Futebol
Rui Borges procura opções a Diomande e Debast e dá espaço no Sporting a...
12 Dez 2025 | 06:57
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
30 Jun 2023 | 22:59 |
É oficial: O Botafogo anunciou esta sexta-feira, dia 30 de junho, a saída de Luís Castro do comando técnico da equipa. Desta forma, tudo aponta para uma oficialização do técnico de 61 anos no Al Nassr, treinador que Cristiano Ronaldo terá recomendado aos responsáveis do emblema de Riade.
Numa altura em que comandava o Brasileirão, à 12.ª jornada, o Luís Castro diz adeus ao emblema canarinho. Lúcio Flávio, da equipa B, foi quem orientou o treino desta manhã.
"O Botafogo foi comunicado nesta sexta-feira (30) pelo técnico Luís Castro sobre a sua decisão de aceitar proposta de um clube do exterior, o que encerra a atuação no comando técnico da equipa. Também deixam o Clube os auxiliares Vitor Severino e João Brandão; o preparador físico Roberto de Oliveira; o treinador de guarda-redes Daniel Correia; e o analista de desempenho Nuno Baptista. O clube agradece aos profissionais pelo serviços prestados e deseja sucesso nos futuros desafios", pode ler-se na nota do clube.
Luís Castro deixa a equipa na liderança do Brasileirão, com 30 pontos em 12 jornadas, mais sete do que o Grémio, segundo classificado.
Em 81 jogos disputados, venceu 44, empatou 15 e perdeu 22 durante a passagem pelo Botafogo, que durou um pouco mais do que um ano e três meses.
Confira a publicação do Botafogo: https://twitter.com/Botafogo/status/1674881067684093952?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1674881067684093952%7Ctwgr%5E9ab8cbd8b5fd5995e834374c07fd038a15c11c66%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.ojogo.pt%2Finternacional%2Fportugueses%2Fnoticias%2Foficial-botafogo-anuncia-saida-de-luis-castro--16619232.html
Verdes e brancos já têm delineado o plano para agirem da melhor forma na reabertura do mercado de transferências neste inverno
12 Dez 2025 | 08:02 |
Desta vez, não há mesmo volta a dar. O Sporting vai contratar um extremo na reabertura do mercado de transferências, até porque as lesões e ausências assim o obrigam, tendo em conta que a posição já é vista como prioridade desde o último verão.
A verdade é que, no defeso passado, o Sporting terá tentado a contratação de três opções: Yeremay Hernández, Kevin e Jota Silva - tendo esta última sido a mais gritante de todas, uma vez que a inscrição do jogador falhou na 'reta da meta', tendo deixado Rui Borges sem reforço.
Agora, esta questão ganha ainda mais força. Geovany Quenda enfrenta uma paragem de, no mínimo, dois meses; enquanto Pedro Gonçalves também só deverá regressar à competição em janeiro. Se o cenário já estava complicado, junta-se a partida de Geny Catamo para o CAN.
Para a situação do internacional moçambicano, o Sporting já tem uma solução delineada: Salvador Blopa será o substituto na ausência do colega. O jovem de 18 anos foi promovido por Rui Borges à equipa principal e o expectável é que tenha mais minutos nos próximos meses.
Quando ao resto, o Sporting já está no terreno em busca do negócio ideal. Yeremay (Deportivo), Wesley (Al Nassr), Giannis Konstantelias (PAOK), Abde Ezzalzouli (Betis) ou Christos Tzolis (Club Brugge) são alguns dos nomes em cima da mesa.
De acordo com as mais recentes informações, a estrutura leonina pretende estender a ligação do técnico com o Clube de Alvalade
12 Dez 2025 | 07:41 |
O Sporting pretende renovar o contrato de Rui Borges e são vários os motivos que levam a Direção leonina a tomar esta decisão. Frederico Varandas está plenamente satisfeito com o trabalho que tem sido realizado pelo técnico, que acabam por ser fáceis de explicar.
Segundo revela o jornal O Jogo, além da estrutura verde e branca valorizar a forma como Rui Borges agarrou o plantel após a saída de Ruben Amorim e os problemas sentidos com João Pereira - conquistando o bicampeonato e a Taça de Portugal no final da época -, o Sporting acredita que são várias as provas de competência que o treinador tem dado desde então.
A mesma fonte revela que Frederico Varandas aprecia a forma como Rui Borges tem potenciado vários jogadores, em especial Iván Fresneda e João Simões, que ganharam outra dimensão esta época e se afirmaram como titulares quase indiscutíveis. O Presidente valoriza ainda o salto competitivo de Geovany Quenda, Pedro Gonçalves e Francisco Trincão, que apresentam números muito superiores aos do ano anterior, aproximando-se da melhor temporada das respetivas carreiras, bem como a aposta contínua nos jovens da formação, casos de Salvador Blopa, Flávio Gonçalves, Chris Grombahi, João Muniz, Eduardo Felicíssimo, José Silva, Lucas Anjos ou David Moreira.
Desta feita, o líder máximo do Sporting está comprometido com o projeto delineado para o Clube e acredita que manter Rui Borges durante as próximas épocas é crucial para o sucesso da estratégia traçada pela SAD. Vale ainda lembrar que, o novo contrato que os leões pretendem assinar, deverá envolver uma melhoria salarial substancial - sendo que o treinador já havia quadriplicado o ordenado aquando da sua chegada a Alvalade, passando de 250 mil euros para cerca de 1 milhão de euros brutos por época.
Aquando da sua chegada à equipa leonina, para substituir Ruben Amorim, o técnico de Mirandela assinou um contrato válido até ao final de 2026. No entanto, este tinha mais uma época de opção que, com a conquista do bicampeonato nacional, terá sido ativada automaticamente, pois era uma cláusula incluída no seu vínculo. No entanto, mesmo que desta forma Rui Borges esteja ligado ao Sporting até 2026/27, os leões podem vir a levá-lo mais além.
Internacional português encontra-se novamente lesionado e, ao que tudo indica, não deverá voltar a pisar os relvados no presente ano civil
12 Dez 2025 | 07:20 |
O mais provável é que Pote apenas regresse à competição em 2026, até porque o 'camisola 8' do Sporting terá tomado uma decisão sobre a sua lesão, depois de ter voltado a sofrer uma recaída e rasgado novamente a coxa direita na partida diante do Benfica.
Segundo escreve o jornal O Jogo, o internacional português terá deixado claro que, desta vez, apenas voltará a jogar quanto estiver restabelecido a 100%, uma vez que está cansado das recorrentes lesões sempre na mesma zona do corpo.
Agora, tendo em conta o tempo de paragem previsto, o Sporting tem consciência de que Pedro Gonçalves poderá vir a falhar, no mínimo, a receção ao AVS, a visita ao Santa Clara, Guimarães e ainda novo jogo em casa, com o Rio Ave. No entanto, esta lista ainda pode vir a aumentar com o tempo.
Por esta altura, tanto Pote como o Sporting continuam a aguardar por um diagnóstico mais definitivo, mas os sinais acabam por não ser nada animadores. O titular indiscutível de Rui Borges já havia parado devido ao mesmo problema muscular após a partida diante do Santa Clara, a 8 de novembro, e agora poderá repeti-lo.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 19 jogos: 13 para a Liga Portugal, quatro para a Liga dos Campeões, um para a Taça de Portugal e outro para a Supertaça. Durante os 1.484 minutos em que foi utilizado, o ‘camisola 8’ dos leões já apontou 10 golos e seis assistências.