Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Hóquei em patins

PEDRO GIL PRESTES A TERMINAR A CARREIRA; GLÓRIA DO SPORTING DESPEDE-SE NO FINAL DA TEMPORADA

Antigo hoquista do emblema verde e branco anuncia que se irá repetir no final da atual temporada

  |

Icon Comentário0

Pedro Gil vai terminar a carreira no final da temporada. Através de um comunicado emitido nas redes sociais, o Forte dei Marmi (Itália) anunciou que o antigo jogador do Sporting retirar-se-á do hóquei em patins aos 44 anos. "O clube convida todos os adeptos a desfrutarem dos restantes jogos com o Pedro Gil, atleta que vai continuar com o profissionalismo e empenho que sempre o distinguiram como o melhor jogador do nosso desporto", lê-se na nota publicada pelo emblema transalpino. A cumprir a terceira época consecutiva no clube italiano, o avançado espanhol soma 17 remates certeiros em 31 partidas realizadas e é líder da Serie A com 56 pontos, mais três do que o Trissino que tem 53. O hoquista contabiliza para já 47 títulos, sendo que seis são mundiais. Com passagens por vários clubes como o Noia, Tenerife, Reus Deportiu (Espanha), Porto, Sporting, Valdagno e Forte dei Marmi (Itália), o internacional espanhol conta com um currículo invejável. Conquistou, entre outros, seis Mundiais, três Ligas dos Campeões, nove campeonatos portugueses, quatro supertaças, quatro ligas italianas, sete Europeus ou três Taças das Nações. Aos 36 anos, muitos apontavam-lhe um final de carreira em Itália, mas a verdade é que viria o atleta viria a brilhar no Clube de Alvalade. O espanhol chegou ao Sporting em 2016, oriundo do Forte de Marmi. Em cinco temporadas de leão ao peito, o avançado realizou 159 jogos, marcou 117 golos e venceu dois Campeonatos Nacionais, duas Ligas Europeias, uma Taça Continental e duas Elite Cup. Saiu no verão de 2021 depois de ter  conquistando o coração dos adeptos leoninos. Confira a publicação do Forte dei Marmi:

 
Ver esta publicação no Instagram
 


Uma publicação partilhada por Hockey Forte (@hockeyforte)




Modalidades

CONFIRMADO! AVANÇADO DO SPORTING CONVOCADO PARA A SELEÇÃO DE ITÁLIA

Craque do plantel dos leões é um dos escolhidos para representar a sua nação no Campeonato do Mundo

Alessandro Verona (Sporting) chamado à seleção de Itália
Alessandro Verona (Sporting) chamado à seleção de Itália

  |

Icon Comentário0

Alessandro Verona, avançado da equipa de hóquei em patins do Sporting, é um dos 13 os eleitos de Alessandro Bertolucci para atacar o Campeonato do Mundo que a Itália recebe em Novara. Depois de um Campeonato da Europa marcado por lesões antes e durante a competição e de uma Taça das Nações de experiências, a seleção transalpina vai arrancar a competição na máxima força


De resto, o hoquista do Clube de Alvalade - que fez 20 golos em 46 jogos em 2023/24 - é o único jogador que representa um clube fora de Itália. A dúvida na convocatória reside na recuperação plena do goleador Federico Ambrosio, que se lesionou na reta final da Serie A1.


Esta será a quinta vez que a Itália recebe o Mundial, sendo que nunca triunfou em casa. Em Novara, em Setembro próximo, a "squadra azzurra" integra o Grupo B, defrontando na primeira fase o Chile (dia 16), França (17) e Espanha (18). Esta época, Alessandro Verona conquista da Liga dos Campeões pelo Sporting.


Os verdes e brancos procuravam também vencer a Liga portuguesa pela décima vez na sua história, competição que o Clube de Alvalade não conquista desde 2020/21, sob orientação de Paulo Freitas, mas perderam na 'negra' frente ao Porto e falharam o acesso à final.

Para 2024/25, Roc Pujadas que, apesar de não ter tido muitos minutos pelo Porto, vai ser o substituto de Ferran Font no plantel leonino, já que o avançado de 27 anos rumou aos espanhóis do Barcelona. O Sporting também se prepara para segurar algumas estrelas. Ângelo Girão, apesar dos rumores da saída, vai ficar no plantel de Edo Bosch.



Hóquei em patins

HISTÓRIA REPETE-SE MAIS UMA VEZ: SPORTING TEM SÓ UM ATLETA CONVOCADO PARA A SELEÇÃO

Equipa das quinas prepara-se para desafio intenso que está marcado para muito em breve

Apenas Ângelo Girão, guarda-redes do Sporting, foi convocado para representar Portugal no Mundial
Apenas Ângelo Girão, guarda-redes do Sporting, foi convocado para representar Portugal no Mundial

  |

Icon Comentário0

O selecionador nacional Paulo Freitas divulgou, esta quarta-feira, os convocados de Portugal para o Mundial de hóquei em patins, que vai ter lugar em Novara, Itália, entre 16 e 22 de setembro. Entre o lote de jogadores selecionados, apenas um é do Sporting: Ângelo Girão. João Souto ficou de fora, apesar da época fantástica que fez.


É importante destacar que Portugal integra o Grupo A da competição e irá medir forças com a campeã mundial em título Argentina, Angola e Estados Unidos. Confira a lista de convocados completa: Ângelo Girão (Sporting), Xano Edo (Oliveirense), Gonçalo Alves (FC Porto), Hélder Nunes (FC Porto), Rafa (FC Porto), Vieirinha (Óquei de Barcelos), Gonçalo Pinto (Benfica), João Rodrigues (Barcelona), Zé Miranda (Benfica) e Xavi Cardoso (Oliveirense).


“As expectativas são obviamente altas porque nós também assim o entendemos, primeiro pela qualidade dos atletas que compõem a seleção e os pergaminhos da modalidade no país também nos levam a pensar desta forma. Seremos obviamente candidatos, tal como outras seleções que vão estar presentes, e faremos tudo para reconquistar o título mundial", começou por afirmar o treinador, em conferência de imprensa.


Na cerimónia, que decorreu no auditório do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa, teve lugar a apresentação das convocatórias das diversas seleções que representarão Portugal em hóquei em patins e ainda em patinagem artística. Vale ainda salientar que as equipas de seniores masculinos, seniores femininos e sub-19 juntar-se-ão à seleção de patinagem artística para competir nos World Skate Games em Itália, entre 6 e 22 de setembro.

Ângelo Girão chegou ao Sporting em 2014, oriundo do Valongo. Desde então, o guardião realizou 360 encontros e conquistou três Ligas dos Campeões (2018/19, 2020/21 e 2023/24), duas Taças Continentais (2019/20 e 2021/22), uma Taça CERS (2014/15), dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21) e uma Supertaça (2015).



Modalidades

OFICIALÍSSIMO! SPORTING CONFIRMA EXCLUSIVO LEONINO E TEM NOVO TREINADOR PRINCIPAL

Turma de Alvalade quer vencer campeonato nacional e apresenta equipa técnica

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

É oficial! Edo Bosch é o novo treinador de hóquei em patins do Sporting, como noticiou em Exclusivo o Leonino, no passado dia 20 de abril. O técnico espanhol chega Alvalade proveniente da Oliveirense, onde deixou muito boas indicações, que chamaram a atenção dos responsáveis verdes e brancos.


"É uma honra e um orgulho vestir esta camisola, as primeiras sensações de estar no Sporting são muito boas. Estamos a conhecer os cantos à casa e vamos começar a trabalhar para começar com toda a força”, começou por dizer, em declarações aos meios de comunicação dos leões.


“Primeiro que tudo queria dar os parabéns pela excelente época que fez o Alejandro [Domínguez] e sobretudo desejar-lhe a melhor saúde para toda a família e dizer-lhe que espero que tudo melhore para que volte ao hóquei, porque é uma pessoa que faz falta ao hóquei em patins", admitiu, mostrando compaixão pelo argentino, que se viu forçado a deixar Alvalade.


“É fundamental, a verdade é que o campeonato está muito igualado, não só nos jogos grandes são precisos os adeptos, mas em todo o ano, porque por vezes esses pormenores fazem a diferença. Queremos fazer uma grande época, queremos que os adeptos se identifiquem com a nossa equipa, que gostem da garra da equipa e que nos ajudem a lutar, porque nem todos os jogos começam bem, nem todos são fáceis e aquela força extra que vem das bancadas é necessária”, admitiu Edo Bosch.

Vai ser um Sporting que vai trabalhar muito, que vai ser muito unido e, sobretudo, que vai procurar praticar um bom hóquei e que vai lutar para conseguir os seis títulos a que nos propomos. Espero que apareçam, porque juntos é tudo mais fácil”, assegurou, por fim.


Edo Bosch fez já quatro épocas como treinador principal e conta uma Taça Continental no currículo, conquistada em 2022/23, ao serviço do Valongo, derrotando o Trissino, de Itália, na final, por 2-1. Antes de pendurar os patins, o ex-hoquista venceu uma Taça de Espanha, uma Taça Europeia, sete Taças de Portugal, nove Supertaças e 11 Campeonatos Nacionais. O treinador irá acabar por trazer para Alvalade também o seu filho, Xano Edo.

Confira a publicação:



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


LEÕES POR TERRAS INTERNACIONAIS! DEPOIS DE NOTÍCIA FANTÁSTICA, SPORTING TEM MOTIVOS PARA SORRIR
Hóquei em patins

LEÕES POR TERRAS INTERNACIONAIS! DEPOIS DE NOTÍCIA FANTÁSTICA, SPORTING TEM MOTIVOS PARA SORRIR

 

Icon Comentário0
OFICIAL! SPORTING CONFIRMA SAÍDA DO TREINADOR: "OBRIGADO, MÍSTER"
Hóquei em patins

OFICIAL! SPORTING CONFIRMA SAÍDA DO TREINADOR: "OBRIGADO, MÍSTER"

 

Icon Comentário0
“NÃO POSSO FALAR, NÃO QUERO SER CASTIGADO”: NOVO TREINADOR DO SPORTING COMENTA JOGO COM O BENFICA
Modalidades

“NÃO POSSO FALAR, NÃO QUERO SER CASTIGADO”: NOVO TREINADOR DO SPORTING COMENTA JOGO COM O BENFICA

 

Icon Comentário0