Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
13 Out 2020 | 13:36 |
Em mais um momento de intervenção no Sporting Grande Jornal, na Sporting TV, na passada noite de segunda-feira (12 de outubro) Miguel Braga, responsável de comunicação do Clube, comentou o facto de um grupo de Sócios apresentou a Rogério Alves requerimentos, tendo em vista a realização de Assembleias-Gerais (AG’s) Extraordinárias, com o objetivo de se realizar uma AG Destitutiva.
O porta-voz leonino deixou várias críticas, dizendo que foram cinco os pedidos apresentados. Além disso, Miguel Braga comentou a pressão que tal constitui no Conselho Diretivo (CD) e ainda os prazos da Mesa da Assembleia-Geral (MAG) para responder aos pedidos dos Sócios.
“Dificuldade enorme” em aceitar este CD
“Não tinham um, não tinham dois, não tinham três, não tinham quatro, mas tinham cinco pedidos de Assembleias-Gerais (AG). As pessoas têm que, mais uma vez, perceber que o Sporting CP já teve seis AG’s desde que esta Direção foi eleita. Se recuarmos até 2018, acho que já são dez, pelo meio já tivemos o pedido de uma 11.ª que não foi aceite pela Mesa da Assembleia-Geral (MAG). Não foi aceite porque lhes deu na cabeça, foi fundamentada e pública a sua resposta e, até hoje, não deu entrada em qualquer tribunal ou em qualquer instância judicial, um processo a fazer queixa dessa mesma decisão.
Andamos sempre à volta e chegamos sempre ao mesmo lugar. Existe uma fação do Sporting CP que tem uma dificuldade enorme de aceitar os resultados das últimas eleições. Gostavam de lá ter outro presidente, outro treinador, outro diretor desportivo e gostavam também de ter outra pessoa aqui, mas a verdade é que são estes que eles têm e, em vez de aceitarem e trabalharem e lutarem pelo bem do Clube, apoiarem as suas equipas constantemente, não”.
“Ódio que estas pessoas têm ao Presidente do Sporting CP é muito maior ao amor que eles têm ao Clube”
“O atual estado de pandemia em que a última AG foi feita, com medidas altamente restritivas relativamente à distância entre as pessoas, ao facto de não poder haver a chamada discussão dos itens, no meio disto tudo, ainda temos um grupo de Sócios, encabeçado pelo Sócio 85 mil do Sporting CP, um Sócio novo. Portanto, este Sócio novo, o grande contributo que quer dar ao Clube é a convocação de cinco AG’s. Acho que isto dá vontade de rir e que os nossos rivais ficam a rir à gargalhada com este tipo de assuntos.
Ao ver o Clube envolvido nestes atos constantes, continuo a achar que o ódio que estas pessoas têm ao Presidente do Sporting CP é muito maior ao amor que eles têm ao Clube”.
MAG responde em novembro
“Foi acordado pelas pessoas em questão que, agora, a MAG precisaria de seis semanas para analisar os cinco pedidos, todas as assinaturas correspondentes, etc. Foi tudo feito às claras, foi dado este prazo e em finais de novembro a MAG vai pronunciar-se sobre estes pedidos”.
Pressão sentida em Alvalade
“É uma pressão constante que existe porque está consagrado nos nossos estatutos. Temos de perceber que, no nosso universo de 100 mil pessoas, 100 pessoas, se tiverem dez votos cada um, podem estar constantemente a pedir AG’s. Isto parte dos estatutos ou na interpretação abusiva que existe em certo setor do Sporting CP desses mesmos estatutos. Mas se lessem mais um bocadinho dos estatutos, veriam que mais abaixo estão os deveres dos Sócios para com o Conselho Diretivo (CD). Essa parte devem ter apagado dos seus estatutos e entendem só ler esta que, infelizmente, permite isto e que, a génese desta discussão vai dar sempre ao facto de este CD gostar de implementar o i-Voting, que teria de ir a AG ser votado por todos os Sócios, mas a grande questão passa por percebermos que há certos mecanismos que nos vão permitir não estar reféns deste tipo de coisas. No fim do dia, este tipo de ação serve os propósitos do SL Benfica e do FC Porto, muito mais do que serve os do Sporting CP.
Se isto de repente faz lei no Sporting CP, imaginem ter um Clube que de mês a mês tem Sócios a entregarem pedidos de AG’s destitutivas. Acho que é uma loucura e que se devia pensar um bocadinho nos atos antes de os fazer desta maneira”.
Novidade foi lançada nas plataformas oficiais do Clube de Alvalade nesta sexta-feira, dia 28 de novembro, já a pensar nas festividades
28 Nov 2025 | 10:59 |
O Sporting anunciou, esta sexta-feira, dia 28 de novembro, uma edição especial de Natal em colaboração com a Nike. A novidade, que conta com uma nova camisola, foi apresentada e explicada nos meios de comunicação oficiais dos verdes e brancos.
Este produto é intitulado como 'Christmas Kit' e, de acordo com o comunicado dos leões, "pretende homenagear simultaneamente a quadra festiva e a identidade única do Sporting", mostrando que a época natalícia "vai além das luzes e dos presentes".
"Este equipamento especial reflete o calor dos reencontros familiares, o brilho das memórias partilhadas e a ligação que, de geração em geração, une os Sportinguistas em torno do seu Clube", pode ainda ler-se na explicação dada pela turma leonina.
De resto, o Sporting anunciou que o Christmas Kit em questão já se encontra disponível para venda e poderá ser adquirido em lojaverde.pt, na Loja Verde do Estádio José Alvalade, Colombo, Almada, e nos quiosques do Vasco da Gama, Ubbo e Cascais.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 30 de novembro, frente ao Estrela da Amadora, em jogo relativo à 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por João Nuno jogar-se-á às 18h00, em Alvalade.
Confira:
Glória do Clube de Alvalade morreu aos 83 anos; Além do Presidente leonino, também Salgado Zenha e André Bernardo marcaram presença no velório
24 Nov 2025 | 19:49 |
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, deslocou-se, este domingo, dia 24 de novembro, à Basílica da Estrela para marcar presença no velório de Júlio Rendeiro, antigo hoquista e figura histórica do emblema de Alvalade e da Seleção Nacional, que faleceu na última quarta-feira, aos 83 anos.
Além do presidente da Direção, marcaram presença Francisco Salgado Zenha, André Bernardo e vários elementos do Conselho Diretivo e dos restantes Órgãos Sociais do Sporting. Aos canais do Clube, Frederico Varandas prestou uma homenagem ao antigo atleta, treinador e dirigente leonino.
F. Varandas: "Júlio Rendeiro é uma das glórias do nosso Sporting"
"Júlio Rendeiro é uma das glórias do nosso Sporting. É um desportista de eleição que representou o Sporting e a Seleção Nacional ao mais alto nível. Foi duas vezes Campeão do Mundo, cinco vezes Campeão da Europa, Campeão Europeu pelo nosso Sporting, ganhou vários títulos nacionais. Dentro do clube, foi um atleta de eleição, treinador, vice-presidente. Parte uma das grandes glórias da nossa história", disse.
F. Varandas: "Perdemos um amigo"
Frederico Varandas recordou a convivência com o ex-atleta: "Do ponto de vista pessoal, perdemos um amigo. Era uma pessoa que vivia o Sporting intensamente, mas sempre com muita racionalidade. Tinha bom senso, era inteligente. Tivemos a sorte de nos cruzarmos com ele quando decidimos avançar para este projeto e foi uma pessoa que apoiou este Sporting deste 2018. Foi nosso mandatário nas duas eleições e, mesmo antes de partir, sei que estava muito orgulhoso e feliz por ver o Sporting como está. Era o grande amor da sua vida. Colocava o Sporting acima de qualquer outra coisa".
Nascido no Porto, Júlio Rendeiro chegou ao Sporting em 1971 e passou sete anos de leão ao peito. Foi tetracampeão nacional, venceu duas Taça de Portugal e uma Liga dos Campeões. Ao serviço de Portugal foi bicampeão mundial e pentacampeão europeu.
Grupo de Sócios do Clube de Alvalade alertou sobre as suas opções no mais recente comunicado, lançado na última terça-feira, 18 de novembro
19 Nov 2025 | 08:24 |
Depois da notícia a revelar que Frederico Varandas não iria concorrer às próximas eleições do Sporting sozinho, uma vez que o Movimento 'Hoje e Sempre Sporting' se preparava para apresentar um candidato para março de 2026, o grupo fez um esclarecimento.
Com Sócios do Sporting como Afonso Pinto Coelho, Vitor Afonso e Roberto Carvalho a porta-vozes, o Movimento lançou um comunicado no qual explicou que tem três hipóteses em vista: apresentar um nome, apoiar uma das listas ou manter uma equidistância "muitíssimo vigilante", tal como sucedeu em 2022.
Confira o comunicado na íntegra:
1 - O MHSS é constituído por uma base alargada de sócios, pese embora os comunicados emitidos sejam apenas assinados pelos membros fundadores em nome do MHSS, por razões de orgânica interna de funcionamento.
2 - O MHSS é um movimento agregador, que conversa regularmente com muitos outros sócios extra-Movimento e que está sempre disponível para falar com todos os sócios e grupos de associados que queiram falar com o Movimento, como aconteceu no período pré-eleitoral às eleições para os Órgãos Sociais do SCP de 2022, e como está a acontecer relativamente às eleições para os Órgãos Sociais do SCP de 2026.
3 - Oportunamente, o Movimento Hoje e Sempre Sporting tomará uma posição pública sobre o seu posicionamento em relação ao próximo ato eleitoral do nosso clube, sendo que estão em aberto, atualmente, três cenários possíveis:
A) Apresentação de um candidato a emergir do seio do Movimento Hoje e Sempre Sporting
B) O eventual aparecimento de outras candidaturas, poderá levar a que o MHSS se reveja num determinado projeto para o Clube e, em função do mesmo, decidir formalizar o apoio a essa candidatura.
C) À semelhança do processo eleitoral de 2022, no qual o MHSS recebeu convites para integrar duas das três listas candidatas poderemos, também, manter-nos equidistantes, embora muitíssimo vigilantes no que respeita à gestão financeira e desportiva do Grupo Sporting.