
Futebol
Jogador campeão com Amorim no Sporting é o novo treinador do Freamunde
08 Out 2025 | 23:50
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Abr 2024 | 10:33 |
Pedro Gonçalves é um dos jogadores mais influentes do Sporting. O internacional português é destaque há várias épocas e Sérgio Cristiano, técnico que o orientou aquando da passagem pela formação do Braga, garante que Roberto Martínez tem de estar atento e que, ainda jovem, já demonstrava muito potencial.
"Não temos muitos jogadores como ele na zona atacante, embora tenhamos muitas soluções para os corredores e para jogar atrás do ponta-de-lança, mas, se o selecionador o conhecer bem, Pote pode ser uma mais-valia para a seleção", começou por dizer, ao Record.
"Pote é um jogador que precisa de ser acarinhado, pois, se for acarinhado, o potencial dele passa para dentro do campo. Essa parte da personalidade dele define o que ele é como jogador", garante, desvendando o 'camisola 8' de Rúben Amorim.
O técnico, afastado dos relvados há alguns anos, recorda os tempos no Minho, explicando que Pote "Já era um jogador diferenciado, era admirado pelos outros miúdos, já pensava antes de fazer as coisas, antes de receber a bola já sabia o que fazer a seguir. Fazia coisas distintas, com objetivos bem definidos e diferenciados".
"Havia um aspeto em que, quando estava no Braga, tinha que trabalhar e que agora, no Sporting já faz na perfeição. O facto de ser apenas só mais um na equipa. Perceber que não era um jogador sozinho, mas sim um jogador de equipa. Ir para fora fê-lo crescer, perceber que havia outro tipo de mentalidades, que havia jogadores que também tinham potencial como ele e que precisava de trabalhar tanto ou mais do que os outros para se distinguir", acrescentou.
Por fim, não esconde algum mérito no sucesso de Pote: "Acho que lhe ensinei algumas coisas importantes. Vejo-o mais na atitude que ele demonstra em campo e na exigência, que eu sempre lhe pedi. Aí, vejo algo de mim em campo", terminou.
Mais recentes exibições do 'camisola 8' dos verdes e brancos são motivo de análise de Rui Borges, que pretende mudar o rumo dos acontecimentos
09 Out 2025 | 07:08 |
O Sporting continua a querer arranjar uma alternativa a Pedro Gonçalves e, por isso, a Direção dos leões irá novamente atrás de um extremo que possa fazer concorrência ao 'camisola 8' já na abertura do mercado de transferências de inverno.
Depois do 'falhanço' relacionado com a não transferência de Jota Silva para Alvalade, nos últimos minutos do defeso transacto, Rui Borges continua a querer um jogador que possa ser quase como um 'clone' de Pote, ou seja, mais um extremo destro que possa jogar pelo lado esquerdo - com as exibições e desgaste do português a trazerem alguma 'urgência' a esta opção.
Fruto da não contratação de qualquer alternativa, o treinador do Sporting tem vindo a apostar em Alisson Santos, que viu o seu plano dos leões ser alterado para ajudar a colmatar as lacunas do plantel de Rui Borges nesta fase - no entanto, era suposto o brasileiro passar mais tempo a jogar pela equipa B, além de que, apesar de o técnico estar satisfeito, o perfil não corresponde ao idealizado.
Ainda assim, no momento em que regressar de lesão, Nuno Santos também poderá ocupar esta posição. No entanto, é igualmente um jogador de profundidade, pelo que o Sporting não terá outra alternativa que não ir ao mercado de abrir os bolsos.
Com tal em vista, Yeremay Hernández continua a ser a preferência de Rui Borges para a sua equipa. O problema é que o preço pedido pelo Corunha é impeditivo para o Sporting, que já no verão havia oferecido 25 milhões de euros fixos + 5M de objetivos pelo jogador. Fora isso, o jogador não quer sair a mal do emblema da segunda divisão espanhola e transferir-se a meio da época não seria bem visto.
Internacional japonês regressou à titularidade depois uma paragem por lesão e conheceram-se alguns dados relativos ao jogador leonino
09 Out 2025 | 06:51 |
Sporting, Hidemasa Morita e a seleção do Japão chegaram a acordo e realizaram um 'pacto' para aquilo que diz respeito às chamadas do médio dos leões para representar o seu país, uma vez que, na última temporada, as pausas para compromissos internacionais deixaram uma grande mossa no jogador.
De acordo com as informações reveladas pelo jornal Record, os verdes e brancos conseguiram fechar um acordo entre todas as partes para que o internacional nipónico não entrasse nas escolhas de Hajime Moriyasu para os jogos frente ao Paraguai (amanhã) e o Brasil (terça-feira), para a Taça Kirin.
Em condições normais, Morita faria parte da lista de convocados, mas tal iria contra o combinado entre Sporting, jogador e Japão, que diz respeito a que o médio seja poupado ao desgaste não só dos jogos, mas das viagens entre Europa e Ásia, uma vez que o 'camisola 5' ainda não recuperou totalmente desde que sentiu dores musculares frente ao Nacional, na terceira jornada da Liga Portugal Betclic.
Assim sendo, a ausência do futebolista verde e branco da convocatória nipónica pode vir a repetir-se, sobretudo porque o Japão já garantiu a sua qualificação para o Mundial 2026, pelo que já não precisa de estar na máxima força e pode dispensar o craque do Sporting. O Clube de Alvalade acredita que as mazelas a que o jogador tem sido sujeito estão altamente relacionadas com as idas à seleção.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 11 milhões de euros - soma nove partidas. Neste arranque de época, o médio internacional japonês disputou um total de 445 minutos, nos quais assistiu os companheiros por uma ocasião.
Emblema da Premier League tem o jogador dos verdes e brancos referenciado e o próximo mercado de transferências pode trazer novidades
09 Out 2025 | 06:34 |
Zeno Debast está sinalizado pelo Liverpool de Arne Slot na eventualidade de os reds não conseguirem garantir a contratação de Marc Guéhi, internacional inglês que atua no Crystal Palace. O próximo defeso pode trazer novidades sobre o interesse do emblema da Premier League no jogador do Sporting.
A informação foi avançada pelo portal ‘VoetbalNieuws’, da Bélgica, e posteriormente confirmada pelo jornal Record, garantindo que o 'camisola 6' do Clube de Alvalade é uma das quatro alternativas caso o Liverpool falhe a transferência já referida, uma vez que tal já aconteceu no mercado de verão. Fora Debast, também Willian Pacho, Sven Botman e... Ousmane Diomande estão na lista da formação inglesa.
Com esta novidade, quem se mantém bastante alerta é o Anderlech, a quem o Sporting contratou Debast em 2024, por 15,5 milhões de euros - os belgas 'fecharam' ainda uma mais-valia de 15%, o que ainda pode valer algum encaixe na eventualidade de uma venda do jogador.
Por esta altura, fruto de bónus, Debast já custou aos Sporting um valor acima dos 18 milhões de euros: 15,5M fixos e 2M de objetivos individuais e coletivos, o que não fará os leões largarem o jogador com facilidade. O internacional belga tem contrato em Alvalade até 2029, além de uma cláusula de rescisão de 80M.
Por esta altura, o futebolista do Clube de Alvalade está concentrado na sua seleção, uma vez que foi chamado para os embates da Bélgica contra a Macedónia do Norte, de Dimitar Mitrovski - ex avançado da equipa B leonina - (dia 10), em Gent, e País de Gales (13), em Cardiff.
Neste início de temporada, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 10 partidas oficiais com a camisola do Sporting. O ‘camisola 6’ dos leões regista, até ao momento, 638 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.