Pedro Geada
Biografiado Autor

24 Mai 2021 | 09:51

Icon Comentário 0
Pedro Geada

O REPTO NA CÂMARA

É importante que a Comunicação do Sporting entenda que há trincheiras e barricadas que não têm razão de existir, tal como nunca as houve da parte do Leonino.


E terminou! Na quarta-feira passada, o Sporting disputou o último jogo da época 20/21, da qual foi campeão. Com a lição aprendida da Luz, de dar-se ao respeito sempre e em toda a parte, que, tal como referi na semana passada (1), o Sporting entrou a todo o gás na partida contra o Marítimo. Como aliciante adicional para o jogo, havia a expectativa de Pedro Gonçalves poder conseguir um hat-trick, superando assim um competidor do terceiro classificado da Liga NOS e reclamando, também, o troféu de melhor marcador para o conjunto leonino. Tal como no filme Tropa de Elite, “Missão dada é missão cumprida”. Pedro Gonçalves, em conjunto com a equipa, demoraram apenas 62 minutos a executá-la para alegria dos Sportinguistas. A vitória cifrou-se em 5-1, contra os insulares, num jogo tranquilo no qual o Sporting se despediu da melhor maneira dos seus adeptos. Fica agora a expectativa de, na próxima época, já termos público no Estádio e, consequentemente, uma Gamebox 21/22.


No dia seguinte, o Sporting foi recebido nos Paços do Município. Para minha enorme perplexidade, contrastando com a gravata verde que o benfiquista Fernando Medina ostentava, Frederico Varandas surge com uma gravata azul escura. Tal como refere o artigo 7 dos estatutos do Sporting Clube de Portugal (2), as cores verde e branco são os símbolos do clube, pelo que foi desconcertante observar fotos em que o edil lisboeta posou para a eternidade com um aspeto mais Sportinguista que o próprio Presidente. O leitor pode observar que se tratará dum pormenor. Mas a Vida é feita, toda ela, de pormenores e do seu simbolismo….


O discurso proferido por Frederico Varandas teve, apesar da reconhecida falta de eloquência, bastante conteúdo (3). Começou por visar diretamente os rivais, em tom bastante áspero e, quiçá, pouco apropriado para a ocasião. No entanto, é “politicamente” relevante este posicionamento. Em seguida, lembrou aos Sportinguistas que, apesar do título conquistado, o Sporting precisará de mais dois a três anos para atingir um estatuto que lhe permita ganhar com regularidade o campeonato português. Esta afirmação aponta para duas coisas: a consciência da inevitável mudança de liderança num, ou nos dois rivais, bem como um piscar de olhos aos Sportinguistas para uma recandidatura, apelando à estabilidade em Alvalade. Para essa “batalha”, convocou todos os sócios das várias organizações que compõem o ecossistema Sportinguista, desde núcleos, aos “notáveis” Cinquentenários e Stromp, bem como aos grupos organizados de adeptos, ou seja, as claques. Lembrou ainda que a missão de todos é servir o Sporting e não o contrário.

Estas afirmações indiciam uma posição de maior apaziguamento no conflito que tem oposto a Direção do Sporting à Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI, que levou inclusive a que o Sporting tenha solicitado as suas suspensões, enquanto GOA (Grupo Organizado de Adeptos), na APCVD (Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto) (4). Não sendo despiciente para o caso, o facto das eleições estarem, estatutariamente, previstas para Março de 2022, também as claques poderão ver aqui uma oportunidade para retomar a normalidade da sua vivência Sportinguista, sobretudo com a questão dos ingressos no Estádio, no expectável regresso do público, na próxima temporada.

Espero que na mente de Frederico Varandas, com este apelo à união e diálogo, esteja também a relação com as várias plataformas Sportinguistas nos media e nas redes sociais, onde o Leonino obviamente pontifica. É importante que Comunicação do Sporting entenda que há trincheiras e barricadas que não têm razão de existir, tal como nunca as houve da parte do Leonino. Bloggers, podcast’s e programas de youtube, uns que já existiam, outros que desabrocharam em grande quantidade, fruto da própria pandemia, devem ser tratadas como um ativo ao serviço do Sporting e não como uma ameaça ao poder vigente, ao qual se tenta cortar conteúdo e convidados a todo o custo. Pois tal como disse Varandas na Câmara, “vai haver momentos em que os nossos adversários nos vão encostar às cordas”…Aí todos seremos necessários ao Sporting!

Diretor Leonino

1. https://leonino.pt/opiniao/campeoes-respeito-e-responsabilidade/
3. https://leonino.pt/frederico-varandas-sporting-tem-tudo-para-estar-no-topo-do-futebol-portugues/

+ opinião
Pedro Geada
Danilo Correia

09 Ago 2025 | 17:28

Icon Comentário0

Sporting: O incómodo está de volta

Futebol praticado pelos leões de Rui Borges foi alvo de críticas ferozes por parte de alguns adeptos, mas triunfo a abrir o Campeonato mostra foco no título

+ opinião
Danilo Correia
Danilo Correia

Sporting: O incómodo está de volta

Futebol praticado pelos leões de Rui Borges foi alvo de críticas ferozes por parte de alguns adeptos, mas triunfo a abrir o Campeonato mostra foco no título

09 Ago 2025 | 17:28

Icon Comentário0
Manuel Matos dos Santos
Manuel Matos dos Santos

Um pedaço de ouro no caminho das pedras do Sporting

Se há coisa que a vida nos ensina é que o que parece certo, adquirido, rapidamente se transforma num cenário diametralmente oposto.

08 Mai 2025 | 11:21

Icon Comentário0
Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva

João Pinheiro, Florentino e os erros do Sporting

Só mesmo em Portugal é que um clube que participa em determinada competição transmite os seus jogos. Um claro conflito de interesses, sem sentido algum.

10 Fev 2025 | 11:22

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER