
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Borges, técnico verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Rio Ave - Sporting, esta segunda-feira, dia 21 de abril. O encontro está marcado para a próxima teça-feira, às 20h45, no Estádio Capital do Móvel. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões.
O que esperar do jogo
"Espero um jogo difícil, independentemente da vantagem. Estamos no 'intervalo' do jogo, a ganhar 2-0. É o resultado mais inglório do futebol, mais matreiro. Os tais 2-0 são sempre muito perigosos. Acredito que o Rio Ave vai querer entrar forte para lutar pela passagem, e a nós compete-nos entrar como temos entrado, focados, com a mesma ambição e intensidade, para jamais deixarmos o Rio Ave acreditar e conseguirmos resolver o mais cedo possível".
Diferenças na luta pelo título
"Posso falar do Sporting. Temos sido uma equipa bastante competente, competitiva, temos crescido com o treino. Às vezes torna-se difícil com os jogadores a chegar, mas temos tido essa paciência e capacidade. O Pote por exemplo já voltou, o Morten [Hjulmand] também começa a estar melhor em termos físicos. Temos recuperado a confiança e a capacidade física de alguns jogadores e a equipa tem crescido a todos os níveis. A nós, resta-nos continuar neste crescimento, neste ímpeto, e focar no que controlamos. Se formos competentes nos nossos jogos, chegamos ao fim e seremos o que queremos".
Sentimento dos jogadores
"O Sporting também está forte... Os jogadores falam por mim e por eles. Penso que disse isto depois do jogo com o Sp. Braga, quando empatámos, que via a equipa superconfiante. Por mais que sentíssemos o empate, olhei para a equipa. Sou muito observador, gosto muito de ver, falar, às vezes até de coisas que nada têm a ver com futebol, e senti sempre a equipa confiante e tranquila. É manter essa tranquilidade e esse rigor. Tudo conta e é isso que peço. Eles têm tido essa capacidade, nestas últimas jornadas tudo vai valer. Descanso, alimentação, hidratação... Eles têm tido esse rigor e foco, e é manter isso. Jamais senti a equipa com um semblante triste ou de dúvida. Foi isso que pedi desde o primeiro dia, que jamais duvidassem deles. São campeões e têm de acreditar. Senti que são muito bons, os melhores, e só dependemos de nós".
Estado de Morita e 'forçar cartões'
"Morita não está disponível. Acredito, e tinha dito isso no final do jogo com o Moreirense, que estará para o Boavista. Em relação aos cartões, acho que nem tem lógica falar disso. É algo punível e nem tem lógica falar nisso. É olhar e sentir que tenho confiança em todos os jogadores. Eles têm dado resposta e a malta que tem entrado também. A energia está lá no alto, todos com vontade de ajudar quem está lá dentro. Sempre muito confiante nos jogadores que fazem parte do plantel. Em relação às arbitragens, não vou entrar nisso. Nem tem lógica estar a falar disso, o jogo de amanhã é para a Taça. Temos um jogo muito importante porque queremos estar na final da Taça".
Gerir vantagem
"Isso [gerir a vantagem] seria um erro. O 2-0 é o resultado mais perigoso do futebol. Jamais poderíamos entrar expectantes. Queremos ser o Sporting que temos sido. Podíamos ter feito mais golos em casa. O Rio Ave é uma equipa que tem apenas três derrotas em sua casa no campeonato este ano. Têm os seus adeptos, os seus pontos fortes a jogar em casa. Será um jogo difícil onde a outra equipa irá acreditar sempre. É um jogo que dá a passagem à final da Taça, toda a gente quer lá estar. E é um sonho. Jamais vamos entrar em modo expectativa, queremos resolver cedo e ganhar acima de tudo".
Gyokeres na luta pela Bota de Ouro
"Acredito porque ele é muito competitivo. Em treino é exatamente igual. Esfomeado por aquilo que é golo, por chegar à baliza adversária. Tem melhorado desde que chegou ao Sporting no jogo individual, associativo. É desfrutar enquanto podemos ter essa oportunidade, é um jogador acima da média. Vejo-o completamente focado e com uma fome e ambição de ser capaz de ajudar a equipa a ser novamente campeã e a disputar a final da Taça".
Interesse em Alberto Costa
"Estou focado é neste ano, não no próximo. Não vou falar do Alberto, tem contrato com a Juventus. Vocês sabem que o admiro, tentámos em janeiro, mas não pertence ao Sporting. Tem contrato com um grande clube"
Final da Taça do Jamor
"Compreendo os dois lados. Já estive no Jamor a assistir a finais e, em questão de segurança, pode ser mais difícil controlar. Mas em relação à magia da final da Taça, não me vejo fora do Jamor. A magia da final, da competição, é muito à volta daquele ambiente de final. Acredito, e apesar de qualquer problema que possa existir, que ainda possa ser feita no Jamor".
Saída de Edwards
"É algo que me ultrapassa um bocadinho, tem mais a ver com a estratégia de empréstimo ou venda do atleta. Se foi aproveitado ou não, não posso falar muito. Comigo, pouco ou nada jogou. Para trás, foi importante em alguns momentos, noutros nem tanto. Faz parte dos momentos de forma dos jogadores. Independentemente disso, isso tem mais a ver com a estrutura do que comigo".
Hipótese de realizar encontro decisivo da prova rainha do futebol português vai dando que falar e peça-chave dos verdes e brancos já se pronunciou
|
A final da Taça de Portugal poderá não ser disputada no Jamor, caso seja disputada entre Sporting e Benfica. A falta de segurança do Estádio Nacional - bem como os acontecimentos passados em que adeptos encarnados assassinaram Rui Mendes - levam a que o duelo possa passar para o Algarve. Rui Borges compreende a decisão, mas acredita que não haverá mudanças.
"Compreendo os dois lados. Já estive no Jamor a assistir a finais e, em questão de segurança, pode ser mais difícil controlar. Mas em relação à magia da final da Taça, não me vejo fora do Jamor", garantiu o treinador verde e branco, na antevisão à partida com o Rio Ave.
Para o técnico "a magia da final, da competição, é muito à volta daquele ambiente de final". Embora circulem notícias de que o encontro não seja no Estádio Nacional, Rui Borges acredita que "apesar de qualquer problema que possa existir, ainda seja no Jamor".
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 22 de abril, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Petit, jogar-se-á às 20h45, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira. Na primeira mão, os leões venceram por 2-0.
Caso ultrapassem os rioavistas, os comandados de Rui Borges vão então disputar a grande final da prova rainha do futebol português será jogada no próximo dia 25 de maio (domingo). O pontapé de saída deverá, como de costume, ser às 17h45, mas o local ainda está por definir.
Treinador dos verdes e brancos demarca-se de possível mau aproveitamento de futebolista leonino e SAD espera por milhões nos cofres
|
Marcus Edwards está a uma vitória do Burnley de deixar o Sporting em definitivo. Os clarets enfrentam o Sheffield United, adversário direto na subida à Premier League e, caso triunfem, a cláusula no contrato do inglês é automaticamente ativada. Rui Borges não se alongou nos comentários da possível saída.
"É algo que me ultrapassa um bocadinho, tem mais a ver com a estratégia de empréstimo ou venda do atleta. Se foi aproveitado ou não, não posso falar muito. Comigo, pouco ou nada jogou. Para trás, foi importante em alguns momentos, noutros nem tanto", disse, na conferência de imprensa de antevisão da partida com o Rio Ave.
Para Rui Borges, a possível saída de Edwards "faz parte dos momentos de forma dos jogadores", garantindo que "tem mais a ver com a estrutura" do que com o técnico, visto que a cláusula colocada no contrato de cedência aos ingleses não foi elaborada pelo treinador do Sporting.
O encontro entre Burnley e Sheffield United está marcado para esta segunda-feira, dia 21 de abril. O duelo disputa-se em Turf Moor e tem pontapé de saída marcado para as 17h30. O jogador emprestado pelo Sporting deverá começar a partida na condição de titular.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Marcus Edwards – atualmente avaliado em 15 milhões de euros – participou em 10 encontros pelos leões. O jogador somou, no total, apenas 346 minutos disputados com a Listada verde e branca, tendo marcado três golos. Pelo Burnley, o atleta marcou presença em 14 embates, somando dois tiros certeiros e uma assistência.
Jogador muito importante nos planos dos verdes e brancos está fora da visita à formação vilacondense, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal
|
Rui Borges confirmou que Hidemasa Morita não irá jogar diante do Rio Ave. O treinador do Sporting revelou a ausência do médio, em antevisão à partida com os vilacondenses. Na antecâmara do encontro, o treinador leonino deixou no ar a hipótese de o nipónico voltar brevemente
"Morita não está disponível. Acredito, e tinha dito isso no final do jogo com o Moreirense, que estará para o Boavista", admitiu o treinador verde e branco, afastando o regresso do 'camisola 5' na Taça de Portugal, mas abrindo portas à possibilidade de ser opção no campeonato.
A expectativa é de que o internacional japonês possa recuperar o ritmo perdido nos próximos jogos dos verdes e brancos, de forma a estar a 100% na deslocação do Sporting ao Estádio da Luz. O dérbi eterno joga-se a 10 de maio, com pontapé de saída marcado para as 18h00.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contabiliza 30 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.765 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 22 de abril, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Petit, jogar-se-á às 20h45, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira. Na primeira mão, os leões venceram por 2-0.