
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Paulo Futre, antigo jogador do Sporting, esteve no funeral de Pinto da Costa, esta manhã de segunda-feira, dia 17 de janeiro, visivelmente emocionado, e não deixou de responder a algumas perguntas dos jornalistas, recordando o antigo presidente do Porto, que morreu recentemente.
"Nunca se está à espera. Vocês sabem que para mim foi tudo graças a ele. Hoje não estava aqui sem ele. Foi mais do que um pai para mim. Vou ter muitas saudades dele", recordou o ex-internacional português que jogou no clube azul e branco entre 1984 e 1987.
Sobre o silêncio de Sporting e Benfica o ex-futebolista deixou críticas a Frederico Varandas e Rui Costa: "Ainda não saiu nenhum comunicado? Recordo-me que quando morreu o presidente Gil y Gil, do Atlético, estavam na igreja o presidente do Real Madrid e o presidente do Barcelona. Houve mais guerras entres eles, mas estavam lá. Não entendo, mas respeito".
Paulo Futre ainda abordou a dimensão internacional de Pinto da Costa, afirmando que foi o "presidente com mais títulos da história, foi um presidente único à sua maneira. O Porto para ele era tudo, era a sua vida. Não tenho palavras", terminou o antigo jogadores dos três grandes.
Apesar de te ser uma das pérolas da formação verde e branca, Paulo Futre esteve apenas uma temporada na equipa principal sénior do Clube de Alvalade, realizando 29 jogos com três golos marcados na época de 1983/1984, antes de rumar ao rival azul e branco.
Ex-lateral esquerdo e internacional por Portugal marcou uma era no futebol, mas a passagem por Alvalade esteve longe de ser como se esperava
|
Dimas Manuel Marques Teixeira nasceu a 16 de fevereiro de 1969 em Joanesburgo, África do Sul. Começou a sua carreira no futebol como avançado nos juniores da Académica de Coimbra, mas foi integrado no plantel principal em 1987, ano em que passou a jogar como defesa esquerdo. Aos 18 anos, fez a sua estreia na primeira divisão, numa época difícil para a Académica, que acabou por descer de divisão.
Após a sua passagem pelo emblema dos estudantes, Dimas rumou ao Estrela da Amadora e a sua entrega ao jogo chamou a atenção de grandes clubes nacionais. Assim, duas épocas depois, transferiu-se para o Vitória de Guimarães, onde continuou a sua ascensão no futebol português.
Em 1994, Dimas foi contratado pelo Benfica. No clube da Luz, conquistou a Taça de Portugal e tornou-se presença assídua na Seleção Nacional, destacando-se no Euro 1996. Nesse mesmo ano, foi a Juventus a apostar no defesa português. Durante o seu tempo em Turim, Dimas conquistou dois campeonatos italianos e chegou à final da Liga dos Campeões em 1998, embora tenha sido derrotado pelo Real Madrid.
No final dessa mesma época, Dimas mudou-se para o Fenerbahçe, da Turquia, após uma temporada onde teve poucas oportunidades de jogo. Após a sua experiência na Turquia, Dimas rumou à Bélgica para jogar no Standard Liège, onde teve a oportunidade de se destacar novamente e garantir um lugar na Seleção Nacional para o Euro 2000. No torneio, Portugal fez uma excelente campanha, chegando às meias-finais, e Dimas foi uma das peças-chave dessa equipa.
Após a boa participação no Euro 2000, Dimas transferiu-se para o Sporting, onde foi colega de Rui Jorge. No entanto, uma grave lesão no joelho esquerdo dificultou o seu rendimento, limitando a sua presença em campo a apenas 16 jogos, com dois golos marcados. Na sua primeira temporada Alvalade, ergueu a Supertaça, enquanto que na segunda, apesar de apenas ter feito três jogos de leão ao peito antes de deixar o Clube, fez parte da equipa que venceu a Taça de Portugal e o campeonato nacional.
Emprestado pelo Sporting, por não ser opção para Lazlo Boloni, ainda atuou pelo Olympique de Marseille, onde terminou a sua carreira aos 33 anos, após uma experiência de curto prazo. Depois de pendurar as botas, Dimas não se afastou do futebol. Em 2009, tornou-se diretor no Estoril e, em 2011, foi nomeado embaixador da "Escolinha do Figo", um projeto de formação liderado por Luís Figo. Além disso, Dimas exerceu funções de treinador-adjunto, passando por clubes como Barnsley e Al-Hilal, comandado atualmente pot Jorge Jesus, ex-treinador do Sporting.
Antigo árbitro internacional espanhol analisou atuação de Miguel Nogueira, e do VAR, na receção dos leões aos arouquenses
|
Iturralde González defende que Miguel Nogueira, árbitro do Sporting – Arouca, esteve bem ao não assinalar uma eventual grande penalidade de João Simões, que jogou, de forma inadvertida, a bola com a mão dentro da grande área dos leões. O antigo árbitro espanhol esclareceu também que o primeiro golo do Clube de Alvalade é legal. Após o encontro, foram várias as vozes a apontar o dedo à equipa de arbitragem.
Iturralde González sobre lance polémico no Sporting - Arouca: "Não há nada"
"Não há nada de nada [alegada falta de Gonçalo Inácio no início da jogada]. O jogador do Sporting coloca um pouco o braço e o jogador do Arouca faz mal o passe e deixa-se cair. Não vejo uma situação de um empurrão claro. Há um ligeiro contacto, mas para mim não é suficiente para derrubar o jogador", defende Iturralde González, abordando o lance no Sporting – Arouca.
Relativamente ao lance de João Simões, Iturralde González explica que não havia motivos para o castigo máximo: "É claro que a bola lhe toca na mão esquerda, mas não é uma mão punível, porque o remate é feito a 3 ou 4 metros do jogador. É um remate forte e o jogador do Sporting não pode tirar a mão de onde a tem, ou seja, tem-na numa posição natural perante esta ação. Não tem intenção, não tem a mão separada do corpo e não ganha volumetria".
Recorde-se que a arbitragem de Miguel Nogueira no Sporting – Arouca deu muito que falar, sendo os leões tiveram uma grande penalidade contra, num lance entre Morten Hjulmand e Henrique Araújo. O capitão da turma de Rui Borges, mais tarde, na segunda parte, haveria de ser expulso por acumulação de amarelos.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, às 17h45, na deslocação ao reduto do Borussia Dortmund. O jogo diz respeito à segunda eliminatória do play-off de acesso aos oitavos de final, isto depois da derrota caseira sofrida, por 3-0, no Estádio José Alvalade, numa noite para esquecer.
Considerado uma das maiores promessas da Academia Cristiano Ronaldo, jovem prodígio dos verdes e brancos tem vários interessados no mercado
|
Geovany Quenda quer rumar ao Manchester United caso deixe o Sporting. No entanto, os valores oferecidos pelo clube de Ruben Amorim não vão, para já, ao encontro das expectativas do Clube de Alvalade, que pretende encaixar um montante superior ao que está a ser oferecido pelo emblema de Old Trafford.
A informação está a ser avançada por Ben Jacobs - jornalista britânico especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências -, garantindo que o Sporting está disposto a vender o jovem por 60 milhões de euros, apesar de a cláusula de rescisão ser de 100M. No entanto, os red devils não valorizam o jogador em mais de 40M.
A mesma fonte afirma que Quenda "está certamente interessado em mudar-se para o Manchester United" e que "as negociações" estão a avançar para ver se é possível chegar a um acordo prévio antes do verão. Para tal, é necessário que ambas as partes cheguem a um acordo para diminuir a distância entre os valores pedidos.
Recentemente, o jovem prodígio da Academia Cristiano Ronaldo foi destaque em Espanha. O AS revelou PSG, Barcelona e Manchester City vêm acompanhando de perto o extremo, mas recordou que os red devils já reservaram o internacional português, apesar de Ben Jacobs garantir que não há acordo.
Esta época, a primeira no plantel principal do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 38 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 2.716 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, cinco assistências para os companheiros de equipa e dois golos apontados - na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.