Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

POLÉMICA EM ALVALADE: ADVOGADO DE JOGADOR QUE RESCINDIU COM O SPORTING PRODUZ FILME SOBRE INVASÃO À ACADEMIA E SÃO PROMETIDAS REVELAÇÕES

Representante do antigo futebolista dos leões partilhou mais informações sobre a produção

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

15 Mai 2023 | 09:30 | Por Redação

Icon Comentário0

Rodrigo Moreira, advogado de Rúben Ribeiro no processo da invasão à Academia Sporting, que aconteceu há cinco anos, é o atual co-produtor de um filme sobre esse mesmo acontecimento, no qual afirma que irão existir revelações nunca antes vindas a público.


Sobre a situação do jogador que representou - e que acabou por rescindir com os verdes e brancos, o advogado também abriu o jogo.


"O ataque à Academia foi um dos acontecimentos de 2018 em Portugal, um episódio quase seguido em direto e que marcou o Rúben. Houve também situações caricatas mais tarde. Reunimos com Sousa Cintra, que disse: ‘Rúben, tens de voltar! És tu e mais dez!’ A seguir acrescentou: ‘Isto na Argentina é todos os dias, até tiros e facadas!’ A certa altura, recebeu uma chamada importantíssima e pediu ‘dois bilhetes para a tourada’. Nós ficámos a olhar um para o outro, a pensar se aquilo seria linguagem codificada [risos]… E depois teve de sair para a apresentação do Diaby e deixou-nos 4 horas à espera", começou por contar, em declarações ao jornal Record.


Sobre o filme em questão, Rodrigo Moreira explicou o que está em causa na produção relevada.

"É um projeto que surge com o intuito de contar várias histórias de interlocutores do ataque à Academia. Optámos por fazer uma grande obra de ficção rodada maioritariamente em Portugal mas também no Monaco. Tivemos acesso ao que realmente sucedeu. O filme e os seus personagens vão buscar factos que ainda não são do conhecimento do público. Vai encerrar muitas surpresas e volte-faces. Terá atores conhecidos, como o António Capelo ou o Said William Legue, da série ‘Kalifat’. O argumento é do André Coelho e a realização do Carlos Coelho Costa. Eu sou um dos produtores", avançou.


"Não consigo prever se conseguiremos terminá-lo até ao final do ano porque a pandemia trouxe-nos constrangimentos orçamentais. Mas terá de ficar concluído em 2024. O título do filme é ‘Al-Kuxat’, já está disponível no IMDB e pode ser consultado online. É a palavra de que deriva Alcochete e traduzida do árabe significa ‘o forno’. Queríamos um título que marcasse. Os ‘fornos’ servem para fabricar ou cozinhar, e ali cozinharam-se histórias, a seguir ao ataque à Academia. É esse o alcance. Muitos cozinharam o seu pratinho, o seu pãozinho", revelou ainda.


Clube

Sporting manifesta nota de pesar pela morte de figura histórica do Clube de Alvalade

Na mensagem de despedida, leões enaltecem anos de esforço e dedicação, apresentando as mais sentidas condolências aos familiares e amigos

Leões estão de luto pela morte de Péricles Pinto, antigo atleta do Clube de Alvalade, que faleceu este sábado, aos 89 anos; Fotografia de Sporting
Leões estão de luto pela morte de Péricles Pinto, antigo atleta do Clube de Alvalade, que faleceu este sábado, aos 89 anos; Fotografia de Sporting

01 Nov 2026 | 12:56 | Por Redação

Icon Comentário0

O Sporting está de luto pela morte de Péricles Pinto, antigo atleta do Clube, que faleceu este sábado, aos 89 anos. Numa nota oficial, os leões lamentaram a perda e recordaram o percurso de um dos nomes que representou a equipa de atletismo ao longo de várias décadas.


Com a aprovação de Moniz Pereira, Péricles Pinto vestiu as cores verdes e brancas em quatro períodos distintos, desde o final da década de 50 até aos anos 70. Durante esse percurso, conquistou dois tri-Campeonatos de Portugal, primeiro entre 1970 e 1972 e, mais tarde, de 1975 a 1977.


O antigo atleta também fez parte da equipa leonina que participou na primeira edição da Taça dos Campeões Europeus de Atletismo, em 1975. Especialista nas diferentes vertentes do salto, teve igualmente a oportunidade de representar Portugal por duas vezes na Taça da Europa.


A ligação de Péricles Pinto ao emblema verde e branco foi reconhecida em 1981, quando recebeu o Prémio Stromp na categoria Dedicação. A distinção destacou o compromisso e o contributo prestado ao Clube de Alvalade ao longo dos anos.

Na mensagem de despedida, o Sporting enalteceu os anos de esforço e dedicação do antigo atleta e apresentou as mais sentidas condolências aos familiares e amigos. O Clube manifestou, assim, o seu pesar pelo desaparecimento de uma figura que fez parte da história do atletismo leonino.



Clube

Dois dirigentes do Sporting integram comissão que propõe as suas próprias remunerações

Emblema verde e branco está no centro de uma discussão que está relacionada com os vencimentos dos responsáveis da SAD leonina

Composição da Comissão de Acionistas da Sporting SAD está a levantar dúvidas quanto à independência de alguns dos seus elementos
Composição da Comissão de Acionistas da Sporting SAD está a levantar dúvidas quanto à independência de alguns dos seus elementos

01 Nov 2026 | 10:16 | Por Redação

Icon Comentário0

A composição da Comissão de Acionistas da Sporting SAD está a levantar dúvidas quanto à independência de alguns dos seus elementos. Bernardo Ayala, presidente da Mesa da Assembleia Geral, e Ferreira Pinto, responsável pelo Conselho Fiscal, integram o organismo que apresenta propostas relativas aos vencimentos dos órgãos sociais, incluindo valores que abrangem as funções que ambos desempenham.


Os dois dirigentes fazem parte desta comissão desde 2019 e passaram a receber remuneração pelos respetivos cargos a partir de 2023/24. Bernardo Ayala recebeu 9 mil euros ao longo deste período, correspondentes a 3 mil euros por época. Para 2026/27, está previsto que aufira 3.600 euros.


No caso de Ferreira Pinto, o montante acumulado ascende a 21 mil euros, resultante de pagamentos anuais de 7 mil euros. A previsão para a temporada em curso aponta para um valor de 8.500 euros. Os números estão no centro das questões levantadas sobre a participação dos dois responsáveis na estrutura que propõe as remunerações dos órgãos sociais.


Ao jornal 'Correio da Manha', o Clube de Alvalade rejeitou qualquer conflito de interesses e defendeu que os procedimentos respeitam as boas práticas. Na justificação apresentada, salientou que a comissão não decide os salários: limita-se a formular propostas, cuja aprovação compete aos acionistas.

O peso do Sporting nas decisões da SAD é, ainda assim, um dos pontos relevantes desta discussão. O Clube detém 88% do capital da sociedade, o que lhe garante uma posição maioritária nas votações. A comissão foi eleita para o mandato entre 2026 e 2030, mas a política de remunerações terá de voltar a ser apreciada e apresentada na próxima Assembleia Geral anual.



Clube

Villas-Boas arrasa postura de Varandas no Sporting: "Influencer político" com "remuneração choruda"

Líder do Porto fez questão de voltar a 'picar' o Presidente do Clube de Alvalade no mais recente editorial da revista ‘Dragões', publicada esta terça-feira

André Villas-Boas voltou a atacar Frederico Varandas, Presidente do Sporting, desta vez através do editorial da revista ‘Dragões’ relativo ao mês de outubro
André Villas-Boas voltou a atacar Frederico Varandas, Presidente do Sporting, desta vez através do editorial da revista ‘Dragões’ relativo ao mês de outubro

27 Out 2026 | 15:25 | Por Redação

Icon Comentário0

André Villas-Boas voltou a atacar Frederico Varandas, desta vez através do editorial da revista ‘Dragões’ relativo ao mês de outubro. O presidente do Porto recuperou a recente troca de palavras entre o líder do Sporting e Luís Montenegro e deixou várias críticas ao dirigente leonino, incluindo uma referência à remuneração aprovada pelos acionistas da SAD.


Villas-Boas: "Varandas regressou às suas habituais tiradas de memória seletiva"


“Na mesma tónica, surge Frederico Varandas, que regressou às suas habituais tiradas de memória seletiva, nas quais o Sporting e o seu Presidente habitam o Olimpo da ética e dos valores, sempre impolutos e intocáveis, passando uma borracha sobre os infindáveis casos que envolveram o seu Clube no passado”, começou por escrever André Villas-Boas.


O presidente dos dragões prosseguiu, recuperando a polémica que começou com uma intervenção do primeiro-ministro. “À boleia de uma piada do primeiro-ministro, enfiou a carapuça e encontrou uma nova frente, dispondo-se a mobilizar as hostes do associativismo do seu clube para influenciar o rumo da política nacional. O presidente que prometeu não falar de arbitragem passou então, na sua versão 2026/27, a influencer político”.

Villas-Boas aproveitou ainda para ironizar com os valores recebidos pelo Presidente do Sporting. “Os seus associados avaliarão se esta nova versão do seu presidente justifica a remuneração choruda que lhe atribuem. Nós registamos o regresso das lições públicas de moralidade que até ao primeiro-ministro chegam. Confessemos que já tínhamos saudades”, acrescentou.


No mesmo editorial, o líder máximo do Porto abordou ainda outros temas relacionados com o futebol português, incluindo arbitragem e decisões do Conselho de Arbitragem. Villas-Boas recuperou também o polémico lance de alegada mão de Issa Doumbia no Braga - Sporting, considerando que existia motivo para grande penalidade contra os leões e criticando as explicações posteriores sobre o episódio.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Varandas vê aumento aprovado no Sporting: Presidente ultrapassa o meio milhão e pode contrair dívida
Clube

Varandas vê aumento aprovado no Sporting: Presidente ultrapassa o meio milhão e pode contrair dívida

27 Out 2026 | 09:16

Icon Comentário0
Sporting dá que falar! Varandas ganha mais do que todos administradores do Porto juntos
Clube

Sporting dá que falar! Varandas ganha mais do que todos administradores do Porto juntos

25 Out 2026 | 17:32

Icon Comentário0
Conhecidos resultados oficiais da AG do Sporting: Adepto castigado 20 meses
Clube

Conhecidos resultados oficiais da AG do Sporting: Adepto castigado 20 meses

11 Out 2026 | 22:35

Icon Comentário0