
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa do Sporting entra em campo na próxima terça feira, dia 21 de abril, frente à formação do Rio Ave, em partida a contar para a segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Depois de Rui Borges, também Petit, técnico da equipa de Vila do Conde, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do encontro.
"Temos de acreditar que podemos dar a volta. Sabemos que é um jogo extremamente difícil. Contra um adversário que está, neste momento, em primeiro lugar no campeonato. É uma equipa com muita intensidade, uma equipa com muita qualidade. Mas, deste lado, também vai ter uma equipa que quer uma boa reação e que vai lutar para inverter este resultado. Queremos ser equilibrados durante o jogo, porque o Sporting tem boas dinâmicas, tanto em termos ofensivos quanto em transições. É uma equipa perigosa. Mas nós continuamos a alimentar o nosso sonho", começou por dizer Petit.
O técnico do Rio Ave prosseguiu: "Sabemos que o Sporting é uma equipa com boas dinâmicas. Muitos dos jogadores já jogam juntos há três anos e conhecem-se bem. Não podemos ir com muita sede de um pote, senão podemos ter algum dissabor. Temos de ser uma equipa corajosa, ambiciosa. Uma equipa com homens com a garra grande, porque a intensidade e os duelos têm de ser fortes. E quando tivermos bola, temos de ter personalidade", completou.
Ainda sobre o jogo com o Sporting, destacou a coragem que vai ser necessária por parte do Rio Ave para conseguirem um bom resultado contra os leões. Para Petit, o "saber sofrer", e um golo que abra a eliminatória são os ingredientes principais para os vila condenses sonharem com a passagem à final.
Acerca desse jogo decisivo, Petit, que já esteve no Jamor, disse o seguinte: "Eu já tive essa felicidade como jogador, acho que a seguir ao campeonato, é a competição mais bonita que nós temos, é o último jogo da época, num estádio e num ambiente inesquecível antes desse jogo e nós queremos alimentar isso". O treinador lamentou, ainda, a impossibilidade de jogar a partida frente ao Sporting em Vila do Conde, uma vez que o estádio do Rio Ave está interdito.
Técnico que orienta um dos maiores clubes da europa deixou palavras muito simpáticas em direção ao craque internacional por Portugal
|
É, para muitos, o melhor lateral direito do mundo neste momento. Nuno Mendes, jogador que alinha nos franceses do PSG, foi formado na Academia do Sporting, e recebeu, recentemente, fortes elogios por parte do seu treinador, o espanhol Luís Enrique.
O técnico que já venceu a Liga dos Campeões com o Barcelona foi questionado acerca das qualidades de Nuno Mendes, lateral esquerdo do PSG. Luís Enrique ia falar das capacidades ofensivas e defensivas do jogador, mas perdeu-se em elogios ao craque formado no Sporting que tem estado em grande destaque esta temporada.
"Penso que seria muito injusto se pegássemos num jogador do plantel e o analisássemos para dizer o que fez bem ou mal. Todos cometemos erros. Todos cometemos erros. Depois, tudo depende do facto de se decidir focar no positivo ou no negativo", começou explicar o treinador espanhol que recebeu o prémio de melhor técnico do mundo em 15/16.
Prosseguiu, com muitos elogios: "O Nuno Mendes é um caça, no ataque e na defesa, adoro este jogador que tem esta mentalidade, está sempre pronto para dar o máximo, a 100 por cento. Encontrem-me um jogador que não cometa erros, que não tenha um dia pior", explicou o treinador espanhol.
Completou o raciocínio com o seguinte: "Conheci-o e sofri contra ele na Liga das Nações [com Espanha, contra Portugal]. É um jogador único", rematou Luís Enrique, treinador que venceu a Liga dos Campeões em 2015/2016, acerca de Nuno Mendes, lateral esquerdo português formado no Sporting.
Craque foi comprado por muitos milhões pelos Red Devils, mas a estadia em Old Trafford não estava a correr bem e teve de encontrar outra solução
|
A primeira metade da temporada no Manchester United não correu bem a Antony. O extremo foi pouco utilizado por Erik tem Hag e Ruben Amorim – somou apenas 14 jogos – e foi emprestado aos espanhóis do Bétis, no mercado de janeiro. Apesar de terem trabalhado juntos pouco tempo, o internacional brasileiro deixa elogios aos ex-treinador do Sporting.
“Trabalhei pouco tempo com ele, mas é um treinador muito bom. Muito inteligente. O Man. United está a passar por um momento difícil mas ele é um bom técnico. Tínhamos uma boa relação, só que eu precisava de um novo desafio. Desejo-lhe a maior sorte do mundo para este final de temporada”, referiu Antony, sobre Ruben Amorim - que está interessado na contratação de Hjulmand -, numa entrevista à ESPN Brasil.
O jogador de 25 anos – que, em setembro de 2023, foi acusado de violência doméstica pela namorada - destacou também o papel importante de Erik tem Hag na sua carreira - o técnico orientou-o no Ajax e, mais tarde, em Old Trafford: “Estou muito grato ao Erik ten Hag. Ajudou-me muito na Holanda [no Ajax] e em Inglaterra, mas as oportunidades não surgiram da forma que esperava. Não guardo ressentimentos, foi uma opção do treinador. Estou-lhe grato por tudo o que fez por mim e pelas conversas que tivemos”.
Recorde-se que Antony chegou ao Manchester United em 2022, contratado ao Ajax, a troco de 95 milhões de euros. Nas duas primeiras épocas com a camisola dos Red Devils, Antony somou um total de 82 jogos, nos quais marcou 11 golos e fez cinco assistências. No entanto, na primeira metade de 2024/25, marcou apenas um golo em 14 partidas, tendo sido titular em apenas três.
A solução para ultrapassar a falta de minutos foi o empréstimo ao Bétis, na janela de transferências de janeiro, até final da temporada. No clube espanhol – sexto classificado de La Liga – o internacional brasileiro já leva quatro golos e cinco assistências, em 16 jogos, sendo um titular habitual no ataque da equipa treinada por Manuel Pellegrini.
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol já fez conhecer o que vai acontecer ao futebol em Portugal depois do falecimento do líder da igreja Católica
|
É a notícia que está a marcar o dia em todo o mundo. Foi confirmada, na manhã desta segunda feira, dia 21 de abril, a morte do Papa Francisco, líder da igreja Católica. O falecimento do Santo Padre está a causar ondas um pouco por todo o lado, e o futebol português não é imune. Pedro Proença já fez saber que haverá minuto de silêncio nos próximos jogos em Portugal.
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol deixou uma mensagem de despedida, onde diz esperar que "o seu legado de fraternidade seja seguido e honrado". Decretou, também, um minuto de silêncio em todos os jogos realizados até dia 27 de abril - incluindo, então, o Rio Ave - Sporting da segunda mão das meias finais da Taça de Portugal.
Também Reinaldo Teixeira, Presidente da LPFP, escreveu um comunicado onde honra a figura do Papa: "Foi um homem de coragem e de convicções. Um verdadeiro defensor de causas humanas, próximo dos que mais precisam e exemplo de liderança pela palavra, pelo gesto e pelo coração. Deixa uma marca profunda no nosso tempo".
Destacou o "profundo pesar" pelo falecimento do Santo Padre, antes de mencionar um evento marcante: "A mensagem de unidade deixada durante as Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa, no verão de 2023 --- evento ao qual a LPFP se associou, com enorme orgulho, através da Fundação do Futebol", mencionou Reinaldo Teixeira.
Por último, associou-se "ao luto da Igreja Católica e de todos aqueles que, crentes ou não, encontraram no Papa Francisco uma referência de humanidade". Ficam, assim, feitas as despedidas por parte das duas instituições mais importantes do futebol português.
Confira a mensagem do Papa Francisco antes da sua morte: