Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Basquetebol

Oficial! 5 jogadores do Sporting são atirados porta fora por Varandas e já procuram novo clube

Com estas saídas, estrutura verde e branca prepara uma renovação do plantel, tendo em vista a nova temporada desportiva de 2025/26

Sporting, de Frederico Varandas, anunciou este domingo, dia 28 de julho, a saída de cinco jogadores da equipa de basquetebol
Sporting, de Frederico Varandas, anunciou este domingo, dia 28 de julho, a saída de cinco jogadores da equipa de basquetebol

28 Jun 2026 | 16:30 |

Icon Comentário0

O Sporting anunciou este domingo, dia 28 de julho, a saída de cinco jogadores da equipa de basquetebol, dando continuidade à remodelação do plantel para a temporada 2026/27. Através das redes sociais, o Clube despediu-se de Miguel Correia, Maleeck Harden-Hayes, Brandon Johns Jr., Malik Morgan e Robby Robinson.


Na publicação, os leões agradeceram o contributo de todos os atletas durante o período em que representaram o emblema de Alvalade. "Obrigado por toda a dedicação de Leão ao peito", escreveram os leões, numa mensagem de despedida.


As saídas surgem depois de uma época em que o Sporting conquistou a Taça de Portugal e a Taça Hugo dos Santos, além de alcançar a melhor campanha de sempre de um clube português na FIBA Europe Cup. No campeonato nacional, a equipa terminou o percurso nas meias-finais do play-off.


Com estas despedidas, a estrutura leonina, liderada por Frederico Varandas, prepara uma renovação do plantel tendo em vista a nova temporada. A expetativa é a de que o Sporting avance em breve para a oficialização de reforços capazes de manter a equipa na luta pelos principais títulos.

Bernardo Pires está cada vez mais perto de assumir o comando técnico da equipa na próxima temporada. O treinador de 32 anos é um dos nomes mais bem colocados para suceder a Luís Magalhães, que deixou o cargo após o final da temporada.


Veja a publicação:


Modalidades

Treinador do Sporting expõe fragilidades do plantel: "Porto está mais bem preparado do que nós"

Equipa leonina chegou a dispor de grande vantagem no Clássico, mas acabou por permitir recuperação dos dragões na parte final

Bernardo Pires, treinador de basquetebol do Sporting, reconheceu também que o rival partiu para este duelo c
Bernardo Pires, treinador de basquetebol do Sporting, reconheceu também que o rival partiu para este duelo c

27 Set 2026 | 13:12 |

Icon Comentário0

Bernardo Pires não conseguiu levar o Sporting à conquista da Supertaça de basquetebol, depois de os leões terem sido derrotados pelo Porto na decisão do troféu (80-76). A equipa leonina chegou a dispor de vantagens de 12 pontos em dois momentos do encontro, mas acabou por permitir a recuperação dos dragões na parte final.


O treinador do Sporting considerou que a falta de frescura física acabou por pesar no desfecho da partida e reconheceu também que o rival partiu para este duelo com uma vantagem ao nível dos processos coletivos, fruto da continuidade de trabalho das últimas épocas.


"O Porto tem processos assimilados, vindos de outras épocas, e nós estamos a implementar os nossos e a construir gradual e paulatinamente as rotinas necessárias. Demos uma boa resposta enquanto estivemos frescos e à medida que fomos perdendo capacidade física cometemos alguns erros, aproveitados pelo adversário", explicou.


B. Pires: "Porto se calhar está mais bem preparado do que nós"

Apesar da derrota, Bernardo Pires destacou os momentos positivos apresentados pela sua equipa e admitiu que o encontro poderia ter terminado com outro vencedor: "Podia ter caído para o nosso lado, mas o Porto se calhar está mais bem preparado do que nós nesta fase. Não estou satisfeito, pois num clube como o Sporting queremos sempre ganhar as competições em que participamos, sendo que fiquei satisfeito com o que produzimos em muitas fases do jogo", afirmou.


O treinador, que na época passada comandou o Imortal, assumiu ainda que há trabalho pela frente para consolidar a nova equipa: "Há muita coisa para melhorar e para crescer e sentimos que estamos a fazer esse percurso", concluiu Bernardo Pires.


Modalidades

Sporting desperdiça vantagem ao intervalo e perde Supertaça para o Porto

Leões entraram muito fortes e chegaram a estar confortáveis no marcador, mas não conseguiram manter o ritmo na segunda parte

Sporting perdeu este sábado a Supertaça de basquetebol, ao ser derrotado pelo Porto por 80-76, em Albufeira
Sporting perdeu este sábado a Supertaça de basquetebol, ao ser derrotado pelo Porto por 80-76, em Albufeira

26 Set 2026 | 18:20 |

Icon Comentário0

O Sporting perdeu este sábado a Supertaça de basquetebol, ao ser derrotado pelo Porto por 80-76, em Albufeira. Os leões entraram muito fortes e chegaram ao intervalo com uma vantagem de 10 pontos, mas não conseguiram manter o ritmo na segunda parte.


A equipa orientada por Bernardo Pires teve uma entrada de grande eficácia, sobretudo no lançamento exterior. O Sporting falhou apenas um dos primeiros sete triplos tentados e chegou ao descanso a vencer por 41-31, depois de uma primeira parte em que conseguiu impor o seu ritmo.


Após o intervalo, os leões começaram a perder fulgor ofensivo e permitiram a aproximação do adversário nortenho. A vantagem foi desaparecendo progressivamente e o Clube de Alvalade entrou no último período já em desvantagem, por 54-52.


A formação leonina ainda reagiu nos minutos finais e conseguiu chegar ao empate (72-72), mas não teve a eficácia necessária para recuperar a liderança. Um triplo de Corey Allen-Williams voltou a colocar o Porto na frente por 75-72 e o Sporting já não conseguiu inverter o resultado.

Francisco Amarante foi o grande destaque individual dos leões, com 12 pontos, oito ressaltos e 10 assistências, ficando a apenas dois ressaltos de um triplo-duplo. Já Javian Davis terminou com 15 pontos e sete ressaltos. De recordar que, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, Frederico Varandas entende que existe um fosso entre leões e rivais.



Modalidades

Oficial! Varandas aproveita vaga no mercado e garante reforço de 23 anos para o Sporting

Nova aquisição mostrou satisfação com o novo desafio, sobretudo pela possibilidade de voltar a trabalhar com míster do Clube de Alvalade

Suraya Rijal é a mais recente contratação da equipa feminina de basquetebol do Sporting; Poste moçambicana, de 23 anos, chega a acordo com Varandas
Suraya Rijal é a mais recente contratação da equipa feminina de basquetebol do Sporting; Poste moçambicana, de 23 anos, chega a acordo com Varandas

26 Set 2026 | 10:29 |

Icon Comentário0

É oficial. Suraya Rijal é a mais recente contratação da equipa feminina de basquetebol do Sporting. A poste moçambicana, de 23 anos, chega a Alvalade para dar mais opções ao jogo interior das Leoas e mostrou-se bastante satisfeita com o novo desafio, sobretudo pela possibilidade de voltar a trabalhar com Gilda Ferreira.


S. Rijal: "O facto de já ter trabalhado com a Gilda também acabou por influenciar"


“Quando tive a reunião com a treinadora e ela me apresentou a proposta para esta época, identifiquei-me muito com os objetivos que o Sporting procura. O facto de já ter trabalhado com a Gilda também acabou por influenciar. É espetacular, é mesmo incrível. Até agora, tem sido muito bom”.


A atleta começou a jogar basquetebol aos 13 anos, em Moçambique, e chegou a Portugal um ano depois. Passou nove temporadas no Quinta dos Lombos, onde esteve durante três épocas e conquistou dois títulos nacionais. Na temporada passada representou o Imortal e o 1.º de Agosto (Angola) por empréstimo. O emblema do Algarve deixou de inscrever as equipas seniores masculina e feminina nas principais competições nacionais e os leões, de Frederico Varandas, aproveitaram.

“Sou uma jogadora agressiva. Sou poste e estou sempre a lutar, principalmente pelos ressaltos. Nunca desisto de uma bola. Enquanto não estiver na mão de alguém, ainda dá para lutar por ela. Posso acrescentar um pouco mais de agressividade dentro do garrafão e também nos ressaltos. Estou aqui para ajudar nisso”.


A nova reforço já começou também a integrar-se no grupo e revelou ter uma relação próxima com a capitã Emília Ferreira: “Já conversei um bocadinho com ela e agora estou a ter a oportunidade de conhecer as outras jogadoras, principalmente as mais novas, que não conhecia”, contou. Também Gabrielle Eliott é reforço.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


3 jogadores expulsos após cenas de pancadaria no Clássico entre Sporting e Porto
Modalidades

3 jogadores expulsos após cenas de pancadaria no Clássico entre Sporting e Porto

14 Set 2026 | 11:42

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Sporting atrás de Benfica e Porto? Varandas reconhece fosso, mas eleva fasquia
Modalidades

Exclusivo Leonino - Sporting atrás de Benfica e Porto? Varandas reconhece fosso, mas eleva fasquia

12 Set 2026 | 15:34

Icon Comentário0
Sporting entra a ganhar, sofre reviravolta e acaba derrotado pelo Benfica no dérbi
Modalidades

Sporting entra a ganhar, sofre reviravolta e acaba derrotado pelo Benfica no dérbi

07 Set 2026 | 12:37

Icon Comentário0