
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting venceu, esta segunda-feira, dia 19 de fevereiro, o Moreirense (2-0), em jogo válido para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic. No final da partida, Pedro Gonçalves, autor de um dos golos, enviou as condolências e António Silva e João Neves, dupla do Benfica que perdeu recentemente familiares próximos.
"Antes de mais, queria mandar, em nome do plantel do Sporting, um forte abraço para os companheiros de profissão António Silva e João Neves. Os nossos sentimentos. Há coisas mais importantes na vida. Era essa a mensagem do plantel do Sporting", disse o jogador verde e branco na flash interview.
De recordar que a mãe de João Neves faleceu na madrugada desta segunda-feira, aos 50 anos, em Tavira. Já António Silva também perdeu um familiar, neste caso o avó materno que faleceu na passada sexta-feira, dia 16 de fevereiro.
Com esta vitória – a 28ª. em 35 jogos – o emblema verde e branco alcança a oitava vitória consecutiva na Liga e continua na liderança do Campeonato Nacional com 55 pontos, os mesmos do segundo classificado, o Benfica que conta com mais um jogo realizado. O Porto (48) encontra-se a sete pontos dos leões e também tem mais uma partida realizada. Já o Braga ocupa a quarta posição da tabela classificativa com 43 pontos somados.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 22 de fevereiro, na receção ao Young Boys. O jogo diz respeito à segunda mão do playoff da Liga Europa. O encontro diante da turma helvética está marcado para as 20h00, em Alvalade. De recordar que os leões venceram o primeiro encontro da eliminatória por 3-1, na Suíça.
Lateral leonino foi suspenso durante dois jogos depois do dérbi na Luz ter terminado; Clube de Alvalade prepara-se para tomar medida
|
O Sporting defrontou o Benfica no fim de semana passado, na Luz. Aquele que para muitos seria o dérbi do século, acabou com um empate (1-1). A arbitragem de João Pinheiro foi bastante criticada ao longo da semana, tal como a suspensão de Ricardo Esgaio que ocorreu após a partida ter terminado.
Ricardo Esgaio viu cartão vermelho após ter o confronto com o defesa dos encarnados, Otamendi. Aquilo que parecia ser apenas uma provocação entre os dois jogadores, resultou numa suspensão por dois jogos ao lateral leonino, pelo Conselho de Disciplina da Federação . O relatório do árbitro de Braga, refere que o camisola '47' dos verdes e brancos, se dirigiu ao adversário de uma maneira ofensiva: "Falas muito, chupa ca****", escreveu.
Além do 'bate-boca' que os rivais acabaram por trocar no final da partida, o jogador natural da Nazaré, teve outro comportamento inusitado. Após o Benfica ter empatado aos 63 minutos, Esgaio, voltou-se para os adeptos encarnados que estavam atrás do banco de suplentes, e fez o gesto do dedo do meio. Esta situação também está escrita no relatório de João Pinheiro.
Ricardo Esgaio está castigado por dois jogos, ficando assim de fora da última jornada da Liga Portugal Betclic frente ao Guimarães e da final da Taça de Portugal frente ao Benfica a 21 de maio, no Estádio do Jamor. Duas grandes finais, nas quais são importantes poder contar com todo o plantel leonino. O assunto está entregue ao departamento jurídico da Sporting SAD, que pondera intervir de forma a pelo menos, tentar reduzir a pena.
O Sporting tem casa cheia na receção à equipa de Luís Freire, que promete vir a Alvalade para conquistar os três pontos, com o objetivo de assegurar o quinto lugar do campeonato. O Clube de Alvalade já não é bicampeão há 71 anos, e Rui Borges, pretende quebrar o jejum e conquistar a dobradinha esta temporada. Reveja aqui, o possível onze para a última jornada da I Liga.
Antigo jogador do Clube de Alvalade falou sobre a luta pelo título de campeão nacional e sublinhou o carinho que sente pelos verdes e brancos
|
O Sporting está a um pequeno passo de conquistar o bicampeonato. Em caso de vitória na receção ao Vitória de Guimarães, este sábado, os verdes e brancos celebram o feito que não alcançam há 71 anos. Aldo Duscher, antigo jogador do Clube de Alvalade, fala sobre a pressão inerente ao jogo decisivo e deixa alguns conselhos aos jogadores leoninos.
“O clube tem uma possibilidade fantástica de ganhar mais um título, de fazer felizes milhares de adeptos, muita gente e a profissão deles [jogadores] é linda, por isso, não têm de ter pressão nenhuma. Só têm de desfrutar do momento. São jogos e momentos únicos, nunca se esquecem e eles têm a possibilidade de fazer muita gente feliz, por isso aproveitem ao máximo”, começou por referir Aldo Duscher, numa entrevista ao jornal A Bola.
O antigo médio – que se sagrou campeão nacional pelo Clube de Alvalade, em 1999/00 – diz que a passagem pelo Sporting foi marcante: “Sempre me senti muito querido no clube e ainda hoje sinto-me muito querido pelos adeptos. Cada vez que vou a Portugal respiro um ar de muito amor por parte das pessoas e nós somos felizes onde nos sentimos queridos. Espero algum dia conseguir devolver toda essa felicidade que o Sporting e os sportinguistas me proporcionaram sempre”.
Aldo Duscher realça o seu amor pelo Clube de Alvalade: “Digo sempre que o Sporting foi a porta que a Europa me abriu. É um clube que amo muito e não o sigo continuamente, mas vejo de vez em quando e sei que ele está bem, que ganhou títulos e que pode voltar a ganhar agora. Mas, sabe o que penso? Que o Sporting tem de se fazer grande na Europa. Pelos adeptos que tem precisa chegar longe na Champions e tem de ganhar a Liga Europa. Esse para mim é o objetivo do Sporting”.
A terminar, Aldo Duscher revela que, apesar da distância, faz questão de acompanhar a atualidade do Sporting: “Estar a trabalhar complicou ainda mais [treinou os sub-20 do Paraguai], mas fui vendo as notícias e sei que esteve sempre nos primeiros lugares do campeonato. Não conseguia ver jogos porque não passam aqui na Argentina, mas sabia o que se passava. Fico feliz e espero que agora ganhe o campeonato. Sou sempre verde, sempre leão e tudo o que o Sporting ganhar faz-me muito feliz. Gosto muito do clube, quero que ganhe e que continue crescendo”.
Técnico minhoto garante equipa ambiciosa em Alvalade e avisa: o jogo que pode coroar o Clube de Alvalade também pode mudar tudo para os minhotos
|
O Estádio José de Alvalade pode ser o palco da consagração do Sporting, mas Luís Freire não está disposto a assistir de braços cruzados. O treinador do Vitória de Guimarães garantiu esta sexta-feira que a sua equipa vai entrar em campo para conquistar os três pontos e assegurar o quinto lugar da Liga: "É um jogo de extrema exigência, que pode dar o título ao adversário, mas também nos pode dar muita coisa a nós. Está toda a gente ligada ao jogo."
Na antevisão da 34ª jornada da Liga, Freire destacou a preparação focada e tranquila da sua equipa: "Encaramos os jogos sempre com a perspetiva de sacar aquilo que nos interessa mais, a vitória. Foi uma semana muito tranquila na preparação do jogo." Apesar de o Sporting ser o atual líder, o técnico acredita no plano traçado: "Temos o nosso plano, focados no que temos de fazer em campo e no que é importante perceber para ganhar o jogo."
Questionado sobre possíveis ausências influentes, o treinador foi claro: "Só posso falar pelo meu jogador. Todos fazem falta, o Händel, o Relvas, o Samu e o Rivas. O Händel não foge à exceção. Não me compete falar sobre os outros." Também garantiu que o Vitória não precisa de provocações externas para se motivar: "O Vitória é uma equipa muito grande, um clube com uma dimensão enorme, não precisa de motivação extra ou ser picado por nada."
O técnico recusou olhar para os outros resultados antes do apito final: "O nosso jogo vai ditar o nosso futuro, acreditamos nisso." E lembrou o excelente percurso da equipa nos últimos jogos: "Temos esse bom registo em jogos de dimensão superior, em que nos batemos sempre muito bem fora de casa."
Sobre a ameaça Gyökeres, Freire respondeu com confiança no coletivo: "Temos formas de encarar cada jogo. Somos uma equipa que procura sempre jogar, ser agressiva. Temos a nossa estratégia, sabemos que o Gyökeres tem feito muito a diferença. Tem de ser pelo talento, mas também pela estratégia coletiva que tentaremos anular o Sporting e procurar o nosso jogo". O Sporting recebe o Vitória de Guimarães em Alvalade, amanhã às 18h. Reveja aqui, as informações atualizadas sobre a última jornada da Liga Portugal Betclic.