Diogo Agostinho
Biografiado Autor

17 Mar 2020 | 09:33

Icon Comentário 0
Diogo Agostinho

Com o caos mundial perante a pandemia do Corona Vírus, é justo dizer que o futebol fica no seu devido lugar. É um desporto que nos deve entreter. É o que é.

Com o caos mundial perante a pandemia do Corona Vírus, é justo dizer que o futebol fica no seu devido lugar. É um desporto que nos deve entreter. É o que é.
Bem sabemos que temos saudades de ver o nosso Sporting. Bem, depende, já que os resultados não estavam a ser famosos, mas entrava um novo treinador e era um novo ciclo que se iniciava. Toda uma nova ilusão para o adepto comum.
Mas com esta situação de emergência como a que estamos a viver, por mais que os clubes de futebol sintam que o seu negócio será prejudicado, é claro que num momento destes, o futebol não pode exigir ao Estado qualquer tipo de apoio ou auxílio. Não pode. E eu adoro futebol. Mas o futebol não é uma prioridade na nossa economia e na nossa vida. Por isso, meus senhores, é tempo de estancar a pandemia, pensar internamente em formatos diferentes e procurar todos, em conjunto, respostas para garantir a sustentabilidade do futebol. Mas com a UEFA e a FIFA. Sabemos que o futebol vive numa bolha assente em direitos televisivos, merchandising e mercado de transferências. Uma parte alimenta outra parte. Também sabemos que os valores praticados são pornográficos face ao vencimento de cada adepto que se senta num estádio, mas não podem, por isso mesmo, exigir qualquer apoio. Lamento, mas não é por aí.
Outra coisa é encerrar este campeonato e projectar o próximo ano. Foi notório nos jogos da Liga Europa, é completamente desfasada a ideia de jogos à porta fechada. O futebol é golo, é cântico, é adeptos a pular. Não podemos ter uma dimensão paralela com jogos sem ninguém lá presente. Nesse aspecto esteve muito bem Pep Guardiola em chamar a atenção para essa situação.
Sobre o futuro, parece que não haverá Euro2020. Não estão reunidas as condições para tal evento. E sobre quem vence cada campeonato, também me parece claro que se jogámos até aqui, fica a classificação que está. Ou seja, o nosso Sporting em quarto lugar.
Mas lá está, nada disto interessa agora. Queremos é salvar vidas. E deixo uma última palavra para o nosso Mister Jorge Jesus, com votos de que esteja bem e a salvo.
Saúde para todos, vamos precisar.


+ opinião
+ opinião
Manuel Matos dos Santos
Manuel Matos dos Santos

Um pedaço de ouro no caminho das pedras do Sporting

Se há coisa que a vida nos ensina é que o que parece certo, adquirido, rapidamente se transforma num cenário diametralmente oposto.

08 Mai 2025 | 11:21

Icon Comentário0
Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva

João Pinheiro, Florentino e os erros do Sporting

Só mesmo em Portugal é que um clube que participa em determinada competição transmite os seus jogos. Um claro conflito de interesses, sem sentido algum.

10 Fev 2025 | 11:22

Icon Comentário0
João Duarte
João Duarte

Sporting: um mercado de janeiro sem sentido

O Clube de Alvalade fez um mercado de janeiro fraco, com poucos reforços e um plantel cheio de indisponíveis e esgotado fisicamente.

05 Fev 2025 | 13:04

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER