
Modalidades
Exclusivo Leonino - Atitude de Miguel Mendes leva Sporting a desistir do lateral do Benfica
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
|
É oficial. Víctor Romero é reforço para a equipa de andebol do Sporting. O pivô de 21 anos chega a Alvalade proveniente dos espanhóis do Granollers e quer continuar a acrescentar qualidade ao plantel orientado por Ricardo Costa, mostrando-se ansioso por se estrear pelos leões.
Víctor Romero: “Tinha muita vontade de vir para este Clube"
“Tinha muita vontade de vir para este Clube, que tem vindo a fazer as coisas muito bem. É uma equipa muito jovem, com muitas ambições, um projeto muito bom e venho com muita expectativa”, referiu o jogador do país vizinho aos meios de comunicação do Clube - que pode enfrentar Pedro Valdés na pré-época.
O andebolista mal pode esperar pela estreia na Liga dos Campeões da modalidade: “Desejava muito poder estrear-me na EHF Champions League numa equipa como o Sporting, um clube com instalações incríveis. Julgo que não há melhor do que estrear-me aqui”.
O internacional espanhol diz quais são os seus pontos fortes: “Sou um pivô um pouco atípico, porque gosto muito de ir no contra-ataque e se há uma palavra que me define é a polivalência. Ataco e defendo e gosto de correr no contra-ataque”. Víctor Romero diz que já conhece vários atletas do andebol do Sporting.
Víctor Romero: “Vou dar tudo, estou com muitas expetativas e vontade de começar já este verão”
“Creio que ajudará para me integrar melhor. Já conheço jogadores com quem joguei, como Gurri e Gassama, já defrontei o Francisco Costa na seleção e vai ajudar a jogar no Sporting”. O jogador, que apontou 197 golos na temporada passada, deixou ainda uma mensagem aos adeptos: “Vou dar tudo, estou com muitas expetativas e vontade de começar já este verão”.
Grande golo de Romero pela seleção:
Internacional português trocou o norte do país por Lisboa e abriu o livro sobre a sua chegada e o tempo que passou no Clube de Alvalade
|
Tiago Rocha, antigo jogador de andebol do Sporting, que foi formado no Porto, abriu o livro sobre alguns momentos complicados que viveu em Alvalade. O antigo internacional português concedeu uma entrevista ao jornal O Jogo, onde falou da sua carreira, e mencionou também o tempo que passou em Alvalade.
Tiago Rocha: "O Sporting apostava bastante nas modalidades com o presidente Bruno de Carvalho"
Começou por falar da saída do Porto, onde se formou como jogador: "Eu gostaria de ser um dos jogadores com os sete campeonatos, com o hepta. Mas ter o convite do Wisla foi fantástico e ter saída foi muito enriquecedor para a minha carreira e para a minha vida pessoal também".
Depois desse período na Polónia, seguiu-se a chegada ao andebol dos leões: "Nem eu esperava regressar a Portugal tão cedo. Surgiu essa oportunidade, numa altura em que o Sporting apostava bastante nas modalidades com o presidente Bruno de Carvalho. Dou aqui uma palavra ao Carlos Galambas, um amigo, que me fez o convite".
Tiago Rocha: "O último ano no Sporting foi o mais difícil da minha vida"
"O último ano no Sporting foi o mais difícil da minha vida. O meu pai faleceu, alguns problemas com o diretor... Depois, tinha proposta de quase todas as equipas portuguesas menos dos três grandes e achava que ainda tinha qualidade para jogar a um nível diferente, como todo o respeito pelas outras equipas", explicou Tiago Rocha, sobre a última época em Alvalade.
Terminou, com algumas palavras acerca do período pós Sporting, quando jogou em França: "Apareceu a hipótese de um clube que acabara de subir e foram anos com grandes experiências. Até a experiência de jogar para ficar na I Divisão, após ter jogado para ser campeão".
Competição será disputada nos dias 7 e 8 de agosto, em Espanha; Conjugação de resultados pode colocar antigo jogador dos leões no caminho do Clube
|
A equipa de andebol do Sporting já tem definida parte da próxima pré-época e vai disputar um torneio em Pontevedra (Espanha), com a equipa local, o Cisne, os também espanhóis do Cangas e a turma romena do Dínamo Bucareste para onde se transferiu recentemente Pedro Valdés, antigo capitão dos leões que saiu para o Porto (na altura presidido por Pinto da Costa), em 2021.
A competição será disputada nos dias 7 e 8 de agosto, com Sporting e Dínamo Bucareste como cabeças de cartaz, pois são duas equipas inseridas no mesmo Grupo A da Liga dos Campeões. No dia 7, os comandados de Ricardo Costa defrontam o Cangas e o Cisne joga com o Dínamo Bucareste.
Por outro lado, no dia 8, é a final entre as equipas vencedoras e a disputa do 3.º/4.º lugares entre os derrotados. Os verdes e brancos começam a trabalhar já neste mês de julho, a partir de dia 17, seguindo-se um estágio em Serpa, distrito de Beja, no Alentejo.
Os leões oficializaram recentemente a chegada de Filipe Monteiro. O jovem central de 21 anos chega ao Clube de Alvalade proveniente do ABC, que terminou a última edição da Liga no quinto lugar. O jogador foi um dos destaques no último mundial no Mundial de sub-21 e diz-se feliz com assinar pelos leões, mas confessa que não esperava receber a proposta.
De recordar que Pedro Valdés abandonou o Sporting há quatro anos, com o Porto a pagar a cláusula de rescisão – 150 mil euros – e a levar o lateral para o Dragão, oferecendo-lhe um salário principesco. O ex-leão chegou ao Sporting em 2017, oriundo da Artística de Avanca, assumindo-se como uma das principais figuras dos verdes e brancos. Nas quatro temporadas em Alvalade, Valdés realizou 184 jogos, marcou 645 golos e conquistou um Campeonato Nacional (2017/18).
Jogador do plantel do Clube de Alvalade recebeu distinção na prova milionária, depois de ter sido destaque na temporada passada
|
André Kristensen foi o guarda-redes com mais defesas na Liga dos Campeões de andebol da temporada passada. De acordo com a European Handball Federation (EHF), o guardião que é imprescindível nas contas do Sporting realizou um total de 137 defesas a remates adversários.
Segundo os dados apresentados pela entidade reguladora da modalidade no velho continente, o norueguês da formação leonina tem uma taxa de defesa de 33.17%, para além do seu impressionante registo total de bolas salvas. Estes números significam que o guarda-redes da equipa de Ricardo Costa defende mais de um terço das bolas à direção da sua baliza.
Este feito torna-se ainda mais notável ao sabermos que a equipa de andebol do Sporting não assume um dono da sua baliza. Muito do tempo de André Kristensen na baliza dos verdes e brancos foi dividido com Mohammed Ali, guardião internacional egípcio que reforçou os leões na temporada passada.
Depois de uma brilhante prestação na Liga dos Campeões 2024/25, o guardião norueguês de 25 anos despertou as atenções de alguns dos melhores emblemas do andebol europeu, como é o caso do Veszprém. A formação húngara vai perder Mike Jensen e quer buscar a alternativa à baliza do Pavilhão João Rocha.
André Kristensen chegou ao Sporting em 2023, oriundo do Drammen (Noruega). Após um período de adaptação, o guardião é hoje um dos principais trunfos do andebol verde e branco. Ao todo, pelo Clube de Alvalade, o atleta de 25 anos realizou 131 encontros, tendo conquistado sete títulos: dois Campeonatos Nacionais (2023/24 e 2024/25), três Taças de Portugal (2022/23, 2023/24 e 2024/25) e duas Supertaças (2023 e 2024).
Confira, abaixo, alguma das melhores defesas de André Kristensen: