
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A saída de Sebastián Coates abre espaço a um novo capitão no plantel do Sporting. Pedro Gonçalves (saiba mais AQUI) e Morten Hjulmand (saiba mais AQUI) são nomes em equação, sendo que Augusto Inácio, antigo jogador, treinador e dirigente dos leões acredita em... Ousmane Diomande.
"Sim, não se esperava esta saída do Coates, todos falavam que o Sporting ia ficar sem o Diomande ou o Gonçalo Inácio, mas agora fui surpreendido com esta notícia. Acho que ninguém estava à espera, nem ser o próprio Sporting, que já poderia saber algo que nós não sabíamos, mas que por razões muito particulares fizeram com que o Coates regressasse ao Uruguai", começou por dizer, ao jornal A Bola.
"Para já, perde o capitão, ele estava cá há oito anos, hoje em dia não é normal um jogador estar tanto tempo num clube e ele já pertencia há família do Sporting. E, para além da experiência que tinha em campo, dentro do balneário também era uma voz muito respeitada. O Sporting perde alguma liderança, mas quando saem uns, entram outros para o seu lugar", acrescentou.
"Só as pessoas que estão e que trabalham lá dentro do plantel é que saberão. O capitão tem de ter uma personalidade forte e só as pessoas que trabalham diariamente com os jogadores é que sabem qual será o melhor perfil. Mas, à primeira vista, eu diria que um dos capitães do Sporting é o Diomande. Ele é um jogador que tem carisma, que tem uma voz e que mostra essa liderança dentro de campo", terminou.
Em 2023/24, ao serviço do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – somou 38 encontros: 26 no Campeonato Nacional, oito na Liga Europa, três na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Ao todo, nos 2.979 minutos que disputou, o central marcou três golos e fez uma assistência. Ousmane Diomande chegou ao Sporting em janeiro de 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra), a troco de 7,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos, mais 5 por objetivos, sendo que os dinamarqueses têm 20% de uma futura mais-valia.
Recorde alguns lances de Diomande e a liderança do central:
Jogador foi apontado como possível reforço do Clube de Alvalade, mas nome do atleta não consta da lista de alvos dos verdes e brancos
|
O Sporting não tem qualquer interesse na contratação de Mattia Zanotti, lateral-direito do Lugano. Embora o internacional sub-21 por Itália tenha sido associado aos leões, Frederico Varandas não vai negociar o passe do futebolista formado no Inter de Milão.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, as notícias que ligam Mattia Zanotti a uma mudança para o Sporting não correspondem à realidade vivida em Alvalade. O jogador de 22 anos não entra nos planos de Rui Borges para a próxima temporada.
O técnico procura um novo homem para o corredor direito, capaz de desempenhar a posição num esquema de três e quatro defesas. Para já, o alvo prioritário do Sporting é Georgios Vagiannidis, que até já terá tudo acordado com a SAD de Frederico Varandas.
No entanto, à semelhança da transferência de Fotis Ioannidis para Alvalade - que acabou por falhar - o Panathinaikos não facilita a vida ao Sporting. Ainda assim, os leões estão confiantes, uma vez que os gregos atravessam problemas financeiros.
Em 2024/25, com a camisola do Lugano, Mattia Zanotti - avaliado em 13 milhões de euros - disputou um total de 41 jogos. Durante os 3.442 em que esteve dentro das quatro linhas, o jovem italiano apontou dois golos e assistiu os companheiros de equipa em nove ocasiões.
Dirigente espanhol abordou recentemente acordo com os verdes e brancos e negociações terão avançado bastante nos últimos tempos
|
José Maria Gallego, presidente da SAD do Amora, revelou recentemente que o emblema do Seixal e o Sporting estavam perto de chegar a acordo por Geny Catamo. Ao que tudo indica, o processo teve um grande avanço e os leões vão resgatar os restantes 75% do passe do ala.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, há um entendimento entre ambas as partes e o Sporting irá desembolsar 4 milhões de euros por Geny Catamo, o que corresponde a cerca de 6,67% da cláusula de rescisão, menos 93,33% que os 60M totais.
Desta forma, aquando da conclusão do negócio, o Sporting ficará detentor da totalidade do passe de Geny Catamo, podendo negociar livremente a saída do ala - muito cobiçado no estrangeiro. No entanto, o desejo da SAD verde e branca é renovar o contrato do 'camisola 21' de Rui Borges.
A ligação do internacional moçambicano ao Sporting é válida até junho de 2028, mas existe a hipótese de estender esse período. Certo é que Geny Catamo receberá um aumento salarial substantivo, uma vez que é dos mais mal pagos do plantel, o que não corresponde à sua influência na equipa.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – foi utilizado em 48 encontros: 30 no campeonato, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Supertaça . No total, durante os 3.077 minutos disputados, o 'camisola 21' marcou sete golos e fez três assistências.
Futebolista não tem tido muitos minutos de utilização em Alvalade com Rui Borges em e agrada a Paolo Vanoli, técnico da formação transalpina
|
Paolo Vanoli, treinador do Torino, é apreciador das qualidades de Franco Israel. O técnico quer contratar o 'camisola 1' do Sporting, que tem destino por definir durante o mercado de verão, mas não tenciona deixar o plantel orientado por Rui Borges.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, Israel está disposto a não abandonar Alvalade, apesar de poder ser a forma de ter uma garantia de tempo de jogo regular. O guardião internacional tem dois anos de contrato e, para já, não chegou qualquer proposta vantajosa para ambas as partes.
No entanto, o jornal Record adianta que o Torino estará disposto a avançar por Franco Israel. Vanja Milinkovic-Savic está perto de assinar com o Nápoles, deixando espaço e uma vaga como titular no emblema da cidade de Turim, bem conhecida pelo jogador.
Antes de rumar ao Sporting, o guarda-redes de 25 anos representou a Juventus durante quatro temporadas. No entanto, Franco Israel nunca se estreou pela equipa principal da vecchia signora, atuando apenas pelos escalões de formação dos bianconeri.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Franco Israel – avaliado em 5 milhões de euros – fez 22 encontros: 11 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga e um na Taça de Portugal. Ao todo, nos 2.010 minutos que disputou, o guardião sofreu 23 golos.