Futebol
Do penálti à atitude da equipa: Tudo o que disse Rui Borges depois do Santa Clara - Sporting
19 Dez 2025 | 09:07
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Nov 2022 | 17:11 |
É oficial: Fatawu Issahaku, jogador do Sporting, integra a lista de 55 pré-convocados do Gana para o Mundial'2022.
Depois de Manuel Ugarte e Sebastián Coates integraram a lista de pré-convocados da seleção uruguaia e Morita ter sido chamado para a seleção japonesa, a jovem pérola africana tem também praticamente assegurada a sua presença no Campeonato do Mundo.
O Gana está integrado no grupo de Portugal, assim como Uruguai e Coreia do Sul.
Pelo Sporting, Fatawu, de 18 anos, soma já seis jogos pela equipa principal e dois pela turma B verde e branca.
Clube de Alvalade venceu o emblema açoriano na última quinta-feira, dia 18 de dezembro, em partida válida para os oitavos-de-final da Taça de Portugal
19 Dez 2025 | 10:12 |
O Sporting venceu o Santa Clara, por 3-2, na última quinta-feira, dia 18 de dezembro, e garantiu a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal. Com um final de tempo regulamentar envolto em polémica, Rodrigo Roquette foi contra as críticas e acredita ainda ter faltado uma admoestação.
"Não se percebe a demora para ver uma chapada clara na área sem que a bola estivesse perto. Faltou o amarelo!", comentou o conhecido adepto do Sporting na sua conta da plataforma 'X' (antigo Twitter), não só concordando com a grande penalidade sobre Morten Hjulmand, como criticando o tempo que o VAR e João Pinheiro demoraram a tomar a decisão.
Ainda antes de ter sido dada a grande penalidade, Roquette voltou a lembrar a 'perseguição' ao capitão do Sporting, que recentemente ouviu queixas até de José Mourinho: "Se fosse o Hjulmand a dar a chapada toda a gente diria que é penálti…".
Com esta vitória – a 5.ª em 25 encontros na presente temporada –, a turma de Rui Borges terminou a participação na Taça de Portugal, enquanto o Santa Clara vai marcar lugar nos quartos-de-final da prova, onde irá encontrar o AFS, que já havia eliminado o V. Guimarães.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 23 de dezembro, frente ao Vitória de Guimarães, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Luís Pinto jogar-se-á às 20h45, no Estádio D. Afonso Henriques.
Internacional grego foi o autor do golo que permitiu aos leões vencer o Santa Clara e seguir em frente para os 'quartos' da Taça de Portugal
19 Dez 2025 | 09:52 |
O Sporting viveu uma noite bastante atribulada nos Açores, frente ao Santa Clara. Saído do banco, acabou por ser Fotis Ioannidis a resolver, já no prolongamento, para os leões seguirem em frente na Taça de Portugal - esta foi mesmo a primeira vez que o internacional grego foi realmente decisivo para a turma de Rui Borges.
Com este golo, Ioannidis chegou ao quinto remate certeiro em apenas 17 partidas disputadas com a Listada verde e branca e, ao que parece, vê na prova rainha a competição certa para brilhar. Já frente ao Paços de Ferreira, o avançado havia marcado no triunfo dos leões após tempo extra, além de ter assinado o seu nome na goleada diante do Alverca, mas desta vez para a Allianz Cup.
Rui Borges decidiu lançar Fotis Ioannidis para o lugar de Alisson Santos à passagem pelo minuto 66 da partida. Desta feita, o grego fez dupla com Luis Suárez na frente de ataque, com o objetivo de colocar os leões na frente do jogo e atingir os quartos-de-final da Taça de Portugal.
O Sporting, por seu turno, precisou de 120 minutos para seguir em frente na prova rainha, algo que já tinha acontecido na Mata Real, frente ao Paços de Ferreira, mas também na época passada. Em dezembro de 2024, igualmente diante do Santa Clara, os leões precisaram de tempo extra para baterem os açorianos, dessa vez por 2-1, em Alvalade.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 17 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 662 minutos, nos quais já apontou cinco golos e três assistências com a Listada verde e branca.
Médio de 18 anos foi o autor do primeiro golo dos verdes e brancos na partida válida para os oitavos-de-final da Taça de Portugal
19 Dez 2025 | 09:25 |
João Simões foi o autor do primeiro golo do Sporting diante do Santa Clara, que os leões acabaram por vencer, apenas após prolongamento, por 3-2. No final do encontro, o médio admitiu que a equipa não esteve no seu melhor, mas que a "atitude superou a inspiração".
João Simões: "Não houve muita inspiração"
"O Santa Clara defendeu-se bem e, na única oportunidade que criou, marcou golo. Depois nós tentámos ir atrás, demos tudo para ganhar a passar à próxima fase. Não houve muita inspiração mas a atitude não falhou", começou por dizer, em declarações à Sport TV.
João Simões: "Demos tudo o que tínhamos para dar"
"Nós demos tudo o que tínhamos para dar e deixámos o jogo ir a prolongamento quando podíamos ter resolvido mais cedo e agora pensar no jogo de terça-feira pois a Liga é o nosso principal foco. Ganhámos este título no ano passado e queremos sempre mais", atirou ainda João Simões.
Antes de concluir, o jogador de 18 anos foi questionado sobre os recentes elogios de Roberto Martínez: "Acho que tenho estado a evoluir. O meu foco é no Sporting pois só jogando bem no clube posso chegar à seleção, mas esse não é o meu foco. Tenho aprendido muito com o Hjulmand, o Morita, o Bragança e o Kochorashvili que são mais velhos que eu".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 15 milhões de euros - soma 13 partidas. O médio formado na Academia Cristiano Ronaldo já contabiliza 697 minutos: 377 na Champions, 245 na Liga Portugal Betclic e 75 na Taça de Portugal, tendo marcado um golo.
Do penálti à atitude da equipa: Tudo o que disse Rui Borges depois do Santa Clara - Sporting
19 Dez 2025 | 09:07
Exclusivo Leonino: Sporting - Benfica é a última gota para figura-chave dos leões
18 Dez 2025 | 15:21
Sporting bate Santa Clara no prolongamento e está nos ‘quartos’ da Taça de Portugal
18 Dez 2025 | 21:32