
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Jorge dispensou Dário Essugo da convocatória da seleção nacional de sub-21. O médio do Sporting foi chamado pelas grandes exibições esta temporada, mas, devido à já oficial mudança para o Chelsea em 2025/26, acabou por obrigar o técnico a riscá-lo da lista de opções.
Com o Chelsea a participar o Mundial de Clubes, que se realiza entre 14 de junho e 13 de julho, o jovem formado na Academia Cristiano Ronaldo ficaria impossibilitado de disputar o Campeonato da Europa de sub-21, que vai decorrer entre 11 e 28 de junho.
"A dispensa está na linha de pensamento que tem pautado as escolhas de Rui Jorge. Após a convocatória, Dário Essugo assinou um novo vínculo profissional com o Chelsea, equipa que vai disputar o Mundial de Clubes, o que o poderá impossibilitar de ser opção para o Europeu do escalão, a realizar-se em junho, na Eslováquia", lê-se, no site oficial da Federação Portuguesa de Futebol.
A participação do médio do Sporting no Euro só seria possível caso a seleção chegasse a acordo com o Chelsea, para a utilização do futebolista. No entanto, como explicado no comunicado da FPF, Rui Jorge entende por bem não convocar qualquer jogador que represente um clube que vai disputar o Mundial.
A cedência de Dário Essugo para o Las Palmas aconteceu nos últimos momentos do mercado de transferências do verão de 2024. Em Espanha, o médio rapidamente conquistou um lugar de destaque, tornando-se uma das principais referências da equipa, tendo já participado em 17 encontros na La Liga, somando 1.310 minutos e um golo marcado.
Antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube de Alvalade ficou satisfeito com a vitória sobre o Rio Ave e deixa aviso quanto ao campeonato
|
O Sporting venceu o Rio Ave, por 2-1, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal - veja AQUI o resumo. Eduardo Barroso aplaudiu o regresso de Pedro Gonçalves à titularidade, mas aponta alguma "falta de ritmo" do 'camisola 8', fruto dos cinco meses que esteve parado,
Eduardo Barroso: "Foi muito bom ver o Pedro Gonçalves de início"
"Foi um jogo tranquilo, com muita gestão dos nossos jogadores. Foi muito bom ver o Pedro Gonçalves de início, ainda não tem o ritmo ideal. É o caminho para a dobradinha. Agora, quem ganhar na Luz é campeão", disse, em declarações ao jornal Record.
André Martins: "Em vantagem, Sporting preparou dérbi na Luz"
André Martins, antigo jogador dos leões, admite que "estando em vantagem já com dois golos, o Sporting acabou por fazer alguma gestão". Rui Borges "deu minutos a Pedro Gonçalves e preparou-o para o dérbi na Luz", refere o ex-médio dos verdes e brancos, afirmando que "O Rio Ave quis aparecer e fez um golo, mas o Sporting foi superior a duas mãos".
Luís Martins: "Sporting segue em frente com todo o mérito"
Para Luís Martins, antigo técnico da formação leonina, foi uma "Segunda mão normal. O Sporting já tinha dominado na primeira, segue em frente com todo o mérito. Serviu ainda para gerir alguns jogadores, como Pote, que precisava de ser titular já há alguns jogos e vai ter peso na Luz".
O Clube de Alvalade vira agora atenções para o Campeonato Nacional. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 27 de abril, frente ao Boavista, em jogo relativo à 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Carlos Carvalhal jogar-se-á às 20h30, no Estádio do Bessa.
Treinador dos verdes e brancos justifica não utilização de futebolista leonino e massa associativa do Clube de Alvalade pede mais minutos
|
Biel chegou ao Sporting em janeiro, mas tem sido poucos utilizado por Rui Borges. O extremo disputou 22 minutos na vitória sobre o Rio Ave, por 2-1 - veja AQUI os golos - e, no final do encontro, o técnico elogiou o desempenho do extremo, motivando reação de alguns adeptos leoninos.
"Em relação ao Biel, ele tem treinado bem e crescido muito, não tem tido grandes oportunidades, é certo, mas teve agora e entrou muito bem. É um jogador que tem uma tomada de decisão muito refinada", disse o técnico dos verdes e brancos, na conferência de imprensa.
Apesar de ter elogiado o 'camisola 30', Rui Borges explica que "é um jogador que joga numa posição onde há vários futebolistas importantes e que estão numa fase boa: Geny, Quenda, Trincão, Pote...", atirou, garantindo que "Agora, é uma decisão do treinador", mas que Biel "é um miúdo incrível. Tenta fazer o que a gente lhe pede, por vezes fico triste de não lhe poder dar mais minutos, por opção, apenas e só, porque ele merece, como todos os outros, mas tem dado resposta muito boa".
Nas redes sociais, alguns adeptos leoninos falam em injustiça para com o avançado brasileiro. Com bons pormenores no Rio Ave - Sporting, Biel terá deixado a massa associativa do Clube de Alvalade com curiosidade para ver mais vezes o jogador dentro das quatro linhas.
Biel - avaliado em 5 milhões de euros - soma uma assistência em três jogos disputados em 2025 ao serviço do Bahia. Pelo Sporting, o extremo brasileiro de 24 anos foi lançado em seis partidas: diante do Dortmund, em Alvalade (17 minutos) e na Alemanha (56 minutos), frente ao Arouca (cinco minutos), com o Estrela da Amadora (um minuto), e em ambos os encontros da Taça de Portugal, diante do Rio Ave (três e 22 minutos)
Treinador dos verdes e brancos não teve rodeios e garantiu que futebolista do plantel leonino "é dos jogadores mais competitivos"
|
Ricardo Esgaio voltou a jogar no meio-campo, durante quase toda a segunda-parte do Rio Ave - Sporting - veja AQUI os golos do encontro -, à semelhança do que tinha acontecido nos minutos finais da receção ao Moreirense. Rui Borges preferiu o defesa em detrimento de Eduardo Felicíssimo e justificou a opção pelo que o 'camisola 47' representa no plantel leonino.
"Esgaio trabalha imenso. Merece"
"Fiz (a alteração) porque ele merece. Ele trabalha imenso, não o fiz porque gosto mais do Esgaio do que do Edu, fi-lo porque treina e merece por tudo o que é capaz de produzir em treino e pela resposta que dá", começou por apontar o técnico verde e branco.
Rui Borges completou a resposta, garantindo que Ricardo Esgaio entrou para o meio-campo do Sporting "também por tudo o que ele é para o grupo. "É dos jogadores mais competitivos que temos e por isso merece o tempo. Entrou mais tempo porque o Zeno [Debast] estava cansado, opção normal porque merece", atirou.
"Quenda? Foi opção"
No mesmo momento, o técnico foi também questionado sobre a não utilização de Geovany Quenda e respondeu com naturalidade: "Foi opção. É importante que todos descansem quando assim é possível. Quenda descansou. Não olho para a idade dele, é um miúdo que tem dado muito, que vai continuar a dar muito".
O Clube de Alvalade vira agora atenções para o Campeonato Nacional. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 27 de abril, frente ao Boavista, em jogo relativo à 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Carlos Carvalhal jogar-se-á às 20h30, no Estádio do Bessa.