Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirClube
|
0Após 14 temporadas a brilhar nos palcos internacionais, Cláudia Neto, aos 34 anos, voltou a casa para representar o Sporting, marcando assim um capítulo especial na sua notável carreira… que só parece ter vindo a melhorar. A centrocampista despediu-se da Fiorentina, por quem competiu por duas épocas, e tem sido peça-chave da turma de Mariana Cabral, merecendo, portanto, o prémio de Atleta do Ano para a Redação do Leonino.
Natural de Portimão, Cláudia Neto iniciou o seu percurso nas fileiras do Lagos, demonstrando desde cedo o seu talento e paixão pelo futebol. Ao longo da sua carreira, a jogadora percorreu diversos caminhos em importantes ligas europeias. Antes da sua passagem pela Fiorentina, a médio conquistou o prestigioso título de campeã da Bundesliga por três vezes, destacando-se ao serviço do Wolfsburgo.
O seu trajeto internacional inclui, ainda, passagens notáveis por clubes como o Prainsa Zaragoza e Espanyol, em Espanha, além do Linkoping (Suécia), consolidando a sua reputação como uma das mais talentosas e respeitadas centrocampistas do futebol feminino e, claro, do futebol português, que tão bem representou ao longo de mais de 15 anos.
Agora com 35 anos, Cláudia Neto já vestiu a camisola da Seleção Nacional por 135 vezes e é a segunda jogadora mais internacional de sempre, tendo marcado um total de 19 golos ao serviço de Portugal. Apenas Carla Couto, com 146 jogos, a supera em internacionalizações. A ligação com a turma das quinas terminou em 2021.
Desde a chegada ao Clube de Alvalade, a ‘camisola 17’ da turma de Mariana Cabral levou já o leão ao peito por 36 vezes, nas quais soma um total de 2.621 minutos. Das 36 partidas que protagonizou, conseguiu marcar em 15 ocasiões, sendo que 10 dessas foram esta temporada - o que a torna na melhor marcadora do plantel. Soma ainda cinco passes para golo.