temos em campo. Senti que, por aquilo que o Sporting me tem vindo a dar ao longo dos tempos, era certo da minha parte fazê-lo”, explicou.
Bruno Fernandes abordou também o facto de terem existido três treinadores em pouco tempo no Sporting CP.
“Mexeu com a equipa termos três treinadores num curto espaço de tempo e cada um com uma ideia diferente de jogo. O mister Keizer era um treinador que gostava de jogar por dentro. O mister Leonel era jogar por fora e mudou a tática. O mister Silas também chegou e mudou a tática, para aproveitar as suas ideias. Fizemos várias alterações para o treinador perceber qual a tática que se adequava mais aos jogadores. O mister também trouxe mais calma, no sentido de jogo jogado, gosta de ter bola”, contou.
Por fim, o jogador falou sobre o futuro do campeonato.
“Todos os jogos daqui para a frente são tudo ou nada. A diferença pontual é muito grande e não temos margem para erros. Eles [Benfica e FC Porto] têm. O FC Porto não tem muita porque já está a quatro pontos do Benfica e interessa-lhe continuar a quatro, mas nós não temos outra opção senão ganhar daqui para a frente porque a nossa margem de erro é muito pequena devido a erros que cometemos no passado com outras equipas que agora têm de ser colmatados com os jogos contra os grandes e também contra os 'não-grandes. Há que alimentar sempre essa esperança. Não nos temos de preocupar com os de trás, quanto mais nos preocuparmos com os de trás menos nos vamos preocupar com os da frente. O importante agora é tentar recuperar pontos aos da frente, independentemente de podermos ou não ultrapassar algum deles, temos de acreditar que conseguimos e tentar fazer o melhor para ficarmos o mais perto possível deles", terminou o capitão verde e branco.
Jogador muito cobiçado por Rui Borges está cotado em 13 milhões de euros e transferência no mercado de verão vai ganhando contornos
|
Tomás Handel é um dos nomes que os responsáveis do Sporting têm referenciados para o meio-campo. O Besiktas está interessado no médio e Nuno Santos acredita que o jovem tem qualidade para campeonatos superiores, apesar de reconhecer que o emblema turco é "um grande clube".
Nuno Santos: "Tomás Handel tem lugar na Premier League ou Serie A"
“Tem lugar num clube de topo da Europa, na Premier League ou Itália (Serie A). É um jogador que qualquer treinador gostaria de ter”, garantiu, ao jornal O Jogo, o atual técnico do Vianense, que orientou o internacional sub-21 português como adjunto de Moreno, na equipa B do Vitória de Guimarães.
Além do Sporting, há várias equipas que têm Tomás Handel bem referenciado. Em janeiro, o médio esteve perto de deixar o D. Afonso Henriques, mas acabou por renovar contrato. A saída é vista de forma natural por Nuno Santos: “Não foi por acaso que, em janeiro, esteve perto de reforçar Milan e Porto”.
Nuno Santos: "Tomás Handel sabe que uma saída será sempre para melhor"
"Tem um potencial enorme e, se sair, terá saudades de casa, como é óbvio, mas ele sabe que será sempre para melhor", admitiu Nuno Santos, acreditando que Handel terá potencial para um campeonato bem mais valorizado que a Superliga da Turquia.
No entanto, o técnico elogia o alvo do Sporting e reconhece grande competência ao Besiktas: “É um líder, sabe estar, é um jogador de equipa. Encaixaria facilmente naquele clube. É superinteligente, versátil, sabe ocupar bem o espaço e, jogando como 6, uma posição mais defensiva e de construção, tem muita chegada à área para finalizar”.
Avançado internacional sueco estará prestes a deixar Alvalade e leões irão fazer a maior venda da história, com valores astronómicos
|
Viktor Gyokeres pode estar perto de sair do Sporting. O avançado é muito cobiçado no estrangeiro, mas Frederico Varandas tem sido irredutível nas negociações pelo sueco. No entanto, o Arsenal parece ter cedido aos valores pedidos pelo Presidente verde e branco.
Segundo informação avançada pelo CaughtOffside, os gunners preparam-se para formalizar uma proposta de valor base entre os 75 e os 80 milhões de euros, à qual serão ainda adicionados objetivos, igualando o montante desejado pelo Sporting para libertar Gyokeres.
O portal inglês adianta que as negociações com o Leipzig por Benjamin Sesko terão chegado a um impasse, pelo que o emblema comandado por Mikel Arteta decidiu 'dar o braço a torcer' e aceitar a quantia pedida pelo Presidente do Sporting para vender Gyokeres.
A mesma fonte refere que o Arsenal está ciente do desejo de Gyokeres em rumar ao Emirates, apesar de vários emblemas de topo desejarem a sua contratação. O Sporting poderá estar perto de vender o avançado, que foi a estrela da equipa nas últimas duas temporadas.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Médio do Vitória de Guimarães é muito cobiçado por vários emblemas, depois de uma grande temporada ao serviço do emblema minhoto
|
Tomás Handel é um dos alvos do Sporting para o meio-campo. Rui Borges é conhecedor das características do médio, com quem trabalhou em Guimarães, e vê com bons olhos a contratação do internacional jovem português. No entanto, o Besiktas poderá avançar brevemente pelo jogador.
Na Turquia, avançam que o emblema de Istambul está disposto a contratar Handel, tendo feito uma proposta de empréstimo, com taxa de pagamento imediato ao Vitória de Guimarães. No entanto, os minhotos não estarão abertos a ceder temporariamente o médio.
O jornal A Bola garante que, apesar do interesse crescente em Handel, a direção vimaranense ainda não recebeu qualquer oferta formal, mas que no D. Afonso Henriques se pensa numa possível venda por valores avultados, à semelhança do que se sucedeu nos últimos tempos com as saídas de Alberto Costa e Jota Silva, ambos referenciados pelo Sporting, além de Manu Silva, que rumou ao Benfica.
Tomás Handel tem contrato com o Vitória de Guimarães até 2029, estando blindado com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, que protege os interesses do clube. O jogador é visto como o maior ativo da equipa e a saída não será facilitada.
Em 2024/25, com a camisola do Vitória de Guimarães, Tomás Handel - avaliado em 13 milhões de euros - fez dois golos e assistiu os companheiros por uma ocasião, ao longo de 48 jogos oficiais, nos quais foi utilizado durante 3.631 minutos, sendo o quarto jogador com mais partidas pelo emblema minhoto.