Futebol
Político português deixa reparo depois do Benfica - Sporting: "Somos a melhor equipa, mas..."
06 Dez 2025 | 11:00
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Mai 2024 | 08:36 |
Goleador e enigmático, Viktor Gyokeres foi destaque do Sporting esta temporada. O sueco não se cansa de marcar, o que abre espaço à 'máscara'. A icónica celebração do ponta de lança de Rúben Amorim tem dado que falar e são vários os adeptos que criam teorias acerca do significado, que será revelado em breve.
Hannibal Lecter, personagem principal do filme Silêncio dos Inocentes, tem sido falado recorrentemente, sendo Gyokeres comparado a um canibal que não dá hipótese aos defesas adversários. No entanto, surgiram novas teorias através do Reddit, rede social com várias sub-comunidades, que falam até... do Pai Natal.
"Tenho uma decoração de Natal, que comprei no IKEA, e que é um Pai Natal a fazer a máscara da mesma forma. Sendo ele sueco, como o IKEA, presumo que seja uma simbologia qualquer do país. Ou então é a forma dele dizer que está a distribuir prendas no fundo da baliza", escreveu um utilizador, citado pelo Record.
É também possível ler que "Deve ser uma referência a um videojogo. A forma como ele faz o gesto é como se tivesse um capacete e estivesse a baixar a viseira, como se tivesse entrado em modo sniper". No mesmo universo, apontam que é "Claramente uma referência ao Sub-Zero, personagem do Mortal Kombat que tinha poderes relacionados com o frio e as temperaturas baixas. Ele vem da Suécia e é um 'matador' gélido. Faz sentido...".
Também Bane, vilão do filme Batman - O Cavaleiro das Trevas Renasce, é uma das opções. "Ninguém se preocupou comigo até colocar a máscara. Agora não me largam", é uma das icónicas frases do personagem, nas primeiras edições da banda desenhada.
Certo é que o sueco garantiu revelar o significado do festejo, caso o Sporting fosse campeão. Já com o título conquistado, Viktor Gyokeres afirmou que irá desvendar tudo após a final da Taça de Portugal, último jogo da temporada que tem sido de sonho para o avançado, avaliado em 55 milhões de euros – que leva 47 encontros realizados (3.867 minutos), 41 golos e 14 assistências, sendo uma das grandes figuras da turma de Rúben Amorim.
Craque verde e branco esteve em risco de não conseguir participar no dérbi de Lisboa, mas conseguiu recuperar a tempo de dar o seu contributo
06 Dez 2025 | 12:08 |
Fotis Ioannidis conseguiu recuperar a tempo de participar no Benfica - Sporting, mas jogou com uma proteção no joelho. Os leões visitaram o estádio da luz, para defrontar as águias, em partida que terminou com igualdade a uma bola, na 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic.
O avançado helénico tinha-se lesionado na partida com o Santa Clara, e estava em dúvida para o dérbi, tendo sido reforço de última hora para Rui Borges. O jornal O Jogo avança mesmo que Fotis Ioannidis queimou algumas etapas na sua recuperação para estar pronto a tempo do Benfica - Sporting.
A condição física do jogador verde e branco continua, no entanto, a preocupar os responsáveis do Sporting. Prova disso, foi o facto de o jogador ter entrado em campo com uma proteção à volta do seu joelho esquerdo, onde tinha sofrido uma lesão ligamentar, a 8 de novembro.
Para além disso, Fotis Ioannidis jogou com uma restrição de minutos, exatamente devido á lesão que contraiu recentemente. Rui Borges só lançou o ponta-de-lança aos 85 minutos, retirando Luis Suárez de campo nessa altura. O internacional pela Grécia acabou por somar apenas três toques no esférico durante o tempo que esteve em campo.
Relembrar que o Sporting visitou o Benfica, na última sexta-feira, dia 5 de dezembro. Os leões começaram a partida por cima, e chegaram à vantagem cedo no encontro, por Pedro Gonçalves. No entanto, as águias empataram, por Sudakov, ainda na primeira parte, e o jogo não teve mais golos até ao apito final do árbitro.
Clube de Alvalade entrou em campo na última sexta-feira, dia 5 de dezembro, para mais um jogo da Liga Portugal Betclic, desta feita com o Benfica
06 Dez 2025 | 11:49 |
O Sporting continua sem vencer em jogos grandes esta época. Os leões visitaram o estádio da luz na última sexta-feira, dia 5 de dezembro, e empataram a uma bola, no encontro referente à 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O golo verde e branco foi apontado por Pedro Gonçalves,
Apesar do ponto conseguido em casa do Benfica, o histórico de Rui Borges esta época é preocupante para o Sporting. Ao quarto jogo grande esta temporada 2025/26, os leões continuam sem conseguir triunfar sobre os rivais teoricamente mais complicados em Portugal.
O primeiro confronto da temporada foi na Supertaça Cândido de Oliveira. O Sporting, campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal em 2024/25, defrontou o Benfica no primeiro troféu da época, mas acabou por ser derrotado, por 1-0, e falhar essa conquista.
Seguiram-se os encontros com o Porto, Braga e Benfica para o campeonato. O Sporting começou por perder, por 2-1, em casa com os dragões. No jogo com os minhotos, os leões estiveram perto da vitória, mas uma grande penalidade no final da partida ditou um empate a uma bola - resultado que se repetiu no dérbi de Lisboa, do último dia 5 de dezembro.
De resto, em relação aos jogos entre Benfica e Sporting, o equilíbrio tem sido a palavra de ordem. Leões e águias empataram em quatro dos últimos sete encontros que disputaram no campeonato nacional. Nos restantes três encontros, os verdes e brancos venceram por duas vezes, e foram derrotados numa ocasião.
Jogador verde e branco foi titular no encontro entre águias e leões, que decorreu no estádio da luz, na última sexta-feira, dia 5 de dezembro
06 Dez 2025 | 11:21 |
Maxi Araújo foi atingido por duas garrafas de água, atiradas para o ala uruguaio por adeptos do Benfica, durante o dérbi com o Sporting. O craque verde e branco foi titular na partida frente aos encarnados, e protagonizou alguns momentos de tensão durante a partida.
O lance aconteceu quando Maxi Araújo se preparava para faze um lançamento de linha lateral. O ala do Sporting tinha estado picado com Richard Ríos, o que já tinha motivado indignação por parte dos adeptos do Benfica, que acabaram por escalar a situação com o envio de objetos na direção do jogador.
O árbitro António Nobre chegou mesmo a intervir, chamando perto de si os dois capitães de equipa, Morten Hjulmand e Nicolás Otamendi, para que os pilares do Sporting e Benfica fossem aconselhar calma aos seus jogadores, numa altura em que o jogo ficava com os ânimos mais elevados.
Maxi Araújo acabou por estar envolvido em picardias com vários jogadores do Benfica, que tudo fizeram para tirar o ala do Sporting do sério. Amar Dedic foi outros dos jogadores que provocou o uruguaio, com um gesto menos bonito (colocou a mão à frente dos genitais), depois do golo do empate para as águias.
Apesar de tudo, o dérbi entre Sporting e Benfica terminou de forma pacífica. Os dois treinadores cumprimentaram-se cordialmente - Mourinho também cumprimentou Paulinho, e Rui Borges esteve à conversa com Manu Silva. Gonçalo Inácio e António Silva trocaram um abraço no término da partida, e os nórdicos Morten Hjulmand, Aursnes e Dahl estiveram à conversa ainda em campo.
Político português deixa reparo depois do Benfica - Sporting: "Somos a melhor equipa, mas..."
06 Dez 2025 | 11:00
José Mourinho queixa-se da arbitragem e ataca jogador do Sporting: "Intocável"
06 Dez 2025 | 10:43
Richard Ríos deixa bicada depois do Benfica - Sporting: "Só falavam que..."
06 Dez 2025 | 10:22