
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Set 2025 | 11:40 |
O nome de Ruben Amorim tem estado em destaque no decorrer dos últimos dias devido ao fraco arranque de temporada da equipa do Manchester United, apesar de o clube já ter tomado a sua decisão. Quem comentou a gestão do clube e a política de contratações do clube, juntamente com as escolhas do técnico português, foi Paul Scholes.
O antigo jogador dos red devils acredita que o mercado de verão acabou por ser mal aproveitado pela estrutura de Old Trafford e que a equipa precisava de um melhor guarda-redes e de um médio com outras características - e não de três reforços para a frente de ataque.
Amorim? Paul Scholes: "Qualquer combinação que tente, não funciona"
"Não creio que a qualidade esteja presente. Independentemente de quais dois jogadores ele escolha para o meio-campo, entre os quatro ou cinco médios disponíveis, qualquer combinação que tente – com Casemiro, Bruno Fernandes, Kobbie Mainoo – não funciona. Isso é um grande problema", começou por dizer.
Scholes demonstra ainda que acreditava que o alvo prioritário de Amorim passava exatamente por outro tipo de médico: "Pensei que, durante todo o verão, a prioridade absoluta era contratar um médio-centro que pudesse controlar o jogo".
"O guarda-redes também era um problema fundamental. Será que tiveram de chegar ao jogo contra o Grimsby para perceber que Onana não era suficientemente bom?", questionou, prosseguindo: "Se o Manchester United não entrou na batalha por Gianluigi Donnarumma, quando se soube que estava disponível, isso é um crime".
Ao comando do antigo treinador do Clube de Alvalade, a formação de Belo Horizonte continua a dar cartas no Brasileirão 2025
16 Set 2025 | 11:22 |
O Cruzeiro de Leonardo Jardim voltou a vencer. Desta vez, a raposa triunfou frente ao Bahia por 2-1, na madrugada desta terça-feira, dia 16 de setembro, em partida a contar para a 23ª jornada do Brasileirão. Desta forma, o antigo treinador do Sporting deu a melhor sequência à vitória da Taça do Brasil, frente ao Atlético Mineiro.
A partida terminou com um nulo no primeiro tempo e foi preciso esperar pela segunda parte para inaugurar o marcador. Até foi mesmo a formação do nordeste brasileiro a inaugurar o marcador através dos pés de Jean Lucas, com um grande remate de fora de área, aos 66 minutos. Ainda assim, os visitantes conseguiram a remontada no encontro.
A equipa do Cruzeiro não baixou os braços e correu atrás do resultado. Com o relógio a bater nos 77’, o ex-Sporting Matheus Pereira foi protagonista de um grande lançe indiviudal que terminou com o golo de Luis Sinisterra. O golo que confirmaria a reviravolta no encontro chegou aos 86 minutos através de um remate de belo efeito de Gabigol. A partida fechou com 2-1 para a formação visitante.
No rescaldo da partida, Leonardo Jardim salientou os autores dos tentos, que foram duas soluções do banco de suplentes: “Pela primeira vez na temporada, conseguimos tirar jogadores do banco e ganhar o jogo com reviravolta. E isto, para nós, é importante. Acredito que estamos a aumentar o número de soluções no plantel e estou muito satisfeito”.
Após novo triunfo, o Cruzeiro deu sequência a uma grande campanha no Brasileirão, onde se encontra na segunda posição da tabela, com 47 pontos. Já o Bahia soma 57 pontos e encontra-se no quinto lugar da divisão cimeira do futebol brasileiro.
Internacional moçambicano tem sido a escolha inicial de Rui Borges para a ala direita, relegando o 'camisola 7' dos leões para o banco de suplentes
16 Set 2025 | 10:46 |
Orlando Esteves falou sobre a dúvida que existe sobre a ala direita do Sporting. Neste início de temporada, Rui Borges tem apostado na titularidade de Geny Catamo sobre Geovany Quenda, numa decisão que tem deixado muitos dos adeptos incrédulos. Na partida frente ao Famalicão, o internacional moçambicano acabou por ficar de fora da ação, uma vez que se encontra lesionado e deve regressar já na receção ao Moreirense.
Orlando Esteves: "Geovany Quenda é muito talentoso e na atualidade já dá mais que Catamo"
“Nós temos dois jogadores com características, em alguns aspetos, semelhantes, mas depois a valia de ambos e, principalmente, o potencial de crescimento são completamente distintos. Geovany Quenda é muito talentoso e na atualidade já dá mais que Catamo”, afirmou para A Bola Tv.
Para além de considerar Geovany Quenda melhor do que Geny Catamo neste preciso momento, Orlando Esteves acredita que o ‘camisola 7’ tem uma margem de progressão maior do que a do moçambicano: “Em termos de potencial, Quenda poderá vir a dar muito mais do que Catamo. Portanto, acaba por ser uma decisão que para Rui Borges percebeu que seja mais difícil, a ver com meritocracia e equilíbrio da equipa, mas quenda será sempre uma mais valia para o Sporting”.
Orlando Esteves: "Quenda? Pode dar um grande salto e tornar-se o melhor jogador da posição no campeonato português"
De seguida, o especialista comentou a prestação de Quenda, na partida frente ao Famalicão: “Vou um pouco contra a opinião pública, não me parece que tenha feito um jogo assim tão fora do comum, porque tem um potencial tão grande e melhorando a finalização e o seu critério, pode dar um grande salto e tornar-se o melhor jogador da posição no campeonato português”.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em seis partidas: cinco para a Liga Portugal e outro para a Supertaça Cândido Oliveira. Nos 225 minutos de utilização, o ‘camisola 70 dos leões já apontou três assistências para golo.
Antigo treinador do Sporting está a ser alvo de bastante polémica após os maus resultados ao leme da equipa de Old Trafford
16 Set 2025 | 10:27 |
Mesmo após um novo resultado decepcionante da equipa de Ruben Amorim - desta vez diante do City, com uma derrota, por 3-0 -, o Manchester United continua a confiar no antigo treinador do Sporting e, para já, não está a contar despedir o seu timoneiro.
De acordo com a informação adiantada pela imprensa inglesa, a direção dos red devils mantém a sua crença em Amorim e vai, pelo menos por agora, manter-se paciente. No entanto, o apoio ao técnico português pode acabar por levar uma volta caso o United não melhore a sua classificação na tabela da Premier League - neste momento, está em 14.º.
Vale lembrar, em todo o caso, que o antigo treinador do Clube de Alvalade deixou claro que se vai manter fiel à sua filosofia e que não pretende mudar a sua postura. Esta afirmação foi feita pelo mesmo após a derrota no dérbi de Manchester: "Não é registo que se deva ter no Manchester United. Há muitas coisas que não sabem que aconteceram nos últimos meses. Aceito isso. Mas não vou mudar. Quando quiser mudar a minha filosofia, eu mudo. Caso contrário, se calhar, têm de mudar o treinador. Vou jogar com o meu estilo até entender que devo mudar".
No entanto, apesar da paciência por parte da estrutura de Old Trafford, a verdade é que os adeptos do United já não estão agradados com os resultados, nem com a postura do técnico. O principal motivo para o United querer manter Amorim é mesmo a relutância em voltar à estaca zero.
Ruben Amorim sabe que vai enfrentar, nas próximas semanas, uma fase decisiva para o seu futuro. Os red devils preparam-se para defrontar o Chelsea, já no próximo sábado. Depois disso, será imperativo somar prontos frente ao Brentford e o Sunderland, tudo antes da paragem FIFA.
Atenção, Sporting! Adversário na Champions League com baixa para toda a época
16 Set 2025 | 08:03