Pedro Geada
Biografiado Autor

16 Ago 2021 | 10:21

Icon Comentário 0
Pedro Geada

EXPERIÊNCIA QUE VALE VITÓRIAS

Como é engraçado recordar a indignação portista sobre os 10 cm de adiantamento de Toni Martinez, na época passada, em Moreira de Cónegos.

Três pontos conquistados no final da noite de Sábado. Dado ter um carácter diferente do jogo da Supertaça, gerava bastante expectativa, sendo um jogo com apenas 90 minutos (não obstante o esforço hercúleo de Luís Godinho em esticá-lo ao máximo, com sete minutos, que na realidade foram oito, de compensação…). Tal como afirmei no “Rescaldo Leonino” (1), o Braga incorreu, mais uma vez, para nossa felicidade, no erro estratégico de querer jogar “olhos nos olhos” com o Sporting, potenciando assim os nossos pontos fortes. Com efeito, as equipas de Rúben Amorim defendem muito bem e são bastante efetivas no contragolpe. Não é pois de estranhar que, quando o Braga está a atravessar o seu melhor momento na primeira parte, o Sporting lhe desferisse o seu golpe, numa belíssima cabeçada de Jovane. Na segunda parte, um lance de transição rápida permite que Jovane coloque “no espaço” para Pedro Gonçalves fazer, com muita classe, o 0-2. Com Adán a demonstrar o porquê da sua titularidade, o jogo parecia relativamente tranquilo a encaminhar-se para o fim. Mas, como qualquer adepto do Sporting sabe, o clube parece ter uma atração cósmica pelo sofrimento e masoquismo. Assim, coube a Matheus Reis conseguir fazer-se expulsar em menos de 20 minutos, onde o segundo amarelo é um erro individual de palmatória. No entanto, mesmo com dez, a equipa do Sporting foi defendendo o “forte” e, com confiança, se deu ao luxo de tirar Palhinha por Ugarte, nos últimos minutos. Abel Ruiz ainda reduziu, mas o Braga não tinha mais “gasolina no tanque” para chegar ao empate. Três importantes pontos, numa jornada onde o rival encarnado foi presenteado por uma situação caricata logo aos 8 minutos, fazendo assim um aquecimento tranquilo para o seu jogo com o PSV e o rival azul e branco foi salvo por uma unha negra pelo VAR em Famalicão. Como é engraçado recordar a indignação portista sobre os 10 cm de adiantamento de Toni Martinez a época passada em Moreira de Cónegos… Segundo consta no meio futebolístico, Luís Maximiano estará de saída, ao que tudo indica, para Granada. Alvitra-se uma transferência a rondar os 4,5 milhões de euros pelo jovem guarda-redes (2). É compreensível que um jovem de 22 anos, cheio de potencial, tenha aspirações a ser titular e, tal como vimos em Braga, Adán não está a dar hipóteses, com todo o benefício de vitorias e títulos para o Sporting que se têm verificado. Mais do que a saída, preocupa-me a entrada de quem o venha a substituir. Isto porque a época é longa, com seis jogos de Champions League para disputar. Pelo que a opção, segundo o autor deste artigo, devia recair num guarda-redes experiente nestas andanças, que aceite, sem resignação, o papel de segundo guarda-redes, mas que possa dar todas as garantias quando tiver que entrar. E isso fatalmente irá acontecer, pelo que trocar uma promessa por outra (3), como alguns jornais adiantaram, parece-me uma opção pouco avisada…


Diretor Leonino

  1. https://www.facebook.com/leoninopt/videos/565271747947206
  2. https://leonino.pt/negocio-fechado-por-promessa-leonina/
  3. https://www.abola.pt/modalidades/2021-08-14/sporting-max-de-saida-joao-virginia-pode-ser-alternativa/901014


+ opinião
Pedro Geada
Danilo Correia

09 Ago 2025 | 17:28

Icon Comentário0

Sporting: O incómodo está de volta

Futebol praticado pelos leões de Rui Borges foi alvo de críticas ferozes por parte de alguns adeptos, mas triunfo a abrir o Campeonato mostra foco no título

+ opinião
Danilo Correia
Danilo Correia

Sporting: O incómodo está de volta

Futebol praticado pelos leões de Rui Borges foi alvo de críticas ferozes por parte de alguns adeptos, mas triunfo a abrir o Campeonato mostra foco no título

09 Ago 2025 | 17:28

Icon Comentário0
Manuel Matos dos Santos
Manuel Matos dos Santos

Um pedaço de ouro no caminho das pedras do Sporting

Se há coisa que a vida nos ensina é que o que parece certo, adquirido, rapidamente se transforma num cenário diametralmente oposto.

08 Mai 2025 | 11:21

Icon Comentário0
Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva

João Pinheiro, Florentino e os erros do Sporting

Só mesmo em Portugal é que um clube que participa em determinada competição transmite os seus jogos. Um claro conflito de interesses, sem sentido algum.

10 Fev 2025 | 11:22

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER