Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Tudo o que disse Rui Borges na antevisão do Rio Ave - Sporting da Taça de Portugal

Treinador dos verdes e brancos falou à imprensa presente na Academia Cristiano Ronaldo, revelou ausências e abordou mudança do local da final da prova rainha

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

21 Abr 2025 | 13:16 |

Icon Comentário0

Rui Borges, técnico verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Rio Ave - Sporting, esta segunda-feira, dia 21 de abril. O encontro está marcado para a próxima teça-feira, às 20h45, no Estádio Capital do Móvel. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões.


O que esperar do jogo


"Espero um jogo difícil, independentemente da vantagem. Estamos no 'intervalo' do jogo, a ganhar 2-0. É o resultado mais inglório do futebol, mais matreiro. Os tais 2-0 são sempre muito perigosos. Acredito que o Rio Ave vai querer entrar forte para lutar pela passagem, e a nós compete-nos entrar como temos entrado, focados, com a mesma ambição e intensidade, para jamais deixarmos o Rio Ave acreditar e conseguirmos resolver o mais cedo possível".


Diferenças na luta pelo título

"Posso falar do Sporting. Temos sido uma equipa bastante competente, competitiva, temos crescido com o treino. Às vezes torna-se difícil com os jogadores a chegar, mas temos tido essa paciência e capacidade. O Pote por exemplo já voltou, o Morten [Hjulmand] também começa a estar melhor em termos físicos. Temos recuperado a confiança e a capacidade física de alguns jogadores e a equipa tem crescido a todos os níveis. A nós, resta-nos continuar neste crescimento, neste ímpeto, e focar no que controlamos. Se formos competentes nos nossos jogos, chegamos ao fim e seremos o que queremos".


Sentimento dos jogadores

"O Sporting também está forte... Os jogadores falam por mim e por eles. Penso que disse isto depois do jogo com o Sp. Braga, quando empatámos, que via a equipa superconfiante. Por mais que sentíssemos o empate, olhei para a equipa. Sou muito observador, gosto muito de ver, falar, às vezes até de coisas que nada têm a ver com futebol, e senti sempre a equipa confiante e tranquila. É manter essa tranquilidade e esse rigor. Tudo conta e é isso que peço. Eles têm tido essa capacidade, nestas últimas jornadas tudo vai valer. Descanso, alimentação, hidratação... Eles têm tido esse rigor e foco, e é manter isso. Jamais senti a equipa com um semblante triste ou de dúvida. Foi isso que pedi desde o primeiro dia, que jamais duvidassem deles. São campeões e têm de acreditar. Senti que são muito bons, os melhores, e só dependemos de nós".

Estado de Morita e 'forçar cartões'

"Morita não está disponível. Acredito, e tinha dito isso no final do jogo com o Moreirense, que estará para o Boavista. Em relação aos cartões, acho que nem tem lógica falar disso. É algo punível e nem tem lógica falar nisso. É olhar e sentir que tenho confiança em todos os jogadores. Eles têm dado resposta e a malta que tem entrado também. A energia está lá no alto, todos com vontade de ajudar quem está lá dentro. Sempre muito confiante nos jogadores que fazem parte do plantel. Em relação às arbitragens, não vou entrar nisso. Nem tem lógica estar a falar disso, o jogo de amanhã é para a Taça. Temos um jogo muito importante porque queremos estar na final da Taça".

Gerir vantagem

"Isso [gerir a vantagem] seria um erro. O 2-0 é o resultado mais perigoso do futebol. Jamais poderíamos entrar expectantes. Queremos ser o Sporting que temos sido. Podíamos ter feito mais golos em casa. O Rio Ave é uma equipa que tem apenas três derrotas em sua casa no campeonato este ano. Têm os seus adeptos, os seus pontos fortes a jogar em casa. Será um jogo difícil onde a outra equipa irá acreditar sempre. É um jogo que dá a passagem à final da Taça, toda a gente quer lá estar. E é um sonho. Jamais vamos entrar em modo expectativa, queremos resolver cedo e ganhar acima de tudo".

Gyokeres na luta pela Bota de Ouro

"Acredito porque ele é muito competitivo. Em treino é exatamente igual. Esfomeado por aquilo que é golo, por chegar à baliza adversária. Tem melhorado desde que chegou ao Sporting no jogo individual, associativo. É desfrutar enquanto podemos ter essa oportunidade, é um jogador acima da média. Vejo-o completamente focado e com uma fome e ambição de ser capaz de ajudar a equipa a ser novamente campeã e a disputar a final da Taça".

Interesse em Alberto Costa

"Estou focado é neste ano, não no próximo. Não vou falar do Alberto, tem contrato com a Juventus. Vocês sabem que o admiro, tentámos em janeiro, mas não pertence ao Sporting. Tem contrato com um grande clube"

Final da Taça do Jamor

"Compreendo os dois lados. Já estive no Jamor a assistir a finais e, em questão de segurança, pode ser mais difícil controlar. Mas em relação à magia da final da Taça, não me vejo fora do Jamor. A magia da final, da competição, é muito à volta daquele ambiente de final. Acredito, e apesar de qualquer problema que possa existir, que ainda possa ser feita no Jamor".

Saída de Edwards

"É algo que me ultrapassa um bocadinho, tem mais a ver com a estratégia de empréstimo ou venda do atleta. Se foi aproveitado ou não, não posso falar muito. Comigo, pouco ou nada jogou. Para trás, foi importante em alguns momentos, noutros nem tanto. Faz parte dos momentos de forma dos jogadores. Independentemente disso, isso tem mais a ver com a estrutura do que comigo".


Futebol

João Palhinha marca golaço de bicicleta no Bournemouth – Tottenham (Vídeo)

Médio português brilha com execução acrobática na derrota dos londrinos diante dos cherries em jogo emocionante da Premier League

João Palhinha protagonizou momento mágico no Bournemouth – Tottenham. Fotografia de Michael Steele/Getty Images
João Palhinha protagonizou momento mágico no Bournemouth – Tottenham. Fotografia de Michael Steele/Getty Images

08 Jan 2026 | 09:45 |

Icon Comentário0

João Palhinha - que esqueceu o Sporting recentemente - foi uma das grandes figuras do Bournemouth – Tottenham. Apesar do desaire, por 3-2, o antigo jogador do Sporting apontou um golaço de bicicleta. A execução técnica do internacional luso correu mundo, tornando-se o momento alto do duelo em Inglaterra, embora o resultado tenha sido adverso.


Palhinha em grande no Bournemouth – Tottenham


Aos 78 minutos, na sequência de um pontapé de canto, o centrocampista aproveitou um ressalto na área. De forma acrobática, o camisola 6 dos spurs fez o empate a duas bolas. Contudo, este esforço individual viria a ser insuficiente para garantir o triunfo do emblema londrino nesta jornada do campeonato.


Com este desfecho negativo, a formação comandada por Thomas Frank ocupa agora o 14.º posto da tabela classificativa. O conjunto visitante soma 27 pontos em 21 partidas realizadas, registando sete vitórias, sete empates e igual número de derrotas na competição, estando longe dos objetivos inicialmente traçados. 

Emblema londrino longe dos objetivos


O clube da capital britânica volta a entrar em campo frente ao Aston Villa, para a FA Cup, no dia 10 de janeiro. Seguem-se duelos exigentes contra o West Ham, a contar para a Premier League, e perante o Borussia Dortmund, na Liga dos Campeões, num mês de janeiro completamente de loucos.

Esta temporada, com a camisola do Tottenham, João Palhinha – avaliado em 25 milhões de euros – realizou 29 jogos: 20 na Premier League, seis na Liga dos Campeões, dois na EFL League Cup e um na Supertaça Europeia. Nos 1.870 minutos em que esteve em campo, o atleta marcou cinco golos e fez duas assistências.

Confira o golaço de João Palhinha no Bournemouth – Tottenham:


Futebol

Sporting lida com incógnita em torno da mazela de Fotis Ioannidis

Internacional grego saiu lesionado do jogo da meia-final da Taça da Liga, diante do Vitória de Guimarães, e está à espera de ser reavaliado

Fotis Ioannidis pediu para sair no Sporting - Vitória de Guimarães e ainda não existem informações sobre a sua condição física
Fotis Ioannidis pediu para sair no Sporting - Vitória de Guimarães e ainda não existem informações sobre a sua condição física

08 Jan 2026 | 09:30 |

Icon Comentário0

Rui Borges saiu com mais dois lesionados do Sporting - Vitória de Guimarães: Eduardo Quaresma e Fotis Ioannidis. Enquanto o primeiro já foi operado e vai iniciar a sua recuperação, existem algumas dúvidas em torno da condição física do internacional grego.


O avançado dos verdes e brancos lesionou-se logo ao minuto 4, quando fez um remate de pé esquerdo em que dividiu a bola com um adversário. Ioannidis ainda forçou para permanecer em campo, mas cerca de 20 minutos depois acabou por pedir substituição devido às dores que estava a sentir.


Segundo revela o jornal Record, o avançado ainda será reavaliado nas folgas pelo gabinete da Unidade de Performance do Sporting, com o objetivo de despistar qualquer entorse no pé ou mesmo no joelho esquerdo - tendo este sido o mesmo em que se lesionou frente ao Santa Clara.


Ainda assim, a mesma fonte adianta que, numa fase inicial, o Sporting acredita que a mazela de Fotis Ioannidis não é grave e que este não irá precisar de muito tempo de paragem. No entanto, Rui Borges apenas terá certezas após ser dada como terminada a reavaliação.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.



Futebol

Rui Borges acredita contar com regresso de lesão para o Sporting - Casa Pia

Clube de Alvalade volta a entrar em campo apenas na próxima sexta-feira, dia 16 de janeiro, para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic

É esperado que Zeno Debast reintegre os trabalhos da equipa principal do Sporting e que possa entrar nas opções de Rui Borges para a partida diante do Casa Pia
É esperado que Zeno Debast reintegre os trabalhos da equipa principal do Sporting e que possa entrar nas opções de Rui Borges para a partida diante do Casa Pia

08 Jan 2026 | 09:17 |

Icon Comentário0

Rui Borges já começou a pensar na preparação do Sporting - Casa Pia, que se disputa a 16 de janeiro, no Estádio José Alvalade. Para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o técnico dos leões já vai poder voltar a contar com Gonçalo Inácio e, idealmente, com Zeno Debast.


O internacional português cumpriu castigo na meia-final da Allianz Cup, frente ao Vitória de Guimarães, depois de ter sido expulso de forma polémica diante do Gil Vicente. Assim, o 'camisola 25' deverá voltar a assumir a titularidade na defesa leonina.


No que a Debast diz respeito, a verdade é que o internacional belga já era esperado nos treinos do Sporting antes da Taça da Liga. No entanto, tal deverá mesmo acontecer no decorrer desta ou da próxima semana, com o jogador a ser reintegrado após uma lesão no joelho.


Agora, sem Eduardo Quaresma, será um alívio que possa contar com o 'camisola 6' para os próximos desafios. O central de 22 anos está na fase final de recuperação do problema ligamentar no joelho esquerdo que contraiu diante do Marselha, a 22 de outubro.

Nesta temporada desportiva, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma 13 partidas oficiais com a camisola do Sporting. O internacional belga regista, até ao momento, 855 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Souleymane Faye tem data para chegar ao Sporting
Futebol

Souleymane Faye tem data para chegar ao Sporting

08 Jan 2026 | 09:05

Icon Comentário0
Tempo de paragem de Eduardo Quaresma no Sporting tem atualização
Futebol

Tempo de paragem de Eduardo Quaresma no Sporting tem atualização

08 Jan 2026 | 08:57

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino – Rui Borges está ‘por um fio’ com momento do Sporting
Futebol

Exclusivo Leonino – Rui Borges está ‘por um fio’ com momento do Sporting

07 Jan 2026 | 15:37

Icon Comentário0