
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Silas já fez a antevisão da partida frente ao Rio Ave FC deste sábado, dia 15 de fevereiro. O treinador leonino deixou muitos elogios à equipa adversária e ao seu treinador.
“O Rio Ave é uma das equipas que pratica um futebol muito atrativo. O seu treinador chegou a ser meu treinador e gosto muito dele, passei a seguir o seu trabalho desde que me treinou. São uma das melhores equipas de Portugal, com muitos bons jogadores. Estão numa série de bons resultados e vão lutar até ao final pelo apuramento da Liga Europa. Já ganharam duas vezes em Alvalade, mas temos as nossas armas e vamos tentar ganhar. Acho que podemos e devemos fazer mais do que nos dois jogos que perdemos”, disse, antes de falar das ausências do lado verde e branco.
“Não preparamos o jogo a pensar na dinâmica ofensiva deles, preparamos a pensar o nosso ataque, porque se tivermos a bola e atacarmos bem eles ficam condicionados e passam a ter de se adaptar a nós. Preparo sempre assim a minha equipa. O plantel foi criado para o 4-2-3-1, mas com as ausências temos de procurar alternativas como a defesa a três. O Eduardo dá-nos coisas fortíssimas, mas não pode entrar para o lugar do Vietto [castigado]. Contamos com todos os jogadores do plantel e o Bolasie até pode ser titular amanhã, quer ele quer o Jésé estão convocados. Ainda não sei se o Marcos pode jogar, mas temos muitos jovens que estão a aparecer e que estão a dar respostas boas e que podem jogar. Se ele não jogar vamos ter de mudar novamente”, analisou.
Sobre a arbitragem, o treinador leonino disse confiar nos árbitros portugueses, destacando que estão muito melhores do que há dez anos.
“Não temo que as arbitragens possam estar condicionadas, não é só aqui que vemos os árbitros a correr mal, mas não acho que no geral as arbitragens sejam más. Eu confio nos árbitros portugueses, estão muito melhor preparados do que há 10 anos. Existem quem os queira condicionar, mas não acredito que estejam”.
Silas falou, também, do momento de violência que aconteceu no último domingo em Alvalade, dizendo que a contestação não afeta a equipa.
“Condeno todos os atos de violência, sejam no desporto ou não. Olhando à nossa performance em casa não direi que a contestação tenha afetado o nosso jogo, temos ganho mais do que perdido, e jogando bem mesmo nas derrotas. Eles apoiaram quando estivemos bem e mostraram desagrado quando não estávamos bem, algo normal”.
Por fim, Silas explicou que a diferença entre o Sporting CP e as duas equipas que estão à sua frente é a regularidade.
“Os dois da frente foram mais regulares do que nós, é esta a diferença entre os dois da frente e nós. Temos de olhar sempre para cima, temos de ganhar os nossos jogos e não fomos inferiores a eles, não fiquei nada convencido que fossem mais fortes do que nós, mas têm sido mais regulares”, finalizou.
O jogo em Vila do Conde arranca às 20h30 e tem transmissão na Sport TV.
Depois de ter sido eleito o melhor jogador em 2024/2025 pela massa associativa, o brasileiro vê agora os adeptos atribuírem-lhe mais uma distinção
|
Depois de ter sido eleito o melhor jogador em 2024/2025 pelos adeptos do Rio Ave, o jogador vê agora a massa associativa vilacondense atribuir-lhe mais uma distinção. O jogador - que vem sendo associado a uma possível transferência para o Sporting. venceu o prémio de melhor golo, que foi marcado precisamente... frente aos leões.
O golo em questão foi marcado na primeira jornada da competição nacional, numa partida contra o Sporting no Estádio José Alvalade, que os leões venceram por 3-1 com um bis de Pedro Gonçalves (6’ e 26’) e um remate certeiro de Viktor Gyokeres (63’).
O golo em questão foi apontado aos 90 minutos, quando Clayton invadiu a grande-área do Sporting, puxando a bola para dentro com a canhota e com o seu pé direito apontou um remate em força, deixando o guardião Vladan Kovacevic sem hipóteses de defesa. Com este tento, o Rio Ave reduziu a desvantagem para 3-1.
Vale a pena recordar que, nos últimos tempos, o atleta tem sido apontado a uma possível mudança para o Sporting, mas Frederico Varandas não está sozinho na corrida pelo jogador brasileiro. Para além dos leões, Porto, Benfica, Torino e Zenit estão interessados em contratar o avançado do Rio Ave.
Na temporada 2024/25, com a camisola do Rio Ave, Clayton - avaliado em 5 milhões de euros - somou 18 golos marcados e duas assistência, em 37 jogos. Os 14 remates certeiros que conseguiu no campeonato colocam-no no quarto lugar da lista de melhores marcadores da competição.
Futebolista da equipa verde e branca foi titular na equipa das quinas, mas não conseguiu evitar desaire na Liga das Nações (3-0)
|
Fátima Pinto era o rosto da desilusão da Seleção Nacional de futebol feminino após a derrota (3-0) com a Bélgica, que ditou a descida de Portugal à Liga das Nações B. A jogadora do Sporting refere que a falta de eficácia esteve na origem do desaire pesado.
O empate garantia a presença de Portugal no 'play-off' de permanência. Além de não conseguir sequer pontuar, a equipa das quinas saiu vergada a mais uma derrota pesada e desceu à Liga B. Na ótica da jogadora nacional, as comandadas de Francisco Neto não estiveram ao melhor nível na segunda parte.
Fátima Pinto: "No futebol, quem não marca, sofre e acho que foi isso que acabou por nos acontecer"
"No futebol, quem não marca, sofre e acho que foi isso que acabou por nos acontecer. Entrámos bem no jogo, mas na segunda já não tão bem, começámos a bater muito a bola. Fomos nos duelos físicos e nós somos boas com a bola no chão. Agora é corrigir os erros e pensar no próximo», assinalou, na zona de entrevistas rápidas do Canal 11.
Fátima Pinto: "Queremos dar uma resposta positiva e vamos trabalhar muito durante este mês"
O duelo com a Bélgica já faz parte do passado: "Temos noção de que o Europeu será difícil, vamos jogar contra equipas de grande nível tal como também já jogámos nesta Liga das Nações, mas queremos dar uma resposta positiva e vamos trabalhar muito durante este mês", terminou.
Agora, ficam a faltar poucas semanas para o começo do próximo Campeonato Europeu, onde Portugal não terá vida nada facilitada, uma vez que vai voltar a enfrentar Bélgica e Espanha - dois adversários desta Liga das Nações -, mas também a seleção de Itália.
Pupilo de Rui Borges superou concorrentes mais diretos e termina temporada desportiva de 2025/26 com números de fazer inveja aos rivais
|
Rui Silva sagrou-se no jogador com mais golos evitados da Liga Portugal, ultrapassando assim Diogo Costa, do Porto e Anatoliy Trubin do Benfica. Agarrando a titularidade desde que chegou à baliza do Sporting, no mercado de inverno, o jogador brilha dentro e fora dos campos.
O pupilo de Rui Borges liderou as estatísticas de guarda-redes com mais golos evitados na Liga Portugal 2024/25 com um total de 5,3, números que representam um valor de 13.1% de menos remates certeiros sofridos face às bolas em direção do alvo do Clube de Alvalade.
Esta estatística apresenta uma relação direta entre as exibições de Rui Silva e os resultados dos leões. O mais recente guarda-redes do Sporting sofreu 16 golos em 23 jogos, somando um total de 46 defesas realizadas e nove jogos com a baliza em branco, sendo mais preponderante que os guardiões de Porto e Benfica.
Tanto Diogo Costa como Anatoliy Trubin tiveram o mesmo número de golos evitados na Liga Portugal, no valor de 1,1. Ainda assim, e apesar da igualdade no valor, o guarda-redes do Benfica fez um total de 114 defesas ao longo de toda a temporada, fazendo mais que o guardião da equipa do Porto, que realizou 82.
Com apenas quatro meses e meio a defender as balizas do Sporting, Rui Silva foi uma figura importante para a temporada do Sporting. Com um valor de mercado de 7 milhões de euros, o guarda-redes leonino realizou 17 jogos na Liga Portugal, quatro para a Taça de Portugal e dois para a Liga dos Campeões, numa temporada em que se sagrou Campeão Nacional e vencedor da prova rainha.