Futebol
Rui Borges responde às palavras de Villas-Boas antes do Porto - Sporting
08 Fev 2026 | 13:12
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
26 Dez 2019 | 17:00 |
Bruno Fernandes recebeu o Record de Ouro e deu uma longa entrevista a este jornal desportivo português. O capitão do Sporting CP falou de todos os assuntos, desde a possibilidade de sair do Clube ao momento atual do futebol leonino.
“Para mim, receber este prémio é um orgulho e estar no topo da pontuação que é dada jogo a jogo e ano a ano é igualmente um orgulho muito grande. Vou continuar a trabalhar para repetir todos os prémios que tenho recebido ao longo das últimas épocas”, disse o jogador sobre o prémio recebido.
O número 8 verde e branco falou também sobre a possibilidade de ir para o Tottenham, tendo dito também que recebeu propostas de clubes espanhóis, franceses, ingleses e chineses.
“No verão achei que poderia sair, acreditei que era um bom momento. Fiz a melhor época da minha carreira até hoje e depois da Liga das Nações havia muitos contatos, principalmente do Tottenham. Foi o clube que mais me quis e o único com o qual aceitei falar, porque houve outros cujo projeto não era de acordo com as minhas expetativas. O Tottenham enquadrava-se em tudo o que queria naquele momento. Não sei qual foi o budget que deram ao mister Mourinho, nem estou a par do que quer, mas a verdade é que o interesse do Tottenham era o interesse do treinador que já não está lá. O Real Madrid, ao longo destes anos todos, é o melhor clube do mundo, os títulos falam por si. A resposta é óbvia e fácil, claro que interessa a qualquer jogar, dificilmente alguém rejeita representar um clube como o Real Madrid. Pelo que sei, houve interesse, mas não de todas as partes”, referiu.
Sobre a sua renovação, Bruno Fernandes diz que o Sporting CP poupou muito dinheiro.
“Transparece para fora que o Sporting CP está a viver um momento negativo, a nível financeiro e as pessoas interrogavam-se como era possível a renovação [do meu contrato]. Foi isso que quis explicar. Toda a gente falava que o Bruno ganhava 1,2 milhões de euros e passou a ganhar 2 milhões de euros [por época]. É uma diferença de 800 mil euros que, para o Sporting, são 1,6 milhões por ano brutos. O Sporting CP teria de pagar 5 milhões, que seriam 10 milhões brutos, o Sporting CP ficou a ganhar e bastante com a minha renovação. O Sporting CP deu-me muito. A maneira de um jogador retribuir é sempre difícil, porque depende dos resultados que temos em campo. Senti que, por aquilo que o Sporting me tem vindo a dar ao longo dos tempos, era certo da minha parte fazê-lo”, explicou.
Bruno Fernandes abordou também o facto de terem existido três treinadores em pouco tempo no Sporting CP.
“Mexeu com a equipa termos três treinadores num curto espaço de tempo e cada um com uma ideia diferente de jogo. O mister Keizer era um treinador que gostava de jogar por dentro. O mister Leonel era jogar por fora e mudou a tática. O mister Silas também chegou e mudou a tática, para aproveitar as suas ideias. Fizemos várias alterações para o treinador perceber qual a tática que se adequava mais aos jogadores. O mister também trouxe mais calma, no sentido de jogo jogado, gosta de ter bola”, contou.
Por fim, o jogador falou sobre o futuro do campeonato.
“Todos os jogos daqui para a frente são tudo ou nada. A diferença pontual é muito grande e não temos margem para erros. Eles [Benfica e FC Porto] têm. O FC Porto não tem muita porque já está a quatro pontos do Benfica e interessa-lhe continuar a quatro, mas nós não temos outra opção senão ganhar daqui para a frente porque a nossa margem de erro é muito pequena devido a erros que cometemos no passado com outras equipas que agora têm de ser colmatados com os jogos contra os grandes e também contra os 'não-grandes. Há que alimentar sempre essa esperança. Não nos temos de preocupar com os de trás, quanto mais nos preocuparmos com os de trás menos nos vamos preocupar com os da frente. O importante agora é tentar recuperar pontos aos da frente, independentemente de podermos ou não ultrapassar algum deles, temos de acreditar que conseguimos e tentar fazer o melhor para ficarmos o mais perto possível deles", terminou o capitão verde e branco.
Emblema verde e branco vai defrontar o primeiro classificado da Liga Portugal Betclic na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro
08 Fev 2026 | 13:50 |
Antes do encontro válido para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, entre Sporting e Porto, Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa ao Clássico. Entre vários temas, abordou o cansaço acumulado, a ambição da equipa para o jogo e o momento de Luis Suárez. Confira tudo o que disse o técnico.
Diferenças para o primeiro clássico com o Porto
"São momentos diferentes. No primeiro jogo foi muito competitivo, podia ter dado para ambos os lados. Agora, são duas equipas já mais adaptadas às ideias do treinador. Acima de tudo, espero um jogo intenso, competitivo e parecido como o da 1.ª volta. Penso que é um jogo importante indiferentemente dos pontos. É só um jogo. Não acho que seja um jogo que vá fazer diferença e não é decisivo"
Resposta a Villas-Boas, que considerou o Sporting em melhor momento
"Vou ser coerente: quem está melhor é quem está na frente. Dada a nossa classificação, estas são as duas melhores equipas, com um melhor momento do Porto. Mas acreditamos nas nossas capacidades de vencer este que acredito que será um bom encontro"
Lesão de Antoine Baroan e a forma como afetou Luis Suárez
"Para todos nós foi um momento difícil. Mexe com toda a gente. Além de um adversário é um colega de profissão. O Luis não tem de se sentir culpado, faz parte. Mas sinto-o motivado, apesar de um pouco amassado. Sobre o jogo, não é decisivo. É importante em termos mentais para o desfecho, mas não decisivo"
Cansaço do prolongamento com o AFS pode pesar?
"A parte física ou mental do cansaço não pode servir de desculpa. Eles vão estar preparados para aquilo que vai ser o jogo. É um jogo grande, que em termos mentais nos torna mais focados - espero eu - e tudo o que ele significa tem de nos motivar. Por isso, os 120 minutos com o AVS não podem ser uma desculpa"
Importância de marcar primeiro e as bolas paradas
"Sobre as bolas paradas, treinámos como contra qualquer outra equipa. Mais do que a parte técnica e de esquemas, o mais forte deles é a parte atlética, com jogadores muito altos. De resto, trabalhámos normalmente, sendo que é um momento em temos estado bem. Sobre a outra parte, o Porto é uma equipa fortíssima a defender, das menos batidas da Europa. É uma equipa muito comprometida, muito intensa, sabe jogar bem em bloco baixo e com grande reação à perda. Em termos ofensivos, também cria oportunidades e é muita agressiva na procura da baliza. Nós também temos as nossas valências a nível ofensivo, aliás somos os melhores a nível nacional. Será um jogo bastante intenso"
"Não vou falar da estratégia do jogo, mas posso dizer que haverá momentos em que estaremos mais altos e noutros mais baixos, também pela qualidade do adversário. O importante é que a equipa vá percebendo o momento do jogo e se vá adaptando"
'Preferido' de Mourinho no Clássico
"Estou focado no Sporting, o que o Mourinho disse tem que ver com a equipa dele. O meu foco é ganhar o nosso jogo"
Mensagem final
"O meu pensamento é ganhar, não penso em mais nada. Somos bicampeões, somos uma grande equipa. Vamos defrontar outra grande equipa, mas aqui só se pensa em ganhar"
Técnico dos leões abordou o momento passado pelo jogador da equipa principal verde e branca antes do Clássico diante dos dragões
08 Fev 2026 | 13:31 |
Rui Borges foi questionado sobre como se sente Luis Suárez nesta fase, uma vez que se mostrou bastante afetado depois do lance da lesão de Antoine Baroan, na partida entre Sporting e AFS, válida para os quartos de final da Taça de Portugal. Em vésperas de jogar com o Porto, o treinador deixou tudo às claras.
"Sinto-o motivo, apesar de um pouco amassado"
"Para todos nós foi um momento difícil. Mexe com toda a gente. Além de um adversário é um colega de profissão. O Luis [Suárez] não tem de se sentir culpado, faz parte. Mas sinto-o motivado, apesar de um pouco amassado. Sobre o jogo, não é decisivo. É importante em termos mentais para o desfecho, mas não decisivo", começou por dizer.
"Cansaço não pode servir de desculpa"
De seguida, quando questionado sobre se o cansaço do prolongamento na prova rainha pode afetar o rendimento dos leões no Dragão, Rui Borges esclareceu: "A parte física ou mental do cansaço não pode servir de desculpa. Eles vão estar preparados para aquilo que vai ser o jogo. É um jogo grande, que em termos mentais nos torna mais focados - espero eu - e tudo o que ele significa tem de nos motivar. Por isso, os 120 minutos com o AFS não podem ser uma desculpa".
Ao cabo de 20 partidas disputadas, os comandados de Rui Borges têm agora 51 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto soma 55 está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 46.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, também frente ao Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, às 20h45.
Treinador dos verdes e brancos realizou a antevisão ao Clássico, que se disputa esta segunda-feira, dia 9 de fevereiro, no Estádio do Dragão
08 Fev 2026 | 13:24 |
Rui Borges confirmou: Zeno Debast e Fotis Ioannidis estão fora do Porto - Sporting, que se disputa na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro. A mensagem foi passada pelo treinador dos leões em antevisão ao encontro, realizada este domingo, na Academia Cristiano Ronaldo.
Quando questionado sobre os dois jogadores, o técnico do Clube de Alvalade deixou prontamente claro que "não estão convocados", até porque nenhum destes havia chegado a ser reintegrado nos trabalhos da equipa principal do Sporting no decorrer desta semana.
No entanto, não há mais nenhuma baixa a assinalar. Fora o defesa belga e o avançado grego, apenas Geovany Quenda - que se encontra a recuperar sob o olhar atento do Chelsea -, estão fora do Clássico da 21.ª jornada do Campeonato Nacional.
Ao cabo de 20 partidas disputadas, os comandados de Rui Borges têm agora 51 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto soma 55 está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 46.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, também frente ao Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, às 20h45.