
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
É oficial! Tiago Ferreira confirmou a saída do Sporting, após 14 anos ao serviço do Clube de Alvalade. Sem espaço na equipa principal e sem intenções de continuar ao nível da Liga 3, o jovem avançado vai, ao que tudo indica, mudar-se para o Estrela da Amadora (saiba mais AQUI). O destino provável era o Schalke, mas complicações ditaram a queda do negócio (saiba mais AQUI).
"Foram 14 anos de muitas vivências que vão ficar para sempre na minha memória. Desde os primeiros dias em que não sabia dar o nó aos atacadores até ao momento que me pude estrear na equipa principal em Alvalade, como tinha sonhado", começou por dizer o jovem, nas suas redes sociais.
"Obrigado a todas as pessoas, sem exceção, que contribuíram para o meu desenvolvimento, enquanto jogador e pessoa. Obrigado aos Sportinguistas, pelo apoio ao longo de todos estes anos. Obrigado Sporting, por me tornares o jogador e o homem que sou hoje", terminou emocionado.
Recorde-se que Tiago Ferreira esteve de fora dos relvados durante um ano e meio (entre setembro de 2021 e março de 2023) por ter contraído uma lesão grave no tendão rotuliano do joelho, situação que atrasou todo o potencial que muito lhe reconheciam. Na temporada 2022/23, devido ao seu regresso da longa lesão, o craque leonino realizou apenas seis jogos de Leão ao peito, mas, mesmo assim, conseguiu marcar três golos em 278 minutos de jogo em seis jogos realizados entre equipa B e sub-23.
Esta temporada, apesar de ter feito a pré-época com o plantel principal dos verdes e brancos, o extremo esteve maioritariamente ao serviço da equipa B, sob ordens de Filipe Çelikkaya. No total, contabilizou três golos e quatro assistências em 24 partidas disputadas pelo conjunto secundário dos leões.
Confira:
Jogador que representa emblema da Premier League, e que estava a realizar uma grande época, vive um momento muito difícil depois de choque
|
Taiwo Awoniyi está em coma induzido após a partida do Nottingham Forrest, treinado por Nuno Espírito Santo, contra o Leicester, do ex Sporting Abdul Isaahaku Fatawu. O jogador da formação inglesa chocou contra o poste de uma das balizas com violência e sofreu um rutura no intestino durante o encontro.
De momento, a situação do jogador está estável, e não há nenhuma indicação de que Taiwo Awoniyi esteja sob perigo de vida. O coma induzido vai permitir ao jogador uma posição mais estável, evitar movimentos que possam comprometer a recuperação e regular o batimento cardíaco. O Forrest diz que o jogador "está a recuperar bem até agora"
Relembrar que, depois de receber tratamento dentro de campo durante algum tempo, foi permitido a Taiwo Awoniyi que continuasse na partida, situação que gerou alguma preocupação junta da equipa técnica e dos dirigentes do Nottingham Forrest.
No final do jogo, foi possível ver o presidente do Nottingham Forrest a dirigir-se ao relvado, e a falar com Nuno Espírito Santo num tom que parecia transparecer muita frustração. O dirigente do clube inglês recebeu muitas críticas, mas o clube explicou, agora, que tudo não passou de um momento de preocupação para com o jogador que se lesionou.
"A verdade é que não existiram confrontos com o Nuno, ou com outro membro da equipa, no relvado ou dentro do estádio. O que existiu foi uma frustração partilhada entre todos, devido ao facto de que a equipa médica nunca devia ter deixado o jogador continuar a jogar", explicaram os ingleses, depois de um episódio que deixou todo o mundo do futebol estupefacto. Relembrar que o Forrest pode perder um jogador importante para o City de Hugo Viana.
Jogador que passou pelos quadros verdes e brancos jogou de início na partida do clube brasileiro, que não correu bem, nas provas continentais
|
Jogou-se, na madrugada de terça para quarta feira, dia 13 para 14 de maio, o Lanus - Vasco da Gama, a contar para a quinta jornada da fase de grupos da Taça Sul Americana. O emblema brasileiro foi derrotado fora de portas, e fica com a qualificação para a fase seguinte da prova muito dificultada.
Em primeira instância, destacar a presença de Nuno Moreira no onze titular lançado por Fernando Diniz no Vasco da Gama. O jogador, que jogava no Casa Pia antes de rumar ao Brasil, fez a formação no Sporting, onde venceu, entre outros títulos, dois campeonatos nacionais de juniores.
Em relação à partida, começou com muito equilíbrio e poucas oportunidades. Na primeira parte, foi o Vasco da Gama a equipa com mais posse de bola, mas os dois emblemas somaram, no total, dois remates à baliza nos primeiros 45 minutos. O jogo seguiu para o descanso com igualdade a zero no marcador.
A etapa complementar teria sido mais do mesmo, não tivesse sido o golo do Lanus, a quebrar o nulo no marcador. Foi logo aos 53' que Carrera fez o único golo do encontro, que deu vitória e os três pontos ao emblema da Argentina, e deixou o Vasco da Gama em maus lençóis.
A vitória deixou, desde já, o Lanus apurado para a próxima fase da competição, no primeiro lugar do grupo G da Taça Sul Americana, com 11 pontos. A um jogo do fim, o Vasco da Gama é terceiro, com cinco pontos. Na última jornada defrontam o Melgar, segundo colocado no grupo, com seis pontos. Essa partida será decisiva para decidir quem passa à fase seguinte da segunda prova mais importante de clubes na América do Sul.
Quarteto de jogadores que são referências do Clube de Alvalade falaram com a imprensa nacional e relembraram a conquista no início do século
|
O Sporting entra em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, para defrontar o Guimarães num jogo em que se pode sagrar campeão nacional. Ora esta quarta feira, dia 14 de maio, é o 25º aniversário da conquista do título nacional de 1999/2000. O jornal Record foi falar com um quarteto de jogadores que fez parte da equipa vencedora, e que deixou o mote para o atual plantel: André Cruz, Duscher, Toñito e Nélson.
André Cruz começou por destacar a fé que tem na equipa: "Espero – e sei – que vamos vencer esta Liga. Como dizia o Dunga, ‘ os vencedores comemoram e os perdedores justificam-se’. Acredito que a equipa vai comemorar junto dos adeptos no sábado".
Duscher falou na necessidade de tornar este acontecimento em algo regular: "Sinto que há semelhanças nas equipas – a nossa e a atual –, pois ambas podem conquistar o título na última jornada. Sinto que abrimos o caminho dos títulos. Agora, habituem-se a ganhar constantemente", partilhou.
De seguida Toñito, que mencionou a importância de o conseguir em casa: "O Sporting é um clube que acompanharei até morrer. Não aconteceu na Luz, mas vamos fazê-lo em casa, a festejar com os nossos amigos. Não estou a ver outra coisa a acontecer que não seja isso".
Por último, Nélson falou da expetativas que se abatem sobre o plantel, e da ligação entre as duas equipas: "Há grande expectativa pela grande fase que a equipa atravessa. E sinto que os adeptos estão com a equipa, após ter vivido momentos muito difíceis. Que a nossa efeméride seja o bom presságio", rematou o antigo guarda redes.