Nuno Sousa
Biografiado Autor

28 Nov 2020 | 10:54

Icon Comentário 0
Nuno Sousa

Mas o que ainda vemos no nosso Clube é que as nossas jogadoras são relegadas para segundo plano e que a equipa não joga no Estádio José Alvalade.

Em duas semanas seguidas assistimos a duas vitórias muito importantes contra o eterno rival. Primeiro foi no Futebol, a seguir no Hóquei em Patins, esta com a particularidade de interromper a hegemonia de 7 anos sem derrotas das rivais. Ambas no Feminino. Ambas fora de casa. Ambas as equipas lideram a tabela classificativa.


Dentro de campo ou nas bancadas ,  um fenómeno incontornável, há um crescimento do número de mulheres e jovens mulheres que frequentam os jogos nas bancadas e que praticam desporto. Ainda na primeira metade deste século iremos assistir a uma verdadeira revolução no desporto com a preponderância que o desporto feminino promete ter. Embora esta revolução vá ser apenas um espelho do que está a acontecer na sociedade.

Números recentes apontam para um crescimento na ordem dos 20%/ano no público que assiste Futebol Feminino, sendo uma modalidade com um dos maiores crescimentos Mundiais, antevendo-se que rapidamente se irá tornar num dos desportos que suscitará mais interesse e movimentará mais pessoas. Basta ver o impacto que o último Mundial Feminino teve ao nível de audiências. Basta ver que por exemplo um jogo em Inglaterra já esgotou Wembley. Basta ver que um jogo Sporting – Benfica no Restelo com uma boa promoção praticamente esgotou.


Mas o que ainda vemos no nosso Clube é que as nossas jogadoras são relegadas para segundo plano e que a equipa não joga no Estádio José Alvalade e, consequentemente, longe dos seus Sócios e Adeptos – obviamente me refiro à situação pré-pandemia, em normalidade dos adeptos poderem assistir aos jogos. Quem teve oportunidade de ir ver o jogo no Estádio contra a equipa do Braga, sabe que foi um belo espetáculo dentro e fora do relvado, com um ambiente nas bancadas que é necessário repetir. Muitas vezes.

Os Clubes que melhor entenderem esta mudança na sociedade, que veio para ficar, pois as mulheres são cada vez mais instruídas e já dominam nas universidades por larga maioria, são as mulheres que tomam a maioria das decisões económicas de consumo a nível mundial, e são as mulheres que arrastam consigo a família para os jogos, serão os Clubes que mais crescerão no futuro próximo.


Por isso é fundamental reajustar a comunicação feita das equipas femininas do Clube, e das atletas dos desportos individuais. Raras são as vezes em que uma conquista das equipas femininas é partilhada com o mesmo destaque de uma vitória no masculino, ou ainda que as atletas femininas são utilizadas nos momentos mais institucionais como representativos do Clube.

Quando questionadas sobre o que poderia levá-las a frequentar os estádios e a acompanhar mais as suas equipas, as mulheres inquiridas responderam (1) que a diminuição do valor dos bilhetes, a redução dos custos com deslocações e, os horários dos jogos poderiam sem dúvida aumentar a sua frequência nos estádios. Estas são exatamente as mesmas preocupações que os homens apresentam quando confrontados com a mesma questão, o que nos mostra que as preocupações são independentes do género, mas ainda é necessário esbater falsos estereótipos e mostrar que são bem-vindas ao Estádio ou ao Pavilhão, e isso ainda não é feito no nosso Clube.

1 - Fans for Diversity- Women at the Match (Football Supporters Federation, 2015)

+ opinião
Nuno Sousa
Bruno Mascarenhas

02 Nov 2024 | 17:40

Icon Comentário0

Grandes, mas inevitáveis novidades…

Troca no comando técnico nesta fase iria seguramente desfocar a equipa e também aqui, no meu entender, os interesses do Clube estão a ser salvaguardados

+ opinião
Bruno Mascarenhas
Bruno Mascarenhas

Grandes, mas inevitáveis novidades…

Troca no comando técnico nesta fase iria seguramente desfocar a equipa e também aqui, no meu entender, os interesses do Clube estão a ser salvaguardados

02 Nov 2024 | 17:40

Icon Comentário0
Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva

Saída de Rúben Amorim do Sporting? Frederico Varandas tem culpas no cartório

Consequências da renovação em novembro de 2022 revelaram-se catastróficas para o Clube de Alvalade, com o técnico a abandonar os verdes e brancos

30 Out 2024 | 14:26

Icon Comentário0
Bruno Sorreluz
Bruno Sorreluz

CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DO SPORTING, FREDERICO VARANDAS!

Nem está tudo bem quando se ganha, nem tudo mal quando se perde! Chega de lutas de egos, chega de falar do passado e casos mal resolvidos, chega do eu em vez do nós.

19 Jul 2024 | 15:49

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER