
Futebol
Exclusivo Leonino – Ricardo Esgaio complica deixa a cabeça em água ao Sporting
29 Ago 2025 | 15:02
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
26 Dez 2019 | 17:00 |
Bruno Fernandes recebeu o Record de Ouro e deu uma longa entrevista a este jornal desportivo português. O capitão do Sporting CP falou de todos os assuntos, desde a possibilidade de sair do Clube ao momento atual do futebol leonino.
“Para mim, receber este prémio é um orgulho e estar no topo da pontuação que é dada jogo a jogo e ano a ano é igualmente um orgulho muito grande. Vou continuar a trabalhar para repetir todos os prémios que tenho recebido ao longo das últimas épocas”, disse o jogador sobre o prémio recebido.
O número 8 verde e branco falou também sobre a possibilidade de ir para o Tottenham, tendo dito também que recebeu propostas de clubes espanhóis, franceses, ingleses e chineses.
“No verão achei que poderia sair, acreditei que era um bom momento. Fiz a melhor época da minha carreira até hoje e depois da Liga das Nações havia muitos contatos, principalmente do Tottenham. Foi o clube que mais me quis e o único com o qual aceitei falar, porque houve outros cujo projeto não era de acordo com as minhas expetativas. O Tottenham enquadrava-se em tudo o que queria naquele momento. Não sei qual foi o budget que deram ao mister Mourinho, nem estou a par do que quer, mas a verdade é que o interesse do Tottenham era o interesse do treinador que já não está lá. O Real Madrid, ao longo destes anos todos, é o melhor clube do mundo, os títulos falam por si. A resposta é óbvia e fácil, claro que interessa a qualquer jogar, dificilmente alguém rejeita representar um clube como o Real Madrid. Pelo que sei, houve interesse, mas não de todas as partes”, referiu.
Sobre a sua renovação, Bruno Fernandes diz que o Sporting CP poupou muito dinheiro.
“Transparece para fora que o Sporting CP está a viver um momento negativo, a nível financeiro e as pessoas interrogavam-se como era possível a renovação [do meu contrato]. Foi isso que quis explicar. Toda a gente falava que o Bruno ganhava 1,2 milhões de euros e passou a ganhar 2 milhões de euros [por época]. É uma diferença de 800 mil euros que, para o Sporting, são 1,6 milhões por ano brutos. O Sporting CP teria de pagar 5 milhões, que seriam 10 milhões brutos, o Sporting CP ficou a ganhar e bastante com a minha renovação. O Sporting CP deu-me muito. A maneira de um jogador retribuir é sempre difícil, porque depende dos resultados que temos em campo. Senti que, por aquilo que o Sporting me tem vindo a dar ao longo dos tempos, era certo da minha parte fazê-lo”, explicou.
Bruno Fernandes abordou também o facto de terem existido três treinadores em pouco tempo no Sporting CP.
“Mexeu com a equipa termos três treinadores num curto espaço de tempo e cada um com uma ideia diferente de jogo. O mister Keizer era um treinador que gostava de jogar por dentro. O mister Leonel era jogar por fora e mudou a tática. O mister Silas também chegou e mudou a tática, para aproveitar as suas ideias. Fizemos várias alterações para o treinador perceber qual a tática que se adequava mais aos jogadores. O mister também trouxe mais calma, no sentido de jogo jogado, gosta de ter bola”, contou.
Por fim, o jogador falou sobre o futuro do campeonato.
“Todos os jogos daqui para a frente são tudo ou nada. A diferença pontual é muito grande e não temos margem para erros. Eles [Benfica e FC Porto] têm. O FC Porto não tem muita porque já está a quatro pontos do Benfica e interessa-lhe continuar a quatro, mas nós não temos outra opção senão ganhar daqui para a frente porque a nossa margem de erro é muito pequena devido a erros que cometemos no passado com outras equipas que agora têm de ser colmatados com os jogos contra os grandes e também contra os 'não-grandes. Há que alimentar sempre essa esperança. Não nos temos de preocupar com os de trás, quanto mais nos preocuparmos com os de trás menos nos vamos preocupar com os da frente. O importante agora é tentar recuperar pontos aos da frente, independentemente de podermos ou não ultrapassar algum deles, temos de acreditar que conseguimos e tentar fazer o melhor para ficarmos o mais perto possível deles", terminou o capitão verde e branco.
Futebolista deverá chegar este sábado, dia 30 de agosto, a Lisboa para fazer os exames médicos e assinar pelo Clube de Alvalade
30 Ago 2025 | 10:00 |
Fotis Ioannidis já tem data para chegar ao Sporting. O avançado deve chegar este sábado, dia 30 de agosto, a Lisboa para fazer os exames médicos e assinar pelo Clube de Alvalade. O internacional grego vai rubricar um contrato válido para as próximas cinco temporadas e poderá mesmo estar presente em Alvalade para assistir ao Clássico frente ao Porto.
Depois de muitos meses de conversações o ponta de lança vai mesmo ser jogador do Sporting, numa transferência cifrada em 22 milhões de euros, que podem chegar aos 25 mediante objetivos. Por outro lado, Conrad Harder deixar os leões e, ao que tudo indica, rumar ao Rennes por 26 milhões, mas que pode chegar aos 30.
No último jogo pelo emblema grego antes de rumar a Alvalade, Ioannidis foi dizer adeus aos adeptos do clube grego. O Panathinaikos empatou 0-0 com Samsunspor, na segunda mão do play-off da Liga Europa, Ioannidis foi titular, saiu aos 72’ e no final despediu-se, emocionado.
Algumas horas antes de apanhar o voo de Atenas com destino a Lisboa, o jogador mereceu nova dedicatória por parte do clube de coração. Nas redes, o Pana partilhou os bastidores do último jogo do avançado, no qual foi evidente a emoção de Fotis, entre vários abraços e fotografias, inclusive com Rui Vitória.
Na última temporada de 2024/25, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis - avaliado em 15 milhões de euros - teve números abaixo do esperado. Em 42 partidas disputadas, o avançado marcou por 11 ocasiões e assinou duas assistências. Na presente época, soma cinco jogos ainda sem qualquer contribuição para golo.
Clube de Alvalade viu o negócio complicar-se recentemente, mas os responsáveis trabalham para desbloquear a situação, o que agrada ao treinador verde e branco
30 Ago 2025 | 09:48 |
O Sporting enviou nova proposta ao Nottingham Forest para garantir a contratação de Jota Silva na presente janela de transferências. O extremo português é um dos desejos de Rui Borges para a temporada 2025/26, e Frederico Varandas continua a trabalhar junto do emblema inglês para conseguir a cedência do jogador - que viu o negócio complicar-se recentemente.
O Sporting já tinha enviado uma proposta ao Nottingham Forest na última terça-feira, dia 26 de agosto, que até foi bem recebida numa fase inicial. No entanto, o dono do clube da Premier League Evangelos Marinakis, não terá ficado nada agradado com a contratação de Ioannidis por parte dos leões, e o negócio por Jota Silva complicou-se.
Isto aconteceu porque, para além de deter o Nottingham Forest, Evangelos Marinakis também é dono do Olympiakos, arqui-rival do Panathinaikos, clube de onde chegou Ioannidis. Para além disto, o grego também faz parte da SAD do Rio Ave, onde alinha Clayton, que seria a alternativa a avançado que o Sporting acabou por contratar.
Estes dois fatores fizeram a situação tremer, mas o jornal A Bola avança que os leões não querem desistir, e que Frederico Varandas voltou a enviar nova proposta por Jota Silva, na última sexta-feira, 29 de agosto. Apesar das dificuldades, a expetativa é de que Frederico Varandas consiga levar o negócio a bom porto, para fazer chegar a Alvalade o extremo, que terá sido um pedido de Rui Borges.
O Sporting continua a tentar Jota Silva por empréstimo, com uma opção de compra mediante o cumprimento de objetivos por parte do extremo português. De momento, não está de parte que esta opção seja obrigatória no final da temporada, o que pode vir a ser uma das condições para finalmente resolver o dossier do ex Guimarães.
Clube de Alvalade conta com várias baixas devido a lesão para o Clássico frente diante dos azuis e brancos e teve de recorrer à equipa B
30 Ago 2025 | 09:42 |
Rui Borges conta com várias baixas devido a lesão para o Clássico frente ao Porto. Hidemasa Morita foi um dos jogadores que não recuperou para o duelo da quarta jornada, pelo que Rayan Lucas foi chamado pelo técnico para colmatar a ausência do médio nipónico.
De recordar que o futebolista, que tem atuado pela equipa B do Sporting, sobreviveu a uma verdadeira tragédia no Brasil. Em 2019, fortes chamas consumiram o Ninho do Urubu, centro de treinos do clube Flamengo. O 'mengão' viria a perder 10 atletas de formação. O futebolista foi um dos cinco jovens que sobreviveu à catástrofe.
Rayan Lucas vive agora um bom momento de forma e foi chamado a representar a seleção sub-20 do Brasil. Depois de chegar aos leões, mereceu a confiança do selecionador Ramon Menezes, nos jogos que visam a preparação para o Mundial do escalão que será realizado no Chile, entre os dias 27 de setembro e 19 de outubro.
Vale a pena recordar que Rayan Lucas chegou ao Clube de Alvalade, numa cedência válida até ao final da temporada. Apesar de ter iniciado os trabalhos de pré-época com o plantel principal, sob o comando de Rui Borges, o brasileiro tem sido opção na escolhas de João Gião.
Neste início de temporada, Rayan Lucas soma já três partidas ao serviço da equipa B do Sporting, sempre na condição de titular. O médio defensivo de 20 anos jogou 90 minutos frente ao Torreense, 77’ contra o União de Leiria e 70’ diante da Oliveirense, naquela que foi a primeira derrota dos leões.