Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Basquetebol

PLANTEL DO SPORTING VAI TER REESTRUTURAÇÃO TOTAL; NEM TREINADOR E COORDENADOR ESCAPAM

Equipa leonina não vai ser a mesma na próxima época, e alterações começaram já nos cargos de chefia

  |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting vai sofrer, na próxima temporada desportiva, uma reestruturação total a nível de plantel. Dos atuais jogadores, apenas dois conseguirão manter um lugar no Clube de Alvalade. A mesma sorte, contudo, não assistiu Nuno Baião. De acordo com informações avançadas pel’A Bola, o coordenador da modalidade será também destituído do cargo atualmente ocupado.


Frederico Varandas tem mostrado grande insatisfação perante o rendimento da equipa de basquetebol. Assim como noticiou o Leonino, em exclusivo, o treinador Pedro Nuno Monteiro estará também de saída do Sporting finda a corrente época. Os únicos que escaparão ao desaire serão Diogo Ventura – capitão que integra a turma leonina desde 2019/20 – e André Cruz, jovem base que regressou ao Sporting na época passada.


Nuno Baião ocupava já a função de coordenador para o basquetebol do Sporting desde julho de 2022. Na sua época de estreia na posição em causa, o antigo jogador de 52 anos que já alinhou também na equipa leonina, de 1991/92 a 1994/95, viu a turma verde e branca chegar à final do playoff do campeonato e ainda conquistar a Supertaça e a Taça Hugo dos Santos.


Na presente temporada, contudo, a equipa de basquetebol do Sporting tem-se revelado menos triunfante, não tendo alcançado a final de nenhuma das provas disputadas. A possibilidade de conquistar o campeonato poderia ter mudado também o rumo do futuro do treinador Pedro Nuno Monteiro, mas o deslize caseiro frente ao emblema de Ovar foi o ponto final na caminhada.

Em 2023/24, o basquetebol do Sporting leva 42 encontros disputados – 24 na Liga Portuguesa, 10 na FIBA Europe Cup, 6 na Taça da Liga e 2 na Taça de Portugal. Ao longo de todos estes, venceu 25 e foi derrotado 17 vezes, o que perfaz uma percentagem de 60% triunfos.



Modalidades

Reforço do Sporting dá espetáculo, mas leões empatam em estreia nas provas europeias

Contratação feita no verão fez exibição de encher o olho, mas resultado ditou igualdade no marcador, adiando a passagem à próxima fase para um jogo decisivo

Sporting bate Charleroi na FIBA Europe Cup
Sporting bate Charleroi na FIBA Europe Cup

  |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting empatou com o Charleroi (69-69), esta terça-feira, dia 24 de setembro, em jogo da primeira mão da FIBA Europe Cup. Num encontro disputado no pavilhão adversário, na Bélgica, Luís Magalhães regressou ao comando técnico dos leões com um resultado pouco usual. Veja AQUI como decorreu a partida.


Os verdes e brancos começaram o encontro de forma avassaladora, chegando a ter 12 pontos de vantagem. Ao intervalo, a formação leonina vencia o adversário, por 40-33, e tudo parecia encaminhado para um segundo tempo semelhante.


Os últimos 20 minutos do duelo viram o Charleroi aproximar-se, mas o Sporting conseguiu segurar a vantagem até aos segundos finais, tendo estado em vantagem durante 39m e 25s. Os belgas passaram para a frente numa das últimas posses, mas os leões concretizaram com sucesso o último ataque. O oponente viria a dispor de dois lances livres, já depois da buzina, que poderiam dar a vitória. Apenas um foi convertido e a partida terminou igualada.


O destaque do Clube de Alvalade vai para Nick Ward. O novo poste dos leões terminou com um duplo-duplo, apontando 13 pontos e uns impressionantes 17 ressaltos. Reggie Johnson foi o melhor marcador, com 16, e Kenney Funderburk (13), também esteve em bom plano.

Com este empate - o primeira da temporada - os comandados de Luís Magalhães adiam a passagem à próxima fase e terão de vencer o a segunda mão da qualificação da FIBA Europe Cup. O encontro decisivo está marcado para as 19h30 de sexta-feira, dia 27 de setembro, no Pavilhão João Rocha.





Modalidades

Basquetebol (FIBA Europe Cup): Charleroi - Sporting ao minuto

Acompanhe aqui todas as emoções do duelo entre os leões e a formação belga, válido para a primeira mão da qualificação para a competição europeia

Basquetebol do Sporting enfrente o Charleroi na FIBA Europe Cup
Basquetebol do Sporting enfrente o Charleroi na FIBA Europe Cup

  |

Icon Comentário0

O oponente marca apenas um dos lançamentos e a partida termina igualada. Charleroi 69-69 Sporting


A buzina dita o final do encontro, com o Sporting a vencer, por 69-68. No entanto, uma falta descoberta no challenge pedido pelo adversário coloca os belgas na linha de lance livre.


37' - Grande triplo de Reggie Johnson! Importantíssimo lance do base (59-62)


36' - Quarta falta de Isaiah Armwood (57-61)

35' - Fica curto o gancho de Nick Ward (57-61)


Final do terceiro período: Charleroi 51-58 Sporting

28' - Sérgio Silva aumenta a vantagem leonina para oito pontos (48-56)

24' - Os leões com dificuldades em defender o lançamento exterior (42-45)

21' - Arranca o segundo tempo. Acredita, Sporting! 

Intervalo na Bélgica: Charleroi 33-40 Sporting


18' - Armwood com um belíssimo arremesso (30-38) 

16' - Mais um grande lançamento da linha de três pontos, desta vez por Reggie Johnson (27-34) 

12' - Triplo para Hallman (21-27)

Termina o primeiro período: Charleroi 18-22 Sporting

7' - Kenney Funderburk vai brilhando. Bom screen de Arnette Hallman (9-21) 

6' - Bom arranque dos comandados de Luís Magalhães (9-17)

3' - Grande triplo de Funderburk (5-11)

1' - Nick Ward abre o placard! (0-2) 

1' - Arranca a partida. Força, Sporting!

0' - Na passada edição da competição, o Sporting (3.º lugar) caiu na segunda ronda, com Bahçesehir (1.º lugar), Légia de Varsóvia (2.º lugar) e Jonava (4.º lugar)

0' - As duas formações nunca se enfrentaram na sua história.

0' - Os belgas estão na mesma situação que os verdes e brancos.

0' - Este será o primeiro jogo oficial da época para os comandados de Luís Magalhães.

0' - Acompanhe aqui todas as emoções do encontro válido para a primeira mão da ronda de qualificação da FIBA Europe Cup.

0' - O basquetebol do Sporting desloca-se ao pavilhão do Charleroi, esta terça-feira, dia 24 de setembro, pelas 19h30.


Modalidades

EXTREMO DO SPORTING MARCA 12 NA VITÓRIA DE PORTUGAL SOBRE A GRÃ BRETANHA

Atleta do Clube de Alvalade esteve em destaque no triunfo da equipa das quinas

André Cruz (Sporting) em destaque na vitória de Portugal
André Cruz (Sporting) em destaque na vitória de Portugal

  |

Icon Comentário0

A seleção portuguesa de basquetebol venceu o Torneio Internacional de Guimarães, de cariz particular, ao derrotar a Grã-Bretanha, por 63-58, no terceiro e último encontro da prova disputada no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, com André Cruz, extremo do Sporting, em destaque e foi o segundo melhor marcador luso com 12 pontos.


A equipa das quinas, que já tinha batido a Argentina, entrou muito bem, num jogo onde o poderio físico dos jogadores fez-se sentir logo no 1.º período. O parcial acabou por cair a favor de Portugal, que alcançou uma vantagem de dez pontos nos primeiros dez minutos. No 2.º período a equipa britânica reagiu, mas Portugal manteve-se na frente até ao intervalo (40-34).


Na segunda parte, o equilíbrio entre as duas seleções acentuou-se, com várias mudanças de liderança no marcador, com Portugal pressionado no marcador ao final do 3.º período, agora com a Grã-Bretanha na frente (50-48). Nos derradeiros últimos dez minutos do encontro, Portugal conseguiu saltar para a frente por seis pontos a três minutos do final e manteve-se na frente até ao final.


O Torneio Internacional de Guimarães encerrou um ciclo de sete jogos de preparação para a fase de qualificação para o Eurobasket2025, enquadrado num estágio que começou em 18 de junho e termina na sexta-feira, com o Pavilhão Municipal do Luso, no concelho da Mealhada, como ‘quartel-general’.

Esta temporada, André Cruz alcançou médias de 6,6 pontos, 1,5 assistências e 3,5 ressaltos ao longo de 34 partidas. Esta foi a segunda época do jogador na equipa verde e branca, depois de uma aventura nos Estados Unidos da América, representando os Western Wyoming Mustangs e os Incarnate Word Cardinals. Antes da caminhada fora do país, representou o Estoril, Academia do Lumiar e Belenenses.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


"É um nível muito elevado" - capitão do Sporting aborda desafio europeu
Modalidades

"É um nível muito elevado" - capitão do Sporting aborda desafio europeu

 

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Varandas trouxe ex Porto para o Sporting para tentar lutar pelo título
Modalidades

Exclusivo Leonino - Varandas trouxe ex Porto para o Sporting para tentar lutar pelo título

 

Icon Comentário0
"Estou a gostar muito de Portugal" - Reforço do Sporting feliz com primeiras semanas em Lisboa
Modalidades

"Estou a gostar muito de Portugal" - Reforço do Sporting feliz com primeiras semanas em Lisboa

 

Icon Comentário0