Futebol
Hjulmand de saída em janeiro? Especialista faz atualização sobre o mercado do Sporting
04 Dez 2025 | 15:36
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
07 Jun 2024 | 11:47 |
Filipe Pedro, antigo treinador do Sporting, deixou vários elogios a Mateus Fernandes, jogador do Clube de Alvalade que passou a última temporada emprestado ao Estoril e que irá regressar ao plantel de Rúben Amorim para a época 2024/25, como o próprio técnico já admitiu.
"O crescimento do Mateus tem sido mais notório nesta última fase porque já está no escalão sénior e agora tem estado na Liga e é mais evidente para todos, mas este crescimento vem de trás e tem a ver com uma conjugação de fatores que têm sido favoráveis para o seu desenvolvimento. Neste caso diria a possibilidade, também devido a mérito próprio de pertencer ao Sporting, de poder vivenciar e estar presente nos diversos escalões de formação com treinadores de qualidade que o ajudaram também a desenvolver diversos fatores técnicos, táticos, mentais, em todos os sentidos, e depois também, claro, questões que a nível pessoal, características que ele possui por ser um excelente profissional, ser muito dedicado, ser muito sério naquilo que faz e, acima de tudo, também pelo talento que tem. Acho que toda esta conjugação de fatores ajuda na sua evolução. E depois a possibilidade, que também não aparece para todos, mas apareceu para ele e aproveitou bem, de entrar numa equipa de Liga que também aposta em jovens talentos, neste caso o Mateus teve a oportunidade de expressar o seu talento no Estoril e as coisas foram aparecendo com naturalidade. O Mateus não só é um excelente jogador, em termos técnicos, decisionais, táticos, mas também é um excelente ser humano, tem um grande caráter e tem tudo para ser um exemplo para os jovens que se seguem no futuro", começou por dizer o antigo treinador do jogador, em declarações ao jornal A Bola.
De seguida, quando questionado pelo diário desportivo sobre se Mateus Fernandes poderá vir a ser um Pedro Gonçalves, Filipe Pedro acredita que será mais parecido com Matheus Nunes, ex-médio dos leões, que agora atua no Manchester City.
"Vamos contextualizar relativamente ao meio-campo do Sporting, porque um 6 ou um 8 também podem variar consoante o conceito do treinador e a forma como joga. Mas, enquadrando no Sporting, joga com três centrais mais dois médios, desses dois médios podemos considerar como 8 o médio que faz um transfer entre a ligação defensiva e o ataque, consideraria que o Mateus seria mais um 8 do que um 6. Portanto, para jogar no Sporting teria mais a função de um Pedro Gonçalves quando joga como médio, eventualmente de um Matheus Nunes. Acho que a comparação que o Rúben faz tem a ver com a capacidade que o Mateus tem também de jogar como interior. Neste caso, jogar em apoio ao ponto de lança, numa posição mais parecida com a do Edwards ou do Trincão, ou mesmo do lado oposto, neste caso sendo pé direito. É completo nesse sentido e essa multiplicidade de funções também pode vir a dar mais oportunidades ao Mateus no Sporting", vincou.
Em 2023/24, ao serviço do emblema da Linha, Mateus Fernandes – avaliado em 8 milhões de euros – somou 35 jogos disputados. Ao longo dos 2.758 minutos em que alinhou dentro das quatro linhas, o internacional sub-21 português fez um golo e três assistências. Pelo Sporting, lançado por Amorim, o médio jogou ainda dois minutos numa vitória frente ao Casa Pia (2-1).
'Camisola 2' dos verdes e brancos está consciente da receção que terá no Estádio da Luz, mas leões estão descansados com a possibilidade
05 Dez 2025 | 03:00 |
Matheus Reis foi uma das peças-chave para a preparação do Benfica - Sporting, sabe o Leonino. Rui Borges teve a ajuda do jogador brasileiro, em conjunto com Morten Hjulmand, para motivar o plantel principal dos leões nas vésperas do dérbi eterno.
Ao que o nosso Jornal conseguiu apurar, a experiência do 'camisola 2' continua a ser um dos atributos mais apreciados pela estrutura do Sporting e, fruto disso, foi pedido o seu auxílio para manter o foco dos restantes companheiros de equipa a 200% naquela que será a segunda partida frente ao Benfica nesta temporada.
Matheus Reis ajudou não só Rui Borges - que mantém a sua confiança no canarinho -, mas também Hjulmand, capitão do Sporting, a mostrar a importância de um Benfica - Sporting a jogadores mais recentes em Alvalade, como é o caso de Luis Suárez, que será o avançado titular na partida.
Ao todo, desde que chegou aos verdes e brancos oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 211 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez 10 assistências. O atleta é ainda um dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral canhoto.
O Sporting volta a entrar em campo esta sexta-feira, dia 5 de dezembro, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Mourinho, jogar-se-á, às 20h15, no Estádio da Luz.
Craque verde e branco tem sido um dos destaques positivos no Clube de Alvalade esta temporada, e o seu representante lembrou um período passado
04 Dez 2025 | 20:57 |
Luis Bardají Garcia exaltou o momento que Iván Fresneda atravessa no Sporting esta temporada. O lateral-direito dos leões esteve muito perto de deixar o Clube no inverno passado, mas acabou por ficar em Alvalade, e conquistou estatuto de titular sob as ordens de Rui Borges.
Luis Bardají Garcia: "A obrigação de qualquer treinador é tirar o máximo dos jogadores, Amorim entendia que era melhor a defesa a três"
O agente do defesa espanhol não esconde que Fresneda atravessa "o melhor momento em Lisboa": "Ter a confiança do mister está a ajudá-lo a crescer e a sair bem em benefício da equipa (...) No final da época transmitiram-nos essa confiança, que seria esse sistema e que é o melhor para o Iván e isso está a fazer com que se vejam os melhores minutos dele no Sporting".
Em entrevista à Antena 1, abordou também o período antes da chegada de Rui Borges: "A ideia de Ruben Amorim era de uma linha de três com dois dalas e essa não era a posição mais cómoda para o Iván, que também chegou a jogar como central pela direita. A obrigação de qualquer treinador é tirar o máximo dos jogadores, Amorim entendia que era melhor a defesa a três".
"Sonhar é grátis e sempre lhe digo que tem de sonhar em grande. Será difícil a curto prazo. Espanha tem grandes jogadores para a posição… Carvajal é um dos capitães, agora está lesionado mas deve recuperar. Depois há Pedro Porro, que todos conhecem muito bem do Sporting... É preciso trabalho e estar preparado para se a oportunidade surgir", explicou, depois, Luis Bardají Garcia, sobre a possibilidade do jogador chegar à Seleção nacional.
Por último, o representante de Fresneda falou do dérbi de Lisboa: "Será jogo muito importante, há muita igualdade na parte de cima da Liga e o Sporting tem de ir para ganhar os três pontos. Ainda para mais num jogo de máxima rivalidade, o dérbi da cidade, que todos querem jogar e o Iván está com muitas ganas para ajudar a conquistar os três pontos".
Ponta-de-lança sueco esteve duas temporadas em Alvalade, antes de rumar à Premier League, para reforçar o Arsenal, na última janela de transferências
04 Dez 2025 | 17:37 |
Viktor Gyokeres deixou o Sporting no final do último verão, mas o Clube de Alvalade parece continuar parte da vida do sueco. Imagens reveladas recentemente na rede social X mostram o ponta-de-lança que encantou a Liga Portugal Betclic a cumprir o desejo de um jovem fã, relacionado com emblema verde e branco.
O vídeo é do passado dia 18 de outubro, mas as imagens só agora apareceram na Internet. Nelas, é possível ver Viktor Gyokeres junto do estádio do Fulham, de Marco Silva, depois de um jogo do Arsenal. A certo ponto, um fã dirige-se ao jogador com camisolas do Sporting, para este assinar.
Viktor Gyokeres não hesitou, e rapidamente deixou a sua assinatura na Listada verde e branca. Segundo a descrição que aparece no vídeo publicado nas redes sociais, o pedido terá sido feito por um pequeno fã, que esperava pelo avançado sueco junto dos portões do estádio do Fulham.
O Sporting parece, então, continuar bem presente na vida de Viktor Gyokeres. Relembrar que o ponta-de-lança sueco passou duas temporadas em Alvalade, nas quais se tornou bicampeão e vencedor da Taça de Portugal. Durante esses anos, foi a maior figura verde e branca, tendo disputado 102 partidas, nas quais apontou 97 golos e 27 assistências.
Depois do término da última temporada, seguiu-se uma autêntica novela de verão, que envolveu vários emblemas europeus, bem como o agente de Viktor Gyokeres. O avançado acabou mesmo por seguir para o Arsenal, num negócio que pode ascender aos 76 milhões de euros, dependendo do cumprimento de certos objetivos. Neste momento, não vive a melhor fase em Inglaterra.
Confira, aqui, o vídeo de Viktor Gyokeres a assinar a camisola do Sporting:
Hjulmand de saída em janeiro? Especialista faz atualização sobre o mercado do Sporting
04 Dez 2025 | 15:36
Da 'bicada' a Mourinho às dúvidas no onze do Sporting: Tudo o que disse Rui Borges
04 Dez 2025 | 13:15
Rui Borges tem dúvidas sobre condição física de jogador para o Benfica - Sporting
04 Dez 2025 | 12:58