Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

PRÓXIMO POTE? FILIPE PEDRO DIZ QUE APOSTA DE AMORIM NO SPORTING “É MAIS MATHEUS NUNES”

Antigo treinador do Clube de Alvalade fez a sua análise sobre a evolução do jogador do plantel verde e branco

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

07 Jun 2024 | 12:47 |

Icon Comentário0

Filipe Pedro, antigo treinador do Sporting, deixou vários elogios a Mateus Fernandes, jogador do Clube de Alvalade que passou a última temporada emprestado ao Estoril e que irá regressar ao plantel de Rúben Amorim para a época 2024/25, como o próprio técnico já admitiu.


"O crescimento do Mateus tem sido mais notório nesta última fase porque já está no escalão sénior e agora tem estado na Liga e é mais evidente para todos, mas este crescimento vem de trás e tem a ver com uma conjugação de fatores que têm sido favoráveis para o seu desenvolvimento. Neste caso diria a possibilidade, também devido a mérito próprio de pertencer ao Sporting, de poder vivenciar e estar presente nos diversos escalões de formação com treinadores de qualidade que o ajudaram também a desenvolver diversos fatores técnicos, táticos, mentais, em todos os sentidos, e depois também, claro, questões que a nível pessoal, características que ele possui por ser um excelente profissional, ser muito dedicado, ser muito sério naquilo que faz e, acima de tudo, também pelo talento que tem. Acho que toda esta conjugação de fatores ajuda na sua evolução. E depois a possibilidade, que também não aparece para todos, mas apareceu para ele e aproveitou bem, de entrar numa equipa de Liga que também aposta em jovens talentos, neste caso o Mateus teve a oportunidade de expressar o seu talento no Estoril e as coisas foram aparecendo com naturalidade. O Mateus não só é um excelente jogador, em termos técnicos, decisionais, táticos, mas também é um excelente ser humano, tem um grande caráter e tem tudo para ser um exemplo para os jovens que se seguem no futuro", começou por dizer o antigo treinador do jogador, em declarações ao jornal A Bola.


De seguida, quando questionado pelo diário desportivo sobre se Mateus Fernandes poderá vir a ser um Pedro Gonçalves, Filipe Pedro acredita que será mais parecido com Matheus Nunes, ex-médio dos leões, que agora atua no Manchester City.


"Vamos contextualizar relativamente ao meio-campo do Sporting, porque um 6 ou um 8 também podem variar consoante o conceito do treinador e a forma como joga. Mas, enquadrando no Sporting, joga com três centrais mais dois médios, desses dois médios podemos considerar como 8 o médio que faz um transfer entre a ligação defensiva e o ataque, consideraria que o Mateus seria mais um 8 do que um 6. Portanto, para jogar no Sporting teria mais a função de um Pedro Gonçalves quando joga como médio, eventualmente de um Matheus Nunes. Acho que a comparação que o Rúben faz tem a ver com a capacidade que o Mateus tem também de jogar como interior. Neste caso, jogar em apoio ao ponto de lança, numa posição mais parecida com a do Edwards ou do Trincão, ou mesmo do lado oposto, neste caso sendo pé direito. É completo nesse sentido e essa multiplicidade de funções também pode vir a dar mais oportunidades ao Mateus no Sporting", vincou.

Em 2023/24, ao serviço do emblema da Linha, Mateus Fernandes – avaliado em 8 milhões de euros – somou 35 jogos disputados. Ao longo dos 2.758 minutos em que alinhou dentro das quatro linhas, o internacional sub-21 português fez um golo e três assistências. Pelo Sporting, lançado por Amorim, o médio jogou ainda dois minutos  numa vitória frente ao Casa Pia (2-1).



Futebol

Desastre total! Sporting perde em casa com o Académico de Viseu e está a 9 pontos da liderança

Depois do desaire diante do LASK Linz, para a Liga dos Campeões, leões não conseguiram reagir e somaram novo resultado negativo

Sporting voltou a sofrer uma derrota em casa, desta vez frente ao Académico de Viseu, por 2-1, na nona jornada da Liga
Sporting voltou a sofrer uma derrota em casa, desta vez frente ao Académico de Viseu, por 2-1, na nona jornada da Liga

25 Out 2026 | 22:37 |

Icon Comentário0

O Sporting voltou a sofrer uma derrota em casa, desta vez frente ao Académico de Viseu, por 2-1, na nona jornada da Liga. Depois do desaire diante do LASK Linz, para a Liga dos Campeões, os leões não conseguiram reagir e somaram novo resultado negativo.


A equipa de Rui Borges entrou com vontade de assumir o controlo da partida, mas teve dificuldades em ultrapassar a organização defensiva dos visitantes. Aos 24 minutos, João Guilherme inaugurou o marcador, depois de Robinho progredir pela esquerda e cruzar rasteiro para a área.


Na segunda parte, o Sporting aumentou a pressão e chegou ao empate aos 62 minutos, por intermédio de Luis Suárez, que desviou de primeira um cruzamento de Iván Fresneda. Contudo, a igualdade durou apenas 12 minutos: João Guilherme voltou a marcar, aproveitando uma nova falha defensiva dos leões, após um cruzamento de Soufiane Messeguem.


Até ao apito final, o Sporting ainda procurou evitar a derrota, com Maxi Araújo a destacar-se pelas oportunidades criadas. O uruguaio acertou no poste e obrigou Ewerton a uma defesa importante, mas os esforços da equipa leonina não foram suficientes. Com este resultado, o Sporting está no terceiro lugar, com 18 pontos, a nove do Porto (28), que lidera o campeonato.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 27 de outubro, frente ao Marítimo. O encontro, a contar para os quartos de final da Taça da Liga, diante da turma orientada por Mitchell van der Gaag, jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.


Veja os golos:

1-0:

1-1:

 

2-1:


Futebol

Liverpool está louco com um intocável do Sporting e há um dado que ajuda a perceber porquê

Desde a chegada ao emblema verde e branco, futebolista tem assumido um papel importante no plantel orientado por Rui Borges

 Liverpool está interessado em contratar Sergi Altimira, médio do Sporting; Espanhol tem chamado a atenção pelo rendimento apresentado
Liverpool está interessado em contratar Sergi Altimira, médio do Sporting; Espanhol tem chamado a atenção pelo rendimento apresentado

25 Out 2026 | 16:37 |

Icon Comentário0

O Liverpool está interessado em contratar Sergi Altimira, médio do Sporting. O espanhol tem chamado a atenção pelo rendimento apresentado no campeonato português, sobretudo pela capacidade de recuperação de bola e pela segurança que oferece ao meio-campo leonino.


Na informação divulgada, o jornalista Bence Bocsák destaca os números defensivos do jogador, referindo que Altimira regista uma média de 8,5 ações defensivas bem-sucedidas por cada 90 minutos, uma das melhores da Liga portuguesa nesta temporada.


Sergi Altimira chegou a Alvalade no verão de 2026, proveniente do Real Betis, num negócio noticiado por cerca de 18,25 milhões de euros fixos, acrescidos de objetivos. O jogador assinou um contrato válido até 2031, ficando protegido por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.


Desde a chegada ao Sporting, o espanhol tem assumido um papel importante no meio-campo orientado por Rui Borges. A capacidade para recuperar a posse, proteger a zona central e contribuir para o equilíbrio da equipa tem sido apontada como uma das principais características do futebolista.

Apesar das notícias sobre o interesse do Liverpool, não há confirmação de uma proposta formal ou de negociações entre os clubes. Para já, Altimira surge associado ao emblema inglês pelo rendimento que tem apresentado em Portugal. Ainda assim, ouviu críticas de Rui Santos.



Futebol

6 meses depois, Luís Maximiano volta a jogar; Ex guarda redes do Sporting vital no triunfo

Último jogo oficial do guardião que passou pelo Clube de Alvalade aconteceu ainda em 2025/26, numa derrota por 2-1, a 11 de abril

Luís Maximiano, antigo guarda-redes do Sporting, voltou a assumir a baliza do Neom na Liga Saudita e teve motivos para sorrir
Luís Maximiano, antigo guarda-redes do Sporting, voltou a assumir a baliza do Neom na Liga Saudita e teve motivos para sorrir

25 Out 2026 | 15:46 |

Icon Comentário0

Luís Maximiano voltou a assumir a baliza do Neom na Liga Saudita e teve motivos para sorrir. O antigo guarda-redes do Sporting foi titular na vitória por 2-0 frente ao Abha, este sábado, 24 de outubro, na 11.ª jornada do campeonato, mantendo as redes invioladas naquela que foi a sua estreia na competição nesta temporada.


O resultado permitiu ao Neom interromper uma série de três jogos consecutivos sem vencer na liga. A equipa orientada por Christophe Galtier somou um empate e duas derrotas nos compromissos anteriores, pelo que o triunfo diante do Abha representou um importante regresso aos bons resultados.


Said Benrahma abriu o marcador aos 15 minutos, colocando a formação da casa em vantagem. O Neom ainda voltou a marcar aos 19 minutos, mas o golo acabou anulado por falta na jogada. Já no arranque da segunda parte, aos 50 minutos, Alexandre Lacazette aproveitou uma assistência de Benrahma para estabelecer o resultado final.


Maximiano cumpriu os 90 minutos e contribuiu para a baliza a zeros, numa temporada em que ainda não tinha sido utilizado. O último jogo oficial do guarda-redes havia acontecido ainda em 2025/26, numa derrota por 2-1 frente ao Al Najma, a 11 de abril.

Com este triunfo, o Neom chegou aos 19 pontos e subiu ao sexto lugar da classificação. Já o Abha continua no fundo da tabela, com apenas dois pontos. De recordar que no último mercado de verão, Luís Maximiano tentou convencer Daniel Bragança a mudar-se para a liga saudita.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Andrea Cambiaso pode rumar ao Barcelona por 30M e gerar efeito dominó no Sporting
Futebol

Andrea Cambiaso pode rumar ao Barcelona por 30M e gerar efeito dominó no Sporting

25 Out 2026 | 12:46

Icon Comentário0
Criativo em final de contrato pode ser surpresa no 11 do Sporting para a Taça da Liga
Futebol

Criativo em final de contrato pode ser surpresa no 11 do Sporting para a Taça da Liga

25 Out 2026 | 12:14

Icon Comentário0
Juventus quer levar estrela do Sporting em janeiro e deixar Alvalade de trombas
Futebol

Juventus quer levar estrela do Sporting em janeiro e deixar Alvalade de trombas

25 Out 2026 | 11:22

Icon Comentário0