Mariana Cordeiro Ferreira
Biografiado Autor

15 Nov 2020 | 13:06

Icon Comentário 0
Mariana Cordeiro Ferreira

O futebol é de pessoas para pessoas e, a nós, nunca nos poderão acusar de ter falhado alguma vez no apoio à equipa.

O facto de o Sporting continuar como líder do Campeonato até, pelo menos, 3 de dezembro, está a mexer com a cabeça de muita gente. Faz-lhes confusão como é que um clube que não está nas competições europeias, que terminou em 4º lugar na temporada passada e que sofreu uma derrota humilhante com o Lask, pode estar em 1º. E faz confusão a quem? Aos amigos todos.


O FC Porto e o Benfica, por muito bem que estejam, não esperavam que isto acontecesse. Do lado azul e branco, depois de duas derrotas no Campeonato e de um empate em Alvalade, ocupa neste momento a quarta posição atrás do Braga e do Benfica. Já o Benfica, com o seu salvador da pátria a regressar, não tem tido os resultados esperados, mas por aqui, está tudo bem.

Até nós próprios estamos surpreendidos com isto, a verdade é essa, mas se pensarmos bem, não é assim tão surpreendente. Temos o melhor marcador do campeonato, temos um meio-campo seguro e por muito que nos falte um ponta de lança de qualidade, já se vê uma luz ao fundo do túnel.


O facto de termos sido corridos, sim porque não existe outra expressão, da Liga Europa, por muito mau que tenha sido, permitiu a Amorim ter a capacidade de perceção de como trabalhar a equipa, como preparar os jogos e de tirar vantagem sobre o tempo de descanso dos jogadores.

Amorim não é o melhor treinador do mundo, está longe de o ser, mas tenho de dar a mão à palmatória: ele está a tornar o futebol do Sporting naquilo que todos nós gostamos de ver. Já sabemos que vamos jogar e não vamos a medo do resultado, não temos medo de um empate, não temos receio das escolhas dele para o onze porque sabemos que no banco também estarão lá homens que poderão fazer a diferença, é um Sporting tranquilo, é um Sporting que voltou a sentir-se ele próprio, e eu já tinha tantas saudades disto.


Contudo, nem tudo são rosas, parece que o clube nem seria ele próprio se estivesse tudo bem. Há uma semana, Beto veio a público dizer que “jogar sem Adeptos tem libertado a equipa”, isto porque, se o Estádio tivesse composto no jogo em que aos 87’ estávamos a perder 1-0 com o Gil Vicente, o resultado, de acordo com o team manager, poderia ter sido outro. Não vou dizer que o Beto não tem razão, isto porque sei como seria se estivesse sentada na bancada naquele jogo, contudo acho que foi um exagero.

É certo e sabido que nós, adeptos e sócios, já não temos paciência para derrotas com clubes de patamares inferiores, também é certo que nunca saberemos se o resultado seria outro num jogo com público, mas, que me desculpem, o futebol é para os adeptos.

Tenho, como já disse num outro artigo por aqui, muitas saudades de ir ao futebol, mas se para ver o Sporting Campeão as bancadas tiverem de estar vazias, pois que seja! Ainda assim, e tal como disse o João Mário, é impensável a equipa do Sporting jogar melhor sem adeptos, porque tal como disse, o futebol é de pessoas para pessoas e a nós, nunca nos poderão acusar de ter falhado alguma vez no apoio à equipa.

+ opinião
Mariana Cordeiro Ferreira
Bruno Sorreluz

20 Dez 2024 | 18:47

Icon Comentário0

Já que ninguém fala, falo eu

Quando é que isto vai mudar? Vi campeonatos a serem decididos com a mão, Taças da Liga, vi clubes a serem levados ao colo e pessoas a serem condenadas por corrupção em benefício de clubes... Só neste País!

+ opinião
João Duarte
João Duarte

Cinco anos de Leonino – Um jornal para um milhão de leitores do Sporting

Rigor, paixão e compromisso levam até aos Sportinguistas a melhor informação sobre Clube, futebol e modalidades. Novas editorias, reforço da redação e aposta em novos conteúdos são as prioridades para 2025

15 Jan 2025 | 17:29

Icon Comentário0
Danilo Correia
Danilo Correia

A Resenha da Vizinhança: O Dia em que o Leão Rugiu e o Vizinho Chorou

O moçambicano Geny voltou a lembrar-nos que um carrasco ganha hábitos – um golo aqui, um drible ali, e o Benfica a implorar por piedade

30 Dez 2024 | 18:25

Icon Comentário0
Bruno Sorreluz
Bruno Sorreluz

Já que ninguém fala, falo eu

Quando é que isto vai mudar? Vi campeonatos a serem decididos com a mão, Taças da Liga, vi clubes a serem levados ao colo e pessoas a serem condenadas por corrupção em benefício de clubes... Só neste País!

20 Dez 2024 | 18:47

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER