
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Geovany Quenda tem sido um dos jogadores em destaque na presente temporada do Sporting. Litos, antigo jogador do Clube de Alvalade, mostra ser um fã do jovem prodígio do emblema verde e branco - que surgiu recentemente numa lista de prestígio - e diz que Paulo Futre e Cristiano Ronaldo não apresentavam tanta qualidade aos 17 anos.
"Nunca ninguém conseguiu o que ele já fez"
"Já o disse várias vezes e repito: nunca vi ninguém com 17 anos como Quenda. Nem Paulo Futre, nem Cristiano Ronaldo, nunca vi um jogador com esta maturidade e à-vontade tão jovem. Nunca ninguém conseguiu o que ele já fez", começou por dizer o ex-leão ao jornal 'A Bola'.
O agora pupilo de Rui Borges já foi utilizado na ala direita, na ala esquerda e até no trio da frente, versatilidade que Litos valoriza no jogador: "Só prova o que estou a dizer. Adaptou-se a uma posição que não era a dele, pois fez toda a formação a extremo e com uma naturalidade fantástica". O meu padrinho, o senhor Aurélio Pereira, dizia muitas vezes que jogador destes já não há: com futebol de rua".
"Estes jogadores com futebol de rua são cada vez mais raros"
Litos diz ainda que jogadores como Geovany Quenda são cada vez menos comuns no futebol: "Para ele estar na Liga dos Campeões, na Liga ou estar a jogar na rua com os amigos é perfeitamente igual. O meu padrinho, o senhor Aurélio, dizia muitas vezes que estes jogadores com futebol de rua são cada vez mais raros. E é esse futebol de rua que Quenda tem" completou.
Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - leva 49 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 3.511 minutos. O internacional sub-21 português tem, para já, seis assistências para os companheiros de equipa e três golos apontados na conta pessoal.
Antigo juiz deu o seu parecer sobre casos polémicos no último encontro do Clube de Alvalade, a contar para a Liga Portugal Betclic
|
Iturralde González analisou os principais casos da jornada 30 da Liga Portugal Betclic. O ex-juiz avaliou um lance que aconteceu aos 87 minutos do Sporting - Moreirense (3-1) entre Jeremiah St. Juste e Rúben Ismael na área leonina, garantido que não existe qualquer falta por parte do central neerlandês.
"Não há nada. St. Juste ganha posição e Ismael não consegue chegar à bola, nem consegue saltar. É uma jogada de futebol, há contacto, mas sem infração, o defesa agiu primeiro, ganhou posição e controlou a situação. Não há motivo nenhum para assinalar penálti, não há nada", escreveu ao jornal Record.
Apesar de ter entrado no decorrer da partida, Jeremiah St. Juste está de saída do Sporting. O central de 28 anos deverá cumprir os derradeiros encontros de leão ao peito na reta final da temporada. O emblema liderado por Frederico Varandas já comunicou a decisão ao jogador e está e pedir 8 milhões de euros aos interessados, tal como o Leonino adiantou em Exclusivo.
Rui Borges aprovou a saída do 'camisola 3' e a Direção de Frederico Varandas definiu o valor acima mencionado como preço para os eventuais interessados, admitindo perder parte do investimento realizado no defesa, que chegou ao Sporting no verão de 2022.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 22 de abril, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Petit, jogar-se-á às 20h45, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira. Na primeira mão, os leões venceram por 2-0.
Futebolista nipónico tem estado afastado das convocatórias do Clube de Alvalade, depois de ter sofrido uma lesão ao serviço da seleção
|
Hidemasa Morita continua de fora dos treinos do Sporting. No entanto, há a esperança de que o jogador regresse aos treinos esta segunda-feira, dia 21 de abril, e integre a convocatória do Clube de Alvalade para o duelo frente ao Boavista, no Estádio do Bessa, em jogo a contar para a 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
A lesão no pé esquerdo contraída ao serviço da seleção do Japão na data FIFA de março obrigou o jogador a estar afastados dos últimos jogos. Assim, o jogador só estará 100% na reta final da temporada, segundo o jornal 'A Bola', nos encontros que podem decidir o campeão nacional de 2024/2025.
Além da ausência de Hidemasa Morita (que pode sair do Sporting por 10 milhões), o ala Nuno Santos, além dos médios Daniel Bragança e João Simões continuam a recuperar das respetivas lesões, que obrigaram a intervenções cirúrgicas, e continuam de fora do leque de opções para Rui Borges.
Perante os muitos problemas físicos no plantel, principalmente no meio-campo, o treinador tem sido obrigado a adaptar Zeno Debast. O plantel já prepara o próximo encontro frente ao Rio Ave, da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, depois da vitória por 2-0, em Alvalade.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contabiliza 30 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.765 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
Golo de Morita ao Estoril esta temporada:
Antigo jogador do Clube de Alvalade partilhou balneário com figura histórica dos leões nos anos 70 e faz um paralelismo entre os dois goleadores
|
Carlos Pereira, antigo jogador do Sporting, comentou a grande temporada que tem sido realizada por Viktor Gyokeres. O avançado do Sporting está perto de volta a vencer a Bola de Prata pelo segundo ano consecutivo, tal como Héctor Yazalde conseguiu 73/74 e 74/75. O Viking - que também luta pela Bota de Ouro - comparou os dois jogadores e diz que ambos tiveram um impacto tremendo no Clube de Alvalade.
"Ele terminava o jogo sempre com os joelhos em sangue face à rudeza dos defensores contrários"
"Yazalde também deixava tudo em campo e naquele tempo, em que havia muitos pelados e os defesas eram duros, não se assinalando muitas das faltas que cometiam, ele terminava o jogo sempre com os joelhos em sangue face à rudeza dos defensores contrários", começou por explicar ao jornal 'A Bola'.
Yazalde, que quando foi contratado também se tornou na compra mais cara da história do Sporting, tal como Gyokeres, assinou 46 golos em 73/74, e adicionou mais 30, em 26 jogos, na temporada seguinte. Os números do argentino continuam ligeiramente melhores do que os do sueco, que marcou por 29 vezes na época de estreia, e leva 34 este ano.
"Yazalde era mais posicional e exímio nos golpes de cabeça"
Ao contrário de Viktor Gyokeres, o impacto de Yazalde no Sporting não foi imediato: "Primeiro olhou-se com alguma desconfiança mas depois todos percebemos que estávamos na presença de um enormíssimo jogador". Para fazer uma comparação, Carlos Pereira conta que Yazalde era "mais posicional e exímio nos golpes de cabeça". O argentino aproveitava a cadência ofensiva dos laterais na altura, usando-se dos "grandes extremos" dos leões na altura: Marinho e Dinis.
Para terminar, uma lembrança do caráter de Yazalde: "Mas não sei, sinceramente, se o Chirola era melhor dentro ou fora de campo, pois, muitas vezes, levava os miúdos desfavorecidos do bairro pobre que havia nas imediações de Alvalade para almoçar com a equipa no restaurante Castanheira de Moura e há a célebre história de no final da época de 1973/1974 uma marca de automóveis lhe ter oferecido um carro e ele ter feito questão que fizéssemos rifas e distribuir o dinheiro daí resultante por todo o plantel. O carro saiu ao Fernando Mamede", rematou Carlos Pereira.